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Simulado Polícia Federal: Noções de Direito Administrativo
Simulado CEBRASPE/CESPE
Noções de Direito Administrativo
Total: 40 questões
Tempo restante
Instruções:
- Este simulado contém 40 questões no estilo CEBRASPE/CESPE (Certo ou Errado).
- Para cada item, marque C (CERTO) ou E (ERRADO).
- Será atribuída pontuação POSITIVA (+1,00) para cada item marcado em concordância com o gabarito oficial.
- Será atribuída pontuação NEGATIVA (-1,00) para cada item marcado em discordância com o gabarito oficial.
- Não será atribuída pontuação para item não marcado ou com dupla marcação.
- A prova tem duração de 2 horas e 30 minutos.
Resultado do Simulado
Total de questões
40
Acertos
0
Erros
0
Não respondidas
0
Pontuação final (acertos – erros)
0
Gabarito Comentado
SIMULADOS POLÍCIA FEDERAL
🔥 DICAS QUENTES: DIREITO ADMINISTRATIVO
Concurso Polícia Federal – Banca CEBRASPE
🎯 O Que a CEBRASPE Mais Cobra
⚠️ Atenção Máxima!
A CEBRASPE é conhecida por questões de Certo ou Errado com pegadinhas sutis. Em Direito Administrativo, a banca costuma alterar pequenos trechos de conceitos doutrinários e legais, transformando afirmações verdadeiras em falsas!
- Foco na literalidade da Lei 8.112/90 – memorize os principais artigos sobre provimento, vacância, direitos e deveres
- Valoriza o conhecimento sobre atos administrativos, especialmente seus atributos e elementos
- Costuma explorar diferenças entre entidades da administração indireta e suas características
- Questões sobre licitações são frequentes, com foco em hipóteses de dispensa e inexigibilidade
- Atenção a termos como “sempre”, “nunca”, “todos”, “nenhum” – geralmente tornam a afirmação falsa
- Utiliza o sistema de correção com pontuação negativa (questão errada anula uma certa)
💡 Dica de Ouro
Na prova da CEBRASPE, se você não tem certeza absoluta, é melhor deixar em branco! Cada questão errada anula uma certa, então chutes podem prejudicar sua nota final.
📋 Tópicos Prioritários por Área
Centralização e Descentralização
- Centralização: competências concentradas na pessoa jurídica política (União, Estados, DF, Municípios)
- Descentralização: transferência de competências para outras pessoas jurídicas
- Descentralização pode ser: territorial, por serviços, por colaboração
- Descentralização por serviços: criação de entidades da administração indireta
Concentração e Desconcentração
- Concentração: competências exercidas por um único órgão central
- Desconcentração: distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica
- Desconcentração ocorre por meio da criação de órgãos públicos
- Relação hierárquica entre os órgãos desconcentrados
Administração Direta e Indireta
- Administração Direta: União, Estados, DF e Municípios
- Administração Indireta: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
- Decreto-Lei 200/67: principal norma sobre organização administrativa
- Controle ou tutela administrativa: supervisão ministerial
Entidades da Administração Indireta
- Autarquias: personalidade jurídica de direito público, criadas por lei
- Fundações Públicas: podem ter personalidade jurídica de direito público ou privado
- Empresas Públicas: capital exclusivamente público, qualquer forma societária
- Sociedades de Economia Mista: capital misto, forma de S.A., ações com direito a voto majoritariamente públicas
Exemplo de Questão Típica:
“A descentralização administrativa ocorre quando a Administração Pública distribui internamente competências dentro da mesma pessoa jurídica, criando órgãos públicos.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: O conceito apresentado refere-se à desconcentração administrativa, e não à descentralização. A descentralização envolve a transferência de competências para outras pessoas jurídicas.
Conceito e Requisitos
- Conceito: manifestação unilateral de vontade da Administração que visa adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações
- Requisitos/Elementos: competência, finalidade, forma, motivo e objeto
- Competência: poder legal para praticar o ato
- Finalidade: resultado que a Administração pretende alcançar
Atributos
- Presunção de legitimidade/veracidade: presume-se que o ato foi praticado conforme a lei
- Imperatividade: imposição a terceiros, independentemente de sua concordância
- Autoexecutoriedade: execução direta pela Administração, sem necessidade de intervenção judicial
- Tipicidade: correspondência entre o ato e a figura definida em lei
Classificação
- Quanto à liberdade de ação: vinculados x discricionários
- Quanto à formação: simples, complexos e compostos
- Quanto aos destinatários: gerais x individuais
- Quanto aos efeitos: constitutivos, declaratórios e enunciativos
Espécies
- Atos normativos: decretos, regulamentos, regimentos, resoluções
- Atos ordinatórios: instruções, circulares, avisos, portarias
- Atos negociais: licença, autorização, permissão, aprovação
- Atos enunciativos: certidões, atestados, pareceres
- Atos punitivos: multa, interdição, destruição de coisas
Exemplo de Questão Típica:
“A autoexecutoriedade é atributo presente em todos os atos administrativos, permitindo que a Administração Pública execute diretamente seus atos, sem necessidade de autorização judicial.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: A autoexecutoriedade não está presente em todos os atos administrativos, mas apenas naqueles em que a lei expressamente autoriza ou quando se trata de medida urgente que, se não adotada, possa causar prejuízo maior ao interesse público.
Conceito e Espécies
- Conceito: pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta
- Espécies: agentes políticos, servidores públicos, militares, particulares em colaboração
- Agentes políticos: vínculo político, não profissional
- Servidores públicos: vínculo profissional, regime estatutário ou celetista
Cargo, Emprego e Função
- Cargo público: conjunto de atribuições e responsabilidades, criado por lei, regime estatutário
- Emprego público: relação contratual, regime celetista
- Função pública: atribuições isoladas, exercidas por servidores contratados temporariamente ou funções de confiança
- Acessibilidade: concurso público (regra) ou nomeação para cargo em comissão (exceção)
Lei 8.112/90 – Provimento
- Formas de provimento: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução
- Nomeação: única forma de provimento originário
- Estágio probatório: 3 anos (EC 19/98), avaliação de aptidão e capacidade
- Estabilidade: após 3 anos de efetivo exercício
Lei 8.112/90 – Vacância
- Causas: exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável, falecimento
- Exoneração: a pedido ou de ofício (não punição)
- Demissão: sanção disciplinar
- Posse em outro cargo inacumulável: não é punição
Lei 8.112/90 – Direitos e Vantagens
- Vencimento: retribuição pelo exercício do cargo
- Remuneração: vencimento + vantagens pecuniárias
- Indenizações: ajuda de custo, diárias, transporte, auxílio-moradia
- Licenças: por motivo de doença, capacitação, gestante, paternidade, serviço militar, atividade política, etc.
Lei 8.112/90 – Deveres e Proibições
- Deveres: lealdade, obediência, assiduidade, sigilo, etc.
- Proibições: ausentar-se do serviço, receber propina, aceitar comissão, etc.
- Acumulação: proibida, salvo exceções constitucionais
- Responsabilidades: civil, penal e administrativa
Exemplo de Questão Típica:
“De acordo com a Lei 8.112/90, o servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.”
Gabarito: CERTO
Justificativa: O art. 20, § 3º da Lei 8.112/90 estabelece que “O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”.
Poderes Administrativos
- Poder hierárquico: organização administrativa, relação de subordinação
- Poder disciplinar: apuração de infrações e aplicação de penalidades aos servidores
- Poder regulamentar: edição de atos normativos para complementar a lei
- Poder de polícia: restrições a direitos individuais em benefício do interesse público
Uso e Abuso do Poder
- Excesso de poder: quando o agente extrapola sua competência
- Desvio de finalidade: quando o agente pratica ato visando fim diverso do previsto em lei
- Omissão administrativa: quando o agente deixa de praticar ato de sua competência
- Consequências: invalidação do ato e responsabilização do agente
Licitação – Princípios e Contratação Direta
- Princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo
- Dispensa: possibilidade de licitar, mas a lei autoriza a contratação direta (art. 24 da Lei 8.666/93)
- Inexigibilidade: inviabilidade de competição (art. 25 da Lei 8.666/93)
- Diferença: na dispensa há possibilidade de competição; na inexigibilidade, não
Licitação – Modalidades e Tipos
- Modalidades: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão, pregão
- Tipos: menor preço, melhor técnica, técnica e preço, maior lance ou oferta
- Concorrência: valores mais elevados, qualquer interessado
- Pregão: aquisição de bens e serviços comuns, independente do valor
Licitação – Procedimento
- Fase interna: identificação da necessidade, elaboração do edital
- Fase externa: publicação do edital, habilitação, julgamento, homologação, adjudicação
- Inversão de fases no pregão: primeiro julgamento, depois habilitação
- Recursos: prazo de 5 dias úteis (concorrência e tomada de preços) ou 2 dias úteis (convite)
Exemplo de Questão Típica:
“A contratação de serviços técnicos de natureza singular com profissionais de notória especialização é hipótese de dispensa de licitação.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: Trata-se de hipótese de inexigibilidade de licitação (art. 25, II da Lei 8.666/93), e não de dispensa. A inexigibilidade ocorre quando há inviabilidade de competição.
Controle da Administração
- Conceito: conjunto de mecanismos para verificar a regularidade dos atos administrativos
- Quanto ao órgão: administrativo, legislativo e judicial
- Quanto ao momento: prévio, concomitante e posterior
- Quanto à iniciativa: de ofício ou provocado
Controle Administrativo
- Exercido pela própria Administração: autotutela
- Súmula 473 do STF: anulação de atos ilegais e revogação por conveniência e oportunidade
- Recursos administrativos: hierárquico próprio, hierárquico impróprio, revisão
- Prescrição administrativa: 5 anos (Lei 9.784/99)
Controle Legislativo
- Controle político: exercido pelo Congresso Nacional
- Controle financeiro: exercido com auxílio do Tribunal de Contas
- Sustação de atos normativos do Executivo (art. 49, V, CF)
- Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)
Controle Judicial
- Princípio da inafastabilidade: art. 5º, XXXV, CF
- Instrumentos: mandado de segurança, ação popular, ação civil pública, habeas data
- Controle de legalidade, não de mérito administrativo
- Teoria dos motivos determinantes
Responsabilidade Civil do Estado
- Teoria adotada: responsabilidade objetiva (art. 37, §6º, CF)
- Atos comissivos: responsabilidade objetiva (teoria do risco administrativo)
- Atos omissivos: divergência doutrinária e jurisprudencial
- Direito de regresso contra o agente causador (responsabilidade subjetiva)
Excludentes e Atenuantes
- Excludentes: força maior, caso fortuito, culpa exclusiva da vítima, culpa exclusiva de terceiros
- Atenuantes: culpa concorrente da vítima
- Teoria do risco administrativo: admite excludentes
- Teoria do risco integral: não admite excludentes (casos excepcionais)
Exemplo de Questão Típica:
“De acordo com a jurisprudência do STF, a responsabilidade civil do Estado por atos omissivos é sempre subjetiva, dependendo da comprovação de culpa ou dolo.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: Não há consenso jurisprudencial sobre o tema. O STF já adotou tanto a responsabilidade objetiva quanto a subjetiva para atos omissivos, dependendo do caso concreto. A tendência mais recente é adotar a responsabilidade objetiva também para omissões específicas.
⚡ 10 Dicas Quentes para Gabaritar
- Memorize as definições literais: A CEBRASPE cobra a literalidade dos conceitos doutrinários e legais. Decore as definições de ato administrativo, poder de polícia, autarquia, etc.
- Conheça as diferenças entre as entidades da administração indireta: Autarquias (direito público), fundações (público ou privado), empresas públicas (capital exclusivamente público) e sociedades de economia mista (capital misto, S.A.).
- Estude os atributos dos atos administrativos: Presunção de legitimidade/veracidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade. Nem todos os atos possuem todos os atributos!
- Domine a Lei 8.112/90: Foque em provimento, vacância, estágio probatório, estabilidade, direitos, deveres e proibições. A CEBRASPE costuma cobrar a literalidade da lei.
- Conheça as hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação: Diferencie bem os casos do art. 24 (dispensa) e art. 25 (inexigibilidade) da Lei 8.666/93.
- Estude os poderes administrativos: Hierárquico (subordinação), disciplinar (sanções), regulamentar (normas) e de polícia (restrições). Saiba as características e limites de cada um.
- Saiba as diferenças entre os tipos de controle: Administrativo (autotutela), legislativo (político e financeiro) e judicial (legalidade). Conheça os instrumentos de cada um.
- Conheça a responsabilidade civil do Estado: Teoria do risco administrativo (regra), atos comissivos (objetiva), atos omissivos (divergência), direito de regresso (subjetiva).
- Estude os princípios da Administração Pública: Expressos no art. 37 da CF (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência) e implícitos (supremacia do interesse público, autotutela, etc.).
- Conheça as modalidades de licitação: Concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão. Saiba os valores, características e procedimentos de cada uma.
🔍 Dica Extra
A CEBRASPE costuma cobrar a literalidade das leis e conceitos doutrinários, mas também exige que você saiba interpretar e aplicar os dispositivos. Estude as súmulas e jurisprudência do STF e STJ sobre os temas mais relevantes, especialmente responsabilidade civil do Estado e controle judicial dos atos administrativos.
🔍 5 Pegadinhas Clássicas da CEBRASPE
1. Confusão entre Conceitos
A CEBRASPE costuma misturar conceitos próximos, como centralização/desconcentração ou dispensa/inexigibilidade de licitação.
Dica: Memorize as definições específicas de cada conceito e suas principais diferenças.
2. Alteração de Termos Legais
Questões que alteram sutilmente o texto da lei, trocando palavras-chave ou invertendo a ordem dos requisitos.
Dica: Conheça a literalidade dos principais dispositivos legais, especialmente da Lei 8.112/90 e Lei 8.666/93.
3. Generalização Indevida
Afirmações que generalizam regras que comportam exceções, usando termos como “sempre”, “nunca”, “todos”, “nenhum”.
Dica: Desconfie de afirmações categóricas e verifique se não há exceções à regra apresentada.
4. Confusão entre Regra e Exceção
Questões que apresentam uma exceção como se fosse a regra geral, ou vice-versa.
Dica: Tenha clareza sobre o que é regra e o que é exceção em cada tema, especialmente em concurso público, licitação e responsabilidade civil.
5. Mistura de Correntes Doutrinárias
Apresentação de uma corrente doutrinária minoritária como se fosse pacífica ou majoritária.
Dica: Conheça as principais correntes doutrinárias sobre temas controversos, como responsabilidade por omissão, natureza jurídica das fundações e controle de mérito administrativo.
📝 Definições Essenciais para Memorizar
Conceito | Definição Literal | Elementos Essenciais |
---|---|---|
Ato Administrativo | Manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. | 1. Manifestação unilateral 2. Administração agindo como tal 3. Produção de efeitos jurídicos |
Poder de Polícia | Atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. | 1. Limitação de direitos 2. Em razão do interesse público 3. Nas áreas especificadas |
Autarquia | Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. | 1. Criação por lei 2. Personalidade jurídica própria 3. Patrimônio próprio 4. Atividades típicas |
Empresa Pública | Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. | 1. Personalidade jurídica de direito privado 2. Capital exclusivamente público 3. Criação autorizada por lei 4. Qualquer forma societária |
Sociedade de Economia Mista | Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. | 1. Personalidade jurídica de direito privado 2. Capital misto 3. Forma de S.A. 4. Maioria das ações com direito a voto pertencentes ao poder público |
📊 5 Questões Comentadas (Padrão CEBRASPE)
Questão 1: Organização Administrativa
“A criação de secretarias dentro de um ministério, com distribuição de competências entre elas, é exemplo de descentralização administrativa.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: Trata-se de desconcentração administrativa, e não descentralização. A desconcentração ocorre quando há distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica, com criação de órgãos públicos. A descentralização envolve a transferência de competências para outras pessoas jurídicas.
Questão 2: Ato Administrativo
“A autoexecutoriedade é atributo presente em todos os atos administrativos, permitindo que a Administração Pública execute diretamente seus atos, sem necessidade de autorização judicial.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: A autoexecutoriedade não está presente em todos os atos administrativos, mas apenas naqueles em que a lei expressamente autoriza ou quando se trata de medida urgente que, se não adotada, possa causar prejuízo maior ao interesse público.
Questão 3: Agentes Públicos
“De acordo com a Lei 8.112/90, o servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: Além das hipóteses mencionadas, o servidor estável também pode perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa (art. 41, §1º, III, CF/88) e em razão de excesso de despesa com pessoal (art. 169, §4º, CF/88).
Questão 4: Licitação
“É dispensável a licitação para contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.”
Gabarito: ERRADO
Justificativa: Trata-se de hipótese de inexigibilidade de licitação (art. 25, II da Lei 8.666/93), e não de dispensa. A inexigibilidade ocorre quando há inviabilidade de competição.
Questão 5: Responsabilidade Civil do Estado
“Segundo a teoria do risco administrativo, adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, a responsabilidade civil do Estado é objetiva, não sendo necessária a comprovação de culpa ou dolo do agente público, mas admitindo-se excludentes de responsabilidade, como culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior.”
Gabarito: CERTO
Justificativa: A afirmação está correta. O Brasil adota a teoria do risco administrativo (art. 37, §6º, CF/88), que estabelece responsabilidade objetiva do Estado, independentemente de culpa ou dolo do agente, mas admite excludentes de responsabilidade.
🧠 Estratégia de Estudo para os Últimos 30 Dias
Dias 1-10: Revisão Conceitual
- Memorize as definições literais dos conceitos fundamentais
- Estude a organização administrativa e as entidades da administração indireta
- Revise os elementos e atributos dos atos administrativos
- Foque nos dispositivos mais cobrados da Lei 8.112/90
Dias 11-20: Prática Intensiva
- Resolva questões dos últimos concursos da PF
- Faça questões específicas sobre cada tópico do edital
- Pratique questões sobre licitações e contratos
- Revise os poderes administrativos e responsabilidade civil
Dias 21-30: Simulados e Revisão Final
- Faça simulados completos com controle de tempo
- Revise os pontos em que você ainda erra
- Memorize as definições essenciais
- Revise as pegadinhas mais comuns da CEBRASPE
🏆 Dica Final
No dia anterior à prova, evite estudar conteúdos novos. Faça apenas uma revisão leve dos pontos principais e descanse bem. A clareza mental é essencial para identificar as pegadinhas da CEBRASPE!
📚 Resumo dos Tópicos Essenciais
1. Organização Administrativa
Centralização: competências exercidas pela pessoa política
Descentralização: transferência de competências para outras pessoas jurídicas
Concentração: competências exercidas por um órgão central
Desconcentração: distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica
Administração Direta: União, Estados, DF e Municípios
Administração Indireta: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
2. Ato Administrativo
Requisitos/Elementos: competência, finalidade, forma, motivo e objeto
Atributos: presunção de legitimidade/veracidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade
Classificação: vinculados x discricionários, simples x complexos x compostos, gerais x individuais
Espécies: normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos, punitivos
3. Agentes Públicos
Espécies: agentes políticos, servidores públicos, militares, particulares em colaboração
Cargo público: conjunto de atribuições, criado por lei, regime estatutário
Emprego público: relação contratual, regime celetista
Função pública: atribuições isoladas, contratação temporária ou funções de confiança
Lei 8.112/90: provimento, vacância, direitos, deveres, proibições, responsabilidades
4. Poderes e Licitações
Poderes: hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia
Abuso de poder: excesso de poder, desvio de finalidade
Licitação – Princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade
Contratação direta: dispensa (art. 24) e inexigibilidade (art. 25)
Modalidades: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão, pregão
Tipos: menor preço, melhor técnica, técnica e preço, maior lance ou oferta
5. Controle e Responsabilidade
Controle administrativo: autotutela, recursos administrativos
Controle legislativo: político (Congresso) e financeiro (Tribunal de Contas)
Controle judicial: legalidade, não mérito
Responsabilidade civil: objetiva (regra), teoria do risco administrativo
Excludentes: força maior, caso fortuito, culpa exclusiva da vítima ou de terceiros
6. Regime Jurídico-Administrativo
Princípios expressos: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência (art. 37, CF)
Princípios implícitos: supremacia do interesse público, indisponibilidade do interesse público, autotutela, continuidade dos serviços públicos, segurança jurídica, proporcionalidade, razoabilidade
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