👉 Acesse o edital oficial aqui
📚 Participe dos nossos Grupos e Acompanhe as Dicas!
Ferramentas Online, Concursos Públicos e Dicas!
Tudo gratuito.
👉 ‘Baixe Aqui’ Provas Anteriores de Concursos Públicos
Simulado Professor de Educação Infantil
Banca: AVALIA
Cargo: Professor de Educação Infantil – Balneário Camboriú/SC
Total de Questões: 40
👶 APOSTILA COMPLETA – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Professor de Educação Infantil
Prefeitura de Balneário Camboriú/SC – 2025
📑 ÍNDICE COMPLETO
- 📖 MÓDULO 1: Língua Portuguesa
- 🌍 MÓDULO 2: Conhecimentos Gerais
- 🎓 MÓDULO 3: Temas Educacionais
- 👶 MÓDULO 4: Fundamentos da Educação Infantil
- 🧠 MÓDULO 5: Desenvolvimento Infantil
- 🎨 MÓDULO 6: Prática Pedagógica
- 🎭 MÓDULO 7: Linguagens e Aprendizagens
- 📊 MÓDULO 8: Metodologias e Avaliação
- 🏥 MÓDULO 9: Saúde, Cuidado e Bem-Estar
- 💼 MÓDULO 10: Ética e Profissionalismo
- ✅ Resumo Final e Dicas de Prova
📖 MÓDULO 1: LÍNGUA PORTUGUESA
- ✅ Interpretação de texto: 30% das questões
- ✅ Sintaxe e análise: 25% das questões
- ✅ Concordância e regência: 20% das questões
- ✅ Pontuação e coesão: 15% das questões
- ✅ Ortografia e acentuação: 10% das questões
1.1 Interpretação de Texto
- 📌 Ideia central: Identifique a tese defendida pelo autor
- 📌 Argumentação: Observe os argumentos que sustentam a tese
- 📌 Inferências: Conclusões implícitas no texto
- 📌 Coesão: Conectivos que ligam ideias (mas, porém, portanto, logo)
- 📌 Estrutura: Introdução, desenvolvimento, conclusão
- 📌 Ponto de vista: Posição do autor sobre o tema
1.2 Tipologia e Gêneros Textuais
| TIPO TEXTUAL | CARACTERÍSTICAS | EXEMPLOS DE GÊNEROS |
|---|---|---|
| Narrativo | Conta uma história com personagens, tempo, espaço, enredo | Conto, romance, crônica, fábula |
| Descritivo | Caracteriza seres, objetos, lugares | Retrato, anúncio, cardápio |
| Dissertativo | Defende uma tese com argumentos | Artigo de opinião, editorial, ensaio |
| Expositivo | Explica, informa sobre um tema | Reportagem, verbete, resumo |
| Injuntivo | Instrui, orienta, dá ordens | Receita, manual, bula |
1.3 Figuras de Linguagem
FIGURAS DE PALAVRA:
- 🔹 Metáfora: Comparação implícita → “Meu coração é um balde despejado”
- 🔹 Metonímia: Substituição por associação → “Li Machado de Assis” (obra pelo autor)
- 🔹 Catacrese: Metáfora desgastada → “Pé da mesa”, “braço da cadeira”
- 🔹 Sinestesia: Mistura de sentidos → “Voz doce”, “olhar frio”
FIGURAS DE PENSAMENTO:
- 🔹 Hipérbole: Exagero → “Chorei rios de lágrimas”
- 🔹 Eufemismo: Suavização → “Ele partiu” (morreu)
- 🔹 Ironia: Dizer o contrário → “Que aluno estudioso!” (para quem não estuda)
- 🔹 Antítese: Oposição de ideias → “Amor e ódio”, “dia e noite”
- 🔹 Paradoxo: Contradição aparente → “Amor é fogo que arde sem se ver”
FIGURAS DE SINTAXE:
- 🔹 Elipse: Omissão de termo → “Na sala, apenas silêncio” (havia)
- 🔹 Zeugma: Omissão de termo já citado → “Ele gosta de futebol; eu, de vôlei”
- 🔹 Pleonasmo: Redundância → “Subir para cima”
- 🔹 Anáfora: Repetição no início → “Amor é fogo… Amor é ferida…”
1.4 Pronomes Demonstrativos
NO ESPAÇO:
- ✅ Este, esta, isto: Perto de quem fala → “Este livro aqui”
- ✅ Esse, essa, isso: Perto de quem ouve → “Esse livro aí”
- ✅ Aquele, aquela, aquilo: Longe dos dois → “Aquele livro lá”
NO TEMPO:
- ✅ Este: Presente ou futuro próximo → “Este ano está difícil”
- ✅ Esse: Passado próximo → “Nesse ano que passou”
- ✅ Aquele: Passado distante → “Naquele tempo…”
NO TEXTO (ANAFÓRICO/CATAFÓRICO):
- ✅ Este: Retoma o que será dito (catáfora) → “Quero dizer isto: estude!”
- ✅ Esse: Retoma o que foi dito (anáfora) → “Estudou muito. Esse é o caminho.”
1.5 Relações Semânticas (Conectivos)
| RELAÇÃO | CONECTIVOS | EXEMPLO |
|---|---|---|
| Oposição/Contraste | mas, porém, contudo, todavia, entretanto | Estudou, mas não passou |
| Conclusão | portanto, logo, assim, por isso | Estudou, portanto passou |
| Concessão | embora, ainda que, mesmo que | Embora estudasse, não passou |
| Causalidade | porque, pois, já que, visto que | Passou porque estudou |
| Adição | e, nem, também, além disso | Estudou e passou |
| Alternância | ou, ou…ou, ora…ora, quer…quer | Estuda ou trabalha |
1.6 Sinonímia e Antonímia
SINÔNIMOS (palavras com sentido semelhante):
- 🔹 Casa = residência, lar, moradia, habitação
- 🔹 Bonito = belo, formoso, lindo, atraente
- 🔹 Inteligente = esperto, sagaz, perspicaz, astuto
ANTÔNIMOS (palavras com sentido oposto):
- 🔹 Bonito ≠ feio
- 🔹 Alto ≠ baixo
- 🔹 Amor ≠ ódio
- 🔹 Claro ≠ escuro
1.7 Sintaxe da Oração (Período Simples)
TERMOS ESSENCIAIS:
- 🔹 Sujeito: Ser sobre quem se declara algo → “O aluno estuda”
- 🔹 Predicado: Declaração sobre o sujeito → “O aluno estuda muito”
TIPOS DE SUJEITO:
- ✅ Simples: Um núcleo → “O professor chegou”
- ✅ Composto: Dois ou mais núcleos → “João e Maria chegaram”
- ✅ Oculto/Elíptico: Não aparece, mas é identificável → “Estudei muito” (eu)
- ✅ Indeterminado: Não se sabe quem → “Falaram mal de você”
- ✅ Inexistente: Não existe (verbos impessoais) → “Choveu ontem”
TIPOS DE PREDICADO:
- 🔹 Verbal: Verbo de ação → “O aluno estuda matemática”
- 🔹 Nominal: Verbo de ligação + predicativo → “O aluno é inteligente”
- 🔹 Verbo-nominal: Ação + estado → “O aluno chegou cansado”
TERMOS INTEGRANTES:
- 🔹 Objeto Direto: Complemento sem preposição → “Comprei um livro”
- 🔹 Objeto Indireto: Complemento com preposição → “Gosto de música”
- 🔹 Complemento Nominal: Complementa nome → “Tenho medo de altura”
- 🔹 Agente da Passiva: Quem pratica ação na voz passiva → “O livro foi escrito pelo autor”
TERMOS ACESSÓRIOS:
- 🔹 Adjunto Adnominal: Caracteriza substantivo → “O meu livro novo”
- 🔹 Adjunto Adverbial: Circunstância → “Estudei ontem à noite”
- 🔹 Aposto: Explica termo anterior → “Maria, professora da escola, chegou”
- 🔹 Vocativo: Chamamento → “Maria, venha aqui!”
1.8 Sintaxe do Período (Período Composto)
POR COORDENAÇÃO (orações independentes):
- ✅ Aditiva: e, nem → “Estudei e passei”
- ✅ Adversativa: mas, porém → “Estudei, mas não passei”
- ✅ Alternativa: ou → “Estuda ou trabalha”
- ✅ Conclusiva: logo, portanto → “Estudei, logo passei”
- ✅ Explicativa: pois, porque → “Estude, pois a prova é amanhã”
POR SUBORDINAÇÃO (oração dependente):
Substantivas (função de substantivo):
- 🔹 Subjetiva: “É necessário que você estude” (sujeito)
- 🔹 Objetiva Direta: “Quero que você estude” (objeto direto)
- 🔹 Objetiva Indireta: “Preciso de que você estude” (objeto indireto)
- 🔹 Predicativa: “O problema é que não estudei” (predicativo)
- 🔹 Completiva Nominal: “Tenho certeza de que passarei” (complemento nominal)
- 🔹 Apositiva: “Só quero isto: que você estude” (aposto)
Adjetivas (função de adjetivo):
- 🔹 Restritiva: Sem vírgula, restringe → “Alunos que estudam passam”
- 🔹 Explicativa: Com vírgula, explica → “Os alunos, que estudam, passam”
Adverbiais (função de advérbio):
- 🔹 Causal: porque, já que → “Passei porque estudei”
- 🔹 Concessiva: embora, ainda que → “Embora estudasse, não passou”
- 🔹 Condicional: se, caso → “Se estudar, passará”
- 🔹 Temporal: quando, enquanto → “Quando estudava, aprendia”
- 🔹 Final: para que, a fim de que → “Estudo para que passe”
- 🔹 Consecutiva: que (precedido de tão, tal) → “Estudou tanto que passou”
- 🔹 Comparativa: como, que → “Estuda mais que trabalha”
- 🔹 Conformativa: conforme, como → “Fiz conforme orientou”
- 🔹 Proporcional: à medida que → “À medida que estudo, aprendo”
1.9 Funções do “QUE” e do “SE”
- ✅ Pronome relativo: Retoma termo anterior → “O livro que comprei”
- ✅ Conjunção integrante: Inicia oração substantiva → “Quero que estude”
- ✅ Conjunção coordenativa: Explicativa ou aditiva → “Estude, que é importante”
- ✅ Conjunção subordinativa: Causal, consecutiva, comparativa → “Tão bom que passou”
- ✅ Pronome interrogativo: Em perguntas → “Que horas são?”
- ✅ Advérbio de intensidade: Equivale a “quão” → “Que linda!”
- ✅ Substantivo: Precedido de artigo → “Ela tem um quê especial”
- ✅ Preposição: Equivale a “de” → “Tenho que sair”
- ✅ Partícula expletiva: Pode ser retirada → “Quase que caí”
- ✅ Pronome apassivador: Voz passiva sintética → “Vendem-se casas”
- ✅ Índice de indeterminação: Sujeito indeterminado → “Precisa-se de ajuda”
- ✅ Pronome reflexivo: Ação sobre si mesmo → “Ele se machucou”
- ✅ Pronome recíproco: Ação mútua → “Eles se abraçaram”
- ✅ Parte integrante do verbo: Verbo pronominal → “Ele se arrependeu”
- ✅ Conjunção integrante: Inicia oração substantiva → “Não sei se virá”
- ✅ Conjunção condicional: Equivale a “caso” → “Se estudar, passará”
- ✅ Partícula expletiva: Realce → “Passaram-se os anos”
1.10 Crase (Acento Grave)
CRASE = A (preposição) + A (artigo)
CASOS OBRIGATÓRIOS:
- ✅ Antes de palavra feminina: “Fui à escola”
- ✅ Horas determinadas: “Às 8h”, “às 14h30”
- ✅ Locuções femininas: à noite, à tarde, às vezes, à vontade, à toa
- ✅ “À moda de”: bife à milanesa, frango à passarinho
- ✅ Antes de “qual/quais”: “A situação à qual me refiro”
CASOS PROIBIDOS:
- ❌ Antes de verbo: “Começou a chover”
- ❌ Antes de masculino: “Andar a cavalo”
- ❌ Antes de pronome (maioria): “Refiro-me a ela”
- ❌ Entre palavras repetidas: cara a cara, frente a frente
- ❌ Antes de artigo indefinido: “Fui a uma festa”
- ❌ Antes de plural sem artigo: “Refiro-me a pessoas”
CASOS FACULTATIVOS:
- 🔹 Antes de pronome possessivo feminino: “Fui a/à sua casa”
- 🔹 Antes de nome próprio feminino: “Refiro-me a/à Maria”
- 🔹 Depois de “até”: “Fui até a/à escola”
MACETE DO “AO”:
Substitua a palavra feminina por uma masculina. Se aparecer “AO”, use crase!
- ✅ “Fui à escola” → Fui AO colégio (tem crase!)
- ❌ “Fui a pé” → Fui A cavalo (sem crase!)
1.11 Pontuação
VÍRGULA (,):
- ✅ Separar itens de enumeração
- ✅ Isolar vocativo: “Maria, venha aqui!”
- ✅ Isolar aposto: “Maria, professora, chegou”
- ✅ Deslocar adjunto adverbial: “Ontem, estudei muito”
- ✅ Separar orações coordenadas: “Estudei, mas não passei”
- ✅ Isolar expressões explicativas: “Isto é, ou seja, por exemplo”
- ❌ NUNCA entre sujeito e verbo: “Os alunos, estudaram” (ERRADO)
- ❌ NUNCA entre verbo e complemento: “Comprei, livros” (ERRADO)
PONTO E VÍRGULA (;):
- ✅ Separar orações com vírgulas internas
- ✅ Separar itens de enumeração complexa
DOIS-PONTOS (:):
- ✅ Introduzir citação, enumeração ou explicação
- ✅ Exemplo: “O professor disse: ‘Estudem!'”
TRAVESSÃO (—):
- ✅ Indicar fala de personagem
- ✅ Isolar expressões (substitui vírgula ou parênteses)
1.12 Concordância Verbal e Nominal
REGRA GERAL:
Verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
CASOS ESPECIAIS:
- ✅ Sujeito composto antes do verbo: Plural → “João e Maria chegaram”
- ✅ Sujeito composto depois: Plural ou concorda com o mais próximo → “Chegou/Chegaram João e Maria”
- ✅ Sujeito coletivo: Singular → “A multidão gritava”
- ✅ Expressões partitivas: Singular ou plural → “A maioria dos alunos estuda/estudam”
- ✅ Porcentagem: Concorda com o numeral ou com o termo seguinte → “1% faltou”, “50% faltaram”, “50% dos alunos faltaram”
- ✅ “Mais de um”: Singular → “Mais de um aluno faltou”
- ✅ “Qual de nós”: Verbo na 3ª pessoa ou concorda com o pronome → “Qual de nós fará/faremos?”
- ✅ Pronome relativo “que”: Concorda com o antecedente → “Fui eu que fiz”
- ✅ Pronome relativo “quem”: 3ª pessoa ou concorda com o antecedente → “Fui eu quem fez/fiz”
REGRA GERAL:
Adjetivo, artigo, numeral e pronome concordam com o substantivo em gênero e número.
CASOS ESPECIAIS:
- ✅ Adjetivo após substantivos: Concorda com o mais próximo ou vai para o plural → “Comprei camisa e vestido novo/novos”
- ✅ Adjetivo antes de substantivos: Concorda com o mais próximo → “Comprei nova camisa e vestido”
- ✅ “Anexo, incluso, obrigado”: Concordam → “Seguem anexas as fotos”, “Obrigada (mulher)”
- ✅ “Meio” (advérbio): Invariável → “Ela está meio cansada”
- ✅ “Meio” (numeral): Concorda → “Tomei meia garrafa”
- ✅ “Bastante” (advérbio): Invariável → “Elas são bastante inteligentes”
- ✅ “Bastante” (pronome): Concorda → “Bastantes alunos faltaram”
1.13 Regência Verbal e Nominal
- ✅ Assistir: Ver (VTI – a) / Ajudar (VTD) → “Assisti ao filme”, “Assisti o paciente”
- ✅ Aspirar: Respirar (VTD) / Desejar (VTI – a) → “Aspirei o ar”, “Aspiro ao cargo”
- ✅ Visar: Mirar (VTD) / Desejar (VTI – a) → “Visei o alvo”, “Viso ao sucesso”
- ✅ Obedecer/Desobedecer: VTI (a) → “Obedeço às regras”
- ✅ Preferir: VTD + VTI (a) → “Prefiro café a chá” (nunca “do que”)
- ✅ Implicar: Acarretar (VTD) / Antipatizar (VTI – com) → “Isso implica mudanças”, “Implico com ele”
- ✅ Pagar/Perdoar: Coisa (VTD) / Pessoa (VTI – a) → “Paguei a conta”, “Paguei ao credor”
- ✅ Informar/Avisar: Coisa (VTD) + Pessoa (VTI) ou vice-versa → “Informei o fato ao diretor” ou “Informei o diretor do fato”
- ✅ Esquecer/Lembrar: Sem pronome (VTD) / Com pronome (VTI – de) → “Esqueci o livro”, “Esqueci-me do livro”
- ✅ Chegar/Ir: VTI (a, de) → “Cheguei à escola”, “Vou ao cinema” (nunca “em”)
- ✅ Namorar: VTD → “Namoro Maria” (sem preposição)
- ✅ Simpatizar/Antipatizar: VTI (com) → “Simpatizo com ela” (sem pronome)
- ✅ Acessível, acostumado, atento, benéfico, contrário, favorável, grato, nocivo, paralelo, sensível: A
- ✅ Apto, capaz, digno, passível: A, DE, PARA
- ✅ Ansioso, apto, ávido, capaz, certo, curioso, desejoso, digno, passível: DE
- ✅ Compatível, contemporâneo, cuidadoso, descontente, relacionado: COM
- ✅ Diferente, distante, isento, livre, longe: DE
- ✅ Fácil, difícil, necessário, útil: A, DE, PARA
- ✅ Impróprio, inadequado, incapaz, indigno: PARA
- ✅ Junto: A, COM, DE
- ✅ Natural, residente, morador: DE, EM
- ✅ Próximo, semelhante, superior, inferior, anterior, posterior: A
1.14 Tempos e Modos Verbais
| MODO | TEMPO | USO | EXEMPLO |
|---|---|---|---|
| INDICATIVO (certeza) | Presente | Ação atual, habitual, verdade universal | Eu estudo |
| Pretérito Perfeito | Ação concluída no passado | Eu estudei | |
| Pretérito Imperfeito | Ação contínua no passado | Eu estudava | |
| Pretérito Mais-que-perfeito | Ação anterior a outra no passado | Eu estudara | |
| Futuro do Presente | Ação futura certa | Eu estudarei | |
| Futuro do Pretérito | Ação futura em relação ao passado, hipótese | Eu estudaria | |
| SUBJUNTIVO (dúvida, hipótese) | Presente | Dúvida, desejo no presente | Que eu estude |
| Pretérito Imperfeito | Hipótese no passado | Se eu estudasse | |
| Futuro | Hipótese no futuro | Quando eu estudar | |
| IMPERATIVO (ordem, pedido) | Afirmativo | Ordem, pedido | Estuda tu / Estude você |
| Negativo | Proibição | Não estudes tu / Não estude você |
1.15 Tempos Compostos
ESTRUTURA: TER/HAVER (auxiliar) + PARTICÍPIO (verbo principal)
- ✅ Pretérito Perfeito Composto (Indicativo): Tenho estudado (ação repetida até o presente)
- ✅ Pretérito Mais-que-perfeito Composto: Tinha estudado (ação anterior a outra no passado)
- ✅ Futuro do Presente Composto: Terei estudado (ação futura concluída antes de outra)
- ✅ Futuro do Pretérito Composto: Teria estudado (hipótese no passado)
- ✅ Pretérito Perfeito Composto (Subjuntivo): Tenha estudado (dúvida sobre ação concluída)
- ✅ Pretérito Mais-que-perfeito Composto (Subjuntivo): Tivesse estudado (hipótese no passado)
- ✅ Futuro Composto (Subjuntivo): Tiver estudado (hipótese futura concluída)
PARTICÍPIOS IRREGULARES:
- 🔹 Abrir → aberto
- 🔹 Cobrir → coberto
- 🔹 Dizer → dito
- 🔹 Escrever → escrito
- 🔹 Fazer → feito
- 🔹 Pôr → posto
- 🔹 Ver → visto
- 🔹 Vir → vindo
PARTICÍPIOS DUPLOS (abundantes):
- 🔹 Aceitar → aceitado (ter/haver) / aceito (ser/estar)
- 🔹 Entregar → entregado / entregue
- 🔹 Imprimir → imprimido / impresso
- 🔹 Pagar → pagado / pago
1.16 Colocação Pronominal
PRÓCLISE (antes do verbo):
- ✅ Palavras negativas: “Não me chame”
- ✅ Advérbios: “Sempre me lembro”
- ✅ Pronomes indefinidos: “Alguém me chamou”
- ✅ Pronomes relativos: “A pessoa que me ajudou”
- ✅ Conjunções subordinativas: “Quando me vir, avise”
- ✅ Frases interrogativas: “Quem te disse?”
- ✅ Frases exclamativas: “Como te amo!”
- ✅ Frases optativas (desejo): “Deus te abençoe!”
ÊNCLISE (depois do verbo):
- ✅ Início de frase: “Chamei-te ontem”
- ✅ Imperativo afirmativo: “Chama-me depois”
- ✅ Infinitivo impessoal: “É preciso chamar-te”
- ✅ Gerúndio (sem “em”): “Saiu chamando-me”
- ✅ Pausa antes do verbo: “Se possível, chame-me”
MESÓCLISE (no meio do verbo):
- ✅ Futuro do presente: “Chamar-te-ei amanhã”
- ✅ Futuro do pretérito: “Chamar-te-ia se pudesse”
- ⚠️ Só quando não houver palavra atrativa!
LOCUÇÕES VERBAIS:
- ✅ Antes do auxiliar: “Não te vou chamar”
- ✅ Depois do auxiliar: “Vou-te chamar”
- ✅ Depois do principal: “Vou chamar-te”
🌍 MÓDULO 2: CONHECIMENTOS GERAIS
2.1 Cultura e Sociedade Brasileira
LITERATURA:
- 📚 Machado de Assis: Maior escritor brasileiro, realismo, “Dom Casmurro”
- 📚 Clarice Lispector: Prosa introspectiva, “A Hora da Estrela”
- 📚 Jorge Amado: Retrato da Bahia, “Capitães da Areia”
- 📚 Carlos Drummond de Andrade: Poesia modernista
- 📚 Cecília Meireles: Poesia lírica, “Romanceiro da Inconfidência”
MÚSICA:
- 🎵 Samba: Patrimônio cultural, origem afro-brasileira
- 🎵 Bossa Nova: Tom Jobim, João Gilberto, “Garota de Ipanema”
- 🎵 MPB: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil
- 🎵 Forró: Luiz Gonzaga, cultura nordestina
- 🎵 Tropicália: Movimento cultural dos anos 60
CINEMA:
- 🎬 Cinema Novo: Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”
- 🎬 Filmes premiados: “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Tropa de Elite”
ARTES PLÁSTICAS:
- 🎨 Tarsila do Amaral: Modernismo, “Abaporu”
- 🎨 Candido Portinari: Muralismo, “Os Retirantes”
- 🎨 Di Cavalcanti: Pintura modernista brasileira
2.2 Política Brasileira
OS TRÊS PODERES:
EXECUTIVO:
- 🇧🇷 Federal: Presidente (4 anos, reeleição permitida)
- 🏛️ Estadual: Governador
- 🏙️ Municipal: Prefeito
- ⚙️ Função: Administrar, executar leis
LEGISLATIVO:
- 🏛️ Federal: Congresso Nacional (Câmara + Senado)
- 📜 Câmara: 513 deputados federais (4 anos)
- 📜 Senado: 81 senadores (8 anos)
- 🏛️ Estadual: Assembleia Legislativa (deputados estaduais)
- 🏙️ Municipal: Câmara de Vereadores
- ⚖️ Função: Criar leis, fiscalizar
JUDICIÁRIO:
- ⚖️ STF: Supremo Tribunal Federal (Constituição)
- ⚖️ STJ: Superior Tribunal de Justiça (leis federais)
- ⚖️ TSE: Tribunal Superior Eleitoral
- ⚖️ TST: Tribunal Superior do Trabalho
- ⚖️ Função: Julgar, aplicar a lei
2.3 Descobertas Científicas e Tecnológicas
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:
- 🤖 ChatGPT e IA Generativa: Transformação na educação e trabalho
- 🤖 Impactos: Automação, assistentes virtuais, diagnósticos médicos
SAÚDE:
- 💉 Vacinas mRNA: Tecnologia revolucionária (COVID-19)
- 🧬 Edição genética (CRISPR): Tratamento de doenças
- 🏥 Telemedicina: Consultas à distância
ENERGIA E MEIO AMBIENTE:
- ☀️ Energia solar: Crescimento exponencial
- 🔋 Carros elétricos: Transição energética
- ♻️ Economia circular: Redução de resíduos
TECNOLOGIA:
- 📱 5G: Internet ultrarrápida
- ☁️ Computação em nuvem: Armazenamento e processamento
- 🔐 Blockchain: Segurança e transparência
2.4 Meio Ambiente e Cidadania
MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
- 🌡️ Aquecimento global: Aumento da temperatura média
- 💨 Efeito estufa: Gases (CO₂, metano)
- 🌊 Consequências: Eventos extremos, derretimento de geleiras
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
- ♻️ Conceito: Suprir necessidades sem comprometer futuras gerações
- 🎯 ODS (ONU): 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- 🌍 Agenda 2030: Metas globais
POLÍTICAS NO BRASIL:
- 🌳 Código Florestal: Proteção de vegetação nativa
- ♻️ Política Nacional de Resíduos Sólidos: Gestão de lixo
- 🏞️ Unidades de Conservação: Parques e reservas
- 💧 Recursos hídricos: Gestão de água
CIDADANIA AMBIENTAL:
- ♻️ Coleta seletiva: Separação de resíduos
- 💧 Economia de água: Uso consciente
- 💡 Eficiência energética: Redução de consumo
- 🌱 Consumo consciente: Reduzir, reutilizar, reciclar
2.5 Panorama Contemporâneo
BRASIL:
- 🏛️ Política: Governo federal, reformas, eleições municipais
- 💰 Economia: Inflação, taxa de juros, emprego
- 🎓 Educação: Implementação da BNCC, ensino híbrido
- 🏥 Saúde: SUS, vacinação, saúde mental
INTERNACIONAL:
- 🌍 Conflitos: Guerras, tensões geopolíticas
- 🌡️ Clima: COPs, acordos climáticos
- 💻 Tecnologia: IA, regulamentação digital
- 🏥 Saúde global: Pandemias, cooperação internacional
2.6 Legislações Municipais
LEI COMPLEMENTAR 12/2015:
Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Municipais
- 📋 Estrutura de cargos: Organização das carreiras
- 💰 Vencimentos: Tabela salarial
- 📈 Progressão: Critérios de evolução funcional
LEI ORDINÁRIA 1.836/1999:
Estatuto do Magistério Público Municipal
- 👨🏫 Carreira docente: Estrutura e organização
- 📚 Direitos e deveres: Dos profissionais da educação
- 🎓 Formação: Requisitos e qualificação
LEI ORDINÁRIA 1.069/1991:
Estatuto dos Servidores Públicos Municipais
- 📋 Regime jurídico: Direitos e deveres dos servidores
- ⚖️ Responsabilidades: Administrativas, civis e penais
- 🏥 Benefícios: Licenças, férias, aposentadoria
⚠️ IMPORTANTE: Leia as legislações completas no site oficial da Prefeitura de Balneário Camboriú antes da prova!
🎓 MÓDULO 3: TEMAS EDUCACIONAIS
3.1 Fundamentos da Educação
PEDAGOGIA TRADICIONAL:
- 📖 Foco: Transmissão de conhecimento
- 👨🏫 Professor: Centro do processo, detentor do saber
- 👨🎓 Aluno: Receptor passivo
- 📝 Método: Aulas expositivas, memorização
PEDAGOGIA NOVA (ESCOLANOVISMO):
- 🎯 Foco: Aluno como centro
- 👨🏫 Professor: Facilitador, orientador
- 👨🎓 Aluno: Ativo, construtor do conhecimento
- 🎨 Método: Aprender fazendo, experiências
- 📚 Representantes: John Dewey, Anísio Teixeira
PEDAGOGIA LIBERTADORA (PAULO FREIRE):
- 🗣️ Foco: Educação como prática de liberdade
- 💬 Método: Diálogo, problematização
- 🧠 Objetivo: Conscientização crítica
- 🌍 Contexto: Realidade do educando
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:
- 📚 Foco: Conhecimento historicamente acumulado
- ⚖️ Objetivo: Transformação social
- 🎯 Método: Prática-teoria-prática
- 📖 Representante: Dermeval Saviani
3.2 Teorias da Aprendizagem
| TEÓRICO | TEORIA | PRINCIPAIS CONCEITOS |
|---|---|---|
| Jean Piaget | Construtivismo / Epistemologia Genética | Estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal). Assimilação e acomodação. Equilibração. |
| Lev Vygotsky | Sociointeracionismo / Socioconstrutivismo | Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Mediação. Linguagem como ferramenta. Aprendizagem precede desenvolvimento. |
| Henri Wallon | Desenvolvimento Integral | Afetividade, cognição e movimento integrados. Emoção é fundamental. Estágios: impulsivo-emocional, sensório-motor, personalismo, categorial, puberdade. |
| Paulo Freire | Pedagogia Libertadora | Educação bancária x problematizadora. Diálogo. Conscientização. Autonomia. Educação como prática de liberdade. |
| David Ausubel | Aprendizagem Significativa | Conhecimento prévio. Organizadores prévios. Aprendizagem mecânica x significativa. Ancoragem de novos conhecimentos. |
3.3 Políticas Educacionais
PRINCÍPIOS (Art. 3º):
- ⚖️ Igualdade de condições para acesso e permanência
- 🗣️ Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar
- 🌈 Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas
- 🎯 Garantia de padrão de qualidade
- 🤝 Gestão democrática do ensino público
- 🌍 Valorização da experiência extraescolar
- 🏫 Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais
EDUCAÇÃO BÁSICA:
- 👶 Educação Infantil: 0 a 5 anos (creche 0-3, pré-escola 4-5)
- 📖 Ensino Fundamental: 9 anos (6 a 14 anos)
- 🎓 Ensino Médio: 3 anos (15 a 17 anos)
EDUCAÇÃO INFANTIL (Art. 29-31):
- 🎯 Finalidade: Desenvolvimento integral (físico, psicológico, intelectual, social)
- 📚 Avaliação: Sem objetivo de promoção
- ⏰ Carga horária: Mínimo 800 horas anuais, 200 dias letivos
- 👥 Atendimento: Mínimo 4 horas diárias (parcial), 7 horas (integral)
3.4 Plano Nacional de Educação (PNE)
20 METAS PRINCIPAIS:
- ✅ Meta 1: Universalizar Educação Infantil (pré-escola) e ampliar creches
- ✅ Meta 2: Universalizar Ensino Fundamental
- ✅ Meta 4: Universalizar Educação Especial inclusiva
- ✅ Meta 7: Qualidade da Educação Básica (IDEB)
- ✅ Meta 15: Formação de professores em nível superior
- ✅ Meta 16: Formação continuada e pós-graduação
- ✅ Meta 17: Valorização dos profissionais do magistério
- ✅ Meta 18: Planos de carreira para profissionais da educação
- ✅ Meta 19: Gestão democrática
- ✅ Meta 20: Investimento de 10% do PIB em educação
3.5 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
- Conhecimento: Valorizar e utilizar conhecimentos historicamente construídos
- Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar curiosidade intelectual
- Repertório cultural: Valorizar e fruir manifestações artísticas e culturais
- Comunicação: Utilizar diferentes linguagens
- Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
- Trabalho e projeto de vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências
- Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis
- Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, cuidar de sua saúde física e emocional
- Empatia e cooperação: Exercitar empatia, diálogo, resolução de conflitos
- Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia e responsabilidade
3.6 Inclusão e Diversidade
DIREITO À EDUCAÇÃO (Art. 27-28):
- ✅ Sistema educacional inclusivo: Todos os níveis e modalidades
- ✅ Aprendizagem ao longo da vida: Desenvolvimento de talentos e habilidades
- ✅ Não exclusão: Proibido recusar matrícula por motivo de deficiência
- ✅ Acessibilidade: Arquitetônica, comunicacional, pedagógica, atitudinal
- ✅ Profissionais de apoio: Auxiliar nas atividades de alimentação, higiene e locomoção
- ✅ Atendimento Educacional Especializado (AEE): Complementar ou suplementar
- ✅ Tecnologia assistiva: Recursos e serviços que promovam funcionalidade
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA:
- 📚 Obrigatoriedade: Ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena
- 🎯 Conteúdos: História da África, cultura negra, luta dos negros, povos indígenas
- 📅 Datas: 20 de novembro (Consciência Negra), 19 de abril (Dia do Índio)
- 🌈 Objetivo: Valorizar diversidade étnico-racial, combater racismo
3.7 Gestão e Organização Escolar
PRINCÍPIOS:
- 🗳️ Participação: Comunidade escolar nas decisões
- 🤝 Transparência: Prestação de contas
- ⚖️ Autonomia: Pedagógica, administrativa e financeira
- 📋 Colegiados: Conselho escolar, APM, grêmio estudantil
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP):
- 🎯 Identidade: Define missão, visão e valores da escola
- 📚 Currículo: Organização dos conteúdos e metodologias
- 📊 Avaliação: Critérios e instrumentos
- 👥 Construção coletiva: Participação de toda comunidade
- 🔄 Revisão periódica: Documento vivo, em constante atualização
3.8 Metodologias de Ensino
PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS:
- 🔄 Sala de aula invertida: Conteúdo em casa, atividades na escola
- 🎮 Gamificação: Elementos de jogos na aprendizagem
- 🧩 Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Resolver situações reais
- 📚 Aprendizagem baseada em projetos: Projetos interdisciplinares
- 👥 Aprendizagem colaborativa: Trabalho em grupo, cooperação
- 🎭 Rotação por estações: Atividades diversificadas em grupos
- 📱 Ensino híbrido: Combinação de presencial e online
3.9 Avaliação da Aprendizagem
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:
- 🔍 Objetivo: Identificar conhecimentos prévios
- ⏰ Momento: Início do processo
- 🎯 Função: Planejar intervenções
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
- 🔄 Objetivo: Acompanhar o processo de aprendizagem
- ⏰ Momento: Durante todo o processo
- 🎯 Função: Regular, ajustar, reorientar
- ✅ Características: Contínua, processual, feedback constante
AVALIAÇÃO SOMATIVA:
- 📝 Objetivo: Verificar resultados finais
- ⏰ Momento: Final do processo
- 🎯 Função: Classificar, certificar
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS:
- 📋 Observação: Registro sistemático
- 📂 Portfólio: Compilação de trabalhos
- 📝 Autoavaliação: Reflexão do aluno
- 🗣️ Seminários: Apresentações orais
- 🎨 Produções: Textos, desenhos, projetos
3.10 Tecnologias Digitais na Educação
FERRAMENTAS DIGITAIS:
- 📱 Aplicativos educacionais: Jogos, quizzes, simuladores
- 🎥 Videoaulas: YouTube, plataformas educacionais
- 🌐 Ambientes virtuais: Google Classroom, Moodle
- 🎮 Gamificação: Kahoot, Quizizz, Duolingo
- 📊 Apresentações interativas: Canva, Prezi, Genially
- 🤖 Inteligência Artificial: ChatGPT, assistentes virtuais
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DO PROFESSOR:
- ✅ Dominar ferramentas básicas (editor de texto, apresentações)
- ✅ Curar conteúdos digitais de qualidade
- ✅ Promover letramento digital dos alunos
- ✅ Orientar sobre uso seguro e ético da internet
- ✅ Integrar tecnologia ao currículo de forma significativa
3.11 Temas Transversais e Contemporâneos
- ⚖️ Ética: Valores, respeito, justiça, solidariedade
- 🌍 Meio Ambiente: Sustentabilidade, preservação
- 🏥 Saúde: Hábitos saudáveis, prevenção
- 🌈 Pluralidade Cultural: Diversidade, respeito às diferenças
- 👥 Orientação Sexual: Corpo, gênero, respeito
- 💰 Trabalho e Consumo: Consumo consciente, direitos trabalhistas
- ⚖️ Direitos humanos e cidadania: Direitos da criança, democracia
- 🌱 Educação ambiental: Mudanças climáticas, biodiversidade
- 🌍 Diversidade cultural: Cultura afro-brasileira, indígena
- 👥 Gênero e sexualidade: Igualdade de gênero, respeito
- 💻 Educação digital: Uso seguro da internet, fake news
- 💰 Educação financeira: Planejamento, consumo consciente
3.12 Identidade e Profissionalização Docente
SABERES DOCENTES (TARDIF):
- 📚 Saberes disciplinares: Conteúdos específicos das disciplinas
- 🎓 Saberes curriculares: Programas, objetivos, métodos
- 👨🏫 Saberes profissionais: Ciências da educação, pedagogia
- 🎯 Saberes experienciais: Prática cotidiana, vivências
FORMAÇÃO CONTINUADA:
- 📖 Importância: Atualização constante, reflexão sobre a prática
- 🎓 Modalidades: Cursos, oficinas, grupos de estudo, pós-graduação
- 🔄 Professor reflexivo: Análise crítica da própria prática
ÉTICA PROFISSIONAL:
- 🤝 Compromisso: Com a aprendizagem de todos os alunos
- ⚖️ Respeito: À diversidade, aos direitos das crianças
- 🔒 Sigilo: Informações sobre alunos e famílias
- 📚 Atualização: Busca constante por conhecimento
- 👥 Colaboração: Trabalho em equipe, parceria com famílias
👶 MÓDULO 4: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
4.1 História da Educação Infantil no Brasil
SÉCULO XIX – INÍCIO DO SÉCULO XX:
- 🏥 Caráter assistencialista: Creches para filhos de operárias
- 👶 Foco: Higiene, alimentação, cuidados físicos
- ⚕️ Visão: Médico-higienista
ANOS 1970-1980:
- 📚 Mudança de paradigma: Educação + cuidado
- 🎓 Pré-escola: Preparação para alfabetização
- 👥 Movimentos sociais: Luta por creches
CONSTITUIÇÃO DE 1988:
- ⚖️ Marco legal: Educação Infantil como direito da criança
- 👶 Dever do Estado: Oferta de creches e pré-escolas
LDB 1996:
- 🎓 Primeira etapa da Educação Básica: Integração ao sistema educacional
- 🎯 Finalidade: Desenvolvimento integral da criança
ATUALIDADE:
- 📋 DCNEI (2009): Diretrizes curriculares
- 📚 BNCC (2017): Direitos de aprendizagem e campos de experiências
- 🎯 Visão atual: Criança como sujeito de direitos, protagonista
4.2 Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI)
PRINCÍPIOS:
- ⚖️ Éticos: Autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum
- 🗳️ Políticos: Direitos de cidadania, criticidade, democracia
- 🎨 Estéticos: Sensibilidade, criatividade, ludicidade, diversidade de manifestações
EIXOS ESTRUTURANTES:
- 🎮 INTERAÇÕES: Relações com outras crianças e adultos
- 🎨 BRINCADEIRA: Atividade principal da infância
CONCEPÇÃO DE CRIANÇA:
- 👶 Sujeito histórico e de direitos: Produz cultura
- 🎯 Protagonista: Ativa, curiosa, competente
- 🌍 Contexto social: Inserida em contexto sociocultural
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
- 📚 Currículo: Conjunto de práticas que articulam saberes e experiências
- 🎯 Objetivo: Garantir direitos de aprendizagem
- 🌈 Diversidade: Respeitar diferenças culturais, étnicas, religiosas
4.3 BNCC – Educação Infantil
6 DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
- CONVIVER: Com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos
- BRINCAR: Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos
- PARTICIPAR: Ativamente, com adultos e outras crianças, do planejamento e realização de atividades
- EXPLORAR: Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos
- EXPRESSAR: Como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas
- CONHECER-SE: Construir sua identidade pessoal, social e cultural
5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
1. O EU, O OUTRO E O NÓS:
- 👥 Interações, relações, identidade, diversidade
- 🤝 Respeito, empatia, cooperação
2. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:
- 🏃 Expressão corporal, coordenação motora
- 🎭 Dança, teatro, brincadeiras de movimento
3. TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:
- 🎨 Artes visuais, música, expressão artística
- 🎵 Exploração de materiais, sons, cores
4. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:
- 📚 Linguagem oral e escrita, literatura infantil
- 🗣️ Comunicação, narrativas, imaginação
5. ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
- 🔢 Noções matemáticas, ciências naturais
- 🌍 Exploração do ambiente, curiosidade científica
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- 👶 Bebês (0-1a6m): Exploração sensorial, vínculos afetivos
- 🧒 Crianças bem pequenas (1a7m-3a11m): Autonomia, linguagem, interações
- 👧 Crianças pequenas (4a-5a11m): Ampliação de experiências, preparação para EF
4.4 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
- 🛡️ Proteção integral: Todos os direitos fundamentais
- 👶 Prioridade absoluta: Criança em primeiro lugar
- 🎯 Melhor interesse: Decisões em favor da criança
- 👨👩👧 Responsabilidade compartilhada: Família, sociedade, Estado
DIREITO À EDUCAÇÃO (Art. 53-59):
- 📚 Igualdade: Acesso e permanência na escola
- 🎓 Respeito: Por educadores
- 🗣️ Contestação: Direito de questionar critérios avaliativos
- 🏫 Organização: Participar de entidades estudantis
- 🚸 Escola próxima: Direito à escola perto de casa
DEVER DOS PAIS (Art. 22):
- 👨👩👧 Sustento, guarda, educação
- 📚 Matricular e acompanhar frequência escolar
PROTEÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA:
- 🚫 Proibido: Castigos físicos, tratamento cruel ou degradante
- 📞 Denúncia: Conselho Tutelar (Disque 100)
- ⚖️ Responsabilização: Pais, responsáveis, instituições
4.5 Políticas Públicas para a Infância
MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA (Lei 13.257/2016):
- 👶 Foco: Crianças de 0 a 6 anos
- 🎯 Objetivo: Desenvolvimento integral na primeira infância
- 🤝 Intersetorialidade: Saúde, educação, assistência social
- 👨👩👧 Apoio às famílias: Licenças parentais, programas de visitação
PROGRAMA CRIANÇA FELIZ:
- 🏠 Visitação domiciliar: Orientação às famílias
- 👶 Público: Gestantes e crianças até 3 anos (até 6 anos se beneficiários do BPC)
- 🎯 Objetivo: Fortalecer vínculos, estimular desenvolvimento
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC):
- ♿ Público: Crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade
- 💰 Valor: 1 salário mínimo mensal
🧠 MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO INFANTIL
5.1 Teorias do Desenvolvimento
| TEÓRICO | FOCO | PRINCIPAIS CONCEITOS |
|---|---|---|
| Jean Piaget | Desenvolvimento cognitivo | Estágios: sensório-motor (0-2), pré-operatório (2-7), operatório concreto (7-11), operatório formal (11+). Assimilação, acomodação, equilibração. |
| Lev Vygotsky | Desenvolvimento sociocultural | ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Mediação. Linguagem como ferramenta. Aprendizagem social. |
| Henri Wallon | Desenvolvimento integral | Afetividade, cognição, movimento integrados. Emoção fundamental. Estágios: impulsivo-emocional, sensório-motor, personalismo. |
| Sigmund Freud | Desenvolvimento psicossexual | Fases: oral, anal, fálica, latência, genital. Inconsciente. Id, Ego, Superego. |
| Erik Erikson | Desenvolvimento psicossocial | 8 estágios com crises. Infância: confiança x desconfiança, autonomia x vergonha, iniciativa x culpa. |
5.2 Desenvolvimento de 0 a 5 Anos
0 A 6 MESES:
- 🍼 Motor: Sustenta cabeça, rola, senta com apoio
- 👀 Cognitivo: Acompanha objetos com olhar, reconhece rostos
- 😊 Socioafetivo: Sorri, reconhece cuidadores, chora para comunicar
- 🗣️ Linguagem: Balbucios, sons guturais
6 MESES A 1 ANO:
- 🚶 Motor: Senta sem apoio, engatinha, fica em pé com apoio, primeiros passos
- 🧩 Cognitivo: Permanência do objeto, explora com as mãos e boca
- 👋 Socioafetivo: Estranhamento, ansiedade de separação, imita gestos
- 🗣️ Linguagem: Primeiras palavras (“mamã”, “papá”)
1 A 2 ANOS:
- 🏃 Motor: Anda sozinho, corre, sobe escadas, chuta bola
- 🎨 Cognitivo: Imitação, jogo simbólico inicial, rabisca
- 😤 Socioafetivo: Busca autonomia, birras, apego a objetos
- 💬 Linguagem: Vocabulário de 50+ palavras, frases de 2 palavras
2 A 3 ANOS:
- ⚽ Motor: Corre bem, pula, pedala triciclo, usa colher
- 🎭 Cognitivo: Jogo simbólico desenvolvido, classifica objetos
- 👥 Socioafetivo: Brinca ao lado (não junto), egocentrismo
- 📚 Linguagem: Frases completas, conta experiências
3 A 4 ANOS:
- ✂️ Motor: Usa tesoura, desenha formas, veste-se com ajuda
- 🧠 Cognitivo: Conta até 10, reconhece cores, faz perguntas
- 🤝 Socioafetivo: Brinca com outras crianças, compartilha (às vezes)
- 🗣️ Linguagem: Vocabulário amplo, narra histórias
4 A 5 ANOS:
- 🎨 Motor: Desenha pessoas, escreve algumas letras, amarra cadarços
- 🔢 Cognitivo: Compreende conceitos de tempo, conta objetos
- 👫 Socioafetivo: Amizades, cooperação, segue regras
- 📖 Linguagem: Gramática correta, interesse por letras e números
5.3 Psicomotricidade
ELEMENTOS PSICOMOTORES:
- 🎯 Coordenação motora global: Movimentos amplos (correr, pular, arremessar)
- ✋ Coordenação motora fina: Movimentos precisos (pinça, escrita, recorte)
- ⚖️ Equilíbrio: Estático e dinâmico
- 🎨 Esquema corporal: Consciência do próprio corpo
- ↔️ Lateralidade: Dominância lateral (direita/esquerda)
- 📍 Orientação espacial: Noção de espaço (em cima, embaixo, perto, longe)
- ⏰ Orientação temporal: Noção de tempo (antes, depois, rápido, devagar)
ATIVIDADES PSICOMOTORAS:
- 🏃 Circuitos motores: Pular, rastejar, equilibrar
- 🎵 Dança e música: Ritmo, coordenação
- ⚽ Jogos com bola: Arremessar, chutar, receber
- 🎨 Artes plásticas: Pintura, recorte, colagem, modelagem
- 🧩 Jogos de encaixe: Quebra-cabeças, blocos
5.4 Brincadeira e Ludicidade
FUNÇÕES DA BRINCADEIRA:
- 🧠 Cognitiva: Desenvolve pensamento, criatividade, resolução de problemas
- 😊 Afetiva: Expressa emoções, elabora conflitos
- 👥 Social: Aprende regras, cooperação, negociação
- 🏃 Motora: Desenvolve coordenação, equilíbrio
- 🗣️ Linguística: Amplia vocabulário, narrativas
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- 🎭 Jogo simbólico/faz-de-conta: Casinha, médico, super-herói
- 🏗️ Jogo de construção: Blocos, Lego, areia
- ⚽ Jogo de regras: Esconde-esconde, pega-pega, jogos de tabuleiro
- 🎨 Jogo sensorial: Exploração de texturas, sons, cores
- 🏃 Jogo motor: Correr, pular, dançar
PAPEL DO PROFESSOR:
Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos
Leia Mais
- -1. Desempenho para o dia dia com AMD Ryzen 5 7520U; 2. Tela Full HD antirreflexo de 15,6”; 3. Resistência e Durabilidad…
- -Para um melhor uso, certifique-se de não executar vários aplicativos em segundo plano, pois isso pode consumir mais rec…
- 12ª geração Intel Core i3-1215U (6-core, cache de 10MB, até 4.4GHz)
- SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
- 8GB DDR4 (1x8GB) 2666MT/s; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM)
- Full HD de 15.6″ (1920 x 1080), 120 Hz, WVA
- O IdeaPad 1i eleva sua categoria de notebooks com um processador Intel super eficiente de 12ª geração em um chassi fino …
- Otimize sua experiência de chamada de vídeo com uma câmera de 1MP que vem com um obturador de privacidade para afastar o…
- Com um processador Intel de 12ª geração em seu laptop, você pode, sem esforço, realizar multiplas tarefas simultaneament…
