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SIMULADOS EDUCAÇÃO: LDB, BNCC, ECA, PNE.


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Simulado – Atualidades e Conhecimentos Gerais

Simulado – LDB

1. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), qual é o órgão responsável por elaborar e coordenar a política nacional de educação?

  • A) Conselho Nacional de Educação (CNE)
  • B) Congresso Nacional
  • C) Ministério da Educação (MEC)
  • D) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Gabarito: Letra C

Comentário:

O órgão responsável por elaborar e coordenar a política nacional de educação é o Ministério da Educação (MEC). Essa atribuição está prevista no artigo 8º da LDB (Lei nº 9.394/1996) e é reafirmada por documentos oficiais como o Plano Nacional de Educação (PNE).

O MEC é o órgão central do sistema federal de ensino e tem como funções principais:

  • Planejar e coordenar políticas educacionais em todo o território nacional;
  • Garantir o cumprimento das metas do PNE;
  • Supervisionar a educação superior e apoiar os sistemas estaduais e municipais.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Conselho Nacional de Educação (CNE): O CNE tem papel normativo e consultivo, mas não executa políticas públicas. Ele ajuda a formular diretrizes, mas quem coordena é o MEC.
  • B) Congresso Nacional: Tem a função de legislar sobre educação (aprovar leis como a LDB), mas não coordena a política educacional na prática.
  • D) INEP: É responsável por avaliações e estatísticas educacionais (como o ENEM e o Censo Escolar), mas não coordena a política nacional de educação.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – Ministério da Educação (MEC).

Fonte: LDB (Lei nº 9.394/1996), Art. 8º

2. Segundo a LDB, a educação escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Esse princípio está relacionado a qual das finalidades da educação?

  • A) Pleno desenvolvimento do educando
  • B) Capacitação técnica e científica do docente
  • C) Organização curricular por áreas do conhecimento
  • D) Avaliação externa e meritocrática do ensino

Gabarito: Letra A

Comentário:

A educação escolar, conforme o Art. 2º da LDB (Lei nº 9.394/1996), deve estar vinculada ao trabalho e à prática social e visa o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Letra A – Correta: Reflete fielmente uma das finalidades centrais da educação segundo a LDB: formar indivíduos completos, críticos e preparados para atuar na sociedade e no mundo do trabalho.

Letra B – Incorreta: A capacitação técnica e científica se aplica ao profissional da educação, não à finalidade da educação escolar para o estudante.

Letra C – Incorreta: A organização por áreas do conhecimento é uma diretriz curricular, mas não está diretamente relacionada ao princípio da vinculação ao trabalho.

Letra D – Incorreta: A LDB não prevê avaliação com base em meritocracia como finalidade da educação escolar.

Fonte: LDB – Art. 2º

3. De acordo com a LDB, a organização da educação básica em níveis e modalidades é competência:

  • A) Exclusiva da União
  • B) Dos Conselhos Estaduais de Educação
  • C) Das instituições de ensino, conforme sua proposta pedagógica
  • D) Da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em regime de colaboração

Gabarito: Letra D

Comentário:

A organização da educação básica deve respeitar os princípios do regime de colaboração, conforme previsto nos Art. 8º e 11 da LDB. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm responsabilidades compartilhadas na definição de políticas públicas e diretrizes para a organização dos sistemas de ensino, respeitando a autonomia federativa.

🔹 A União define normas gerais e coordena a política nacional;

🔹 Os Estados e Municípios organizam seus sistemas de ensino e atuam na educação básica;

🔹 O regime de colaboração é essencial para garantir equidade, qualidade e gestão democrática no sistema educacional.

Por que as outras estão erradas?

  • A) Incorreta – A União não detém exclusividade na organização da educação básica. Sua função é normativa e de coordenação geral.
  • B) Incorreta – Os Conselhos Estaduais regulam dentro do âmbito dos sistemas estaduais, mas não detêm competência geral sobre a organização nacional da educação básica.
  • C) Incorreta – As instituições de ensino têm autonomia para formular sua proposta pedagógica, mas essa deve respeitar as diretrizes estabelecidas pelas esferas governamentais em regime de colaboração.

Base legal: Art. 8º e 11 da LDB | Atualizado conforme diretrizes do PNE e da BNCC (2025)

4. Segundo a LDB, a educação infantil é oferecida em quais instituições?

  • A) Escolas técnicas e centros de educação profissional
  • B) Creches e pré-escolas
  • C) Escolas regulares de ensino fundamental
  • D) Instituições de ensino superior

Gabarito: Letra B

Comentário:

De acordo com o Art. 30 da LDB, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em duas instituições distintas: creches (para crianças de 0 a 3 anos) e pré-escolas (para crianças de 4 a 5 anos).

Esse nível de ensino tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Assim, as alternativas A, C e D estão incorretas, pois não se referem às instituições previstas legalmente para a oferta da educação infantil.

5. Segundo a LDB, qual das alternativas abaixo é uma finalidade do ensino médio?

  • A) Promover o ingresso direto no mercado de trabalho, sem aprofundamento de estudos
  • B) Substituir a formação técnica e profissional
  • C) Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental
  • D) Atender exclusivamente aos estudantes com interesse em cursar o ensino superior

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Art. 35 da LDB, o ensino médio tem como uma de suas finalidades principais a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, permitindo ao estudante o prosseguimento dos estudos. Além disso, essa etapa da educação básica também deve proporcionar a preparação básica para o trabalho e para a cidadania.

As alternativas A, B e D restringem ou deturpam o papel do ensino médio, que não deve ser voltado exclusivamente ao mercado, nem substitui a formação técnica, tampouco deve atender apenas aos que desejam o ensino superior.

Base legal: LDB – Art. 35, incisos I a III

6. Conforme a LDB, quais os princípios que regem o ensino no Brasil?

  • A) Centralização da gestão educacional, meritocracia e ensino religioso obrigatório
  • B) Valorização da tradição, ensino técnico compulsório e disciplina militar
  • C) Gratuidade apenas na educação básica, foco no ensino privado e avaliação meritocrática
  • D) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, gestão democrática e liberdade de aprender

Gabarito: Letra D

Comentário:

Segundo o Art. 3º da LDB, o ensino no Brasil será ministrado com base em diversos princípios, entre eles:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • Gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
  • Valorização do profissional da educação escolar;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Entre outros.

Esses princípios têm por objetivo garantir uma educação com base em justiça social, inclusão e desenvolvimento integral do cidadão. As alternativas incorretas apresentam conceitos que não fazem parte da legislação vigente e que, muitas vezes, contrariam os fundamentos democráticos da educação brasileira.

Base legal: Art. 3º da LDB – Lei nº 9.394/1996 (atualizada até 2025)

7. De acordo com a LDB, qual é a idade mínima obrigatória para matrícula na educação básica no Brasil?

  • A) 4 anos
  • B) 5 anos
  • C) 6 anos
  • D) 7 anos

Gabarito: Letra A

Comentário:

Com a alteração promovida pela Emenda Constitucional nº 59/2009 e regulamentada na LDB (Art. 6º), a matrícula na educação básica tornou-se obrigatória a partir dos 4 anos de idade.

Isso inclui a educação infantil (pré-escola), que passou a integrar a etapa obrigatória, seguida do ensino fundamental e do ensino médio.

Essa medida visa garantir o acesso antecipado à aprendizagem formal, promovendo maior equidade desde a infância.

8. Segundo a LDB, o que caracteriza a gestão democrática do ensino público, conforme o Art. 14 da Lei?

  • A) A substituição dos conselhos escolares por diretores nomeados por mérito técnico.
  • B) A participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico.
  • C) A descentralização completa da gestão das escolas para os alunos.
  • D) A autonomia dos professores em decisões administrativas sem consulta à comunidade.

Gabarito: Letra B

Comentário:

De acordo com o Art. 14 da LDB, a gestão democrática do ensino público é um princípio que deve ser assegurado pelas redes de ensino, e uma das principais formas de implementação é:

  • A participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na construção e gestão do projeto político-pedagógico da escola.

Esse princípio busca promover maior transparência, corresponsabilidade e o envolvimento direto da comunidade na tomada de decisões pedagógicas e administrativas.

Referência: LDB – Lei nº 9.394/1996, Art. 14

9. Conforme a LDB, quais são os níveis que compõem a educação básica no Brasil?

  • A) Educação Infantil, Educação Fundamental e Educação Técnica
  • B) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissionalizante
  • C) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
  • D) Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Superior

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Art. 21 da LDB (Lei nº 9.394/1996), a educação escolar compõe-se de dois níveis:

  • I – Educação Básica, formada por: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • II – Educação Superior.

A Educação Técnica ou Profissional faz parte das modalidades de ensino ou pode ser oferecida em conjunto com o ensino médio, mas não configura um “nível” da educação básica.

Portanto, a alternativa correta é a que menciona os três níveis da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

10. De acordo com a LDB, qual é a idade mínima obrigatória para matrícula no ensino fundamental?

  • A) 6 anos completos
  • B) 5 anos completos
  • C) 4 anos completos
  • D) 7 anos completos

Gabarito: Letra A

Comentário:

Segundo o Art. 32 da LDB e o que foi consolidado após a Emenda Constitucional nº 59/2009, o ingresso no ensino fundamental ocorre aos 6 anos de idade, com matrícula obrigatória.

Além disso, a Resolução CNE/CEB nº 6/2010 orienta que a criança deve completar 6 anos até 31 de março do ano em que for iniciar o 1º ano do ensino fundamental. Essa norma visa garantir uma uniformização nacional no acesso à educação básica.

Essa obrigatoriedade faz parte do direito à educação e do dever do Estado e da família em garantir o acesso à escola.

11. Segundo a LDB, a educação escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Essa diretriz está diretamente relacionada a qual princípio da educação nacional?

  • A) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura
  • B) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
  • C) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas
  • D) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais

Gabarito: Letra D

Comentário:

O Art. 3º da LDB (Lei nº 9.394/1996) apresenta os princípios do ensino no Brasil. Um deles é a “vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”, que reforça a função social da escola e a necessidade de uma formação voltada para a cidadania e a realidade do estudante.

Esse princípio busca superar uma educação meramente conteudista, enfatizando o papel transformador da escola, promovendo a contextualização do conhecimento com a vivência concreta dos alunos.

Trata-se de um ponto muito cobrado em provas, especialmente em concursos para área da educação.

Base legal: Art. 3º, inciso XI – LDB

12. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece normas para a organização da educação nacional. Em relação ao ensino médio, assinale a alternativa correta conforme as diretrizes legais vigentes.

  • A) O ensino médio deve priorizar unicamente a preparação para o ENEM e demais vestibulares.
  • B) A formação técnica e profissional no ensino médio deve ser ofertada obrigatoriamente para todos os estudantes.
  • C) O ensino médio deve assegurar a formação geral básica do educando, podendo ser articulado com a educação profissional.
  • D) O ensino médio, por ser etapa final da educação básica, exclui a possibilidade de integração com itinerários formativos.

Gabarito: Letra C

Comentário:

A LDB (Lei nº 9.394/1996), em especial no Art. 36, define que o ensino médio deve assegurar ao educando a formação geral básica, possibilitando também a articulação com a educação profissional.

Com a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017), foram estabelecidos os itinerários formativos, que permitem ao estudante aprofundar conhecimentos em áreas específicas do saber, incluindo a possibilidade de formação técnica e profissional — mas essa articulação não é obrigatória para todos.

A alternativa C está correta por refletir essa flexibilidade e a ênfase na formação ampla. As demais estão incorretas por serem restritivas ou por distorcerem o papel do ensino médio.

13. De acordo com a LDB, a educação básica é composta por quais etapas?

  • A) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
  • B) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior
  • C) Educação Infantil, Ensino Médio e Educação Superior
  • D) Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental

Gabarito: Letra A

Comentário:

A LDB (Lei nº 9.394/1996) estabelece no Art. 21 que a educação escolar se divide em dois níveis: educação básica e educação superior. A educação básica compreende três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Essas etapas são organizadas de forma progressiva e articulada, sendo a base para o desenvolvimento integral do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e para o trabalho.

14. A LDB define a função do currículo na educação básica. Segundo a legislação, o currículo da educação básica deve:

  • A) Ser exclusivamente voltado para conteúdos tradicionais das disciplinas clássicas.
  • B) Ser determinado apenas pelos sistemas estaduais de ensino.
  • C) Excluir a possibilidade de integração entre diferentes áreas do conhecimento.
  • D) Ter uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada, conforme as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos estudantes.

Gabarito: Letra D

Comentário:

A LDB, no Art. 26, determina que o currículo da educação básica deve possuir uma base nacional comum, obrigatória para todo o país, a qual é complementada por uma parte diversificada que leva em conta os aspectos regionais e locais. Essa estrutura permite adaptar o ensino às necessidades específicas dos estudantes e das comunidades, promovendo maior contextualização e relevância pedagógica.

Essa diretriz também está em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que norteia o conteúdo obrigatório da parte comum do currículo.

Fundamentação: LDB, Art. 26 | BNCC

15. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), qual das alternativas representa corretamente uma competência da União na área da educação?

  • A) Elaborar os currículos específicos da parte diversificada do ensino fundamental em cada município.
  • B) Definir os conteúdos programáticos de todas as disciplinas da educação básica.
  • C) Organizar e manter os sistemas de ensino estaduais e municipais.
  • D) Estabelecer, em colaboração com os sistemas de ensino, as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica.

Gabarito: Letra D

Comentário:

A competência da União está descrita no Art. 9º da LDB (Lei nº 9.394/1996). Uma de suas principais funções é a de “estabelecer, em colaboração com os sistemas de ensino, as diretrizes curriculares nacionais”. Essas…

As demais alternativas estão incorretas:

  • A) A parte diversificada do currículo é definida pelos sistemas de ensino locais, e não pela União.
  • B) A União define apenas a base nacional comum, não todos os conteúdos programáticos.
  • C) A organização dos sistemas estaduais e municipais é de responsabilidade dos próprios estados e municípios, conforme Art. 10 e 11 da LDB.

Essa questão exige conhecimento detalhado da estrutura federativa na educação, frequentemente cobrado em provas de concursos públicos.

Base legal: LDB – Lei nº 9.394/1996, Art. 9º

16. Segundo a LDB (Lei nº 9.394/1996), qual dos itens abaixo é considerado um dos princípios do ensino no Brasil?

  • A) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • B) Exigência de mérito escolar como critério exclusivo de permanência.
  • C) Exclusividade da iniciativa privada na oferta de educação básica.
  • D) Avaliação contínua e classificatória como único modelo de avaliação.

Gabarito: Letra A

Comentário:

O princípio da “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” está previsto no Art. 3º, inciso I da LDB. Isso significa que o sistema educacional brasileiro deve assegurar oportunidades iguais para …

Esse princípio combate práticas excludentes, garantindo que todos tenham o direito de começar e permanecer nos estudos, independentemente de fatores como classe social, etnia, gênero ou região.

Já as demais alternativas contrariam os princípios da LDB, pois:

  • B) O mérito não pode ser critério exclusivo; é necessário considerar aspectos pedagógicos e sociais.
  • C) A educação básica pode ser oferecida por instituições públicas e privadas.
  • D) A LDB prevê a avaliação contínua, mas não como única e nem exclusivamente classificatória.

Base legal: Art. 3º, I – LDB (Lei nº 9.394/1996)

17. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) organiza a educação escolar em diferentes níveis e modalidades. Nesse contexto, qual das alternativas apresenta corretamente os níveis da educação básica segundo a LDB?

  • A) Educação infantil, ensino técnico e ensino superior.
  • B) Educação de jovens e adultos, ensino médio e educação profissional.
  • C) Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • D) Ensino fundamental, ensino superior e educação a distância.

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Art. 21 da LDB (Lei nº 9.394/1996), a educação escolar compõe-se de dois níveis:

  • Educação básica: composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
  • Educação superior.

As modalidades, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação profissional e educação a distância, integram-se a esses níveis.

Alternativas A, B e D misturam níveis com modalidades, o que configura erro conceitual. A alternativa C é a única que representa os níveis corretamente.

Fonte: LDB – Lei nº 9.394/1996, Art. 21

18. A LDB assegura a gestão democrática do ensino público como um dos princípios do ensino no país. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma diretriz da gestão democrática, conforme a Lei nº 9.394/1996:

  • A) Nomeação dos diretores exclusivamente por indicação política do Executivo municipal ou estadual.
  • B) Participação da iniciativa privada nas decisões pedagógicas da escola pública.
  • C) Exclusividade da avaliação externa como forma de controle social e gestão educacional.
  • D) Participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar nos conselhos e na definição de prioridades pedagógicas e administrativas.

Gabarito: Letra D

Comentário:

A gestão democrática do ensino público é um princípio previsto no Art. 3º, inciso VIII da LDB, e é reafirmado no Art. 14, que determina que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrát…

A alternativa D está correta ao mencionar a participação ativa dos profissionais da educação e da comunidade escolar na gestão das escolas públicas — o que inclui conselhos escolares, colegiados e outros espaços deliberativos. Is…

As demais alternativas deturpam o princípio da gestão democrática ou apresentam conceitos não previstos na LDB.

Fundamentação legal: LDB, Art. 3º, VIII e Art. 14

19. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), qual é a finalidade da educação escolar?

  • A) Preparar exclusivamente para o mercado de trabalho.
  • B) Desenvolver o educando, assegurando-lhe formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
  • C) Adaptar o aluno às exigências sociais de sua comunidade local.
  • D) Treinar habilidades técnicas para atividades produtivas.

Gabarito: Letra B

Comentário:

De acordo com o Art. 22 da LDB (Lei nº 9.394/1996), a educação escolar tem como finalidade o desenvolvimento do educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e a oferta de meios para que o aluno possa progredir tanto no trabalho quanto em estudos posteriores.

Essa perspectiva amplia a função da escola para além da preparação profissional, valorizando sua função social e cidadã.

20. De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), a educação básica é composta por quais etapas?

  • A) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • B) Educação Básica Regular, Educação Superior e Educação Técnica.
  • C) Ensino Infantil, Ensino Médio e Ensino Técnico.
  • D) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Gabarito: Letra A

Comentário:

A educação básica, conforme estabelece o Art. 21 da LDB, é formada por três etapas sequenciais e articuladas: Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (com nove anos de duração obrigatória) e o Ensino Médio (etapa final da educação básica).

Essas etapas são organizadas de forma progressiva, respeitando o desenvolvimento dos alunos e garantindo a continuidade dos estudos. A Educação Básica deve ser universal, obrigatória dos 4 aos 17 anos, conforme determina a Constituição Federal e a LDB após alterações promovidas pela Emenda Constitucional nº 59/2009.

Base legal: LDB – Lei nº 9.394/1996, Art. 21 e Art. 4º.


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Simulado – Atualidades e Conhecimentos Gerais

Simulado – BNCC

1. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que é considerado um “tema”?

  • A) Um conteúdo obrigatório de todas as disciplinas
  • B) Um eixo estruturante de conhecimentos que articula diferentes áreas, podendo ser trabalhado de forma interdisciplinar
  • C) Uma habilidade exclusiva da área de Linguagens
  • D) Um tópico que só deve ser tratado no Ensino Médio

Gabarito: Letra B

Comentário:

Na BNCC, um “tema” é um eixo integrador de conhecimentos que permite a articulação entre diferentes áreas do saber, promovendo uma abordagem interdisciplinar e contextualizada. Os temas são considerados essenciais para a formação cidadã e aparecem como temas contemporâneos transversais.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Um conteúdo obrigatório de todas as disciplinas: Incorreta. Nem todos os temas são obrigatórios em todas as disciplinas. A BNCC propõe a integração temática conforme a pertinência de cada componente curricular.
  • C) Uma habilidade exclusiva da área de Linguagens: Incorreta. Os temas não são restritos à área de Linguagens. Eles perpassam várias áreas, como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, etc.
  • D) Um tópico que só deve ser tratado no Ensino Médio: Incorreta. Os temas transversais são abordados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, respeitando as especificidades de cada etapa.

2. Qual é o principal objetivo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira?

  • A) Estabelecer um currículo único para todas as escolas do país
  • B) Substituir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em todas as etapas da educação
  • C) Definir as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica
  • D) Centralizar a gestão educacional nas mãos do governo federal

Gabarito: Letra C

Comentário:

A BNCC tem como principal objetivo definir as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, garantindo o direito à aprendizagem e promovendo a equidade educacional em todo o país. Ela serve como referência para a elaboração dos currículos dos sistemas e redes de ensino, respeitando as diversidades regionais e locais.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A BNCC não estabelece um currículo único, mas sim orientações que devem ser adaptadas pelos sistemas de ensino, respeitando as especificidades regionais e locais.
  • B) Incorreta. Embora a BNCC atualize e complemente os PCNs, ela não os substitui completamente, especialmente em algumas etapas da educação.
  • D) Incorreta. A BNCC não centraliza a gestão educacional no governo federal; ela estabelece diretrizes, mas a gestão permanece descentralizada entre União, estados e municípios.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

3. O que a BNCC estabelece como competências gerais da Educação Básica?

  • A) Apenas habilidades técnicas relacionadas às disciplinas tradicionais
  • B) Um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os estudantes devem desenvolver para atuar com autonomia, responsabilidade e pensamento crítico na sociedade
  • C) Conteúdos obrigatórios voltados unicamente ao ENEM e vestibulares
  • D) Diretrizes exclusivamente voltadas ao Ensino Médio

Gabarito: Letra B

Comentário:

As 10 competências gerais da BNCC orientam o desenvolvimento integral dos estudantes, articulando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida pessoal, social e profissional. A proposta é formar cidadãos capazes de tomar decisões conscientes, dialogar com respeito às diferenças e interagir criticamente com o mundo.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. As competências vão além de habilidades técnicas e incluem aspectos sociais e emocionais.
  • C) Incorreta. A BNCC não se limita à preparação para exames, mas visa uma formação ampla e integral.
  • D) Incorreta. As competências gerais se aplicam a toda a Educação Básica, e não apenas ao Ensino Médio.

4. Qual é a relação entre a BNCC e os currículos das redes de ensino?

  • A) A BNCC serve como referência obrigatória para a elaboração dos currículos das redes públicas e privadas de ensino
  • B) Os currículos são livres para ignorar totalmente a BNCC
  • C) A BNCC impõe conteúdos fixos e inalteráveis para todos os estados
  • D) A BNCC só se aplica às escolas federais

Gabarito: Letra A

Comentário:

A BNCC é uma referência nacional obrigatória que orienta a formulação dos currículos das redes de ensino públicas e privadas em todo o Brasil. Ela define os direitos de aprendizagem essenciais e deve ser adaptada pelas redes de ensino de acordo com suas especificidades regionais e locais.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • B) Incorreta. Os currículos não podem ignorar a BNCC, pois ela é obrigatória e normativa.
  • C) Incorreta. A BNCC indica o que deve ser aprendido, mas permite adaptação e contextualização pelos estados e municípios.
  • D) Incorreta. A BNCC se aplica a todas as instituições de ensino, não apenas às federais.

5. A BNCC está estruturada em quais etapas da Educação Básica?

  • A) Somente na Educação Infantil
  • B) Apenas no Ensino Fundamental
  • C) Exclusivamente no Ensino Médio
  • D) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Gabarito: Letra D

Comentário:

A BNCC contempla todas as três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ela organiza os conhecimentos e habilidades essenciais que os estudantes devem desenvolver em cada fase da escolarização.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A BNCC não se limita à Educação Infantil.
  • B) Incorreta. O Ensino Fundamental é parte da BNCC, mas não sua totalidade.
  • C) Incorreta. O Ensino Médio também está incluído, mas não é exclusivo.

6. Qual é a função das competências gerais da BNCC?

  • A) Definir os conteúdos específicos de cada disciplina escolar
  • B) Orientar o desenvolvimento integral dos estudantes, articulando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
  • C) Substituir os objetivos de aprendizagem das escolas públicas
  • D) Garantir que todas as escolas tenham o mesmo livro didático

Gabarito: Letra B

Comentário:

As competências gerais da BNCC têm como papel orientar a formação integral dos estudantes, considerando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. As competências gerais são amplas e não tratam de conteúdos disciplinares específicos.
  • C) Incorreta. Elas não substituem os objetivos das escolas, mas orientam sua construção.
  • D) Incorreta. A BNCC não padroniza materiais didáticos.

7. De acordo com a BNCC, o que significa promover a equidade na educação?

  • A) Garantir que todos os estudantes, independentemente de sua origem, tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem
  • B) Adaptar o currículo de cada escola para atender apenas aos alunos com alto desempenho
  • C) Permitir que cada estado decida quais conteúdos são mais importantes para seus alunos
  • D) Priorizar o ensino técnico em todas as etapas da educação básica

Gabarito: Letra A

Comentário:

Promover a equidade na educação, conforme a BNCC, é assegurar que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, superando desigualdades sociais, regionais e culturais, e valorizando a diversidade.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • B) Incorreta. A BNCC não visa atender apenas alunos com alto desempenho, mas sim garantir o desenvolvimento de todos.
  • C) Incorreta. A BNCC é nacional e define diretrizes comuns; as adaptações devem respeitar as aprendizagens essenciais.
  • D) Incorreta. O ensino técnico é importante, mas não é prioridade em todas as etapas da educação básica.

8. Qual é o papel das competências gerais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

  • A) Listar conteúdos obrigatórios para cada área do conhecimento
  • B) Orientar a formação integral dos estudantes, articulando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
  • C) Definir a carga horária mínima da educação básica
  • D) Estabelecer metas de desempenho escolar para cada etapa da educação

Gabarito: Letra B

Comentário:

As competências gerais da BNCC têm como função orientar o desenvolvimento integral dos estudantes, articulando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que permitam o exercício da cidadania, a atuação no mundo do trabalho e a convivência em sociedade.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. As competências gerais não listam conteúdos obrigatórios, mas sim diretrizes amplas para o desenvolvimento educacional.
  • C) Incorreta. A carga horária mínima é estabelecida pela LDB, não pelas competências gerais da BNCC.
  • D) Incorreta. As competências não definem metas, mas objetivos formativos amplos e transversais.

9. Como a BNCC contribui para a equidade na educação brasileira?

  • A) Garantindo que todos os estudantes, independentemente da região ou condição social, tenham acesso às mesmas aprendizagens essenciais
  • B) Eliminando completamente as desigualdades educacionais entre escolas públicas e privadas
  • C) Padronizando as metodologias de ensino em todo o país
  • D) Reduzindo o número de disciplinas no currículo escolar

Gabarito: Letra A

Comentário:

A BNCC promove a equidade ao estabelecer um conjunto comum de aprendizagens essenciais para todos os estudantes do país. Isso assegura que, independentemente do local onde estudam ou de sua condição socioeconômica, todos tenham direito ao mesmo padrão mínimo de qualidade educacional.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • B) Incorreta. A BNCC contribui para a redução das desigualdades, mas não elimina completamente as diferenças entre escolas públicas e privadas.
  • C) Incorreta. A BNCC não padroniza metodologias, apenas define os objetivos de aprendizagem; as estratégias pedagógicas continuam a cargo das redes e dos professores.
  • D) Incorreta. A BNCC não visa reduzir o número de disciplinas, mas sim garantir que todas contemplem as competências essenciais.

10. Qual é a relação entre a BNCC e os currículos das redes de ensino?

  • A) Os currículos das redes de ensino não precisam seguir nenhuma orientação da BNCC
  • B) A BNCC serve como referência obrigatória para a elaboração dos currículos das redes de ensino
  • C) A BNCC substitui totalmente os currículos estaduais e municipais
  • D) A BNCC se aplica apenas às escolas federais

Gabarito: Letra B

Comentário:

A BNCC é uma base nacional obrigatória que orienta a elaboração dos currículos das redes de ensino. Ela define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, mas respeita a autonomia dos sistemas de ensino para complementarem o currículo com conteúdos regionais e locais.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A BNCC deve ser considerada obrigatoriamente na construção dos currículos.
  • C) Incorreta. A BNCC não substitui totalmente os currículos locais, apenas orienta sua elaboração.
  • D) Incorreta. A BNCC se aplica a todas as escolas públicas e privadas de Educação Básica no Brasil.

11. De acordo com a BNCC, qual é o papel da Educação Infantil no desenvolvimento das competências e habilidades das crianças?

  • A) Preparar as crianças apenas para o ensino fundamental, sem envolver aspectos sociais e emocionais
  • B) Ensinar conteúdos acadêmicos de forma rigorosa, com foco em matemática e português
  • C) Promover o desenvolvimento integral das crianças, incluindo aspectos sociais, emocionais e cognitivos
  • D) Concentrar-se apenas no desenvolvimento cognitivo, desconsiderando as interações sociais e afetivas

Gabarito: Letra C

Comentário:

A Educação Infantil tem como principal objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos sociais, emocionais, cognitivos e físicos. Isso é fundamental para o processo de aprendizagem e para a formação de cidadãos críticos e participativos. A BNCC destaca que a educação infantil deve ser um espaço de interação e socialização, além de garantir a construção de habilidades em diversas áreas.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A Educação Infantil não deve se limitar apenas ao preparo para o ensino fundamental, mas também deve abordar aspectos emocionais e sociais que são fundamentais para o desenvolvimento integral.
  • B) Incorreta. Embora a educação acadêmica seja importante, a BNCC enfatiza a abordagem integral, que vai além de conteúdos formais e abrange também o desenvolvimento social e emocional.
  • D) Incorreta. A Educação Infantil deve envolver todas as áreas do desenvolvimento da criança, incluindo interações sociais e afetivas, que são essenciais para o bem-estar e aprendizagem.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

12. De acordo com a BNCC, como deve ser organizada a aprendizagem no Ensino Fundamental?

  • A) A aprendizagem deve ser fragmentada em disciplinas isoladas, sem integração entre elas
  • B) O foco principal deve ser a memorização de conteúdos para provas e avaliações
  • C) A aprendizagem deve ser organizada de forma integrada, priorizando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências e habilidades
  • D) A aprendizagem deve ser centrada no ensino de conteúdos acadêmicos, desconsiderando o desenvolvimento socioemocional dos alunos

Gabarito: Letra C

Comentário:

No Ensino Fundamental, a aprendizagem deve ser organizada de forma integrada, com ênfase na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos. A BNCC propõe que os conteúdos sejam abordados de maneira contextualizada, permitindo a construção de conhecimentos de forma significativa e não apenas para memorização.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A BNCC enfatiza a integração das disciplinas, buscando desenvolver competências e habilidades de maneira contextualizada, ao invés de trabalhar com conteúdos isolados.
  • B) Incorreta. A memorização de conteúdos não é o objetivo principal da BNCC. O foco está no desenvolvimento de competências e habilidades que preparem os alunos para a vida, com ênfase no raciocínio crítico e na aplicação prática dos conhecimentos.
  • D) Incorreta. A BNCC destaca a importância do desenvolvimento socioemocional dos alunos, que é essencial para o aprendizado e para a formação integral do estudante.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

13. Qual é o papel da educação infantil, segundo a BNCC?

  • A) A educação infantil deve ser focada exclusivamente na alfabetização e no ensino das disciplinas tradicionais
  • B) A educação infantil deve ser dispensada, já que o ensino formal começa no Ensino Fundamental
  • C) A educação infantil deve garantir o desenvolvimento integral das crianças, priorizando a socialização, a linguagem e a interação com o ambiente
  • D) A educação infantil deve ser voltada para a preparação rigorosa para o Ensino Fundamental, sem se preocupar com aspectos emocionais ou sociais

Gabarito: Letra C

Comentário:

A educação infantil, conforme a BNCC, tem como objetivo garantir o desenvolvimento integral das crianças, valorizando aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Ela se concentra em proporcionar experiências que envolvam a socialização, o desenvolvimento da linguagem e a interação com o ambiente, preparando as crianças para uma aprendizagem mais significativa no futuro.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A educação infantil não se limita à alfabetização, mas busca o desenvolvimento integral, priorizando a socialização e o conhecimento do mundo ao redor.
  • B) Incorreta. A educação infantil é obrigatória e essencial, sendo a base para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças antes do Ensino Fundamental.
  • D) Incorreta. Embora a educação infantil prepare a criança para o Ensino Fundamental, ela também valoriza aspectos emocionais e sociais, não sendo focada exclusivamente na preparação acadêmica.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

14. Qual é a proposta da BNCC para a organização do Ensino Médio no Brasil?

  • A) O Ensino Médio deve ser voltado exclusivamente para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho
  • B) O Ensino Médio deve ser desestruturado e não deve seguir uma organização curricular específica
  • C) O Ensino Médio deve ser organizado em itinerários formativos, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades para a vida cidadã
  • D) O Ensino Médio deve ser rigidamente focado em disciplinas acadêmicas, sem espaço para outras áreas do conhecimento

Gabarito: Letra C

Comentário:

A BNCC propõe que o Ensino Médio seja organizado em itinerários formativos, oferecendo ao aluno a possibilidade de se aprofundar em áreas de seu interesse, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que o preparem para a vida cidadã, além da preparação para o mercado de trabalho ou para a continuidade dos estudos.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Incorreta. A proposta da BNCC para o Ensino Médio não é exclusivamente voltada para o mercado de trabalho, mas para o desenvolvimento integral do aluno, com ênfase na formação cidadã.
  • B) Incorreta. A BNCC sugere uma organização curricular estruturada para o Ensino Médio, com itinerários formativos, para garantir a personalização da aprendizagem.
  • D) Incorreta. A BNCC sugere uma abordagem equilibrada, que envolve tanto as disciplinas acadêmicas quanto o desenvolvimento de outras áreas de conhecimento, como as competências socioemocionais.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

15. Qual é a principal finalidade da BNCC para o ensino médio?

    15. De acordo com a BNCC, qual a importância das competências socioemocionais no processo de aprendizagem?

    • A) As competências socioemocionais não são relevantes para a aprendizagem, devendo ser tratadas separadamente
    • B) As competências socioemocionais são importantes apenas para a educação infantil e não para as etapas posteriores
    • C) As competências socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno e devem ser trabalhadas ao longo de toda a educação básica
    • D) As competências socioemocionais devem ser abordadas apenas de forma pontual, sem um foco contínuo no currículo

    Gabarito: Letra C

    Comentário:

    A BNCC destaca que as competências socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno, sendo trabalhadas ao longo de toda a educação básica. Elas contribuem para o bem-estar emocional, a capacidade de resolução de conflitos, o desenvolvimento da empatia e outros aspectos fundamentais para o convívio social e para a aprendizagem.

    Por que as outras alternativas estão erradas?

    • A) Incorreta. As competências socioemocionais são altamente relevantes para a aprendizagem e devem ser integradas ao currículo escolar de forma contínua.
    • B) Incorreta. As competências socioemocionais não se restringem à educação infantil; elas devem ser desenvolvidas em todas as etapas da educação básica.
    • D) Incorreta. As competências socioemocionais devem ser trabalhadas de forma contínua ao longo de toda a educação, e não apenas de forma pontual.

    Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

    16. Qual é a principal função da avaliação na BNCC?

    • A) A avaliação deve ser usada apenas para classificar os alunos de acordo com seu desempenho
    • B) A avaliação deve ser apenas somativa, focando no resultado final do aluno
    • C) A avaliação deve ser processual e contínua, ajudando no acompanhamento e no desenvolvimento dos alunos
    • D) A avaliação deve ser realizada apenas ao final do ciclo de aprendizagem, sem intervenções durante o processo

    Gabarito: Letra C

    Comentário:

    A avaliação, conforme a BNCC, deve ser entendida como um processo contínuo e formativo, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, identificar dificuldades e propor estratégias de melhoria durante o percurso de aprendizagem, e não apenas ao final de uma etapa.

    Por que as outras alternativas estão erradas?

    • A) Incorreta. A avaliação não deve se restringir à classificação, mas sim ao acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos.
    • B) Incorreta. A BNCC defende que a avaliação deve ser formativa, ou seja, contínua e processual, e não apenas somativa.
    • D) Incorreta. A avaliação não deve ser apenas no final, mas sim contínua, com feedback constante ao longo do processo.

    Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

    17. Qual é o conceito central da BNCC para a educação integral dos alunos?

    • A) A educação integral se resume ao ensino de conteúdos acadêmicos, deixando de lado o desenvolvimento físico e emocional
    • B) A educação integral prioriza as competências técnicas, sem se preocupar com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
    • C) A educação integral busca promover o desenvolvimento pleno dos alunos, considerando aspectos cognitivos, socioemocionais e físicos
    • D) A educação integral é focada apenas no desenvolvimento físico, sem ênfase nas áreas cognitivas e socioemocionais

    Gabarito: Letra C

    Comentário:

    A BNCC define a educação integral como uma abordagem que visa o desenvolvimento pleno do aluno, abrangendo os aspectos cognitivos, socioemocionais e físicos. Isso envolve uma formação que prepara os estudantes para atuar de forma crítica e participativa na sociedade, desenvolvendo suas capacidades de forma equilibrada e integrada.

    Por que as outras alternativas estão erradas?

    • A) Incorreta. A educação integral vai além do ensino acadêmico, buscando também o desenvolvimento emocional e físico dos alunos.
    • B) Incorreta. A BNCC destaca a importância das competências socioemocionais, que devem ser desenvolvidas juntamente com as competências cognitivas e técnicas.
    • D) Incorreta. A educação integral envolve todas as áreas do desenvolvimento do aluno, não apenas o aspecto físico.

    Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

    18. Quais são os princípios orientadores da BNCC para a educação inclusiva?

    • A) A educação inclusiva deve ser limitada ao ensino de alunos com deficiência, sem a necessidade de adaptação curricular para outros grupos
    • B) A BNCC defende que a educação inclusiva deve ser implementada apenas em turmas especiais e não nas turmas regulares
    • C) A educação inclusiva deve garantir a participação e aprendizagem de todos os alunos, com adaptações curriculares e metodológicas conforme as necessidades individuais
    • D) A BNCC considera que a educação inclusiva é uma abordagem opcional, sendo aplicável apenas quando as escolas decidirem implementá-la

    Gabarito: Letra C

    Comentário:

    A BNCC estabelece que a educação inclusiva deve garantir a participação e o desenvolvimento de todos os alunos, com a devida adaptação do currículo e das metodologias de ensino conforme as necessidades individuais, assegurando uma educação de qualidade para todos, sem exclusões.

    Por que as outras alternativas estão erradas?

    • A) Incorreta. A educação inclusiva deve ser para todos os alunos, com a adaptação necessária para que cada um tenha acesso ao currículo de maneira igualitária.
    • B) Incorreta. A BNCC defende que a educação inclusiva deve ocorrer nas turmas regulares, não se restringindo a turmas especiais.
    • D) Incorreta. A BNCC considera a educação inclusiva como um direito, não sendo uma opção das escolas, mas uma obrigação para garantir a equidade educacional.

    Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

    19. Segundo a BNCC, como deve ser o papel do professor no processo de aprendizagem?

    • A) O professor deve ser o único responsável pela aprendizagem dos alunos, determinando todo o ritmo e conteúdo das aulas
    • B) O professor deve ser um transmissor de conteúdo, sem a necessidade de envolver os alunos no processo de aprendizagem
    • C) O professor deve ser um mediador do conhecimento, estimulando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de suas competências e habilidades
    • D) O professor deve apenas aplicar avaliações, deixando que os alunos se autoorientem em sua aprendizagem

    Gabarito: Letra C

    Comentário:

    De acordo com a BNCC, o papel do professor é ser um mediador do conhecimento, ajudando os alunos a desenvolverem competências e habilidades essenciais para sua formação integral. O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, estimulando o raciocínio crítico, a criatividade e a autonomia.

    Por que as outras alternativas estão erradas?

    • A) Incorreta. O professor não deve ser o único responsável pela aprendizagem. A BNCC defende que a aprendizagem é um processo coletivo, onde alunos e professores têm papéis complementares.
    • B) Incorreta. A BNCC enfatiza que o professor não é apenas um transmissor de conteúdo, mas um facilitador do processo de aprendizagem, com foco na participação ativa dos alunos.
    • D) Incorreta. A BNCC destaca que o papel do professor vai além da aplicação de avaliações, sendo essencial no processo de mediação e orientação contínua no desenvolvimento dos alunos.

    Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação

    20. De acordo com a BNCC, qual é a principal função da avaliação na educação básica?

    • A) A avaliação serve apenas para classificar os alunos de acordo com seu desempenho nas provas
    • B) A avaliação deve ser um processo contínuo, formativo e orientador, que contribua para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos
    • C) A avaliação tem como objetivo principal identificar as falhas dos alunos e puni-los por seus erros
    • D) A avaliação é uma ferramenta para medir a quantidade de conteúdo que foi ensinado durante o ano letivo

    Gabarito: Letra B

    Comentário:

    A avaliação, de acordo com a BNCC, deve ser um processo contínuo e formativo. Seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, promovendo a reflexão sobre o processo de aprendizagem e oferecendo apoio para o seu aprimoramento contínuo.

    Por que as outras alternativas estão erradas?

    • A) Incorreta. A avaliação não tem como objetivo principal apenas classificar os alunos, mas sim contribuir para o seu desenvolvimento contínuo.
    • C) Incorreta. A avaliação não é um processo punitivo, mas sim um instrumento para diagnosticar dificuldades e apoiar a aprendizagem dos alunos.
    • D) Incorreta. A avaliação não se limita a medir a quantidade de conteúdo ensinado, mas deve considerar o desenvolvimento integral dos alunos e suas competências.

    Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação


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Simulado – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Simulado – ECA

1. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a definição legal de “criança”?

  • A) Pessoa de até 12 anos incompletos.
  • B) Pessoa de até 10 anos completos.
  • C) Pessoa entre 10 e 14 anos de idade.
  • D) Pessoa de 12 a 18 anos incompletos.

Gabarito: Letra A

Comentário:

De acordo com o Artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, ou seja, até um dia antes de completar 12 anos.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • B) Pessoa de até 10 anos completos: Incorreto. O ECA menciona “12 anos incompletos”, e não 10 anos. Crianças são consideradas aquelas com menos de 12 anos.
  • C) Pessoa entre 10 e 14 anos de idade: Incorreto. Essa faixa etária mistura parte da infância com a adolescência. No ECA, adolescentes são os que têm entre 12 e 18 anos incompletos.
  • D) Pessoa de 12 a 18 anos incompletos: Incorreto. Essa é a definição de adolescente, não de criança, conforme o mesmo Artigo 2º do ECA.

Portanto, a alternativa correta é a letra A – Pessoa de até 12 anos incompletos.

Fonte: ECA (Lei nº 8.069/1990), Art. 2º

2. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é o principal objetivo da política pública de proteção integral à criança e ao adolescente?

  • A) Garantir a liberdade irrestrita dos adolescentes em conflito com a lei.
  • B) Assegurar a formação de um padrão de comportamento voltado para a repressão de crimes.
  • C) Assegurar os direitos fundamentais, como educação, saúde e convivência familiar.
  • D) Priorizar a punição dos atos infracionais cometidos por adolescentes.

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 227, prevê a proteção integral à criança e ao adolescente, garantindo seus direitos fundamentais, incluindo o direito à educação, saúde e convivência familiar.

Essa política tem como objetivo principal assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham suas necessidades básicas atendidas e sejam protegidos contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração ou violência.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Garantir a liberdade irrestrita dos adolescentes em conflito com a lei: Incorreto. O ECA não preconiza a liberdade irrestrita. A ideia é garantir que os direitos do adolescente sejam respeitados, mesmo quando ele é responsabilizado por atos infracionais.
  • B) Assegurar a formação de um padrão de comportamento voltado para a repressão de crimes: Incorreto. O objetivo do ECA não é formar um padrão repressivo, mas garantir os direitos e o desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes.
  • D) Priorizar a punição dos atos infracionais cometidos por adolescentes: Incorreto. O ECA busca priorizar a reabilitação e a educação dos adolescentes, não a punição como único meio de tratamento.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – Assegurar os direitos fundamentais, como educação, saúde e convivência familiar.

Fonte: ECA (Lei nº 8.069/1990), Art. 227

3. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a idade mínima para que um adolescente possa ser responsabilizado por ato infracional?

  • A) 15 anos completos.
  • B) 16 anos completos.
  • C) 12 anos completos.
  • D) 18 anos completos.

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 104, a responsabilidade por ato infracional só se aplica a adolescentes a partir de 12 anos completos. Esta é a idade mínima para que um adolescente possa ser responsabilizado legalmente por sua conduta infracional.

Aos 12 anos, os adolescentes podem ser sujeitos a medidas socioeducativas, como a internação ou a liberdade assistida, em vez de punições como a prisão.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) 15 anos completos: Incorreto. A responsabilidade legal começa aos 12 anos completos, e não aos 15.
  • B) 16 anos completos: Incorreto. O ECA determina que a responsabilização ocorre aos 12 anos completos.
  • D) 18 anos completos: Incorreto. Aos 18 anos, a pessoa é considerada adulta e a responsabilidade penal é aplicada de acordo com o Código Penal, não mais pelo ECA.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – 12 anos completos.

Fonte: ECA (Lei nº 8.069/1990), Art. 104

4. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é o principal direito garantido no artigo 16?

  • A) Direito à educação básica obrigatória e gratuita
  • B) Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
  • C) Direito à convivência familiar e comunitária
  • D) Direito à profissionalização e à proteção no trabalho

Gabarito: Letra B

Comentário:

O artigo 16 do ECA (Lei nº 8.069/1990) trata dos direitos fundamentais relacionados à liberdade, ao respeito e à dignidade da criança e do adolescente. Esses direitos são essenciais para garantir o pleno desenvolvimento pessoal e social.

Mais especificamente, o artigo 16 assegura:

  • O direito de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários;
  • O direito à opinião e expressão;
  • O direito à crença e culto religioso;
  • O direito à imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças;
  • O direito de ser respeitado e protegido de tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Portanto, embora as outras alternativas também sejam direitos importantes previstos no ECA, o artigo 16 trata especificamente da liberdade, respeito e dignidade.

5. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é o conceito de criança, conforme previsto no artigo 2º?

  • A) Pessoa até doze anos de idade incompletos
  • B) Pessoa de até quatorze anos completos
  • C) Pessoa entre zero e dez anos de idade
  • D) Pessoa até onze anos de idade completos

Gabarito: Letra A

Comentário:

O artigo 2º do ECA estabelece que se considera criança a pessoa até doze anos de idade incompletos. A partir dos doze anos completos até os dezoito anos, o indivíduo é considerado adolescente.

Essa classificação é fundamental para aplicação das normas de proteção específicas para cada faixa etária, respeitando o estágio de desenvolvimento físico, emocional e psicológico.

6. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é o princípio fundamental que rege a aplicação de medidas de proteção à criança e ao adolescente?

  • A) Interesse dos pais ou responsáveis legais
  • B) Interesse superior da criança e do adolescente
  • C) Aplicação de punições exemplares
  • D) Conveniência administrativa dos órgãos públicos

Gabarito: Letra B

Comentário:

O princípio do interesse superior da criança e do adolescente é a base para toda a atuação do poder público e da sociedade, conforme o artigo 100, parágrafo único, inciso IV, do ECA.

Esse princípio garante que todas as decisões, ações e políticas voltadas à infância e adolescência devem priorizar o que for mais benéfico ao desenvolvimento integral da criança ou adolescente, mesmo que isso contrarie interesses de terceiros.

7. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a partir de qual idade a criança pode ser ouvida diretamente em processos judiciais ou administrativos que lhe digam respeito?

  • A) A partir de qualquer idade, respeitando seu grau de entendimento
  • B) Somente a partir dos 12 anos completos
  • C) A partir dos 7 anos, desde que acompanhada pelos pais
  • D) Apenas quando completar 10 anos de idade

Gabarito: Letra A

Comentário:

De acordo com o artigo 100, parágrafo único, inciso XII, do ECA, a criança e o adolescente têm direito de ser ouvidos e de participar dos atos processuais, cabendo à autoridade competente garantir essa escuta, respeitado o seu estágio de desenvolvimento e compreensão.

Isso significa que não há uma idade mínima definida para que a criança seja ouvida; o critério é seu grau de discernimento, respeitando sua dignidade e condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

8. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a medida socioeducativa mais grave aplicada ao adolescente que comete ato infracional?

  • A) Advertência
  • B) Prestação de serviços à comunidade
  • C) Liberdade assistida
  • D) Internação em estabelecimento educacional

Gabarito: Letra D

Comentário:

A internação em estabelecimento educacional é a medida socioeducativa mais severa prevista pelo ECA (artigo 112), aplicada a adolescentes que cometem atos infracionais considerados graves, como crimes hediondos ou reincidência específica.

Essa medida é excepcional e deve ser aplicada apenas quando expressamente autorizada pela lei e de forma fundamentada pela autoridade competente, sempre respeitando os direitos fundamentais do adolescente.

Outras medidas, como advertência, liberdade assistida e prestação de serviços, têm caráter educativo e são preferidas sempre que possível.

9. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é o prazo máximo de internação para cumprimento de medida socioeducativa?

  • A) 1 ano
  • B) 3 anos
  • C) 5 anos
  • D) Até completar 21 anos

Gabarito: Letra B

Comentário:

De acordo com o artigo 121, §3º do ECA, o prazo máximo de internação para cumprimento de medida socioeducativa é de três anos. Após esse período, o adolescente deve ser liberado, salvo se houver determinação de outra medida, respeitando sempre o princípio da brevidade e excepcionalidade da internação.

Vale destacar que, mesmo com crimes graves, o tempo de internação não ultrapassa três anos. A internação não tem caráter punitivo, mas sim educativo, com foco na ressocialização e reintegração social do adolescente.

10. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de quem zelar pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente?

  • A) Apenas os pais ou responsáveis legais
  • B) Somente o Estado
  • C) Conselhos Tutelares
  • D) Família, sociedade e Estado

Gabarito: Letra D

Comentário:

De acordo com o art. 4º do ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Portanto, a responsabilidade é compartilhada entre todos os atores sociais, e não se restringe apenas aos pais ou ao Estado. Essa concepção amplia a rede de proteção e fortalece a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

11. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de quem prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente?

  • A) Apenas os Conselhos Tutelares
  • B) Apenas os pais ou responsáveis legais
  • C) Somente os órgãos de segurança pública
  • D) A família, a sociedade e o poder público

Gabarito: Letra D

Comentário:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), em seu artigo 70, estabelece que é dever de todos — a família, a comunidade, a sociedade em geral e o poder público — prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.

Veja o que diz o artigo:

“É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.”

Portanto:

  • Letra A: Incorreta — O Conselho Tutelar é importante, mas não é o único responsável.
  • Letra B: Incorreta — Os pais são fundamentais, mas a responsabilidade não recai somente sobre eles.
  • Letra C: Incorreta — Os órgãos de segurança pública têm um papel, mas não exclusivo.
  • Letra D: Correta — A responsabilidade é compartilhada entre família, sociedade e poder público, conforme o ECA.

Essa perspectiva coletiva visa promover um ambiente seguro e de proteção integral à criança e ao adolescente.

12. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a aplicação de medidas socioeducativas para adolescentes que cometem atos infracionais. Qual das alternativas abaixo é uma das medidas previstas pelo ECA?

  • A) Internação por período indeterminado
  • B) Liberdade assistida
  • C) Perda de direitos civis
  • D) Pena de morte

Gabarito: Letra B

Comentário:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê no artigo 112 as medidas socioeducativas aplicáveis aos adolescentes em conflito com a lei. Entre as opções listadas, a medida correta é a liberdade assistida, que é uma medida de acompanhamento do adolescente em liberdade, sem necessidade de privação de liberdade, com o objetivo de reintegrá-lo à sociedade.

As medidas socioeducativas previstas pelo ECA são:

  • Advertência;
  • Obrigação de reparar o dano;
  • Prestação de serviços à comunidade;
  • Liberdade assistida;
  • Colônia agrícola ou semiliberdade;
  • Internação.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Internação por período indeterminado: Incorreto. A medida de internação tem prazo determinado e não pode ser por tempo indeterminado. Além disso, a internação só é aplicada em casos mais graves.
  • C) Perda de direitos civis: Incorreto. O ECA não prevê a perda de direitos civis. A prioridade é sempre a reintegração social do adolescente.
  • D) Pena de morte: Incorreto. O ECA proíbe a imposição de penas cruéis, desumanas ou degradantes. A pena de morte é inconstitucional e não se aplica a menores de idade.

Fonte: ECA (Lei nº 8.069/1990), Art. 112

13. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a principal responsabilidade da família em relação à educação da criança e do adolescente?

  • A) Garantir o acesso à educação e ao lazer
  • B) Definir o tipo de escola que a criança deve frequentar
  • C) Assegurar a matrícula em instituição de ensino particular
  • D) Somente garantir a frequência escolar

Gabarito: Letra A

Comentário:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no artigo 229 estabelece que é responsabilidade da família assegurar à criança e ao adolescente o direito à educação e ao lazer, colaborando com o Estado para garantir a plena formação da criança.

O papel da família vai além da simples matrícula escolar. Ela deve garantir a educação básica, o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e o acesso ao lazer, sempre respeitando os direitos fundamentais dos menores.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • B) Definir o tipo de escola que a criança deve frequentar: Incorreto. A família deve garantir o direito à educação, mas não tem o direito de definir a rede de ensino. A escolha é uma prerrogativa do Estado, que deve garantir acesso a todas as crianças, independentemente da rede (pública ou privada).
  • C) Assegurar a matrícula em instituição de ensino particular: Incorreto. O ECA garante o direito à educação, mas a matrícula deve ser feita em qualquer instituição pública ou privada disponível, sem a imposição de uma escolha exclusiva da família por uma escola particular.
  • D) Somente garantir a frequência escolar: Incorreto. A frequência escolar é apenas uma parte da responsabilidade da família. Ela também deve assegurar o acesso à educação de qualidade, ao desenvolvimento cultural e ao lazer, conforme preconizado pelo ECA.

Fonte: ECA (Lei nº 8.069/1990), Art. 229

14. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que caracteriza a criança como sendo “em situação de risco”?

  • A) Criança que sofre apenas violência física.
  • B) Criança que se encontra em situação de abandono, negligência, exploração ou violência.
  • C) Criança que é vítima apenas de abuso sexual.
  • D) Criança com necessidades especiais de saúde.

Gabarito: Letra B

Comentário:

De acordo com o Artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990), uma criança é considerada em situação de risco quando está sujeita a situações como abandono, negligência, exploração e violência. Essas condições são avaliadas de acordo com a proteção integral e o direito à convivência familiar e comunitária.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Criança que sofre apenas violência física: Incorreto. Embora a violência física seja um fator importante, a definição de “situação de risco” é mais abrangente, englobando também o abandono, negligência e exploração.
  • C) Criança que é vítima apenas de abuso sexual: Incorreto. O abuso sexual é uma das formas de violência, mas não é a única situação que caracteriza uma criança em risco. O conceito de risco inclui outras situações, como negligência e exploração.
  • D) Criança com necessidades especiais de saúde: Incorreto. Embora as crianças com necessidades especiais de saúde possam necessitar de cuidados e atenção diferenciados, elas não são automaticamente classificadas como “em situação de risco”, a não ser que estejam expostas a negligência ou abandono.

Portanto, a alternativa correta é a letra B – Criança que se encontra em situação de abandono, negligência, exploração ou violência.

Fonte: ECA, Art. 98.

15. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a principal responsabilidade do Conselho Tutelar?

  • A) Aplicar penas a infratores juvenis.
  • B) Organizar e coordenar as escolas públicas.
  • C) Proteger os direitos da criança e do adolescente, atuando em situações de ameaça ou violação desses direitos.
  • D) Gerir os serviços de saúde voltados exclusivamente para crianças e adolescentes.

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Conselho Tutelar tem como principal responsabilidade a proteção dos direitos da criança e do adolescente, conforme o Artigo 136 do ECA (Lei nº 8.069/1990). Sua função é zelar pelo cumprimento dos direitos fundamentais dessas faixas etárias, atuando em situações de risco, violência, abandono ou qualquer outra forma de violação de direitos.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Aplicar penas a infratores juvenis: Incorreto. O Conselho Tutelar não tem atribuições judiciais. Sua função é proteger e garantir direitos, não aplicar penas. A aplicação de medidas é de responsabilidade da Justiça da Infância e Juventude.
  • B) Organizar e coordenar as escolas públicas: Incorreto. Essa atribuição é do Ministério da Educação e das Secretarias de Educação estaduais e municipais. O Conselho Tutelar lida diretamente com questões de proteção e direitos.
  • D) Gerir os serviços de saúde voltados exclusivamente para crianças e adolescentes: Incorreto. Embora o Conselho Tutelar atue na proteção à saúde, a gestão dos serviços de saúde é responsabilidade dos órgãos de saúde pública, como o Sistema Único de Saúde (SUS).

Portanto, a alternativa correta é a letra C – Proteger os direitos da criança e do adolescente, atuando em situações de ameaça ou violação desses direitos.

Fonte: ECA, Art. 136.

16. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que situação a autoridade competente pode afastar o poder familiar de um pai ou mãe?

  • A) Quando um dos pais se recusar a pagar pensão alimentícia.
  • B) Quando os pais não garantirem os direitos da criança ou do adolescente, comete abuso ou negligência.
  • C) Quando a criança ou adolescente for apanhado em flagrante delito.
  • D) Quando a criança ou adolescente for considerado menor de idade.

Gabarito: Letra B

Comentário:

O Artigo 1634 do ECA prevê que a autoridade competente pode afastar o poder familiar dos pais em situações em que estes não garantem os direitos fundamentais da criança ou do adolescente. Essa medida ocorre quando há abandono, abuso, negligência, maus-tratos ou qualquer outro comportamento que prejudique o bem-estar da criança ou adolescente.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Quando um dos pais se recusar a pagar pensão alimentícia: Incorreto. A recusa ao pagamento de pensão alimentícia é um problema jurídico, mas não justifica o afastamento do poder familiar. A medida adequada é a execução da pensão alimentícia, não a perda do poder familiar.
  • C) Quando a criança ou adolescente for apanhado em flagrante delito: Incorreto. Embora o cometimento de um crime pelo adolescente possa acarretar a aplicação de medidas socioeducativas, isso não justifica, por si só, o afastamento do poder familiar. O afastamento ocorre em situações de abandono ou maus-tratos.
  • D) Quando a criança ou adolescente for considerado menor de idade: Incorreto. O simples fato de ser menor de idade não leva ao afastamento do poder familiar. A medida é tomada quando há violação dos direitos da criança ou do adolescente.

Portanto, a alternativa correta é a letra B – Quando os pais não garantirem os direitos da criança ou do adolescente, comete abuso ou negligência.

Fonte: ECA, Art. 1634.

17. O que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entende por “adolescente”?

  • A) Pessoa com idade entre 18 e 21 anos.
  • B) Pessoa com idade entre 12 e 18 anos completos.
  • C) Pessoa com idade entre 12 e 18 anos incompletos.
  • D) Pessoa com idade entre 14 e 19 anos completos.

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Artigo 2º do ECA define a “criança” como sendo a pessoa de até 12 anos incompletos e a “adolescente” como a pessoa com idade entre 12 e 18 anos incompletos. Portanto, um adolescente é alguém que tem entre 12 e 18 anos, mas não completou 18 anos.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Pessoa com idade entre 18 e 21 anos: Incorreto. Essa faixa etária se refere ao adulto, não ao adolescente, segundo o ECA. A legislação distingue o adolescente como alguém até 18 anos incompletos.
  • B) Pessoa com idade entre 12 e 18 anos completos: Incorreto. O ECA usa “incompletos”, ou seja, o limite é até o dia que a pessoa completar 18 anos. A faixa etária vai de 12 anos até um dia antes de completar 18 anos.
  • D) Pessoa com idade entre 14 e 19 anos completos: Incorreto. A definição de adolescente não se aplica a essa faixa etária, que inclui 19 anos. O ECA especifica até 18 anos incompletos.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – Pessoa com idade entre 12 e 18 anos incompletos.

Fonte: ECA, Art. 2º.

18. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a principal responsabilidade do poder público em relação à criança e ao adolescente?

  • A) Garantir educação básica apenas.
  • B) Promover saúde e segurança sem incluir educação.
  • C) Garantir os direitos fundamentais de sobrevivência e desenvolvimento, incluindo educação, saúde, cultura e lazer.
  • D) Assegurar apenas o direito à educação superior.

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Artigo 227 do ECA, é dever da família, da sociedade e do Estado garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, incluindo a educação, saúde, cultura, lazer, proteção contra a exploração, entre outros. O poder público tem a responsabilidade de garantir uma ampla rede de direitos, não se limitando a uma única área como a educação.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Garantir educação básica apenas: Incorreto. O ECA vai além da educação básica, garantindo uma série de outros direitos fundamentais, como saúde, lazer, proteção e bem-estar.
  • B) Promover saúde e segurança sem incluir educação: Incorreto. O ECA considera todos os direitos como parte da responsabilidade pública, e a educação é um dos pilares. A proposta do ECA é uma abordagem holística, incluindo educação, saúde e bem-estar.
  • D) Assegurar apenas o direito à educação superior: Incorreto. O direito à educação, segundo o ECA, é garantido desde a educação infantil até o ensino fundamental e médio, e não apenas no nível superior.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – Garantir os direitos fundamentais de sobrevivência e desenvolvimento, incluindo educação, saúde, cultura e lazer.

Fonte: ECA, Art. 227.

19. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a principal atribuição do Conselho Tutelar?

  • A) Elaborar políticas públicas de educação para crianças e adolescentes.
  • B) Fiscalizar as escolas e universidades sobre o cumprimento da legislação educacional.
  • C) Proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos.
  • D) Auxiliar na formulação de projetos de lei relacionados ao ECA.

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Conselho Tutelar tem como principal atribuição o acolhimento e proteção das crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de seus direitos, conforme disposto no Artigo 136 do ECA. Ele é responsável por garantir os direitos previstos no ECA e atuar em casos de abuso, negligência, exploração ou qualquer forma de violação dos direitos dos menores de idade.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) Elaborar políticas públicas de educação para crianças e adolescentes: Incorreto. A formulação de políticas públicas de educação é responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos competentes, e não do Conselho Tutelar.
  • B) Fiscalizar as escolas e universidades sobre o cumprimento da legislação educacional: Incorreto. A fiscalização das instituições educacionais é tarefa de órgãos como a Secretaria de Educação e o Ministério da Educação, e não do Conselho Tutelar.
  • D) Auxiliar na formulação de projetos de lei relacionados ao ECA: Incorreto. O Conselho Tutelar não é responsável pela formulação de leis, mas sim pela aplicação prática dos direitos e pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – Proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos.

Fonte: ECA, Art. 136.

20. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é a faixa etária considerada como “adolescente”?

  • A) 0 a 10 anos incompletos
  • B) 10 a 14 anos incompletos
  • C) 12 a 18 anos incompletos
  • D) 18 a 21 anos completos

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), considera-se adolescente a pessoa com idade entre 12 e 18 anos incompletos, ou seja, até o dia anterior ao seu 18º aniversário.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • A) 0 a 10 anos incompletos: Incorreto. Esta faixa etária é considerada infância, e não adolescência. O ECA distingue entre infância e adolescência.
  • B) 10 a 14 anos incompletos: Incorreto. Embora parte dessa faixa etária ainda seja considerada infância, o ECA define a adolescência de forma mais ampla, abrangendo a faixa dos 12 aos 18 anos.
  • D) 18 a 21 anos completos: Incorreto. A adolescência termina aos 18 anos incompletos, conforme estabelecido pelo ECA. A faixa de 18 a 21 anos não é mais considerada adolescência.

Portanto, a alternativa correta é a letra C – 12 a 18 anos incompletos.

Fonte: ECA, Art. 2º.



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Simulado – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Simulado – PNE

1. Qual é o principal objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE), vigente no período de 2014 a 2024, conforme a Lei nº 13.005/2014?

  • A) Estabelecer metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação em todos os níveis e modalidades de ensino no Brasil
  • B) Criar um novo currículo nacional para as escolas públicas
  • C) Reduzir exclusivamente a evasão escolar no ensino médio
  • D) Centralizar a gestão da educação básica na União

Gabarito: Letra A

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, tem como objetivo central o desenvolvimento da educação nacional por meio do cumprimento de 20 metas distribuídas ao longo de 10 anos (2014-2024), com foco na universalização do acesso, melhoria da qualidade, valorização dos profissionais da educação e redução das desigualdades educacionais.

Por que as outras alternativas estão erradas?

  • B) Criar um novo currículo nacional para as escolas públicas: Incorreta. Essa não é a função direta do PNE, embora o currículo seja impactado por suas diretrizes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata especificamente disso.
  • C) Reduzir exclusivamente a evasão escolar no ensino médio: Incorreta. Apesar da evasão ser um problema abordado pelo PNE, o plano contempla metas em todos os níveis e modalidades, não apenas no ensino médio.
  • D) Centralizar a gestão da educação básica na União: Incorreta. O PNE respeita o regime de colaboração entre União, Estados, DF e Municípios, não prevendo centralização da gestão.

Portanto, a alternativa correta é a letra A, pois expressa com precisão a função estratégica do PNE no cenário educacional brasileiro.

2. De acordo com a Lei nº 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), qual é a meta referente à ampliação da educação infantil?

  • A) Garantir a educação infantil apenas para crianças a partir de 5 anos
  • B) Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade, e ampliar a oferta de educação em creches
  • C) Tornar obrigatória a educação infantil para crianças de 2 a 3 anos
  • D) Substituir a educação infantil por programas assistenciais nos primeiros anos

Gabarito: Letra B

Comentário:

A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) determina como objetivo a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos até 2016 e a ampliação da oferta de creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PNE (2024).

Essa meta busca garantir o direito à educação desde a primeira infância, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e promovendo a equidade no acesso à educação básica.

3. Qual das alternativas a seguir corresponde corretamente à meta do PNE relacionada à formação dos professores da educação básica?

  • A) Garantir que todos os professores tenham ao menos o ensino médio completo até 2024
  • B) Substituir gradualmente professores concursados por temporários
  • C) Estimular a formação técnica dos professores em cursos livres
  • D) Garantir, em regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura, na ár…

Gabarito: Letra D

Comentário:

A Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) trata diretamente da formação dos profissionais do magistério da educação básica. Essa meta estabelece o compromisso de assegurar que todos os professores tenham formação de nível sup…

  • Promover políticas públicas voltadas à formação inicial e continuada;
  • Ampliar o acesso a cursos de licenciatura de qualidade;
  • Valorizar a formação na área de atuação do docente, garantindo coerência entre formação e prática docente.

Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois reflete fielmente o conteúdo da Meta 15 do PNE.

4. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas para um período de:

  • A) 5 anos
  • B) 10 anos
  • C) 12 anos
  • D) 15 anos

Gabarito: Letra B

Comentário:

O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira em um período de 10 anos, conforme determinado pela Lei nº 13.005/2014.

Esse período decenal é fundamental para possibilitar o planejamento de longo prazo e garantir a execução de políticas públicas sustentáveis. As metas abrangem desde a educação infantil até o ensino superior, passando também por formação de profes…

A duração de 10 anos permite que União, Estados, Distrito Federal e Municípios possam alinhar seus planos e ações, com monitoramento contínuo por meio de relatórios e avaliações bienais, conforme prevê o Art. 5º da referida lei.

5. Qual das alternativas a seguir corresponde a uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE)?

  • A) Reduzir os investimentos públicos em educação para equilibrar o orçamento.
  • B) Eliminar a obrigatoriedade da educação infantil.
  • C) Universalizar o atendimento escolar para a população de 4 a 17 anos.
  • D) Substituir o ensino presencial exclusivamente pelo ensino a distância.

Gabarito: Letra C

Comentário:

Uma das principais metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, é a universalização do atendimento escolar para a população de 4 a 17 anos, garantindo o direito à educação básica obrigatória e gratuita.

Essa meta visa combater a evasão escolar e assegurar o acesso e a permanência dos alunos na escola, promovendo inclusão e equidade. Ela está prevista entre as primeiras metas do plano e é considerada estratégica para o desenvolvimento social do país.

As alternativas A, B e D estão incorretas, pois contrariam os princípios do PNE, que defende o aumento do investimento em educação, a valorização da educação infantil e o uso complementar — e não exclusivo — da educação a distância.

6. Qual é a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que estabelece a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, o final do 3º ano do ensino fundamental?

  • A) Meta 2
  • B) Meta 4
  • C) Meta 5
  • D) Meta 7

Gabarito: Letra C

Comentário:

A Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabelece que o Brasil deve “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Essa meta é considerada estratégica para garantir que os alunos tenham domínio das habilidades básicas de leitura, escrita e matemática em tempo oportuno, o que influencia diretamente na qualidade do desempenho escolar nos anos seguintes.

Veja o que dizem as opções:

  • Letra A (Meta 2) – Incorreta. Refere-se à universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos.
  • Letra B (Meta 4) – Incorreta. Trata da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades na rede regular de ensino.
  • Letra C (Meta 5) – Correta. Trata especificamente da alfabetização até o final do 3º ano.
  • Letra D (Meta 7) – Incorreta. Diz respeito à melhoria da qualidade da educação básica, medida pelo IDEB.

Portanto, a alternativa correta é a letra C, pois apenas ela está de acordo com a Meta 5 do PNE.

7. Qual das alternativas representa corretamente a vigência do atual Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014?

  • A) 2014 a 2024
  • B) 2015 a 2025
  • C) 2016 a 2026
  • D) 2013 a 2023

Gabarito: Letra A

Comentário:

O atual Plano Nacional de Educação (PNE) tem vigência de 10 anos, conforme estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, que entrou em vigor em 26 de junho de 2014. Assim, sua vigência vai de 2014 a 2024.

Durante esse período, o PNE prevê 20 metas principais com estratégias voltadas para o avanço da qualidade da educação no Brasil, desde a educação infantil até a pós-graduação, além de tratar da valorização dos profissionais da educação e da gestão educacional.

8. Qual é o principal objetivo da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014?

  • A) Ampliar o número de matrículas no ensino superior público
  • B) Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade
  • C) Erradicar o analfabetismo absoluto até 2024
  • D) Garantir formação continuada a todos os professores da educação básica

Gabarito: Letra B

Comentário:

A Meta 1 do PNE estabelece como objetivo principal a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos até 2016, além da ampliação da oferta de educação infantil em creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do plano.

Essa meta visa garantir o direito à educação desde os primeiros anos de vida, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e preparando-as para a educação básica.

9. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), qual é o prazo final para o cumprimento de suas 20 metas principais?

  • A) 2020
  • B) 2022
  • C) 2024
  • D) 2030

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabelece um conjunto de 20 metas a serem cumpridas em um prazo de 10 anos, contados a partir da sua sanção. Portanto, o prazo final previsto para o cumprimento das metas do PNE é 2024.

Essas metas envolvem desde a educação infantil até a pós-graduação, incluindo qualidade, acesso, gestão democrática e valorização dos profissionais da educação.

10. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que, até 2024, qual a porcentagem do PIB deve ser investida em educação?

  • A) 3,5%
  • B) 4,0%
  • C) 6,0%
  • D) 7,5%

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que, até 2024, o Brasil deve investir 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Este investimento é fundamental para garantir o cumprimento das metas relacionadas à melhoria da qualidade e ao acesso à educação em todos os níveis.

O PNE também destaca a importância de se garantir o financiamento adequado, para que as metas de universalização do ensino, qualificação da infraestrutura escolar, e valorização dos profissionais da educação sejam cumpridas.

11. (Fácil) O que estabelece o artigo 3º do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre a educação básica no Brasil?

  • A) Que a educação básica será obrigatória apenas para as crianças de 6 a 10 anos.
  • B) Que a educação básica será obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade.
  • C) Que a educação básica será obrigatória até os 18 anos, apenas para o ensino médio.
  • D) Que a educação básica será facultativa para todos os estudantes até 18 anos.

Gabarito: Letra B

Comentário:

O artigo 3º do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que a educação básica será obrigatória e gratuita para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade. Este artigo visa garantir o acesso universal à educação desde a infância até o final do ensino médio, promovendo a inclusão educacional e reduzindo desigualdades.

A universalização da educação básica é um dos pilares do PNE, com foco na inclusão e na melhoria da qualidade do ensino.

12. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a educação básica é:

  • A) Obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, conforme estabelecido pela Lei nº 13.005/2014.
  • B) Exclusivamente responsabilidade dos municípios, sem intervenção do Estado e da União.
  • C) De livre escolha, sem obrigatoriedade para a criança e o adolescente.
  • D) Voltada apenas para o ensino superior e técnico, desconsiderando a educação básica.

Gabarito: Letra A

Comentário:

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, conforme estabelecido pelo artigo 2º do PNE.

Essa medida visa garantir o direito à educação para todas as crianças e adolescentes, promovendo a universalização da educação e a inclusão social. O PNE estabelece metas e diretrizes para o avanço da qualidade do ensino em todas as etapas da educação básica.

Outras alternativas, como a B, que trata da responsabilidade exclusiva dos municípios, estão incorretas, pois o PNE enfatiza a colaboração entre União, Estados e Municípios na oferta de educação.

13. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a educação escolar é composta por:

  • A) Educação infantil, ensino técnico e ensino superior.
  • B) Ensino fundamental, ensino técnico e educação de jovens e adultos.
  • C) Educação básica e educação superior, com ênfase na inclusão e qualidade.
  • D) Educação especial e ensino superior.

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, a educação escolar no Brasil compõe-se principalmente da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e da educação superior, com ênfase na garantia de qualidade e inclusão para todos os alunos, independentemente de sua origem ou condição social.

O PNE busca promover a universalização do acesso à educação básica e superior, alinhando metas e estratégias para alcançar a equidade no ensino e melhorar a qualidade educacional em todas as suas fases.

A alternativa C é correta, pois o PNE busca um sistema educacional articulado e progressivo, englobando a educação básica e a educação superior, com um foco especial nas metas de inclusão e melhoria da qualidade do ensino.

14. Qual é a etapa da Educação Básica definida no Plano Nacional de Educação (PNE) que tem como finalidade o desenvolvimento da criança até os 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social?

  • A) Educação Infantil
  • B) Ensino Fundamental
  • C) Ensino Médio
  • D) Educação de Jovens e Adultos

Gabarito: Letra A

Comentário:

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de idade, abrangendo os aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O PNE estabelece diretrizes para assegurar a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da educação infantil, buscando garantir que todas as crianças tenham um desenvolvimento pleno nessa fase fundamental para a aprendizagem futura.

A Educação Infantil abrange a educação das crianças em creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 a 5 anos), sendo parte do compromisso do PNE com a universalização e a qualidade do ensino desde a primeira infância.

15. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), é dever do Estado garantir a:

  • A) Gestão centralizada das escolas públicas.
  • B) Reprovação automática no final de cada ciclo.
  • C) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade.
  • D) Obrigatoriedade do ensino superior para todos os cidadãos.

Gabarito: Letra C

Comentário:

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é dever do Estado garantir a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurando o acesso, a permanência, o sucesso e a qualidade da educação em todas as etapas dessa fase, incluindo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

O PNE estabelece as metas e estratégias para universalizar e melhorar a qualidade da educação básica, com o objetivo de promover a equidade e a inclusão, além de contribuir para o desenvolvimento humano e social do país.

Além disso, a educação superior deve ser progressivamente expandida e acessível, mas não é uma obrigação universal do Estado conforme o PNE, como erradamente sugere a alternativa D.

16. Qual dos princípios a seguir está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) como base da educação nacional?

  • A) Centralização administrativa da educação.
  • B) Submissão do ensino público à iniciativa privada.
  • C) Exclusividade do ensino técnico e profissionalizante.
  • D) Gestão democrática do ensino público.

Gabarito: Letra D

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, prevê a gestão democrática do ensino público como um dos seus princípios centrais, conforme descrito na meta 19. Esse princípio busca garantir que a gestão da educação seja participativa, envolvendo professores, alunos, pais e a comunidade em geral nas decisões e políticas educacionais.

A gestão democrática do ensino público é fundamental para promover a equidade, a transparência e a melhoria contínua da educação, permitindo a construção de um sistema educacional mais justo e inclusivo.

17. Qual é o principal objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE)?

  • A) Estabelecer um currículo único para todas as escolas particulares.
  • B) Substituir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em todas as etapas da educação.
  • C) Garantir a educação básica obrigatória e de qualidade para todos os estudantes no território nacional.
  • D) Definir o conteúdo de provas do ENEM e concursos públicos.

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, tem como principal objetivo garantir a educação básica obrigatória e de qualidade para todos os estudantes no Brasil, com o compromisso de erradicar o analfabetismo, ampliar o acesso e a permanência na escola, além de promover a equidade na educação.

O PNE estabelece metas e estratégias para o alcance desses objetivos, incluindo a melhoria da infraestrutura escolar, a valorização dos profissionais da educação e a promoção de um ensino inclusivo, que respeite as diversidades regionais e culturais do país.

Com isso, busca-se assegurar um desenvolvimento educacional mais justo e universal em todo o território nacional.

18. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), qual é a meta relacionada à educação básica obrigatória e gratuita?

  • A) Garantir a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade.
  • B) Garantir a educação básica obrigatória e gratuita dos 0 aos 6 anos de idade.
  • C) Garantir a educação básica obrigatória e gratuita dos 6 aos 14 anos de idade.
  • D) Garantir a educação básica obrigatória e gratuita dos 7 aos 17 anos de idade.

Gabarito: Letra A

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE), conforme a Lei nº 13.005/2014, estabelece como meta a garantia da educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade. Isso envolve a educação infantil (pré-escola) a partir dos 4 anos e o ensino fundamental e médio até os 17 anos.

Essa meta visa assegurar que todos os estudantes tenham acesso à educação desde a infância até a adolescência, promovendo a universalização do ensino e a eliminação das desigualdades educacionais, conforme os objetivos do PNE.

Essa medida reflete o compromisso do PNE com a inclusão e a igualdade de oportunidades educacionais para todos os cidadãos brasileiros, de forma a garantir o acesso e permanência na escola.

19. Qual das alternativas a seguir corresponde a um dos princípios do ensino no Plano Nacional de Educação (PNE)?

  • A) Centralização do ensino nas capitais estaduais.
  • B) Gratuidade apenas no ensino fundamental.
  • C) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • D) Ensino religioso obrigatório em todas as escolas públicas.

Gabarito: Letra C

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, visa garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola como um dos seus princípios fundamentais. Esta meta é central para a promoção da equidade educacional no Brasil.

O PNE busca eliminar as desigualdades educacionais, promovendo uma educação de qualidade que assegure o acesso e a permanência dos estudantes em todos os níveis da educação básica, independentemente de sua origem social, econômica ou cultural.

Esse princípio é crucial para garantir que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades de concluir a educação básica, fortalecendo o direito à educação como uma ferramenta de transformação social.

20. Qual é o número da lei que representa o Plano Nacional de Educação (PNE)?

  • A) 9.394/1996
  • B) 8.112/1990
  • C) 10.172/2001
  • D) 13.005/2014

Gabarito: Letra D

Comentário:

O Plano Nacional de Educação (PNE) está estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, sancionada em 25 de junho de 2014. O PNE é uma política pública fundamental para o desenvolvimento educacional no Brasil, com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todos os cidadãos, com foco na equidade e na melhoria do sistema educacional.

Essa lei define as diretrizes e as metas que devem ser alcançadas até 2024, incluindo a ampliação do acesso à educação, a valorização dos profissionais da educação, a melhoria da qualidade do ensino e a promoção de uma educação inclusiva e equitativa em todos os níveis.

O PNE também estabelece o acompanhamento contínuo da implementação dessas metas, com a participação da sociedade e de gestores educacionais, para garantir que os objetivos sejam cumpridos de forma eficaz.



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