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Simulado Professor de Educação Infantil: Balneário Camboriú/SC

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Simulado Professor de Educação Infantil: Balneário Camboriú/SC
Questão 1 de 40

Simulado Professor de Educação Infantil

Banca: AVALIA

Cargo: Professor de Educação Infantil – Balneário Camboriú/SC

Total de Questões: 40

5
Língua Portuguesa
5
Conhecimentos Gerais
10
Temas de Educação
20
Conhecimentos Específicos
0 de 40 questões respondidas (0%)


Apostila Professor de Educação Infantil

👶 APOSTILA COMPLETA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Professor de Educação Infantil

Prefeitura de Balneário Camboriú/SC – 2025

🌟 Educar a infância é transformar o futuro! Sua aprovação está próxima! 🚀

📑 ÍNDICE COMPLETO

  • 📖 MÓDULO 1: Língua Portuguesa
  • 🌍 MÓDULO 2: Conhecimentos Gerais
  • 🎓 MÓDULO 3: Temas Educacionais
  • 👶 MÓDULO 4: Fundamentos da Educação Infantil
  • 🧠 MÓDULO 5: Desenvolvimento Infantil
  • 🎨 MÓDULO 6: Prática Pedagógica
  • 🎭 MÓDULO 7: Linguagens e Aprendizagens
  • 📊 MÓDULO 8: Metodologias e Avaliação
  • 🏥 MÓDULO 9: Saúde, Cuidado e Bem-Estar
  • 💼 MÓDULO 10: Ética e Profissionalismo
  • ✅ Resumo Final e Dicas de Prova

📖 MÓDULO 1: LÍNGUA PORTUGUESA

🎯 ESTRATÉGIA PARA A PROVA:
  • Interpretação de texto: 30% das questões
  • Sintaxe e análise: 25% das questões
  • Concordância e regência: 20% das questões
  • Pontuação e coesão: 15% das questões
  • Ortografia e acentuação: 10% das questões

1.1 Interpretação de Texto

💡 TÉCNICAS AVANÇADAS DE INTERPRETAÇÃO:
  • 📌 Ideia central: Identifique a tese defendida pelo autor
  • 📌 Argumentação: Observe os argumentos que sustentam a tese
  • 📌 Inferências: Conclusões implícitas no texto
  • 📌 Coesão: Conectivos que ligam ideias (mas, porém, portanto, logo)
  • 📌 Estrutura: Introdução, desenvolvimento, conclusão
  • 📌 Ponto de vista: Posição do autor sobre o tema

1.2 Tipologia e Gêneros Textuais

TIPO TEXTUALCARACTERÍSTICASEXEMPLOS DE GÊNEROS
NarrativoConta uma história com personagens, tempo, espaço, enredoConto, romance, crônica, fábula
DescritivoCaracteriza seres, objetos, lugaresRetrato, anúncio, cardápio
DissertativoDefende uma tese com argumentosArtigo de opinião, editorial, ensaio
ExpositivoExplica, informa sobre um temaReportagem, verbete, resumo
InjuntivoInstrui, orienta, dá ordensReceita, manual, bula

1.3 Figuras de Linguagem

🎭 PRINCIPAIS FIGURAS:

FIGURAS DE PALAVRA:

  • 🔹 Metáfora: Comparação implícita → “Meu coração é um balde despejado”
  • 🔹 Metonímia: Substituição por associação → “Li Machado de Assis” (obra pelo autor)
  • 🔹 Catacrese: Metáfora desgastada → “Pé da mesa”, “braço da cadeira”
  • 🔹 Sinestesia: Mistura de sentidos → “Voz doce”, “olhar frio”

FIGURAS DE PENSAMENTO:

  • 🔹 Hipérbole: Exagero → “Chorei rios de lágrimas”
  • 🔹 Eufemismo: Suavização → “Ele partiu” (morreu)
  • 🔹 Ironia: Dizer o contrário → “Que aluno estudioso!” (para quem não estuda)
  • 🔹 Antítese: Oposição de ideias → “Amor e ódio”, “dia e noite”
  • 🔹 Paradoxo: Contradição aparente → “Amor é fogo que arde sem se ver”

FIGURAS DE SINTAXE:

  • 🔹 Elipse: Omissão de termo → “Na sala, apenas silêncio” (havia)
  • 🔹 Zeugma: Omissão de termo já citado → “Ele gosta de futebol; eu, de vôlei”
  • 🔹 Pleonasmo: Redundância → “Subir para cima”
  • 🔹 Anáfora: Repetição no início → “Amor é fogo… Amor é ferida…”

1.4 Pronomes Demonstrativos

👉 USO DOS DEMONSTRATIVOS:

NO ESPAÇO:

  • Este, esta, isto: Perto de quem fala → “Este livro aqui”
  • Esse, essa, isso: Perto de quem ouve → “Esse livro aí”
  • Aquele, aquela, aquilo: Longe dos dois → “Aquele livro lá”

NO TEMPO:

  • Este: Presente ou futuro próximo → “Este ano está difícil”
  • Esse: Passado próximo → “Nesse ano que passou”
  • Aquele: Passado distante → “Naquele tempo…”

NO TEXTO (ANAFÓRICO/CATAFÓRICO):

  • Este: Retoma o que será dito (catáfora) → “Quero dizer isto: estude!”
  • Esse: Retoma o que foi dito (anáfora) → “Estudou muito. Esse é o caminho.”

1.5 Relações Semânticas (Conectivos)

RELAÇÃOCONECTIVOSEXEMPLO
Oposição/Contrastemas, porém, contudo, todavia, entretantoEstudou, mas não passou
Conclusãoportanto, logo, assim, por issoEstudou, portanto passou
Concessãoembora, ainda que, mesmo queEmbora estudasse, não passou
Causalidadeporque, pois, já que, visto quePassou porque estudou
Adiçãoe, nem, também, além dissoEstudou e passou
Alternânciaou, ou…ou, ora…ora, quer…querEstuda ou trabalha

1.6 Sinonímia e Antonímia

📝 EXEMPLOS PRÁTICOS:

SINÔNIMOS (palavras com sentido semelhante):

  • 🔹 Casa = residência, lar, moradia, habitação
  • 🔹 Bonito = belo, formoso, lindo, atraente
  • 🔹 Inteligente = esperto, sagaz, perspicaz, astuto

ANTÔNIMOS (palavras com sentido oposto):

  • 🔹 Bonito ≠ feio
  • 🔹 Alto ≠ baixo
  • 🔹 Amor ≠ ódio
  • 🔹 Claro ≠ escuro

1.7 Sintaxe da Oração (Período Simples)

📐 TERMOS DA ORAÇÃO:

TERMOS ESSENCIAIS:

  • 🔹 Sujeito: Ser sobre quem se declara algo → “O aluno estuda”
  • 🔹 Predicado: Declaração sobre o sujeito → “O aluno estuda muito”

TIPOS DE SUJEITO:

  • Simples: Um núcleo → “O professor chegou”
  • Composto: Dois ou mais núcleos → “João e Maria chegaram”
  • Oculto/Elíptico: Não aparece, mas é identificável → “Estudei muito” (eu)
  • Indeterminado: Não se sabe quem → “Falaram mal de você”
  • Inexistente: Não existe (verbos impessoais) → “Choveu ontem”

TIPOS DE PREDICADO:

  • 🔹 Verbal: Verbo de ação → “O aluno estuda matemática”
  • 🔹 Nominal: Verbo de ligação + predicativo → “O aluno é inteligente”
  • 🔹 Verbo-nominal: Ação + estado → “O aluno chegou cansado”

TERMOS INTEGRANTES:

  • 🔹 Objeto Direto: Complemento sem preposição → “Comprei um livro”
  • 🔹 Objeto Indireto: Complemento com preposição → “Gosto de música”
  • 🔹 Complemento Nominal: Complementa nome → “Tenho medo de altura”
  • 🔹 Agente da Passiva: Quem pratica ação na voz passiva → “O livro foi escrito pelo autor”

TERMOS ACESSÓRIOS:

  • 🔹 Adjunto Adnominal: Caracteriza substantivo → “O meu livro novo”
  • 🔹 Adjunto Adverbial: Circunstância → “Estudei ontem à noite”
  • 🔹 Aposto: Explica termo anterior → “Maria, professora da escola, chegou”
  • 🔹 Vocativo: Chamamento → “Maria, venha aqui!”

1.8 Sintaxe do Período (Período Composto)

🔗 PERÍODO COMPOSTO:

POR COORDENAÇÃO (orações independentes):

  • Aditiva: e, nem → “Estudei e passei”
  • Adversativa: mas, porém → “Estudei, mas não passei”
  • Alternativa: ou → “Estuda ou trabalha”
  • Conclusiva: logo, portanto → “Estudei, logo passei”
  • Explicativa: pois, porque → “Estude, pois a prova é amanhã”

POR SUBORDINAÇÃO (oração dependente):

Substantivas (função de substantivo):

  • 🔹 Subjetiva: “É necessário que você estude” (sujeito)
  • 🔹 Objetiva Direta: “Quero que você estude” (objeto direto)
  • 🔹 Objetiva Indireta: “Preciso de que você estude” (objeto indireto)
  • 🔹 Predicativa: “O problema é que não estudei” (predicativo)
  • 🔹 Completiva Nominal: “Tenho certeza de que passarei” (complemento nominal)
  • 🔹 Apositiva: “Só quero isto: que você estude” (aposto)

Adjetivas (função de adjetivo):

  • 🔹 Restritiva: Sem vírgula, restringe → “Alunos que estudam passam”
  • 🔹 Explicativa: Com vírgula, explica → “Os alunos, que estudam, passam”

Adverbiais (função de advérbio):

  • 🔹 Causal: porque, já que → “Passei porque estudei”
  • 🔹 Concessiva: embora, ainda que → “Embora estudasse, não passou”
  • 🔹 Condicional: se, caso → “Se estudar, passará”
  • 🔹 Temporal: quando, enquanto → “Quando estudava, aprendia”
  • 🔹 Final: para que, a fim de que → “Estudo para que passe”
  • 🔹 Consecutiva: que (precedido de tão, tal) → “Estudou tanto que passou”
  • 🔹 Comparativa: como, que → “Estuda mais que trabalha”
  • 🔹 Conformativa: conforme, como → “Fiz conforme orientou”
  • 🔹 Proporcional: à medida que → “À medida que estudo, aprendo”

1.9 Funções do “QUE” e do “SE”

🔍 FUNÇÕES DO “QUE”:
  • Pronome relativo: Retoma termo anterior → “O livro que comprei”
  • Conjunção integrante: Inicia oração substantiva → “Quero que estude”
  • Conjunção coordenativa: Explicativa ou aditiva → “Estude, que é importante”
  • Conjunção subordinativa: Causal, consecutiva, comparativa → “Tão bom que passou”
  • Pronome interrogativo: Em perguntas → “Que horas são?”
  • Advérbio de intensidade: Equivale a “quão” → “Que linda!”
  • Substantivo: Precedido de artigo → “Ela tem um quê especial”
  • Preposição: Equivale a “de” → “Tenho que sair”
  • Partícula expletiva: Pode ser retirada → “Quase que caí”
🔍 FUNÇÕES DO “SE”:
  • Pronome apassivador: Voz passiva sintética → “Vendem-se casas”
  • Índice de indeterminação: Sujeito indeterminado → “Precisa-se de ajuda”
  • Pronome reflexivo: Ação sobre si mesmo → “Ele se machucou”
  • Pronome recíproco: Ação mútua → “Eles se abraçaram”
  • Parte integrante do verbo: Verbo pronominal → “Ele se arrependeu”
  • Conjunção integrante: Inicia oração substantiva → “Não sei se virá”
  • Conjunção condicional: Equivale a “caso” → “Se estudar, passará”
  • Partícula expletiva: Realce → “Passaram-se os anos”

1.10 Crase (Acento Grave)

📍 REGRAS DA CRASE:

CRASE = A (preposição) + A (artigo)

CASOS OBRIGATÓRIOS:

  • Antes de palavra feminina: “Fui à escola”
  • Horas determinadas: “Às 8h”, “às 14h30”
  • Locuções femininas: à noite, à tarde, às vezes, à vontade, à toa
  • “À moda de”: bife à milanesa, frango à passarinho
  • Antes de “qual/quais”: “A situação à qual me refiro”

CASOS PROIBIDOS:

  • Antes de verbo: “Começou a chover”
  • Antes de masculino: “Andar a cavalo”
  • Antes de pronome (maioria): “Refiro-me a ela”
  • Entre palavras repetidas: cara a cara, frente a frente
  • Antes de artigo indefinido: “Fui a uma festa”
  • Antes de plural sem artigo: “Refiro-me a pessoas”

CASOS FACULTATIVOS:

  • 🔹 Antes de pronome possessivo feminino: “Fui a/à sua casa”
  • 🔹 Antes de nome próprio feminino: “Refiro-me a/à Maria”
  • 🔹 Depois de “até”: “Fui até a/à escola”

MACETE DO “AO”:

Substitua a palavra feminina por uma masculina. Se aparecer “AO”, use crase!

  • ✅ “Fui à escola” → Fui AO colégio (tem crase!)
  • ❌ “Fui a pé” → Fui A cavalo (sem crase!)

1.11 Pontuação

📍 SINAIS DE PONTUAÇÃO:

VÍRGULA (,):

  • ✅ Separar itens de enumeração
  • ✅ Isolar vocativo: “Maria, venha aqui!”
  • ✅ Isolar aposto: “Maria, professora, chegou”
  • ✅ Deslocar adjunto adverbial: “Ontem, estudei muito”
  • ✅ Separar orações coordenadas: “Estudei, mas não passei”
  • ✅ Isolar expressões explicativas: “Isto é, ou seja, por exemplo”
  • NUNCA entre sujeito e verbo: “Os alunos, estudaram” (ERRADO)
  • NUNCA entre verbo e complemento: “Comprei, livros” (ERRADO)

PONTO E VÍRGULA (;):

  • ✅ Separar orações com vírgulas internas
  • ✅ Separar itens de enumeração complexa

DOIS-PONTOS (:):

  • ✅ Introduzir citação, enumeração ou explicação
  • ✅ Exemplo: “O professor disse: ‘Estudem!'”

TRAVESSÃO (—):

  • ✅ Indicar fala de personagem
  • ✅ Isolar expressões (substitui vírgula ou parênteses)

1.12 Concordância Verbal e Nominal

⚖️ CONCORDÂNCIA VERBAL:

REGRA GERAL:

Verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

CASOS ESPECIAIS:

  • Sujeito composto antes do verbo: Plural → “João e Maria chegaram”
  • Sujeito composto depois: Plural ou concorda com o mais próximo → “Chegou/Chegaram João e Maria”
  • Sujeito coletivo: Singular → “A multidão gritava”
  • Expressões partitivas: Singular ou plural → “A maioria dos alunos estuda/estudam”
  • Porcentagem: Concorda com o numeral ou com o termo seguinte → “1% faltou”, “50% faltaram”, “50% dos alunos faltaram”
  • “Mais de um”: Singular → “Mais de um aluno faltou”
  • “Qual de nós”: Verbo na 3ª pessoa ou concorda com o pronome → “Qual de nós fará/faremos?”
  • Pronome relativo “que”: Concorda com o antecedente → “Fui eu que fiz”
  • Pronome relativo “quem”: 3ª pessoa ou concorda com o antecedente → “Fui eu quem fez/fiz”
⚖️ CONCORDÂNCIA NOMINAL:

REGRA GERAL:

Adjetivo, artigo, numeral e pronome concordam com o substantivo em gênero e número.

CASOS ESPECIAIS:

  • Adjetivo após substantivos: Concorda com o mais próximo ou vai para o plural → “Comprei camisa e vestido novo/novos”
  • Adjetivo antes de substantivos: Concorda com o mais próximo → “Comprei nova camisa e vestido”
  • “Anexo, incluso, obrigado”: Concordam → “Seguem anexas as fotos”, “Obrigada (mulher)”
  • “Meio” (advérbio): Invariável → “Ela está meio cansada”
  • “Meio” (numeral): Concorda → “Tomei meia garrafa”
  • “Bastante” (advérbio): Invariável → “Elas são bastante inteligentes”
  • “Bastante” (pronome): Concorda → “Bastantes alunos faltaram”

1.13 Regência Verbal e Nominal

🔗 PRINCIPAIS REGÊNCIAS VERBAIS:
  • Assistir: Ver (VTI – a) / Ajudar (VTD) → “Assisti ao filme”, “Assisti o paciente”
  • Aspirar: Respirar (VTD) / Desejar (VTI – a) → “Aspirei o ar”, “Aspiro ao cargo”
  • Visar: Mirar (VTD) / Desejar (VTI – a) → “Visei o alvo”, “Viso ao sucesso”
  • Obedecer/Desobedecer: VTI (a) → “Obedeço às regras”
  • Preferir: VTD + VTI (a) → “Prefiro café a chá” (nunca “do que”)
  • Implicar: Acarretar (VTD) / Antipatizar (VTI – com) → “Isso implica mudanças”, “Implico com ele”
  • Pagar/Perdoar: Coisa (VTD) / Pessoa (VTI – a) → “Paguei a conta”, “Paguei ao credor”
  • Informar/Avisar: Coisa (VTD) + Pessoa (VTI) ou vice-versa → “Informei o fato ao diretor” ou “Informei o diretor do fato”
  • Esquecer/Lembrar: Sem pronome (VTD) / Com pronome (VTI – de) → “Esqueci o livro”, “Esqueci-me do livro”
  • Chegar/Ir: VTI (a, de) → “Cheguei à escola”, “Vou ao cinema” (nunca “em”)
  • Namorar: VTD → “Namoro Maria” (sem preposição)
  • Simpatizar/Antipatizar: VTI (com) → “Simpatizo com ela” (sem pronome)
🔗 REGÊNCIA NOMINAL:
  • Acessível, acostumado, atento, benéfico, contrário, favorável, grato, nocivo, paralelo, sensível: A
  • Apto, capaz, digno, passível: A, DE, PARA
  • Ansioso, apto, ávido, capaz, certo, curioso, desejoso, digno, passível: DE
  • Compatível, contemporâneo, cuidadoso, descontente, relacionado: COM
  • Diferente, distante, isento, livre, longe: DE
  • Fácil, difícil, necessário, útil: A, DE, PARA
  • Impróprio, inadequado, incapaz, indigno: PARA
  • Junto: A, COM, DE
  • Natural, residente, morador: DE, EM
  • Próximo, semelhante, superior, inferior, anterior, posterior: A

1.14 Tempos e Modos Verbais

MODOTEMPOUSOEXEMPLO
INDICATIVO
(certeza)
PresenteAção atual, habitual, verdade universalEu estudo
Pretérito PerfeitoAção concluída no passadoEu estudei
Pretérito ImperfeitoAção contínua no passadoEu estudava
Pretérito Mais-que-perfeitoAção anterior a outra no passadoEu estudara
Futuro do PresenteAção futura certaEu estudarei
Futuro do PretéritoAção futura em relação ao passado, hipóteseEu estudaria
SUBJUNTIVO
(dúvida, hipótese)
PresenteDúvida, desejo no presenteQue eu estude
Pretérito ImperfeitoHipótese no passadoSe eu estudasse
FuturoHipótese no futuroQuando eu estudar
IMPERATIVO
(ordem, pedido)
AfirmativoOrdem, pedidoEstuda tu / Estude você
NegativoProibiçãoNão estudes tu / Não estude você

1.15 Tempos Compostos

📝 FORMAÇÃO DOS TEMPOS COMPOSTOS:

ESTRUTURA: TER/HAVER (auxiliar) + PARTICÍPIO (verbo principal)

  • Pretérito Perfeito Composto (Indicativo): Tenho estudado (ação repetida até o presente)
  • Pretérito Mais-que-perfeito Composto: Tinha estudado (ação anterior a outra no passado)
  • Futuro do Presente Composto: Terei estudado (ação futura concluída antes de outra)
  • Futuro do Pretérito Composto: Teria estudado (hipótese no passado)
  • Pretérito Perfeito Composto (Subjuntivo): Tenha estudado (dúvida sobre ação concluída)
  • Pretérito Mais-que-perfeito Composto (Subjuntivo): Tivesse estudado (hipótese no passado)
  • Futuro Composto (Subjuntivo): Tiver estudado (hipótese futura concluída)

PARTICÍPIOS IRREGULARES:

  • 🔹 Abrir → aberto
  • 🔹 Cobrir → coberto
  • 🔹 Dizer → dito
  • 🔹 Escrever → escrito
  • 🔹 Fazer → feito
  • 🔹 Pôr → posto
  • 🔹 Ver → visto
  • 🔹 Vir → vindo

PARTICÍPIOS DUPLOS (abundantes):

  • 🔹 Aceitar → aceitado (ter/haver) / aceito (ser/estar)
  • 🔹 Entregar → entregado / entregue
  • 🔹 Imprimir → imprimido / impresso
  • 🔹 Pagar → pagado / pago

1.16 Colocação Pronominal

📍 POSIÇÕES DO PRONOME OBLÍQUO:

PRÓCLISE (antes do verbo):

  • Palavras negativas: “Não me chame”
  • Advérbios: “Sempre me lembro”
  • Pronomes indefinidos: “Alguém me chamou”
  • Pronomes relativos: “A pessoa que me ajudou”
  • Conjunções subordinativas: “Quando me vir, avise”
  • Frases interrogativas: “Quem te disse?”
  • Frases exclamativas: “Como te amo!”
  • Frases optativas (desejo): “Deus te abençoe!”

ÊNCLISE (depois do verbo):

  • Início de frase: “Chamei-te ontem”
  • Imperativo afirmativo: “Chama-me depois”
  • Infinitivo impessoal: “É preciso chamar-te”
  • Gerúndio (sem “em”): “Saiu chamando-me”
  • Pausa antes do verbo: “Se possível, chame-me”

MESÓCLISE (no meio do verbo):

  • Futuro do presente: “Chamar-te-ei amanhã”
  • Futuro do pretérito: “Chamar-te-ia se pudesse”
  • ⚠️ Só quando não houver palavra atrativa!

LOCUÇÕES VERBAIS:

  • Antes do auxiliar: “Não te vou chamar”
  • Depois do auxiliar: “Vou-te chamar”
  • Depois do principal: “Vou chamar-te”

🌍 MÓDULO 2: CONHECIMENTOS GERAIS

2.1 Cultura e Sociedade Brasileira

🎭 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS:

LITERATURA:

  • 📚 Machado de Assis: Maior escritor brasileiro, realismo, “Dom Casmurro”
  • 📚 Clarice Lispector: Prosa introspectiva, “A Hora da Estrela”
  • 📚 Jorge Amado: Retrato da Bahia, “Capitães da Areia”
  • 📚 Carlos Drummond de Andrade: Poesia modernista
  • 📚 Cecília Meireles: Poesia lírica, “Romanceiro da Inconfidência”

MÚSICA:

  • 🎵 Samba: Patrimônio cultural, origem afro-brasileira
  • 🎵 Bossa Nova: Tom Jobim, João Gilberto, “Garota de Ipanema”
  • 🎵 MPB: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil
  • 🎵 Forró: Luiz Gonzaga, cultura nordestina
  • 🎵 Tropicália: Movimento cultural dos anos 60

CINEMA:

  • 🎬 Cinema Novo: Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”
  • 🎬 Filmes premiados: “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Tropa de Elite”

ARTES PLÁSTICAS:

  • 🎨 Tarsila do Amaral: Modernismo, “Abaporu”
  • 🎨 Candido Portinari: Muralismo, “Os Retirantes”
  • 🎨 Di Cavalcanti: Pintura modernista brasileira

2.2 Política Brasileira

🏛️ ESTRUTURA POLÍTICA:

OS TRÊS PODERES:

EXECUTIVO:

  • 🇧🇷 Federal: Presidente (4 anos, reeleição permitida)
  • 🏛️ Estadual: Governador
  • 🏙️ Municipal: Prefeito
  • ⚙️ Função: Administrar, executar leis

LEGISLATIVO:

  • 🏛️ Federal: Congresso Nacional (Câmara + Senado)
  • 📜 Câmara: 513 deputados federais (4 anos)
  • 📜 Senado: 81 senadores (8 anos)
  • 🏛️ Estadual: Assembleia Legislativa (deputados estaduais)
  • 🏙️ Municipal: Câmara de Vereadores
  • ⚖️ Função: Criar leis, fiscalizar

JUDICIÁRIO:

  • ⚖️ STF: Supremo Tribunal Federal (Constituição)
  • ⚖️ STJ: Superior Tribunal de Justiça (leis federais)
  • ⚖️ TSE: Tribunal Superior Eleitoral
  • ⚖️ TST: Tribunal Superior do Trabalho
  • ⚖️ Função: Julgar, aplicar a lei

2.3 Descobertas Científicas e Tecnológicas

🔬 INOVAÇÕES RECENTES:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

  • 🤖 ChatGPT e IA Generativa: Transformação na educação e trabalho
  • 🤖 Impactos: Automação, assistentes virtuais, diagnósticos médicos

SAÚDE:

  • 💉 Vacinas mRNA: Tecnologia revolucionária (COVID-19)
  • 🧬 Edição genética (CRISPR): Tratamento de doenças
  • 🏥 Telemedicina: Consultas à distância

ENERGIA E MEIO AMBIENTE:

  • ☀️ Energia solar: Crescimento exponencial
  • 🔋 Carros elétricos: Transição energética
  • ♻️ Economia circular: Redução de resíduos

TECNOLOGIA:

  • 📱 5G: Internet ultrarrápida
  • ☁️ Computação em nuvem: Armazenamento e processamento
  • 🔐 Blockchain: Segurança e transparência

2.4 Meio Ambiente e Cidadania

🌱 POLÍTICAS AMBIENTAIS:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS:

  • 🌡️ Aquecimento global: Aumento da temperatura média
  • 💨 Efeito estufa: Gases (CO₂, metano)
  • 🌊 Consequências: Eventos extremos, derretimento de geleiras

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

  • ♻️ Conceito: Suprir necessidades sem comprometer futuras gerações
  • 🎯 ODS (ONU): 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • 🌍 Agenda 2030: Metas globais

POLÍTICAS NO BRASIL:

  • 🌳 Código Florestal: Proteção de vegetação nativa
  • ♻️ Política Nacional de Resíduos Sólidos: Gestão de lixo
  • 🏞️ Unidades de Conservação: Parques e reservas
  • 💧 Recursos hídricos: Gestão de água

CIDADANIA AMBIENTAL:

  • ♻️ Coleta seletiva: Separação de resíduos
  • 💧 Economia de água: Uso consciente
  • 💡 Eficiência energética: Redução de consumo
  • 🌱 Consumo consciente: Reduzir, reutilizar, reciclar

2.5 Panorama Contemporâneo

📰 TEMAS ATUAIS (2024-2025):

BRASIL:

  • 🏛️ Política: Governo federal, reformas, eleições municipais
  • 💰 Economia: Inflação, taxa de juros, emprego
  • 🎓 Educação: Implementação da BNCC, ensino híbrido
  • 🏥 Saúde: SUS, vacinação, saúde mental

INTERNACIONAL:

  • 🌍 Conflitos: Guerras, tensões geopolíticas
  • 🌡️ Clima: COPs, acordos climáticos
  • 💻 Tecnologia: IA, regulamentação digital
  • 🏥 Saúde global: Pandemias, cooperação internacional

2.6 Legislações Municipais

📜 LEGISLAÇÕES DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ:

LEI COMPLEMENTAR 12/2015:

Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Municipais

  • 📋 Estrutura de cargos: Organização das carreiras
  • 💰 Vencimentos: Tabela salarial
  • 📈 Progressão: Critérios de evolução funcional

LEI ORDINÁRIA 1.836/1999:

Estatuto do Magistério Público Municipal

  • 👨‍🏫 Carreira docente: Estrutura e organização
  • 📚 Direitos e deveres: Dos profissionais da educação
  • 🎓 Formação: Requisitos e qualificação

LEI ORDINÁRIA 1.069/1991:

Estatuto dos Servidores Públicos Municipais

  • 📋 Regime jurídico: Direitos e deveres dos servidores
  • ⚖️ Responsabilidades: Administrativas, civis e penais
  • 🏥 Benefícios: Licenças, férias, aposentadoria

⚠️ IMPORTANTE: Leia as legislações completas no site oficial da Prefeitura de Balneário Camboriú antes da prova!

🎓 MÓDULO 3: TEMAS EDUCACIONAIS

3.1 Fundamentos da Educação

📚 PRINCIPAIS CORRENTES PEDAGÓGICAS:

PEDAGOGIA TRADICIONAL:

  • 📖 Foco: Transmissão de conhecimento
  • 👨‍🏫 Professor: Centro do processo, detentor do saber
  • 👨‍🎓 Aluno: Receptor passivo
  • 📝 Método: Aulas expositivas, memorização

PEDAGOGIA NOVA (ESCOLANOVISMO):

  • 🎯 Foco: Aluno como centro
  • 👨‍🏫 Professor: Facilitador, orientador
  • 👨‍🎓 Aluno: Ativo, construtor do conhecimento
  • 🎨 Método: Aprender fazendo, experiências
  • 📚 Representantes: John Dewey, Anísio Teixeira

PEDAGOGIA LIBERTADORA (PAULO FREIRE):

  • 🗣️ Foco: Educação como prática de liberdade
  • 💬 Método: Diálogo, problematização
  • 🧠 Objetivo: Conscientização crítica
  • 🌍 Contexto: Realidade do educando

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:

  • 📚 Foco: Conhecimento historicamente acumulado
  • ⚖️ Objetivo: Transformação social
  • 🎯 Método: Prática-teoria-prática
  • 📖 Representante: Dermeval Saviani

3.2 Teorias da Aprendizagem

TEÓRICOTEORIAPRINCIPAIS CONCEITOS
Jean PiagetConstrutivismo / Epistemologia GenéticaEstágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal). Assimilação e acomodação. Equilibração.
Lev VygotskySociointeracionismo / SocioconstrutivismoZona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Mediação. Linguagem como ferramenta. Aprendizagem precede desenvolvimento.
Henri WallonDesenvolvimento IntegralAfetividade, cognição e movimento integrados. Emoção é fundamental. Estágios: impulsivo-emocional, sensório-motor, personalismo, categorial, puberdade.
Paulo FreirePedagogia LibertadoraEducação bancária x problematizadora. Diálogo. Conscientização. Autonomia. Educação como prática de liberdade.
David AusubelAprendizagem SignificativaConhecimento prévio. Organizadores prévios. Aprendizagem mecânica x significativa. Ancoragem de novos conhecimentos.

3.3 Políticas Educacionais

📜 LDB 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES:

PRINCÍPIOS (Art. 3º):

  • ⚖️ Igualdade de condições para acesso e permanência
  • 🗣️ Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar
  • 🌈 Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas
  • 🎯 Garantia de padrão de qualidade
  • 🤝 Gestão democrática do ensino público
  • 🌍 Valorização da experiência extraescolar
  • 🏫 Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais

EDUCAÇÃO BÁSICA:

  • 👶 Educação Infantil: 0 a 5 anos (creche 0-3, pré-escola 4-5)
  • 📖 Ensino Fundamental: 9 anos (6 a 14 anos)
  • 🎓 Ensino Médio: 3 anos (15 a 17 anos)

EDUCAÇÃO INFANTIL (Art. 29-31):

  • 🎯 Finalidade: Desenvolvimento integral (físico, psicológico, intelectual, social)
  • 📚 Avaliação: Sem objetivo de promoção
  • Carga horária: Mínimo 800 horas anuais, 200 dias letivos
  • 👥 Atendimento: Mínimo 4 horas diárias (parcial), 7 horas (integral)

3.4 Plano Nacional de Educação (PNE)

🎯 PNE 2014-2024 (Lei 13.005/2014):

20 METAS PRINCIPAIS:

  • Meta 1: Universalizar Educação Infantil (pré-escola) e ampliar creches
  • Meta 2: Universalizar Ensino Fundamental
  • Meta 4: Universalizar Educação Especial inclusiva
  • Meta 7: Qualidade da Educação Básica (IDEB)
  • Meta 15: Formação de professores em nível superior
  • Meta 16: Formação continuada e pós-graduação
  • Meta 17: Valorização dos profissionais do magistério
  • Meta 18: Planos de carreira para profissionais da educação
  • Meta 19: Gestão democrática
  • Meta 20: Investimento de 10% do PIB em educação

3.5 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

📋 BNCC – COMPETÊNCIAS GERAIS:

10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

  1. Conhecimento: Valorizar e utilizar conhecimentos historicamente construídos
  2. Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar curiosidade intelectual
  3. Repertório cultural: Valorizar e fruir manifestações artísticas e culturais
  4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens
  5. Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
  6. Trabalho e projeto de vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências
  7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis
  8. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, cuidar de sua saúde física e emocional
  9. Empatia e cooperação: Exercitar empatia, diálogo, resolução de conflitos
  10. Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia e responsabilidade

3.6 Inclusão e Diversidade

♿ LEI 13.146/2015 – ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA:

DIREITO À EDUCAÇÃO (Art. 27-28):

  • Sistema educacional inclusivo: Todos os níveis e modalidades
  • Aprendizagem ao longo da vida: Desenvolvimento de talentos e habilidades
  • Não exclusão: Proibido recusar matrícula por motivo de deficiência
  • Acessibilidade: Arquitetônica, comunicacional, pedagógica, atitudinal
  • Profissionais de apoio: Auxiliar nas atividades de alimentação, higiene e locomoção
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE): Complementar ou suplementar
  • Tecnologia assistiva: Recursos e serviços que promovam funcionalidade
🌍 LEIS 10.639/03 E 11.645/08:

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA:

  • 📚 Obrigatoriedade: Ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena
  • 🎯 Conteúdos: História da África, cultura negra, luta dos negros, povos indígenas
  • 📅 Datas: 20 de novembro (Consciência Negra), 19 de abril (Dia do Índio)
  • 🌈 Objetivo: Valorizar diversidade étnico-racial, combater racismo

3.7 Gestão e Organização Escolar

🏫 GESTÃO DEMOCRÁTICA:

PRINCÍPIOS:

  • 🗳️ Participação: Comunidade escolar nas decisões
  • 🤝 Transparência: Prestação de contas
  • ⚖️ Autonomia: Pedagógica, administrativa e financeira
  • 📋 Colegiados: Conselho escolar, APM, grêmio estudantil

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP):

  • 🎯 Identidade: Define missão, visão e valores da escola
  • 📚 Currículo: Organização dos conteúdos e metodologias
  • 📊 Avaliação: Critérios e instrumentos
  • 👥 Construção coletiva: Participação de toda comunidade
  • 🔄 Revisão periódica: Documento vivo, em constante atualização

3.8 Metodologias de Ensino

🎯 METODOLOGIAS ATIVAS:

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS:

  • 🔄 Sala de aula invertida: Conteúdo em casa, atividades na escola
  • 🎮 Gamificação: Elementos de jogos na aprendizagem
  • 🧩 Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Resolver situações reais
  • 📚 Aprendizagem baseada em projetos: Projetos interdisciplinares
  • 👥 Aprendizagem colaborativa: Trabalho em grupo, cooperação
  • 🎭 Rotação por estações: Atividades diversificadas em grupos
  • 📱 Ensino híbrido: Combinação de presencial e online

3.9 Avaliação da Aprendizagem

📊 CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:

  • 🔍 Objetivo: Identificar conhecimentos prévios
  • Momento: Início do processo
  • 🎯 Função: Planejar intervenções

AVALIAÇÃO FORMATIVA:

  • 🔄 Objetivo: Acompanhar o processo de aprendizagem
  • Momento: Durante todo o processo
  • 🎯 Função: Regular, ajustar, reorientar
  • Características: Contínua, processual, feedback constante

AVALIAÇÃO SOMATIVA:

  • 📝 Objetivo: Verificar resultados finais
  • Momento: Final do processo
  • 🎯 Função: Classificar, certificar

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS:

  • 📋 Observação: Registro sistemático
  • 📂 Portfólio: Compilação de trabalhos
  • 📝 Autoavaliação: Reflexão do aluno
  • 🗣️ Seminários: Apresentações orais
  • 🎨 Produções: Textos, desenhos, projetos

3.10 Tecnologias Digitais na Educação

💻 RECURSOS TECNOLÓGICOS:

FERRAMENTAS DIGITAIS:

  • 📱 Aplicativos educacionais: Jogos, quizzes, simuladores
  • 🎥 Videoaulas: YouTube, plataformas educacionais
  • 🌐 Ambientes virtuais: Google Classroom, Moodle
  • 🎮 Gamificação: Kahoot, Quizizz, Duolingo
  • 📊 Apresentações interativas: Canva, Prezi, Genially
  • 🤖 Inteligência Artificial: ChatGPT, assistentes virtuais

COMPETÊNCIAS DIGITAIS DO PROFESSOR:

  • ✅ Dominar ferramentas básicas (editor de texto, apresentações)
  • ✅ Curar conteúdos digitais de qualidade
  • ✅ Promover letramento digital dos alunos
  • ✅ Orientar sobre uso seguro e ético da internet
  • ✅ Integrar tecnologia ao currículo de forma significativa

3.11 Temas Transversais e Contemporâneos

🌈 TEMAS TRANSVERSAIS (PCN):
  • ⚖️ Ética: Valores, respeito, justiça, solidariedade
  • 🌍 Meio Ambiente: Sustentabilidade, preservação
  • 🏥 Saúde: Hábitos saudáveis, prevenção
  • 🌈 Pluralidade Cultural: Diversidade, respeito às diferenças
  • 👥 Orientação Sexual: Corpo, gênero, respeito
  • 💰 Trabalho e Consumo: Consumo consciente, direitos trabalhistas
🌟 TEMAS CONTEMPORÂNEOS (BNCC):
  • ⚖️ Direitos humanos e cidadania: Direitos da criança, democracia
  • 🌱 Educação ambiental: Mudanças climáticas, biodiversidade
  • 🌍 Diversidade cultural: Cultura afro-brasileira, indígena
  • 👥 Gênero e sexualidade: Igualdade de gênero, respeito
  • 💻 Educação digital: Uso seguro da internet, fake news
  • 💰 Educação financeira: Planejamento, consumo consciente

3.12 Identidade e Profissionalização Docente

👨‍🏫 PROFISSIONALIDADE DOCENTE:

SABERES DOCENTES (TARDIF):

  • 📚 Saberes disciplinares: Conteúdos específicos das disciplinas
  • 🎓 Saberes curriculares: Programas, objetivos, métodos
  • 👨‍🏫 Saberes profissionais: Ciências da educação, pedagogia
  • 🎯 Saberes experienciais: Prática cotidiana, vivências

FORMAÇÃO CONTINUADA:

  • 📖 Importância: Atualização constante, reflexão sobre a prática
  • 🎓 Modalidades: Cursos, oficinas, grupos de estudo, pós-graduação
  • 🔄 Professor reflexivo: Análise crítica da própria prática

ÉTICA PROFISSIONAL:

  • 🤝 Compromisso: Com a aprendizagem de todos os alunos
  • ⚖️ Respeito: À diversidade, aos direitos das crianças
  • 🔒 Sigilo: Informações sobre alunos e famílias
  • 📚 Atualização: Busca constante por conhecimento
  • 👥 Colaboração: Trabalho em equipe, parceria com famílias

👶 MÓDULO 4: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

4.1 História da Educação Infantil no Brasil

📜 EVOLUÇÃO HISTÓRICA:

SÉCULO XIX – INÍCIO DO SÉCULO XX:

  • 🏥 Caráter assistencialista: Creches para filhos de operárias
  • 👶 Foco: Higiene, alimentação, cuidados físicos
  • ⚕️ Visão: Médico-higienista

ANOS 1970-1980:

  • 📚 Mudança de paradigma: Educação + cuidado
  • 🎓 Pré-escola: Preparação para alfabetização
  • 👥 Movimentos sociais: Luta por creches

CONSTITUIÇÃO DE 1988:

  • ⚖️ Marco legal: Educação Infantil como direito da criança
  • 👶 Dever do Estado: Oferta de creches e pré-escolas

LDB 1996:

  • 🎓 Primeira etapa da Educação Básica: Integração ao sistema educacional
  • 🎯 Finalidade: Desenvolvimento integral da criança

ATUALIDADE:

  • 📋 DCNEI (2009): Diretrizes curriculares
  • 📚 BNCC (2017): Direitos de aprendizagem e campos de experiências
  • 🎯 Visão atual: Criança como sujeito de direitos, protagonista

4.2 Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI)

📋 DCNEI – RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 5/2009:

PRINCÍPIOS:

  • ⚖️ Éticos: Autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum
  • 🗳️ Políticos: Direitos de cidadania, criticidade, democracia
  • 🎨 Estéticos: Sensibilidade, criatividade, ludicidade, diversidade de manifestações

EIXOS ESTRUTURANTES:

  • 🎮 INTERAÇÕES: Relações com outras crianças e adultos
  • 🎨 BRINCADEIRA: Atividade principal da infância

CONCEPÇÃO DE CRIANÇA:

  • 👶 Sujeito histórico e de direitos: Produz cultura
  • 🎯 Protagonista: Ativa, curiosa, competente
  • 🌍 Contexto social: Inserida em contexto sociocultural

PROPOSTA PEDAGÓGICA:

  • 📚 Currículo: Conjunto de práticas que articulam saberes e experiências
  • 🎯 Objetivo: Garantir direitos de aprendizagem
  • 🌈 Diversidade: Respeitar diferenças culturais, étnicas, religiosas

4.3 BNCC – Educação Infantil

📚 BNCC – ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

6 DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

  1. CONVIVER: Com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos
  2. BRINCAR: Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos
  3. PARTICIPAR: Ativamente, com adultos e outras crianças, do planejamento e realização de atividades
  4. EXPLORAR: Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos
  5. EXPRESSAR: Como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas
  6. CONHECER-SE: Construir sua identidade pessoal, social e cultural

5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

1. O EU, O OUTRO E O NÓS:

  • 👥 Interações, relações, identidade, diversidade
  • 🤝 Respeito, empatia, cooperação

2. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:

  • 🏃 Expressão corporal, coordenação motora
  • 🎭 Dança, teatro, brincadeiras de movimento

3. TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:

  • 🎨 Artes visuais, música, expressão artística
  • 🎵 Exploração de materiais, sons, cores

4. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:

  • 📚 Linguagem oral e escrita, literatura infantil
  • 🗣️ Comunicação, narrativas, imaginação

5. ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:

  • 🔢 Noções matemáticas, ciências naturais
  • 🌍 Exploração do ambiente, curiosidade científica

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • 👶 Bebês (0-1a6m): Exploração sensorial, vínculos afetivos
  • 🧒 Crianças bem pequenas (1a7m-3a11m): Autonomia, linguagem, interações
  • 👧 Crianças pequenas (4a-5a11m): Ampliação de experiências, preparação para EF

4.4 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

👶 LEI 8.069/90 – ECA:

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:

  • 🛡️ Proteção integral: Todos os direitos fundamentais
  • 👶 Prioridade absoluta: Criança em primeiro lugar
  • 🎯 Melhor interesse: Decisões em favor da criança
  • 👨‍👩‍👧 Responsabilidade compartilhada: Família, sociedade, Estado

DIREITO À EDUCAÇÃO (Art. 53-59):

  • 📚 Igualdade: Acesso e permanência na escola
  • 🎓 Respeito: Por educadores
  • 🗣️ Contestação: Direito de questionar critérios avaliativos
  • 🏫 Organização: Participar de entidades estudantis
  • 🚸 Escola próxima: Direito à escola perto de casa

DEVER DOS PAIS (Art. 22):

  • 👨‍👩‍👧 Sustento, guarda, educação
  • 📚 Matricular e acompanhar frequência escolar

PROTEÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA:

  • 🚫 Proibido: Castigos físicos, tratamento cruel ou degradante
  • 📞 Denúncia: Conselho Tutelar (Disque 100)
  • ⚖️ Responsabilização: Pais, responsáveis, instituições

4.5 Políticas Públicas para a Infância

🏛️ PRINCIPAIS POLÍTICAS:

MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA (Lei 13.257/2016):

  • 👶 Foco: Crianças de 0 a 6 anos
  • 🎯 Objetivo: Desenvolvimento integral na primeira infância
  • 🤝 Intersetorialidade: Saúde, educação, assistência social
  • 👨‍👩‍👧 Apoio às famílias: Licenças parentais, programas de visitação

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ:

  • 🏠 Visitação domiciliar: Orientação às famílias
  • 👶 Público: Gestantes e crianças até 3 anos (até 6 anos se beneficiários do BPC)
  • 🎯 Objetivo: Fortalecer vínculos, estimular desenvolvimento

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC):

  • Público: Crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade
  • 💰 Valor: 1 salário mínimo mensal

🧠 MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO INFANTIL

5.1 Teorias do Desenvolvimento

TEÓRICOFOCOPRINCIPAIS CONCEITOS
Jean PiagetDesenvolvimento cognitivoEstágios: sensório-motor (0-2), pré-operatório (2-7), operatório concreto (7-11), operatório formal (11+). Assimilação, acomodação, equilibração.
Lev VygotskyDesenvolvimento socioculturalZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Mediação. Linguagem como ferramenta. Aprendizagem social.
Henri WallonDesenvolvimento integralAfetividade, cognição, movimento integrados. Emoção fundamental. Estágios: impulsivo-emocional, sensório-motor, personalismo.
Sigmund FreudDesenvolvimento psicossexualFases: oral, anal, fálica, latência, genital. Inconsciente. Id, Ego, Superego.
Erik EriksonDesenvolvimento psicossocial8 estágios com crises. Infância: confiança x desconfiança, autonomia x vergonha, iniciativa x culpa.

5.2 Desenvolvimento de 0 a 5 Anos

👶 DESENVOLVIMENTO POR FAIXA ETÁRIA:

0 A 6 MESES:

  • 🍼 Motor: Sustenta cabeça, rola, senta com apoio
  • 👀 Cognitivo: Acompanha objetos com olhar, reconhece rostos
  • 😊 Socioafetivo: Sorri, reconhece cuidadores, chora para comunicar
  • 🗣️ Linguagem: Balbucios, sons guturais

6 MESES A 1 ANO:

  • 🚶 Motor: Senta sem apoio, engatinha, fica em pé com apoio, primeiros passos
  • 🧩 Cognitivo: Permanência do objeto, explora com as mãos e boca
  • 👋 Socioafetivo: Estranhamento, ansiedade de separação, imita gestos
  • 🗣️ Linguagem: Primeiras palavras (“mamã”, “papá”)

1 A 2 ANOS:

  • 🏃 Motor: Anda sozinho, corre, sobe escadas, chuta bola
  • 🎨 Cognitivo: Imitação, jogo simbólico inicial, rabisca
  • 😤 Socioafetivo: Busca autonomia, birras, apego a objetos
  • 💬 Linguagem: Vocabulário de 50+ palavras, frases de 2 palavras

2 A 3 ANOS:

  • Motor: Corre bem, pula, pedala triciclo, usa colher
  • 🎭 Cognitivo: Jogo simbólico desenvolvido, classifica objetos
  • 👥 Socioafetivo: Brinca ao lado (não junto), egocentrismo
  • 📚 Linguagem: Frases completas, conta experiências

3 A 4 ANOS:

  • ✂️ Motor: Usa tesoura, desenha formas, veste-se com ajuda
  • 🧠 Cognitivo: Conta até 10, reconhece cores, faz perguntas
  • 🤝 Socioafetivo: Brinca com outras crianças, compartilha (às vezes)
  • 🗣️ Linguagem: Vocabulário amplo, narra histórias

4 A 5 ANOS:

  • 🎨 Motor: Desenha pessoas, escreve algumas letras, amarra cadarços
  • 🔢 Cognitivo: Compreende conceitos de tempo, conta objetos
  • 👫 Socioafetivo: Amizades, cooperação, segue regras
  • 📖 Linguagem: Gramática correta, interesse por letras e números

5.3 Psicomotricidade

🤸 ASPECTOS DA PSICOMOTRICIDADE:

ELEMENTOS PSICOMOTORES:

  • 🎯 Coordenação motora global: Movimentos amplos (correr, pular, arremessar)
  • Coordenação motora fina: Movimentos precisos (pinça, escrita, recorte)
  • ⚖️ Equilíbrio: Estático e dinâmico
  • 🎨 Esquema corporal: Consciência do próprio corpo
  • ↔️ Lateralidade: Dominância lateral (direita/esquerda)
  • 📍 Orientação espacial: Noção de espaço (em cima, embaixo, perto, longe)
  • Orientação temporal: Noção de tempo (antes, depois, rápido, devagar)

ATIVIDADES PSICOMOTORAS:

  • 🏃 Circuitos motores: Pular, rastejar, equilibrar
  • 🎵 Dança e música: Ritmo, coordenação
  • Jogos com bola: Arremessar, chutar, receber
  • 🎨 Artes plásticas: Pintura, recorte, colagem, modelagem
  • 🧩 Jogos de encaixe: Quebra-cabeças, blocos

5.4 Brincadeira e Ludicidade

🎮 IMPORTÂNCIA DO BRINCAR:

FUNÇÕES DA BRINCADEIRA:

  • 🧠 Cognitiva: Desenvolve pensamento, criatividade, resolução de problemas
  • 😊 Afetiva: Expressa emoções, elabora conflitos
  • 👥 Social: Aprende regras, cooperação, negociação
  • 🏃 Motora: Desenvolve coordenação, equilíbrio
  • 🗣️ Linguística: Amplia vocabulário, narrativas

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

  • 🎭 Jogo simbólico/faz-de-conta: Casinha, médico, super-herói
  • 🏗️ Jogo de construção: Blocos, Lego, areia
  • Jogo de regras: Esconde-esconde, pega-pega, jogos de tabuleiro
  • 🎨 Jogo sensorial: Exploração de texturas, sons, cores
  • 🏃 Jogo motor: Correr, pular, dançar

PAPEL DO PROFESSOR:


    Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos



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