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🧮 Simulado 3 – Raciocínio Lógico Matemático
Banca: FURB
📊 Total de Questões: 40
Janeiro − 16 unidades
Fevereiro − 20 unidades
Março − 18 unidades
Abril − 23 unidades
Maio − 16 unidades
Junho − 27 unidades
Sabe-se que a média aritmética das vendas de Bruno nesses seis meses foi maior que a de Lucas em 20%. Para que Bruno alcance a meta de vender uma média aritmética mensal de 25 carros vendidos de janeiro até julho, a quantidade que ele deve vender em julho é igual a:
| Dia | Mesas | Cadeiras |
|---|---|---|
| Segunda | 12 | 48 |
| Terça | 15 | 60 |
| Quarta | 10 | 40 |
| Quinta | 18 | 72 |
| Sexta | 20 | 80 |
Padrão: cada linha segue a lógica onde o 3º número = 2º número × 2
– 8 questões de peso 2
– 6 questões de peso 3
– 4 questões de peso 5
Qual foi a média ponderada das suas questões corretas?
Qual é a área total da fachada? (Área retângulo + Área triângulo)
| Velocidade (km/h) | Consumo (km/litro) |
|---|---|
| 60 | 14 |
| 80 | 12 |
| 100 | 10 |
| 120 | 8 |
Qual é a capacidade total desse reservatório em litros? (1 m³ = 1.000 litros)
🧮 APOSTILA COMPLETA – RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA
Dicas e Macetes para Banca FURB – COM QUESTÕES REAIS!
Fundação Universidade Regional de Blumenau
🧠 MÓDULO 1: RACIOCÍNIO LÓGICO – SEQUÊNCIAS E PADRÕES
PASSO A PASSO INFALÍVEL:
- Calcule as DIFERENÇAS entre termos consecutivos
- Veja se há MULTIPLICAÇÃO ou DIVISÃO constante
- Verifique se é uma SEQUÊNCIA ESPECIAL (Fibonacci, potências, etc.)
- Identifique se há PADRÃO ALTERNADO
Sequência: 5, 8, 11, 14, ?
Diferença constante: 8-5 = 3, 11-8 = 3, 14-11 = 3
Próximo termo: 14 + 3 = 17 ✅
Sequência: 2, 6, 18, 54, ?
Razão constante: 6÷2 = 3, 18÷6 = 3, 54÷18 = 3
Próximo termo: 54 × 3 = 162 ✅
Sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8, ?
Padrão: Cada termo é a soma dos dois anteriores
Próximo termo: 5 + 8 = 13 ✅
Se a diferença entre termos não é constante, calcule a diferença das diferenças (segunda ordem)!
Exemplo: 1, 4, 9, 16, 25 → Diferenças: 3, 5, 7, 9 (PA de diferenças!)
🔢 MÓDULO 2: NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS
2.1 Operações com Números Inteiros
- ✅ Sinais IGUAIS = POSITIVO → (+) × (+) = (+) e (-) × (-) = (+)
- ✅ Sinais DIFERENTES = NEGATIVO → (+) × (-) = (-) e (-) × (+) = (-)
- (+5) × (+3) = +15
- (-5) × (-3) = +15
- (+5) × (-3) = -15
- (-5) × (+3) = -15
2.2 Frações – Operações Essenciais
MULTIPLICAÇÃO: Multiplica em linha!
2/3 × 5/4 = (2×5)/(3×4) = 10/12 = 5/6 ✅
DIVISÃO: Multiplica pela inversa!
2/3 ÷ 5/4 = 2/3 × 4/5 = 8/15 ✅
SOMA/SUBTRAÇÃO: MMC nos denominadores!
1/2 + 1/3 = (1×3 + 1×2)/(2×3) = (3+2)/6 = 5/6 ✅
Simplifique ANTES de calcular! Fica muito mais fácil.
Exemplo: 12/18 × 9/4 → Simplifica primeiro: (2/3) × (9/4) = 18/12 = 3/2
📊 MÓDULO 3: RAZÕES, PROPORÇÕES E REGRA DE TRÊS
3.1 Razões e Proporções
RAZÃO: É uma divisão entre dois números (a/b)
PROPORÇÃO: É uma igualdade entre duas razões (a/b = c/d)
PROPRIEDADE FUNDAMENTAL: Se a/b = c/d, então a×d = b×c
MÉTODO DA CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE (k):
- Some todas as partes
- Divida o total pela soma → isso é o “k”
- Multiplique k por cada parte
Dividir R$ 1.200 entre Ana, Bruno e Carlos na proporção 2:3:5
PASSO 1: Some as partes
2 + 3 + 5 = 10
PASSO 2: Calcule k
k = 1.200 ÷ 10 = 120
PASSO 3: Multiplique por cada parte
- Ana: 120 × 2 = R$ 240
- Bruno: 120 × 3 = R$ 360
- Carlos: 120 × 5 = R$ 600
CONFERÊNCIA: 240 + 360 + 600 = 1.200 ✓
3.2 Regra de Três Simples
ETAPA 1: IDENTIFIQUE SE É DIRETA OU INVERSA
- ✅ DIRETA: Aumenta um → aumenta o outro / Diminui um → diminui o outro
- ✅ INVERSA: Aumenta um → diminui o outro / Diminui um → aumenta o outro
ETAPA 2: MONTE A TABELA
“Se 3 operários constroem um muro em 12 dias, quantos dias 6 operários levarão?”
ANÁLISE: Mais operários → Menos dias (INVERSA!)
| Operários | Dias |
|---|---|
| 3 | 12 |
| 6 | x |
Como é INVERSA, multiplica em linha:
3 × 12 = 6 × x
36 = 6x
x = 36 ÷ 6
x = 6 dias ✅
FAZ SENTIDO? Sim! Dobrou operários, caiu pela metade os dias ✓
“Se 5 kg de arroz custam R$ 30, quanto custam 8 kg?”
ANÁLISE: Mais quilos → Mais reais (DIRETA!)
| Quilos | Reais |
|---|---|
| 5 | 30 |
| 8 | x |
Como é DIRETA, multiplica em cruz:
5 × x = 30 × 8
5x = 240
x = 240 ÷ 5
x = R$ 48,00 ✅
❌ NÃO multiplique em cruz quando for INVERSA!
❌ NÃO multiplique em linha quando for DIRETA!
��� SEMPRE pergunte: aumenta junto ou aumenta/diminui?
💰 MÓDULO 4: PORCENTAGEM – MACETES PODEROSOS
- 15% de 200 = (15 ÷ 100) × 200 = 0,15 × 200 = 30
- 25% de 80 = (25 ÷ 100) × 80 = 0,25 × 80 = 20
- 40% de 150 = (40 ÷ 100) × 150 = 0,40 × 150 = 60
AUMENTOS:
- Aumento de 10% → multiplica por 1,10
- Aumento de 15% → multiplica por 1,15
- Aumento de 20% → multiplica por 1,20
- Aumento de 50% → multiplica por 1,50
DESCONTOS:
- Desconto de 10% → multiplica por 0,90
- Desconto de 15% → multiplica por 0,85
- Desconto de 20% → multiplica por 0,80
- Desconto de 25% → multiplica por 0,75
Aumento: 1 + (porcentagem/100)
Desconto: 1 – (porcentagem/100)
“Um produto de R$ 200 teve aumento de 15%. Qual o novo preço?”
Novo preço = 200 × 1,15 = R$ 230,00 ✅
“Um produto de R$ 150 teve desconto de 20%. Qual o novo preço?”
Novo preço = 150 × 0,80 = R$ 120,00 ✅
Use quando o VALOR FINAL (depois do aumento/desconto) é dado e você precisa descobrir o VALOR INICIAL!
“Após um aumento de 20%, o salário ficou R$ 3.600. Qual era o salário anterior?”
RESOLUÇÃO:
Aumento de 20% → fator = 1,20
Salário inicial = 3.600 ÷ 1,20
Salário inicial = R$ 3.000,00 ✅
CONFERÊNCIA: 3.000 × 1,20 = 3.600 ✓
���� MÓDULO 5: PERMUTAÇÕES, COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE
- ⭐ PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO aparece MUITO!
- ✅ Anagramas de palavras com letras repetidas
- ✅ Cálculo de porcentagem sobre total de permutações
- ✅ Princípio fundamental da contagem
- ✅ Probabilidade básica
5.1 Permutações Simples e com Repetição ⭐ MUITO IMPORTANTE!
PERMUTAÇÃO SIMPLES (sem repetição):
Quantos anagramas tem a palavra “GATO”? (4 letras diferentes)
P(4) = 4! = 4 × 3 × 2 × 1 = 24 anagramas
PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO:
Quando há elementos REPETIDOS, divida o fatorial total pelo produto dos fatoriais de cada repetição!
Onde: n = total de elementos, n₁, n₂, n₃ = quantidades de cada elemento repetido
“Sabe-se que um anagrama de uma palavra é uma permutação das suas letras que resulta em uma palavra diferente, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Em uma competição, os participantes deveriam escrever o maior número possível de anagramas utilizando as letras da palavra ‘ESCREVER’. João conseguiu escrever 504 anagramas diferentes. Qual percentual do total de anagramas possíveis João escreveu?”
RESOLUÇÃO PASSO A PASSO:
PASSO 1: Conte TODAS as letras
ESCREVER tem 8 letras
PASSO 2: Identifique as REPETIÇÕES
- E aparece 3 vezes
- R aparece 2 vezes
- S, C, V aparecem 1 vez cada
PASSO 3: Aplique a fórmula
P = 8! / (3! × 2!)
P = 40.320 / (6 × 2)
P = 40.320 / 12
P = 3.360 anagramas totais
PASSO 4: Calcule o percentual
João escreveu 504 anagramas
Percentual = (504 / 3.360) × 100
Percentual = 0,15 × 100 = 15%
- Conte o TOTAL de letras (n)
- Identifique quais letras se repetem
- Conte quantas vezes CADA uma se repete
- Calcule n! (fatorial do total)
- Divida pelo fatorial de cada repetição
- Se pedir porcentagem: divida o valor dado pelo total e multiplique por 100
1) Anagramas de “BANANA”:
- Total: 6 letras
- A aparece 3x, N aparece 2x, B aparece 1x
- P = 6! ÷ (3! × 2!) = 720 ÷ (6 × 2) = 720 ÷ 12 = 60 anagramas
2) Anagramas de “MATEMATICA” (sem acento):
- Total: 10 letras
- A aparece 3x, T aparece 2x, M aparece 2x, E, I, C aparecem 1x cada
- P = 10! ÷ (3! × 2! × 2!) = 3.628.800 ÷ (6 × 2 × 2) = 3.628.800 ÷ 24 = 151.200 anagramas
3) Anagramas de “ARROZ”:
- Total: 5 letras
- R aparece 2x, A, O, Z aparecem 1x cada
- P = 5! ÷ 2! = 120 ÷ 2 = 60 anagramas
4) Anagramas de “MISSISSIPPI”:
- Total: 11 letras
- I aparece 4x, S aparece 4x, P aparece 2x, M aparece 1x
- P = 11! ÷ (4! × 4! × 2!) = 39.916.800 ÷ (24 × 24 × 2) = 39.916.800 ÷ 1.152 = 34.650 anagramas
5) Anagramas de “PAPAGAIO”:
- Total: 8 letras
- A aparece 3x, P aparece 2x, G, I, O aparecem 1x cada
- P = 8! ÷ (3! × 2!) = 40.320 ÷ (6 × 2) = 40.320 ÷ 12 = 3.360 anagramas
6) Anagramas de “ASSASSINO”:
- Total: 9 letras
- S aparece 4x, A aparece 2x, I, N, O aparecem 1x cada
- P = 9! ÷ (4! × 2!) = 362.880 ÷ (24 × 2) = 362.880 ÷ 48 = 7.560 anagramas
7) Anagramas de “PARALELO”:
- Total: 8 letras
- A aparece 2x, L aparece 2x, P, R, E, O aparecem 1x cada
- P = 8! ÷ (2! × 2!) = 40.320 ÷ (2 × 2) = 40.320 ÷ 4 = 10.080 anagramas
8) Anagramas de “ABACAXI”:
- Total: 7 letras
- A aparece 3x, B, C, X, I aparecem 1x cada
- P = 7! ÷ 3! = 5.040 ÷ 6 = 840 anagramas
9) Anagramas de “CONCURSO”:
- Total: 8 letras
- O aparece 2x, C aparece 2x, N, U, R, S aparecem 1x cada
- P = 8! ÷ (2! × 2!) = 40.320 ÷ (2 × 2) = 40.320 ÷ 4 = 10.080 anagramas
10) Anagramas de “XADREZ”:
- Total: 6 letras
- Todas as letras diferentes (X, A, D, R, E, Z)
- P = 6! = 720 = 720 anagramas
- ❌ Esquecer de dividir pelas repetições
- ❌ Contar errado as letras repetidas
- ❌ Multiplicar os fatoriais em vez de dividir
- ❌ Não considerar TODAS as letras (inclusive as que aparecem 1x)
5.2 Princ��pio Fundamental da Contagem (PFC)
REGRA DE OURO:
E outra escolha de N maneiras,
Então o total é M × N maneiras
Um restaurante oferece 4 entradas, 6 pratos principais e 3 sobremesas. Quantos cardápios diferentes?
Total = 4 × 6 × 3 = 72 cardápios
5.3 Combinações
PERGUNTA MÁGICA: A ordem importa?
- ✅ SIM, ordem importa: ARRANJO (ou Permutação)
- ✅ NÃO, ordem não importa: COMBINAÇÃO
De 5 pessoas, quantos grupos de 3 podem ser formados?
FÓRMULA COMPLETA:
FÓRMULA SIMPLIFICADA (mais prática):
- C(5,3) = 5! ÷ (3! × 2!)
- Método prático: (5 × 4 × 3) ÷ (3 × 2 × 1) = 60 ÷ 6 = 10 grupos
- Ou: (5 × 4) ÷ (2 × 1) = 20 ÷ 2 = 10 grupos (cancelando o 3!)
5.4 Probabilidade Básica
O resultado é sempre entre 0 e 1 (ou 0% e 100%)
Em uma urna há 5 bolas vermelhas, 3 azuis e 2 verdes. Qual a probabilidade de tirar uma bola azul?
- Casos possíveis (total de bolas): 5 + 3 + 2 = 10
- Casos favoráveis (bolas azuis): 3
- P(azul) = 3 ÷ 10 = 0,3 = 30%
⚡ MÓDULO 11: QUESTÕES ESTILO FURB COMENTADAS
ATENÇÃO: As questões apresentadas são exemplos criados para fins didáticos, seguindo o estilo e nível de dificuldade típico de provas de concurso. Todas resolvidas passo a passo com técnicas validadas da matemática!
Para questões oficiais reais, consulte sempre os editais e provas anteriores disponibilizados pela banca organizadora.
QUESTÃO 1 – Média e Porcentagem Combinadas
“Em uma concessionária de venda de carros, foi acompanhada a quantidade vendida pelos dois funcionários que estão concorrendo à vaga de gerente. A quantidade de carros vendida por Lucas foi:
- Janeiro − 16 unidades
- Fevereiro − 20 unidades
- Março − 18 unidades
- Abril − 23 unidades
- Maio − 16 unidades
- Junho − 27 unidades
Sabe-se que a média aritmética das vendas de Bruno nesses seis meses foi maior que a de Lucas em 20%. Para que Bruno alcance a meta de vender uma média aritmética mensal de 25 carros vendidos de janeiro até julho, a quantidade que ele deve vender em julho é igual a:”
RESPOSTA: B) 31 carros
RESOLUÇÃO COM OS MACETES:
PASSO 1: Média de Lucas (MACETE #30)
Média = Soma / Quantidade
Média Lucas = (16+20+18+23+16+27) / 6
Média Lucas = 120 / 6 = 20 carros/mês
PASSO 2: Média de Bruno – 20% maior (MACETE #12)
Fator multiplicador para aumento de 20% = 1,20
Média Bruno = 20 × 1,20 = 24 carros/mês
PASSO 3: Total de Bruno em 6 meses
Aplicando a média aos 6 meses: 24 × 6 = 144 carros
PASSO 4: Meta para média de 25 carros/mês em 7 meses
Para ter média 25 em 7 meses, total necessário = 25 × 7 = 175 carros
PASSO 5: Quanto precisa vender em julho?
Vendas de julho = 175 – 144 = 31 carros ✅
CONFERÊNCIA: (144 + 31) ÷ 7 = 175 ÷ 7 = 25 carros/mês ✓
QUESTÃO 2 – Fator Multiplicador Reverso
“Bernardo se hospedou em um hotel em outro país. O valor total das diárias foi acrescido de uma taxa de turismo. Essa taxa equivale a 12% do valor total das diárias. Ao receber a conta, o valor total (diárias + taxa de turismo) era de R$ 4.005,12. Por estar participando de um evento de trabalho, Bernardo optou por não pagar a taxa de turismo, que era opcional nesse caso. Porém, mesmo assim, deixou uma gorjeta para os funcionários do hotel, no valor de R$ 150,00. Pode-se afirmar que o valor total pago por Bernardo, considerando o valor total das diárias e a gorjeta foi, em reais, de:”
RESPOSTA: C) R$ 3.726,00
RESOLUÇÃO COM OS MACETES:
PASSO 1: Entenda o problema (MACETE #12)
Diárias + 12% = R$ 4.005,12
Ou seja: Diárias × 1,12 = 4.005,12
PASSO 2: Calcule o valor das diárias (REVERSO!)
Diárias = 4.005,12 / 1,12
Diárias = R$ 3.576,00
PASSO 3: Some a gorjeta
Total pago = 3.576 + 150
Total pago = R$ 3.726,00 ✅
Quando o valor FINAL (com aumento) é dado e você precisa do INICIAL:
DIVIDA pelo fator!
Valor inicial = Valor final / fator
QUESTÃO 3 – Divisão Proporcional Direta
“Ana e Maria têm 20 e 18 anos de idade, respectivamente. Elas decidiram começar a treinar corrida, de modo que a distância total percorrida, juntando a distância percorrida por cada uma delas, seja de 28,5 km. Porém, elas decidiram que a distância que será percorrida individualmente deve ser diretamente proporcional à idade. Nessas condições, a distância percorrida por Ana deve ser, em km, de:”
RESPOSTA: D) 15 km
RESOLUÇÃO COM O MACETE #10:
MÉTODO DA CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE:
- Some as idades (partes): 20 + 18 = 38
- Divida o total pela soma para achar a constante k: 28,5 ÷ 38 = 0,75
- Multiplique a constante pela idade de Ana: 0,75 × 20 = 15 km ✅
CONFERÊNCIA:
- Maria: 0,75 × 18 = 13,5 km
- Total: 15 + 13,5 = 28,5 km ✓
- Proporção: 15/20 = 0,75 e 13,5/18 = 0,75 ✓
QUESTÃO 4 – Regra de Três Inversa
“Ana cuida de 12 gatos em sua casa e tem ração para alimentá-los por 10 dias. Ela sempre fornece a mesma quantidade individual de alimento em cada refeição. Se ela adotar mais 3 gatos, essa mesma quantidade total de ração vai durar uma quantidade de dias igual a:”
RESPOSTA: A) 8 dias
RESOLUÇÃO COM O MACETE #8:
PASSO 1: Identifique a relação
Mais gatos = MENOS dias (INVERSA!)
PASSO 2: Monte a tabela
| Gatos | Dias |
|---|---|
| 12 | 10 |
| 15 | x |
PASSO 3: Como é INVERSA, multiplica em linha (não em cruz)
Na relação inversa: 12 gatos × 10 dias = 15 gatos × x dias
120 = 15x
x = 120 ÷ 15
x = 8 dias ✅
VERIFICAÇÃO: Menos gatos comem mais devagar, então 120 “porções-gato-dia” = 15 × 8 = 120 ✓
QUESTÃO 5 – Regra de Três Composta COMPLEXA
“Para produzir 120 peças de um pedido, estava previsto que 5 máquinas operassem por 6 dias, trabalhando 8 horas por dia. Porém, ao final do quarto dia de trabalho, 3 máquinas tiveram que ser retiradas da produção para manutenção. Outras duas máquinas foram utilizadas para substituí-las, mas elas t��m metade da capacidade de produção daquelas que foram para manutenção. Para que o pedido seja entregue no prazo de seis dias, pode-se afirmar que as máquinas devem continuar operando em um tempo, por dia, de:”
RESPOSTA: E) 13h e 20min
RESOLUÇÃO DETALHADA:
PASSO 1: Calcule o que JÁ FOI PRODUZIDO
- 5 máquinas × 4 dias × 8 horas = 160 “unidades de trabalho”
- Total previsto: 5 × 6 × 8 = 240 “unidades”
- Proporção produzida: 160/240 = 2/3
- Peças já prontas: 120 × (2/3) = 80 peças
- Faltam: 120 – 80 = 40 peças
PASSO 2: Analise as máquinas restantes
- Ficaram trabalhando: 5 – 3 = 2 máquinas originais
- Entraram: 2 máquinas com metade da capacidade
- 2 máquinas de meia capacidade = 1 máquina normal
- Total efetivo: 2 + 1 = 3 máquinas “normais”
PASSO 3: Regra de três composta
Se 5 máquinas em 2 dias de 8h fazem 40 peças,
3 máquinas em 2 dias de X horas fazem 40 peças
Configuração:
- Máquinas: 5 → 3 (menos máquinas = mais horas) INVERSA
- Dias: 2 → 2 (igual, não interfere)
- Horas: 8 → x
8/x = (3/5)
3x = 8 × 5
3x = 40
x = 13,333… horas
x = 13 horas e 20 minutos ✅
��� MÓDULO 6: CONJUNTOS – DIAGRAMAS E OPERAÇÕES
ORDEM INFALÍVEL PARA PROBLEMAS DE CONJUNTOS:
- PRIMEIRO: Descubra a INTERSEÇÃO (elementos em AMBOS)
- SEGUNDO: Calcule os que estão SOMENTE em A
- TERCEIRO: Calcule os que estão SOMENTE em B
- QUARTO: Calcule os que não estão em NENHUM
Onde: ∪ = união (ou), ∩ = interseção (e), n = número de elementos
“Em uma turma de 50 alunos, 30 gostam de futebol, 25 gostam de vôlei e 12 gostam de ambos. Quantos não gostam de nenhum dos dois esportes?”
PASSO 1: Interseção (ambos) = 12
PASSO 2: Somente futebol = 30 – 12 = 18
PASSO 3: Somente vôlei = 25 – 12 = 13
PASSO 4: Total que gostam de pelo menos um = 18 + 12 + 13 = 43
PASSO 5: Nenhum dos dois = 50 – 43 = 7 alunos ✅
📏 MÓDULO 7: SISTEMA MÉTRICO E CONVERSÕES
REGRA DA ESCADA:
- ✅ DESCENDO a escada: MULTIPLICA por 10 (cada degrau)
- ✅ SUBINDO a escada: DIVIDE por 10 (cada degrau)
km → hm → dam → m → dm → cm → mm
Exemplos:
- 5 km para m: desce 3 degraus → 5 × 1000 = 5.000 m
- 250 cm para m: sobe 2 degraus → 250 ÷ 100 = 2,5 m
kg → hg → dag → g → dg → cg → mg
Exemplos:
- 2 kg para g: desce 3 degraus → 2 × 1000 = 2.000 g
- 500 mg para g: sobe 3 degraus → 500 ÷ 1000 = 0,5 g
ÁREA: Multiplica/divide por 100 (10²) a cada degrau
VOLUME: Multiplica/divide por 1000 (10³) a cada degrau
📐 MÓDULO 8: RACIOCÍNIO LÓGICO GEOMÉTRICO
| FIGURA | PERÍMETRO | ÁREA |
|---|---|---|
| Quadrado | P = 4 × lado | A = lado² |
| Retângulo | P = 2(base + altura) | A = base × altura |
| Triângulo | P = soma dos lados | A = (base × altura) ÷ 2 |
| Círculo | C = 2 × π × raio | A = π × raio² |
π (Pi) = 3,14 (aproximadamente)
📈 MÓDULO 9: GRÁFICOS, TABELAS E MÉDIAS
MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES:
Notas: 7, 8, 6, 9. Qual a média?
Média = (7 + 8 + 6 + 9) ÷ 4 = 30 ÷ 4 = 7,5 ✅
MÉDIA PONDERADA:
Prova 1 (peso 2): nota 7 | Prova 2 (peso 3): nota 9
Média = (7×2 + 9×3) ÷ (2+3)
Média = (14 + 27) ÷ 5
Média = 41 ÷ 5 = 8,2 ✅
🎯 MÓDULO 10: ESTRATÉGIAS PARA SITUAÇÕES-PROBLEMA
- LEIA 2 VEZES: Primeira vez para entender, segunda para anotar dados
- IDENTIFIQUE O QUE É PEDIDO: Circule ou sublinhe a pergunta
- ANOTE OS DADOS: Separe o que você TEM e o que você QUER
- DESENHE OU ESQUEMATIZE: Um diagrama simples ajuda MUITO
- ESCOLHA O MÉTODO: Regra de três? Porcentagem? Equação?
- RESOLVA: Com calma e organização
- CONFIRA: A resposta faz sentido? Confira os cálculos!
🏆 MÓDULO 12: MACETES FINAIS E CHECKLIST FURB
- ANAGRAMAS COM REPETIÇÃO: n! dividido pelos fatoriais das repetições ⭐ NOVIDADE!
- REGRA DE TRÊS: Sempre identifique se é direta ou inversa ANTES de calcular
- PORCENTAGEM: Use fatores multiplicadores (1,20 para +20%, 0,80 para -20%)
- FATOR REVERSO: Quando o valor final é dado, DIVIDA pelo fator ⭐ NOVIDADE!
- FRAÇÕES: Simplifique ANTES de multiplicar/dividir
- CONJUNTOS: Comece sempre pela interseção (ambos)
- CONVERSÕES: Use a escada (×10 para descer, ÷10 para subir)
- EXPRESSÕES: PEMDAS – ordem correta sempre!
- PROBLEMAS: Desenhe/esquematize antes de calcular
- MÉDIA PONDERADA: Multiplica cada valor pelo peso ANTES de somar
- REGRA DE 3 COMPOSTA: Calcule o que já foi feito primeiro ⭐ NOVIDADE!
- CONFERÊNCIA: Sempre verifique se a resposta faz sentido!
- ⭐⭐⭐ Regra de Três (simples e composta) – 25% das questões!
- ⭐⭐⭐ Porcentagem e Fatores Multiplicadores – 20% das questões!
- ⭐⭐ Permutações com Repetição (Anagramas) – 15% das questões!
- ⭐⭐ Divisão Proporcional – 10% das questões!
- ⭐⭐ Médias (simples e ponderada) – 10% das questões!
- ⭐ Conjuntos – 8% das questões
- ⭐ Conversões de unidades – 7% das questões
- ⭐ Outros temas – 5% das questões
ANTES DA PROVA:
- ☐ Dormi bem (mínimo 7h)
- ☐ Tomei café da manhã
- ☐ Levei: caneta, lápis, borracha, calculadora (se permitido)
- ☐ Cheguei 30min antes
- ☐ Revisei os macetes principais ⭐ NOVO!
DURANTE A PROVA:
- ☐ Li o enunciado COM ATENÇÃO (2x se necessário)
- ☐ Identifiquei O QUE É PEDIDO
- ☐ Fiz as questões FÁCEIS primeiro
- ☐ Marquei as que tive dúvida para revisar
- ☐ Em anagramas: contei as repetições! ⭐ NOVO!
- ☐ Em regra de 3 composta: analisei o que já foi feito! ⭐ NOVO!
- ☐ Conferi TODOS os cálculos
- ☐ Verifiquei se marquei a alternativa CERTA no gabarito
| TEMA | FÓRMULA |
|---|---|
| ⭐ Permutação com Repetição | P = n! / (a! × b! × c!…) |
| Porcentagem | x% de y = (x/100) × y |
| ⭐ Fator Reverso | Valor inicial = Final / fator |
| Regra de 3 | a/b = c/x → x = (b×c)/a |
| Média Simples | M = Soma / Quantidade |
| Média Ponderada | MP = Σ(valor×peso) / Σpesos |
| Probabilidade | P = Favoráveis / Possíveis |
| Conjuntos (2) | n(A∪B) = n(A) + n(B) – n(A∩B) |
| Divisão Proporcional | Divide total pela soma das partes |
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Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos
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