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📚 Simulado – Professor de Educação Infantil
Processo Seletivo: Prefeitura de Biguaçu/SC
Banca: FURB
📝 Total de Questões: 40
O peso dos ultraprocessados
Trabalhos recentes feitos no Brasil apontam uma associação estatística significativa entre o consumo em excesso de alimentos ultraprocessados e a ocorrência de mortes evitáveis, somada à aceleração do processo de declínio cognitivo na população brasileira. Um artigo publicado em novembro de 2022 na revista American Journal of Preventive Medicine estima que, em 2019, pelo menos 57 mil óbitos prematuros no país teriam sido causados pela ingestão em demasia de ultraprocessados. Outro estudo, que saiu em dezembro de 2022 na revista científica JAMA Neurology, sugere que o consumo exacerbado desse tipo de alimento acelera em 28% o declínio da cognição geral dos adultos.
Os alimentos ultraprocessados apresentam pouco do valor nutritivo de seus ingredientes originais. A categoria, genérica, abrange um conjunto de comidas às quais foram adicionados altos teores de açúcar, gordura, sal ou compostos químicos com a finalidade de aumentar sua durabilidade ou palatabilidade. Como exemplos desse tipo de alimento, figuram embutidos como salsicha, nugget de frango, bolacha recheada, refrigerante, salgadinho, sorvete e doces industrializados. Os ultraprocessados são altamente calóricos. Comer um hambúrguer congelado de 80 gramas (g), por exemplo, equivale a ingerir 25% da quantidade diária recomendada de gordura. Uma lata de refrigerante representa 12% do total de açúcar que deveria ser consumido por uma pessoa em 24 horas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como mortes prematuras aquelas que ocorrem entre 30 e 69 anos e, portanto, não estão associadas apenas à velhice. Acidentes de carro, homicídios, quedas, envenenamentos estão entre as causas mais comuns de óbitos preveníveis, além das chamadas doenças não transmissíveis, como os problemas cardíacos, a obesidade e o câncer.
A partir de uma modelagem epidemiológica, os pesquisadores calcularam o número de mortes não naturais ligadas ao consumo de ultraprocessados no Brasil em 2019. “Nossa modelagem considera como fator de risco para a ocorrência de mortes prematuras quanto uma população consome de ultraprocessados e associa esse dado à estimativa de risco e morte por todas as causas, segundo a literatura científica internacional”, explica o biólogo Eduardo Nilson, pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (Nupens-USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, autor principal do primeiro estudo.
O trabalho considerou a Pesquisa de Orçamento Familiar 2017-2018, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como indicador do nível de consumo de comidas ultraprocessadas no país. O levantamento estimou que o percentual diário da dieta composta por ultraprocessados varia entre 13% e 21% na população brasileira, de acordo com a idade e o sexo dos entrevistados. Esses dados, mais as informações do DataSUS, do Ministério da Saúde, permitiram estimar que cerca de 57 mil mortes prematuras estavam associadas, em 2019, ao consumo de ultraprocessados. O número equivale a 10,5% de todos os óbitos precoces de brasileiros no período. Se forem consideradas apenas as vítimas fatais atribuídas a doenças não transmissíveis, o consumo de alimentos industrializados responderia por uma fatia substancialmente maior: 21,8% dos óbitos dentro dessa categoria.
O artigo, que também contou com a colaboração de colegas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Católica do Chile, projeta, ainda, como seriam três cenários em que os brasileiros diminuíssem a média total de calorias obtidas por meio do consumo desse tipo de alimento pouco saudável. Reduzir em 10% o peso desses itens na dieta evitaria 5,9 mil mortes precoces. Uma redução de 20% pouparia 12 mil óbitos. Um corte mais significativo, de 50% no consumo de ultraprocessados, implicaria 29,3 mil vidas salvas por ano.
O segundo artigo indica ter encontrado uma associação do consumo excessivo de ultraprocessados com um problema mais sutil: uma piora da performance cognitiva. O grupo investigou se uma dieta farta em comida industrializada poderia acelerar o declínio dos domínios de faculdades mentais, sobretudo das chamadas funções executivas. Além de serem importantes para o raciocínio e a capacidade de resolver problemas, essas funções regulam habilidades ligadas à autonomia, como o controle consciente de ações, pensamentos e emoções.
Os dados do trabalho foram coletados entre 2008 e 2017 pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), que conta com financiamento da FAPESP e do Ministério da Saúde. Foram analisadas informações de 10.775 pessoas, de seis cidades brasileiras – as capitais do Sudeste, além de Porto Alegre e Salvador. Todos os voluntários eram funcionários universitários ativos ou aposentados com mais de 35 anos. A média de idade de todos os participantes era de 50,6 anos. Cada voluntário foi acompanhado por oito anos, em média, e avaliado em três momentos diferentes. Os participantes foram divididos em quatro grupos, de acordo com o nível de ingestão de comida industrializada.
O desempenho cognitivo de cada grupo foi colocado à prova em testes de cognição. Quem obtinha mais de 20% de suas calorias diárias comendo ultraprocessados apresentou uma taxa de declínio geral da cognição 28% mais rápida do que o grupo que retirava menos de 20% de sua energia por meio do consumo desse tipo de alimento. O declínio da função executiva, mais ligada ao controle dos pensamentos e das ações, foi 25% mais rápido nas pessoas que ingeriam muitos ultraprocessados.
Os trabalhos que exploram a associação entre dois parâmetros, como o consumo de ultraprocessados e a ocorrência de doenças ou mortes, têm limitações. Eles indicam que há fortes correlações estatísticas de que a alteração de uma variável leva a mudanças na outra. No caso, a quantidade de comida industrializada ingerida parece influenciar no aparecimento de doenças e na quantidade de mortes prematuras. Esses estudos, no entanto, não conseguem demonstrar qual seria o mecanismo por trás dessa aparente correlação.
Retirado e adaptado de: ELER, Guilherme. O peso dos ultraprocessados. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-peso-dos-ultraprocessados/ Acesso em: 13 mar., 2023.
I. No título, a palavra peso apresenta sentido denotativo, visto que indica o aumento de peso na população, que está ligado ao consumo dos ultraprocessados.
II. No trecho “Um corte mais significativo, de 50% no consumo de ultraprocessados, implicaria 29,3 mil vidas salvas por ano”, a palavra corte apresenta um sentido pejorativo.
III. No trecho “Os dados do trabalho foram coletados entre 2008 e 2017 pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), que conta com financiamento da FAPESP e do Ministério da Saúde”, a palavra longitudinal significa de longa duração.
É correto o que se afirma em:
(__) Embora os dados apresentados no texto sejam fruto de estudos metodológica e teoricamente consistentes, esses estudos não conseguem indicar exatamente os motivos e mecanismos ligados à correlação entre o consumo de ultraprocessados e a ocorrência de doenças ou mortes.
(__) A análise empreendida nas pesquisas mencionadas no texto foi realizada a partir da correlação estatística.
(__) Ambos os estudos apresentados no texto partiram de questionários desenhados especificamente para a coleta de dados das pesquisas em questão.
(__) O primeiro estudo indicado no texto aponta para o fato de que o consumo de ultraprocessados é o principal causador de mortes prematuras no período estudado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
(__) A professora levou as crianças à biblioteca da escola.
(__) Refiro-me à educação de qualidade que todas as crianças merecem.
(__) As atividades começam às 8h e vão até às 17h.
(__) A reunião será daqui à duas horas.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. As palavras “saúde”, “país” e “baú” são acentuadas pela mesma regra: hiato formado por vogal tônica “i” ou “u” isolada na sílaba ou seguida de “s”.
II. As palavras “lúdico”, “música” e “pedagógico” são proparoxítonas e, por essa razão, recebem acento gráfico obrigatoriamente.
III. As palavras “você”, “café” e “até” são acentuadas por serem oxítonas terminadas em “e” seguido ou não de “s”.
É correto o que se afirma em:
I. No enunciado “A criança chorou porque estava com fome”, a conjunção “porque” estabelece uma relação de causa entre as orações.
II. No enunciado “Embora estivesse cansada, a professora continuou a atividade”, a conjunção “embora” estabelece uma relação de concessão entre as orações.
III. No enunciado “Estude bastante para que consiga aprovação”, a locução conjuntiva “para que” estabelece uma relação de finalidade entre as orações.
É correto o que se afirma em:
(__) É necessário paciência para trabalhar com crianças pequenas.
(__) Fazem dois anos que trabalho nesta escola de educação infantil.
(__) As atividades lúdicas é fundamental para o desenvolvimento infantil.
(__) Anexo seguem os relatórios de desenvolvimento das crianças.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. No enunciado “O professor deve valorizar a criança”, os artigos definidos “o” e “a” indicam seres determinados, conhecidos no contexto comunicativo.
II. No enunciado “Comprei um livro para uma criança”, os artigos indefinidos “um” e “uma” indicam seres indeterminados, não especificados no contexto.
III. No enunciado “Ambos os alunos faltaram hoje”, a palavra “ambos” classifica-se como numeral cardinal, indicando quantidade exata.
É correto o que se afirma em:
(__) No enunciado “Se eu tivesse tempo, brincaria mais com as crianças”, a forma verbal “tivesse” está conjugada no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
(__) No enunciado “Quando você vier à escola, conversaremos”, a forma verbal “vier” está conjugada no futuro do modo subjuntivo.
(__) No enunciado “É importante que as crianças brinquem”, a forma verbal “brinquem” está conjugada no presente do modo subjuntivo.
(__) No enunciado “Brinque com seus colegas!”, a forma verbal “brinque” está conjugada no modo imperativo afirmativo.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. No enunciado “Vim de São Paulo”, a preposição “de” estabelece uma relação semântica de origem ou procedência.
II. No enunciado “Livro de literatura infantil”, a preposição “de” estabelece uma relação semântica de assunto ou conteúdo.
III. No enunciado “Trabalho com dedicação”, a preposição “com” estabelece uma relação semântica de modo ou maneira.
É correto o que se afirma em:
(__) Os vocábulos “alegre” e “feliz” estabelecem entre si uma relação de sinonímia, apresentando sentidos semelhantes em contextos de uso.
(__) Os vocábulos “rápido” e “veloz” estabelecem entre si uma relação de antonímia, apresentando sentidos opostos.
(__) Os vocábulos “claro” e “escuro” estabelecem entre si uma relação de antonímia, apresentando sentidos opostos.
(__) Os vocábulos “bonito” e “belo” estabelecem entre si uma relação de sinonímia, apresentando sentidos semelhantes em contextos de uso.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Turma A: 15 livros
Turma B: 20 livros
Turma C: 25 livros
Turma D: 10 livros
Qual a média aritmética ponderada de livros lidos, considerando os pesos: Turma A (peso 2), Turma B (peso 3), Turma C (peso 2) e Turma D (peso 1)?
I. Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
II. Os direitos de aprendizagem devem ser garantidos por meio de experiências que promovam o desenvolvimento integral das crianças.
III. A BNCC organiza a Educação Infantil em áreas de conhecimento, seguindo a mesma estrutura do Ensino Fundamental.
É correto o que se afirma em:
(__) A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial da criança.
(__) A mediação de sujeitos mais experientes, como professores e colegas, é fundamental para que a criança avance em seu desenvolvimento.
(__) O desenvolvimento humano ocorre de forma natural e espontânea, independentemente das interações sociais e culturais.
(__) A linguagem é uma ferramenta cultural essencial para a constituição do pensamento e da consciência humana.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A avaliação tem a função de classificar e selecionar as crianças de acordo com seu desempenho acadêmico.
II. Os instrumentos de avaliação devem responder aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, utilizando múltiplas linguagens e formas de registro.
III. A avaliação do processo educativo orienta o planejamento do ensino, focando no progresso contínuo da criança e no acompanhamento de seu desenvolvimento integral.
É correto o que se afirma em:
(__) O PPP é um documento que define a identidade da instituição e orienta suas práticas pedagógicas, devendo estar articulado com as DCNs, a BNCC e o Plano Municipal de Educação.
(__) A construção do PPP deve ser coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar: professores, gestores, funcionários e famílias.
(__) O PPP é um documento estático que, uma vez elaborado, não precisa ser revisado ou atualizado.
(__) O PPP deve contemplar os princípios, objetivos, metas, ações pedagógicas e formas de avaliação da instituição.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A pedagogia tradicional centra-se no professor como transmissor de conhecimentos.
II. A pedagogia libertadora de Paulo Freire valoriza o diálogo e a conscientização crítica.
III. A pedagogia tecnicista enfatiza a formação técnica e a eficiência do processo educativo.
É correto o que se afirma em:
(__) O brincar é um direito garantido pelo ECA e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
(__) A brincadeira é uma linguagem pela qual a criança expressa, comunica e compreende o mundo.
(__) O brincar deve ser utilizado apenas como recompensa após atividades pedagógicas dirigidas.
(__) Através do brincar, a criança desenvolve aspectos cognitivos, sociais, emocionais e motores.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A cultura lúdica é construída socialmente e transmitida entre gerações de crianças.
II. A ludicidade deve permear todas as práticas pedagógicas na Educação Infantil.
III. Brincadeiras tradicionais não têm valor pedagógico na educação contemporânea.
É correto o que se afirma em:
(__) Educar e cuidar são dimensões inseparáveis na Educação Infantil.
(__) O cuidado deve ser compreendido apenas em sua dimensão física e higiênica.
(__) As práticas de cuidado são também práticas educativas que promovem autonomia.
(__) A indissociabilidade educar-cuidar é um princípio das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A linguagem oral se desenvolve nas interações sociais e comunicativas do cotidiano.
II. O professor deve corrigir imediatamente todos os “erros” de fala das crianças.
III. Rodas de conversa, contação de histórias e dramatizações favorecem o desenvolvimento da oralidade.
É correto o que se afirma em:
(__) A literatura infantil contribui para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e sensibilidade.
(__) A leitura de histórias deve ser realizada apenas quando as crianças já sabem ler.
(__) O contato com diferentes gêneros literários amplia o repertório cultural das crianças.
(__) A literatura infantil favorece o processo de alfabetização e letramento.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A música desenvolve a percepção auditiva, o ritmo, a expressão e a sensibilidade.
II. As artes plásticas e visuais devem seguir modelos prontos para garantir resultados estéticos.
III. A exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas favorece a criatividade e a expressão.
É correto o que se afirma em:
(__) A organização dos espaços deve favorecer a autonomia, a interação e a exploração das crianças.
(__) A rotina deve ser rígida e inflexível para garantir a disciplina.
(__) Os tempos devem respeitar os ritmos individuais e coletivos das crianças.
(__) A rotina oferece segurança e previsibilidade, mas deve ser flexível às necessidades das crianças.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. Os materiais devem ser variados, acessíveis e adequados à faixa etária das crianças.
II. Materiais não estruturados (sucatas, elementos naturais) não têm valor pedagógico.
III. A organização e disponibilização dos materiais influenciam a qualidade das interações e brincadeiras.
É correto o que se afirma em:
(__) A BNCC organiza a Educação Infantil em cinco campos de experiências.
(__) Os campos de experiências são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
(__) A BNCC define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada faixa etária.
(__) Os direitos de aprendizagem na BNCC são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A LDB estabelece que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica.
II. A LDB determina que a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
III. Segundo a LDB, a avaliação na Educação Infantil deve ter caráter classificatório e seletivo.
É correto o que se afirma em:
(__) O ECA estabelece que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos.
(__) O ECA garante o direito à educação, visando o pleno desenvolvimento da pessoa.
(__) Segundo o ECA, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos da criança.
(__) O ECA prevê medidas de proteção quando os direitos da criança são ameaçados ou violados.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. O planejamento deve ser flexível e considerar os interesses e necessidades das crianças.
II. O planejamento deve articular os campos de experiências e os direitos de aprendizagem da BNCC.
III. O planejamento deve ser individual e não precisa ser compartilhado com a equipe pedagógica.
É correto o que se afirma em:
(__) A dança favorece a expressão corporal, o ritmo e a coordenação motora.
(__) A dramatização permite à criança vivenciar diferentes papéis e situações.
(__) Dança e dramatização devem seguir coreografias e roteiros prontos, sem espaço para criação.
(__) Essas linguagens contribuem para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. O desenvolvimento cognitivo envolve processos de atenção, memória, percepção, linguagem e pensamento.
II. O desenvolvimento socioafetivo refere-se à construção de vínculos, identidade e regulação emocional.
III. Os aspectos cognitivos e socioafetivos se desenvolvem de forma independente e sem relação entre si.
É correto o que se afirma em:
(__) A educação inclusiva pressupõe a matrícula e permanência de todas as crianças na escola regular.
(__) Necessidades educacionais especiais referem-se apenas a deficiências físicas e sensoriais.
(__) A escola deve promover adaptações curriculares, metodológicas e de acessibilidade.
(__) O trabalho colaborativo entre professor regente e professor de educação especial é fundamental.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A Lei nº 10.639/03 torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
II. A educação para as relações étnico-raciais deve combater o racismo e valorizar a diversidade.
III. Questões étnico-raciais não devem ser abordadas na Educação Infantil por serem muito complexas.
É correto o que se afirma em:
(__) Habilidades para a vida incluem resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisão.
(__) A educação emocional envolve reconhecer, compreender e expressar emoções de forma adequada.
(__) A autorregulação é a capacidade de controlar impulsos e gerenciar emoções.
(__) As competências socioemocionais não podem ser desenvolvidas na escola.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. O PNE estabelece metas para universalizar a pré-escola e ampliar a oferta de creches.
II. O PNE prevê a valorização dos profissionais da educação através de formação e remuneração adequadas.
III. O PNE tem vigência de 5 anos e não precisa ser monitorado.
É correto o que se afirma em:
(__) As TICs podem ser recursos pedagógicos quando utilizadas de forma intencional e mediada.
(__) O uso de tecnologias digitais deve substituir as interações presenciais e brincadeiras tradicionais.
(__) É importante estabelecer limites de tempo e selecionar conteúdos adequados à faixa etária.
(__) A linguagem digital faz parte da cultura contemporânea e pode ser explorada criticamente.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. O servidor público deve pautar suas ações pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
II. O sigilo profissional deve ser mantido em relação às informações das crianças e famílias.
III. O trabalho em equipe e a comunicação efetiva são fundamentais para o bom funcionamento da instituição.
É correto o que se afirma em:
📚 Simulado 2 – Professor de Educação Infantil
Processo Seletivo: Prefeitura de Biguaçu/SC
Banca: FURB
📝 Total de Questões: 40 (Complementar)
I. Não sei por que ela faltou à reunião pedagógica.
II. A criança chorou porque estava com fome.
III. Você sabe o porquê de tanta agitação?
IV. Por quê você não participou da formação?
Estão corretas quanto ao uso dos porquês:
(__) A professora, que é muito dedicada, preparou uma atividade especial.
(__) Crianças, venham para a roda de conversa!
(__) Trouxe lápis, borracha, caderno e livros.
(__) Quando cheguei à escola; as crianças já estavam brincando.
Ao registrar V, para verdadeiras (pontuação correta), e F, para falsas (pontuação incorreta), assinale a alternativa com a sequência correta:
I. No trecho “Maria é professora. Ela trabalha com dedicação”, o pronome “ela” retoma anaforicamente “Maria”.
II. No trecho “Comprei um livro. Este livro é muito interessante”, o pronome demonstrativo “este” estabelece coesão por referenciação.
III. Conectivos como “portanto”, “assim”, “logo” estabelecem relação de conclusão entre ideias.
É correto o que se afirma em:
(__) Assisti ao filme sobre educação infantil.
(__) Prefiro brincar do que trabalhar.
(__) As crianças obedecem aos professores.
(__) Esqueci dos materiais em casa.
Ao registrar V, para verdadeiras (regência correta), e F, para falsas (regência incorreta), assinale a alternativa com a sequência correta:
I. No enunciado “Este livro aqui é meu, esse aí é seu e aquele lá é dele”, os pronomes demonstrativos indicam corretamente a distância espacial.
II. No enunciado “A professora cujo filho estuda aqui é muito dedicada”, o pronome relativo “cujo” estabelece relação de posse.
III. No enunciado “O material que comprei chegou hoje”, o pronome relativo “que” pode ser substituído por “o qual”.
É correto o que se afirma em:
(__) Nunca me contaram essa história.
(__) Contarei-te uma história amanhã.
(__) Me empresta o livro?
(__) Quem te disse isso?
Ao registrar V, para verdadeiras (colocação correta na norma culta), e F, para falsas (colocação incorreta), assinale a alternativa com a sequência correta:
I. O gênero “receita culinária” tem função social de instruir sobre o preparo de alimentos, apresentando lista de ingredientes e modo de preparo.
II. O gênero “notícia” tem função social de informar sobre fatos recentes, respondendo às perguntas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
III. O gênero “conto de fadas” tem função social de entreter e transmitir valores culturais, apresentando estrutura narrativa com personagens, tempo e espaço.
É correto o que se afirma em:
I. Em “Comprei três livros”, o numeral “três” é cardinal e indica quantidade exata.
II. Em “Moro no quinto andar”, o numeral “quinto” é ordinal e indica ordem ou posição.
III. Em “Comi metade do bolo”, o numeral “metade” é fracionário e indica parte de um todo.
É correto o que se afirma em:
Turma A: 15 livros | Turma B: 20 livros | Turma C: 10 livros | Turma D: 25 livros
Qual turma leu mais livros e qual a diferença entre a turma que mais leu e a que menos leu?
I. As primeiras instituições de Educação Infantil no Brasil tinham caráter assistencialista, voltadas para crianças pobres e filhos de trabalhadores.
II. A Constituição Federal de 1988 reconheceu a Educação Infantil como direito da criança e dever do Estado.
III. Historicamente, a Educação Infantil sempre foi valorizada como etapa educacional fundamental no Brasil.
É correto o que se afirma em:
(__) A concepção de criança como sujeito histórico e de direitos reconhece a criança como ser ativo, competente e produtor de cultura.
(__) A Sociologia da Infância compreende as crianças como atores sociais que participam e influenciam a sociedade.
(__) A concepção de infância é universal e não varia conforme contextos históricos, sociais e culturais.
(__) A criança como protagonista significa reconhecer sua capacidade de participação, expressão e tomada de decisões.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. Piaget propôs quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
II. No estágio pré-operatório (2 a 7 anos), a criança desenvolve a função simbólica, mas ainda apresenta pensamento egocêntrico.
III. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre pela interação entre maturação biológica e experiências com o meio.
É correto o que se afirma em:
(__) Wallon enfatiza a dimensão afetiva do desenvolvimento, considerando que emoção e cognição são inseparáveis.
(__) Segundo Wallon, o desenvolvimento humano é linear e ocorre em etapas fixas e universais.
(__) A teoria walloniana destaca a importância do movimento e da expressão corporal no desenvolvimento infantil.
(__) Para Wallon, a construção da pessoa ocorre nas interações sociais e no confronto entre o eu e o outro.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A psicogênese identifica níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
II. No nível silábico, a criança estabelece correspondência entre a quantidade de letras e a quantidade de sílabas orais.
III. A alfabetização deve partir de métodos tradicionais de codificação e decodificação, sem considerar as hipóteses infantis.
É correto o que se afirma em:
(__) O jogo simbólico (faz de conta) permite à criança representar situações, papéis e vivências do cotidiano.
(__) Os jogos de construção desenvolvem habilidades motoras, espaciais e criativas através da manipulação de materiais.
(__) Os jogos de regras são adequados apenas para crianças maiores, não devendo ser trabalhados na Educação Infantil.
(__) As brincadeiras tradicionais (cantigas de roda, amarelinha, pega-pega) transmitem cultura e favorecem a socialização.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. As práticas de alimentação devem respeitar as necessidades nutricionais, preferências e restrições alimentares das crianças.
II. A higiene pessoal (lavar as mãos, escovar os dentes) deve ser ensinada de forma mecânica, sem explicações sobre sua importância.
III. O sono e o repouso são necessidades fisiológicas que devem ser respeitadas, oferecendo momentos adequados de descanso.
É correto o que se afirma em:
(__) Bebês (0 a 1 ano e 6 meses) necessitam de cuidados individualizados, atenção às necessidades de alimentação, sono e troca de fraldas.
(__) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) estão desenvolvendo autonomia e devem ser incentivadas em práticas de autocuidado.
(__) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) já são completamente autônomas e não necessitam de acompanhamento nas práticas de cuidado.
(__) Em todas as faixas etárias, o cuidado deve ser realizado com afeto, respeito e atenção às singularidades de cada criança.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A corporeidade refere-se à vivência do corpo como meio de estar no mundo, expressar-se e relacionar-se.
II. A psicomotricidade integra aspectos motores, cognitivos e afetivos do desenvolvimento infantil.
III. Atividades psicomotoras desenvolvem esquema corporal, lateralidade, coordenação motora e orientação espaço-temporal.
É correto o que se afirma em:
(__) Alfabetização refere-se ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética.
(__) Letramento refere-se às práticas sociais de leitura e escrita e aos usos da língua escrita em diferentes contextos.
(__) Na Educação Infantil, deve-se priorizar a alfabetização formal e sistemática, com treino de letras e sílabas.
(__) A Educação Infantil deve promover experiências significativas com a cultura escrita, sem antecipar a escolarização.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A linguagem matemática envolve noções de número, quantidade, espaço, forma, medida e relações.
II. As experiências matemáticas devem partir de situações concretas e significativas do cotidiano das crianças.
III. Na Educação Infantil, deve-se ensinar operações matemáticas formais (adição, subtração) através de exercícios repetitivos.
É correto o que se afirma em:
(__) A linguagem científica envolve observação, experimentação, levantamento de hipóteses e investigação.
(__) As crianças devem ser incentivadas a explorar fenômenos naturais, fazer perguntas e buscar respostas.
(__) Experiências científicas na Educação Infantil devem seguir rigorosamente o método científico formal.
(__) A curiosidade natural das crianças deve ser valorizada como ponto de partida para investigações científicas.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A construção de vínculos afetivos seguros entre professor e criança é fundamental para o desenvolvimento emocional e a aprendizagem.
II. A afetividade deve ser evitada no ambiente escolar para manter a autoridade do professor.
III. O acolhimento, a escuta sensível e o respeito às emoções das crianças fortalecem os vínculos afetivos.
É correto o que se afirma em:
(__) O período de adaptação é um processo gradual que envolve criança, família e instituição.
(__) Durante a adaptação, é importante respeitar o tempo e as reações emocionais de cada criança.
(__) A presença da família no período de adaptação deve ser evitada para não dificultar o processo.
(__) O acolhimento deve ser permanente, não se restringindo apenas ao período inicial de adaptação.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A interdisciplinaridade promove o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento para compreender um objeto de estudo.
II. A transdisciplinaridade vai além da interdisciplinaridade, buscando uma integração total dos saberes e a superação das fronteiras disciplinares.
III. Na Educação Infantil, a organização por campos de experiências favorece práticas interdisciplinares e transdisciplinares.
É correto o que se afirma em:
(__) Historicamente, o currículo da Educação Infantil passou de uma concepção assistencialista para uma concepção educacional.
(__) As tendências atuais de currículo na Educação Infantil valorizam as interações, brincadeiras e experiências significativas.
(__) A didática na Educação Infantil deve priorizar aulas expositivas e transmissão de conteúdos disciplinares.
(__) O currículo da Educação Infantil deve considerar as especificidades da infância e os direitos de aprendizagem das crianças.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A política define a Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis e etapas de ensino.
II. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve substituir o ensino regular para alunos com deficiência.
III. A política preconiza a eliminação de barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais para garantir a inclusão.
É correto o que se afirma em:
(__) A lei caracteriza bullying como intimidação sistemática que causa dano ou angústia à vítima, podendo ocorrer de forma física, psicológica ou virtual.
(__) As instituições de ensino devem promover medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate à violência e à intimidação sistemática.
(__) A legislação brasileira contempla o cyberbullying como uma das formas de intimidação sistemática virtual.
(__) A lei prevê que casos de bullying devem ser registrados e encaminhados aos órgãos competentes, com comunicação às famílias envolvidas.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A escola deve promover o respeito à diversidade de gênero e orientação sexual, combatendo discriminações.
II. Questões de gênero e sexualidade devem ser abordadas de forma respeitosa e adequada à faixa etária das crianças.
III. A educação deve reforçar estereótipos de gênero para manter a ordem social tradicional.
É correto o que se afirma em:
(__) A educação em direitos humanos promove valores de respeito, dignidade, igualdade e justiça social.
(__) A escola deve ser um espaço de vivência e prática dos direitos humanos, não apenas de transmissão teórica.
(__) Direitos humanos são universais, mas podem ser relativizados conforme contextos culturais específicos.
(__) A educação em direitos humanos contribui para a formação de cidadãos críticos e participativos.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. Resiliência é a capacidade de superar adversidades, adaptar-se a situações difíceis e desenvolver-se positivamente.
II. A escola pode promover a resiliência através de vínculos afetivos, ambiente acolhedor e valorização das potencialidades.
III. A resiliência é uma característica inata e não pode ser desenvolvida através de práticas educativas.
É correto o que se afirma em:
(__) Comunicação assertiva é a habilidade de expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa.
(__) A comunicação assertiva envolve saber ouvir ativamente, compreender o outro e dialogar de forma empática.
(__) Na comunicação assertiva, deve-se impor o próprio ponto de vista sem considerar a perspectiva do outro.
(__) A escola pode desenvolver a comunicação assertiva através de rodas de conversa, mediação de conflitos e práticas dialógicas.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
I. A tomada de decisão envolve identificar o problema, analisar alternativas, avaliar consequências e escolher a melhor opção.
II. Na Educação Infantil, as crianças devem ser incentivadas a participar de decisões adequadas à sua faixa etária, desenvolvendo autonomia.
III. Todas as decisões devem ser tomadas exclusivamente pelos adultos, sem participação das crianças.
É correto o que se afirma em:
(__) A linguagem digital faz parte da cultura contemporânea e pode ser explorada de forma crítica e criativa na Educação Infantil.
(__) O uso de tecnologias digitais deve ser mediado pelo professor, com intencionalidade pedagógica e adequação à faixa etária.
(__) As tecnologias digitais devem substituir completamente as experiências concretas, brincadeiras e interações presenciais.
(__) A linguagem digital pode ser trabalhada através de jogos educativos, produção de vídeos, fotografia e outras ferramentas digitais.
Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta:
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