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📚 SIMULADO AUXILIAR DE ENSINO
PARTE 1
25 Questões – Processo de Ensino-Aprendizagem e Pedagogia
🎉 Simulado Concluído!
A obra É do conhecimento de toda a população brasileira que o cargo em um concurso público está entre os maiores sonhos de todos. A função pública é o caminho mais rápido e seguro para quem deseja a estabilidade financeira. Contudo, o que você pode não saber é que a jornada até a tão desejada função pública é desafiadora! Não existe fórmula mágica para isso, não há regras; o que existe, sim, é o seu comprometimento em estudar para mudar de vida! Mas aonde entra o AlfaCon nessa jornada? O AlfaCon está aqui para facilitar seu trajeto, dar ferramentas para auxiliá-lo rumo à sua APROVAÇÃO e MUDANÇA DE VIDA! Por isso, o AlfaCon, preocupando-se com você, iniciante no universo das CARREIRAS EDUCACIONAIS, criou o BÁSICO PARA EDUCAÇÃO – PROFESSOR. São mais de 250.000 aprovados em concursos públicos. Este é o
📖 SIMULADO AUXILIAR DE ENSINO
PARTE 2
25 Questões – Legislação Educacional e Competências Gerais
🎉 Simulado Concluído!
📚 SIMULADO AUXILIAR DE ENSINO
PARTE 3
25 Questões – Temas Complementares e Legislações Específicas
🎉 Simulado Concluído!
APOSTILA 1
• Aluno: Sujeito ativo da aprendizagem, com conhecimentos prévios, experiências e características individuais
• Professor: Mediador do conhecimento, facilitador da aprendizagem
• Conteúdo: Conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidas
• Método: Estratégias e técnicas utilizadas para facilitar a aprendizagem
• Contexto: Ambiente físico, social e cultural onde ocorre a aprendizagem
• Respeito à dignidade e aos direitos das crianças
• Reconhecimento da criança como sujeito ativo e competente
• Valorização das brincadeiras e interações
• Integração entre cuidar e educar
• Respeito às diferenças individuais e culturais
• Promoção do desenvolvimento integral
• Percepção: Capacidade de interpretar informações sensoriais
• Atenção: Habilidade de focar em estímulos relevantes
• Memória: Capacidade de armazenar e recuperar informações
• Linguagem: Desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal
• Pensamento: Capacidade de processar informações e resolver problemas
• Sensório-motor (0-2 anos): Conhecimento através dos sentidos e movimentos
• Pré-operatório (2-7 anos): Desenvolvimento da linguagem e pensamento simbólico
• Operações concretas (7-11 anos): Pensamento lógico sobre objetos concretos
• Operações formais (11+ anos): Pensamento abstrato e hipotético
• Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Distância entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que consegue fazer com ajuda
• Mediação: Processo pelo qual o adulto ou par mais experiente auxilia a aprendizagem
• Internalização: Processo de transformação de atividades externas em processos mentais internos
• Linguagem: Principal instrumento de mediação e desenvolvimento do pensamento
• Direito à vida e à saúde
• Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
• Direito à convivência familiar e comunitária
• Direito à educação, cultura, esporte e lazer
• Direito à profissionalização e à proteção no trabalho
Durante o recreio, duas crianças brigam por um brinquedo. Como auxiliar de ensino, você deve: mediar o conflito, ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos, propor soluções conjuntas (revezamento, brincadeira compartilhada), e usar a situação como oportunidade de aprendizagem sobre cooperação e respeito.
Uma criança apresenta dificuldades para acompanhar as atividades da turma. Ações do auxiliar: observar e registrar as dificuldades específicas, adaptar materiais e atividades, oferecer apoio individualizado, comunicar observações ao professor regente, manter diálogo com a família.
Uma criança muito tímida não participa das atividades em grupo. Estratégias: respeitar o tempo da criança, criar oportunidades de participação gradual, valorizar pequenas conquistas, propor atividades em duplas antes de grupos maiores, estabelecer vínculo afetivo seguro.
Objetivos: Desenvolver linguagem oral, escuta, respeito às opiniões, expressão de sentimentos. Procedimento: Sentar em círculo, escolher tema do interesse das crianças, estabelecer regras de participação, mediar as falas, valorizar todas as contribuições.
Objetivos: Desenvolver coordenação motora, seguir regras, cooperação, socialização. Exemplos: amarelinha (coordenação e números), pega-pega (movimento e regras), ciranda (música e cooperação), esconde-esconde (contagem e estratégia).
Objetivos: Desenvolver imaginação, linguagem, concentração, valores. Estratégias: Usar diferentes recursos (fantoches, livros, dramatização), fazer perguntas sobre a história, relacionar com experiências das crianças, propor atividades complementares.
Promover autonomia (deixar a criança comer sozinha quando possível), ensinar hábitos saudáveis, respeitar preferências e restrições alimentares, criar ambiente agradável para as refeições, aproveitar para trabalhar conceitos (cores, sabores, texturas).
Criar ambiente tranquilo, respeitar ritmos individuais, usar música suave ou histórias, estabelecer rotina previsível, acolher crianças que têm dificuldade para relaxar, garantir conforto e segurança.
Ensinar hábitos de higiene de forma lúdica, respeitar a intimidade das crianças, promover autonomia gradual, manter ambiente limpo e organizado, estar atento a necessidades especiais de cada criança.
Adaptar atividades conforme necessidades específicas, promover interação com todas as crianças, usar recursos de apoio quando necessário, valorizar potencialidades, trabalhar com toda a turma sobre respeito às diferenças.
Valorizar diferentes culturas presentes na turma, incluir elementos culturais diversos nas atividades, promover respeito às diferenças, celebrar datas significativas de diferentes culturas, envolver famílias no compartilhamento de tradições.
• Piaget: Estágios do desenvolvimento cognitivo – Assimilação, Acomodação, Equilibração
• Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal – Mediação – Interação Social
• Cognitiva: Pensamento, linguagem, memória, atenção
• Afetiva: Emoções, vínculos, autoestima
• Física: Motricidade, coordenação, equilíbrio
• Social: Interação, cooperação, regras sociais
• Ética: Valores, moral, senso de justiça
• Proteção Integral
• Prioridade Absoluta
• Melhor Interesse da Criança
• Direito à Educação, Saúde, Convivência Familiar
• Brincar como direito e meio de aprendizagem
• Integração cuidar-educar
• Múltiplas linguagens
• Desenvolvimento integral
• Respeito às diferenças individuais
Apoiar o professor regente, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, observar e registrar o desenvolvimento, mediar conflitos, promover inclusão, estabelecer vínculos afetivos seguros, comunicar situações de risco, respeitar os direitos da criança.
APOSTILA 2
• Objetivos de Aprendizagem: Claros, específicos e adequados à faixa etária
• Conteúdos: Organizados de forma sequencial e progressiva
• Metodologias: Ativas, lúdicas e participativas
• Recursos Didáticos: Variados, concretos e estimulantes
• Avaliação: Formativa, diagnóstica e processual
• Ambiente de Aprendizagem: Acolhedor, organizado e estimulante
• Alfabetização: Domínio técnico da leitura e escrita
• Letramento: Uso social da leitura e escrita
• Alfabetização: Decodificação e codificação
• Letramento: Compreensão e produção de sentidos
• Alfabetização: Processo mais específico
• Letramento: Processo mais amplo e contínuo
• Fonológico: Pronúncia correta dos sons da fala
• Lexical: Ampliação do vocabulário
• Sintático: Organização das palavras em frases
• Semântico: Compreensão e uso adequado dos significados
• Pragmático: Uso da linguagem em diferentes contextos sociais
• Planejamento: Definir o que escrever, para quem, com que objetivo
• Textualização: Colocar as ideias no papel, organizando-as em texto
• Revisão: Reler, avaliar e melhorar o texto produzido
• Reescrita: Refazer o texto incorporando as melhorias identificadas
• Direito à vida e à saúde
• Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
• Direito à convivência familiar e comunitária
• Direito à educação, cultura, esporte e lazer
• Direito à profissionalização e à proteção no trabalho
Durante o recreio, duas crianças brigam por um brinquedo. Como auxiliar de ensino, você deve: mediar o conflito, ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos, propor soluções conjuntas (revezamento, brincadeira compartilhada), e usar a situação como oportunidade de aprendizagem sobre cooperação e respeito.
Uma criança apresenta dificuldades para acompanhar as atividades da turma. Ações do auxiliar: observar e registrar as dificuldades específicas, adaptar materiais e atividades, oferecer apoio individualizado, comunicar observações ao professor regente, manter diálogo com a família.
Uma criança muito tímida não participa das atividades em grupo. Estratégias: respeitar o tempo da criança, criar oportunidades de participação gradual, valorizar pequenas conquistas, propor atividades em duplas antes de grupos maiores, estabelecer vínculo afetivo seguro.
Objetivos: Desenvolver linguagem oral, escuta, respeito às opiniões, expressão de sentimentos. Procedimento: Sentar em círculo, escolher tema do interesse das crianças, estabelecer regras de participação, mediar as falas, valorizar todas as contribuições.
Objetivos: Desenvolver coordenação motora, seguir regras, cooperação, socialização. Exemplos: amarelinha (coordenação e números), pega-pega (movimento e regras), ciranda (música e cooperação), esconde-esconde (contagem e estratégia).
Objetivos: Desenvolver imaginação, linguagem, concentração, valores. Estratégias: Usar diferentes recursos (fantoches, livros, dramatização), fazer perguntas sobre a história, relacionar com experiências das crianças, propor atividades complementares.
Promover autonomia (deixar a criança comer sozinha quando possível), ensinar hábitos saudáveis, respeitar preferências e restrições alimentares, criar ambiente agradável para as refeições, aproveitar para trabalhar conceitos (cores, sabores, texturas).
Criar ambiente tranquilo, respeitar ritmos individuais, usar música suave ou histórias, estabelecer rotina previsível, acolher crianças que têm dificuldade para relaxar, garantir conforto e segurança.
Ensinar hábitos de higiene de forma lúdica, respeitar a intimidade das crianças, promover autonomia gradual, manter ambiente limpo e organizado, estar atento a necessidades especiais de cada criança.
Adaptar atividades conforme necessidades específicas, promover interação com todas as crianças, usar recursos de apoio quando necessário, valorizar potencialidades, trabalhar com toda a turma sobre respeito às diferenças.
Valorizar diferentes culturas presentes na turma, incluir elementos culturais diversos nas atividades, promover respeito às diferenças, celebrar datas significativas de diferentes culturas, envolver famílias no compartilhamento de tradições.
• Piaget: Estágios do desenvolvimento cognitivo – Assimilação, Acomodação, Equilibração
• Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal – Mediação – Interação Social
• Cognitiva: Pensamento, linguagem, memória, atenção
• Afetiva: Emoções, vínculos, autoestima
• Física: Motricidade, coordenação, equilíbrio
• Social: Interação, cooperação, regras sociais
• Ética: Valores, moral, senso de justiça
• Proteção Integral
• Prioridade Absoluta
• Melhor Interesse da Criança
• Direito à Educação, Saúde, Convivência Familiar
• Brincar como direito e meio de aprendizagem
• Integração cuidar-educar
• Múltiplas linguagens
• Desenvolvimento integral
• Respeito às diferenças individuais
Apoiar o professor regente, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, observar e registrar o desenvolvimento, mediar conflitos, promover inclusão, estabelecer vínculos afetivos seguros, comunicar situações de risco, respeitar os direitos da criança.
APOSTILA 3
• Universalidade: Educação para todos, sem exceção
• Equidade: Oportunidades diferenciadas conforme as necessidades
• Participação: Envolvimento ativo de todos os estudantes
• Diversidade: Valorização das diferenças como riqueza
• Qualidade: Excelência educacional para todos
• Colaboração: Trabalho conjunto entre todos os atores
• Respeito à dignidade da pessoa humana
• Autonomia e independência individual
• Não discriminação
• Plena e efetiva participação e inclusão na sociedade
• Igualdade de oportunidades
• Acessibilidade
• Respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência
• Reconhecimento: Valorizar a identidade, história e cultura dos afro-brasileiros
• Reparação: Corrigir injustiças e promover igualdade de oportunidades
• Valorização: Reconhecer e valorizar a diversidade étnico-racial
• Combate ao Racismo: Eliminar discriminações e preconceitos
• Promoção da Igualdade: Garantir direitos iguais para todos
• Sexo Biológico: Características físicas e biológicas (cromossomos, hormônios)
• Identidade de Gênero: Como a pessoa se identifica (masculino, feminino, não-binário)
• Expressão de Gênero: Como a pessoa expressa sua identidade (roupas, comportamento)
• Orientação Sexual: Por quem a pessoa sente atração afetiva/sexual
• Estereótipos de Gênero: Ideias preconcebidas sobre papéis masculinos e femininos
• Holística: Visão integrada do meio ambiente
• Interdisciplinar: Abordagem em todas as disciplinas
• Participativa: Envolvimento ativo da comunidade
• Crítica: Análise das causas dos problemas ambientais
• Transformadora: Mudança de atitudes e comportamentos
• Permanente: Processo contínuo ao longo da vida
• Direito à vida e à saúde
• Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
• Direito à convivência familiar e comunitária
• Direito à educação, cultura, esporte e lazer
• Direito à profissionalização e à proteção no trabalho
Durante o recreio, duas crianças brigam por um brinquedo. Como auxiliar de ensino, você deve: mediar o conflito, ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos, propor soluções conjuntas (revezamento, brincadeira compartilhada), e usar a situação como oportunidade de aprendizagem sobre cooperação e respeito.
Uma criança apresenta dificuldades para acompanhar as atividades da turma. Ações do auxiliar: observar e registrar as dificuldades específicas, adaptar materiais e atividades, oferecer apoio individualizado, comunicar observações ao professor regente, manter diálogo com a família.
Uma criança muito tímida não participa das atividades em grupo. Estratégias: respeitar o tempo da criança, criar oportunidades de participação gradual, valorizar pequenas conquistas, propor atividades em duplas antes de grupos maiores, estabelecer vínculo afetivo seguro.
Objetivos: Desenvolver linguagem oral, escuta, respeito às opiniões, expressão de sentimentos. Procedimento: Sentar em círculo, escolher tema do interesse das crianças, estabelecer regras de participação, mediar as falas, valorizar todas as contribuições.
Objetivos: Desenvolver coordenação motora, seguir regras, cooperação, socialização. Exemplos: amarelinha (coordenação e números), pega-pega (movimento e regras), ciranda (música e cooperação), esconde-esconde (contagem e estratégia).
Objetivos: Desenvolver imaginação, linguagem, concentração, valores. Estratégias: Usar diferentes recursos (fantoches, livros, dramatização), fazer perguntas sobre a história, relacionar com experiências das crianças, propor atividades complementares.
Promover autonomia (deixar a criança comer sozinha quando possível), ensinar hábitos saudáveis, respeitar preferências e restrições alimentares, criar ambiente agradável para as refeições, aproveitar para trabalhar conceitos (cores, sabores, texturas).
Criar ambiente tranquilo, respeitar ritmos individuais, usar música suave ou histórias, estabelecer rotina previsível, acolher crianças que têm dificuldade para relaxar, garantir conforto e segurança.
Ensinar hábitos de higiene de forma lúdica, respeitar a intimidade das crianças, promover autonomia gradual, manter ambiente limpo e organizado, estar atento a necessidades especiais de cada criança.
Adaptar atividades conforme necessidades específicas, promover interação com todas as crianças, usar recursos de apoio quando necessário, valorizar potencialidades, trabalhar com toda a turma sobre respeito às diferenças.
Valorizar diferentes culturas presentes na turma, incluir elementos culturais diversos nas atividades, promover respeito às diferenças, celebrar datas significativas de diferentes culturas, envolver famílias no compartilhamento de tradições.
• Piaget: Estágios do desenvolvimento cognitivo – Assimilação, Acomodação, Equilibração
• Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal – Mediação – Interação Social
• Cognitiva: Pensamento, linguagem, memória, atenção
• Afetiva: Emoções, vínculos, autoestima
• Física: Motricidade, coordenação, equilíbrio
• Social: Interação, cooperação, regras sociais
• Ética: Valores, moral, senso de justiça
• Proteção Integral
• Prioridade Absoluta
• Melhor Interesse da Criança
• Direito à Educação, Saúde, Convivência Familiar
• Brincar como direito e meio de aprendizagem
• Integração cuidar-educar
• Múltiplas linguagens
• Desenvolvimento integral
• Respeito às diferenças individuais
Apoiar o professor regente, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, observar e registrar o desenvolvimento, mediar conflitos, promover inclusão, estabelecer vínculos afetivos seguros, comunicar situações de risco, respeitar os direitos da criança.
APOSTILA 4
• Igualdade de condições para acesso e permanência na escola
• Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura
• Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas
• Respeito à liberdade e apreço à tolerância
• Coexistência de instituições públicas e privadas
• Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais
• Valorização do profissional da educação escolar
• Gestão democrática do ensino público
• Garantia de padrão de qualidade
• Valorização da experiência extraescolar
• Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais
• Educação Infantil: Creche (0-3 anos) e Pré-escola (4-5 anos)
• Ensino Fundamental: Anos iniciais (1º ao 5º ano) e Anos finais (6º ao 9º ano)
• Ensino Médio: 3 anos de duração
• Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio
• Trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional
• Trabalhadores em educação com formação especializada ou complementação pedagógica
• Éticos: Autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum
• Políticos: Direitos de cidadania, exercício da criticidade e respeito à ordem democrática
• Estéticos: Sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade de manifestações artísticas e culturais
1. Conhecimento: Valorizar e utilizar conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
2. Pensamento científico: Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar ciências com criticidade e criatividade
3. Repertório cultural: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais
4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens para expressar-se e partilhar informações
5. Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica
6. Trabalho e projeto de vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis
8. Autoconhecimento: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional
9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação
10. Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação
• Conviver com outras crianças e adultos
• Brincar cotidianamente de diversas formas
• Participar ativamente das atividades cotidianas
• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções
• Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível
• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural
• Linguagens: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física
• Matemática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística
• Ciências da Natureza: Matéria e energia, Vida e evolução, Terra e universo
• Ciências Humanas: Geografia e História
• Ensino Religioso: Identidades e alteridades, Manifestações religiosas, Crenças religiosas e filosofias de vida
• Constituição Federal (1988): Art. 208 – Educação infantil como direito público subjetivo
• ECA (1990): Proteção integral da criança
• LDB (1996): Educação infantil como primeira etapa da educação básica
• DCNEI (2009): Diretrizes específicas para a educação infantil
• Marco Legal da Primeira Infância (2016): Lei 13.257/2016
• Éticos: Autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades
• Políticos: Direitos de cidadania, exercício da criticidade e respeito à ordem democrática
• Estéticos: Sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais
• Creche: 0 a 3 anos (Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II)
• Pré-escola: 4 e 5 anos (Pré I e Pré II)
• Jornada: Parcial (mínimo 4 horas) ou integral (7 horas ou mais)
• Cuidar e educar de forma indissociável
• Promover o desenvolvimento integral
• Garantir o direito ao brincar
• Respeitar a diversidade e as diferenças individuais
• Preparar para a cidadania
• Complementar a ação da família
• União: Sistema federal de ensino, coordenação da política nacional, assistência técnica e financeira
• Estados: Sistemas estaduais de ensino, ensino fundamental e médio
• Distrito Federal: Sistema próprio de ensino, todas as etapas da educação básica
• Municípios: Sistemas municipais de ensino, educação infantil e ensino fundamental
• Elaborar o Plano Nacional de Educação
• Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino
• Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, Distrito Federal e Municípios
• Estabelecer competências e diretrizes para a educação infantil, ensino fundamental e médio
• Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar
• Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino
• Definir normas complementares para o seu sistema de ensino
• Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os estabelecimentos do seu sistema
• Baixar normas gerais sobre cursos de educação profissional técnica de nível médio
• Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio
• Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino
• Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas
• Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino
• Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino
• Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental
• Plano Nacional de Educação (PNE)
• Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB)
• Programas suplementares de alimentação e assistência à saúde
• Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
• Programas de formação de professores
• Direito à vida e à saúde
• Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
• Direito à convivência familiar e comunitária
• Direito à educação, cultura, esporte e lazer
• Direito à profissionalização e à proteção no trabalho
Durante o recreio, duas crianças brigam por um brinquedo. Como auxiliar de ensino, você deve: mediar o conflito, ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos, propor soluções conjuntas (revezamento, brincadeira compartilhada), e usar a situação como oportunidade de aprendizagem sobre cooperação e respeito.
Uma criança apresenta dificuldades para acompanhar as atividades da turma. Ações do auxiliar: observar e registrar as dificuldades específicas, adaptar materiais e atividades, oferecer apoio individualizado, comunicar observações ao professor regente, manter diálogo com a família.
Uma criança muito tímida não participa das atividades em grupo. Estratégias: respeitar o tempo da criança, criar oportunidades de participação gradual, valorizar pequenas conquistas, propor atividades em duplas antes de grupos maiores, estabelecer vínculo afetivo seguro.
Objetivos: Desenvolver linguagem oral, escuta, respeito às opiniões, expressão de sentimentos. Procedimento: Sentar em círculo, escolher tema do interesse das crianças, estabelecer regras de participação, mediar as falas, valorizar todas as contribuições.
Objetivos: Desenvolver coordenação motora, seguir regras, cooperação, socialização. Exemplos: amarelinha (coordenação e números), pega-pega (movimento e regras), ciranda (música e cooperação), esconde-esconde (contagem e estratégia).
Objetivos: Desenvolver imaginação, linguagem, concentração, valores. Estratégias: Usar diferentes recursos (fantoches, livros, dramatização), fazer perguntas sobre a história, relacionar com experiências das crianças, propor atividades complementares.
Promover autonomia (deixar a criança comer sozinha quando possível), ensinar hábitos saudáveis, respeitar preferências e restrições alimentares, criar ambiente agradável para as refeições, aproveitar para trabalhar conceitos (cores, sabores, texturas).
Criar ambiente tranquilo, respeitar ritmos individuais, usar música suave ou histórias, estabelecer rotina previsível, acolher crianças que têm dificuldade para relaxar, garantir conforto e segurança.
Ensinar hábitos de higiene de forma lúdica, respeitar a intimidade das crianças, promover autonomia gradual, manter ambiente limpo e organizado, estar atento a necessidades especiais de cada criança.
Adaptar atividades conforme necessidades específicas, promover interação com todas as crianças, usar recursos de apoio quando necessário, valorizar potencialidades, trabalhar com toda a turma sobre respeito às diferenças.
Valorizar diferentes culturas presentes na turma, incluir elementos culturais diversos nas atividades, promover respeito às diferenças, celebrar datas significativas de diferentes culturas, envolver famílias no compartilhamento de tradições.
• Piaget: Estágios do desenvolvimento cognitivo – Assimilação, Acomodação, Equilibração
• Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal – Mediação – Interação Social
• Cognitiva: Pensamento, linguagem, memória, atenção
• Afetiva: Emoções, vínculos, autoestima
• Física: Motricidade, coordenação, equilíbrio
• Social: Interação, cooperação, regras sociais
• Ética: Valores, moral, senso de justiça
• Proteção Integral
• Prioridade Absoluta
• Melhor Interesse da Criança
• Direito à Educação, Saúde, Convivência Familiar
• Brincar como direito e meio de aprendizagem
• Integração cuidar-educar
• Múltiplas linguagens
• Desenvolvimento integral
• Respeito às diferenças individuais
Apoiar o professor regente, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, observar e registrar o desenvolvimento, mediar conflitos, promover inclusão, estabelecer vínculos afetivos seguros, comunicar situações de risco, respeitar os direitos da criança.
APOSTILA 5
• Educação Integral: Desenvolvimento pleno do ser humano em todas as suas dimensões
• Inclusão e Diversidade: Respeito às diferenças e garantia de acesso a todos
• Qualidade Social: Educação que promove transformação social
• Gestão Democrática: Participação da comunidade escolar nas decisões
• Sustentabilidade: Consciência ambiental e responsabilidade social
• Inovação Pedagógica: Uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais
• Educação como direito: Garantia de acesso, permanência e qualidade para todos
• Formação integral: Desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico, social e ético
• Contextualização: Articulação entre conhecimento e realidade local
• Protagonismo estudantil: Participação ativa dos estudantes no processo educativo
• Formação cidadã: Preparação para o exercício da cidadania
• Educação Infantil: Campos de experiências com foco no desenvolvimento integral
• Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Áreas de conhecimento integradas
• Ensino Fundamental – Anos Finais: Componentes curriculares específicos
• Educação de Jovens e Adultos: Organização flexível e contextualizada
• Aprendizagem baseada em projetos: Integração de conhecimentos através de projetos significativos
• Pedagogia da pergunta: Estímulo à curiosidade e ao questionamento
• Aprendizagem colaborativa: Trabalho em equipe e construção coletiva
• Uso de tecnologias: Integração de recursos digitais ao processo educativo
• Educação contextualizada: Articulação entre teoria e prática social
• Marcos Conceituais: Fundamentos teóricos e filosóficos
• Objetivos de Aprendizagem: Metas específicas para cada etapa
• Habilidades e Competências: Capacidades a serem desenvolvidas
• Conteúdos Programáticos: Conhecimentos essenciais
• Metodologias Sugeridas: Estratégias pedagógicas recomendadas
• Avaliação: Critérios e instrumentos de avaliação
• Recursos Didáticos: Materiais e tecnologias de apoio
• O eu, o outro e o nós: Identidade, autonomia, relações sociais
• Corpo, gestos e movimentos: Expressão corporal, motricidade, saúde
• Traços, sons, cores e formas: Linguagens artísticas e estéticas
• Escuta, fala, pensamento e imaginação: Linguagem oral e escrita
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Conhecimento lógico-matemático e científico
• Linguagens: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física
• Matemática: Números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística
• Ciências da Natureza: Matéria e energia, vida e evolução, Terra e universo
• Ciências Humanas: Geografia e História com foco local e regional
• Ensino Religioso: Diversidade religiosa e valores éticos
• Educação Ambiental: Sustentabilidade e preservação do meio ambiente
• Educação para o Trânsito: Segurança e cidadania no trânsito
• Educação Alimentar e Nutricional: Hábitos saudáveis e segurança alimentar
• Educação em Direitos Humanos: Respeito à diversidade e combate ao preconceito
• Educação Financeira: Consumo consciente e planejamento financeiro
• Cultura Açoriana: Valorização da herança cultural local
• Diagnóstica: Identifica conhecimentos prévios e necessidades de aprendizagem
• Formativa: Acompanha o processo de aprendizagem continuamente
• Somativa: Verifica os resultados alcançados ao final de períodos
• Inclusiva: Considera as especificidades de cada estudante
• Participativa: Envolve estudantes no processo avaliativo
• Transparente: Critérios claros e comunicados a todos os envolvidos
• Observação sistemática: Registro do desenvolvimento diário dos estudantes
• Portfólios: Compilação de trabalhos que demonstram o progresso
• Projetos: Avaliação através de trabalhos integrados
• Autoavaliação: Reflexão do estudante sobre seu próprio aprendizado
• Avaliação entre pares: Estudantes avaliam o trabalho dos colegas
• Provas e testes: Instrumentos formais quando apropriados
• Relatórios descritivos: Educação infantil e anos iniciais
• Conceitos: Excelente, Muito Bom, Bom, Regular, Insuficiente
• Notas: Escala de 0 a 10 nos anos finais
• Pareceres qualitativos: Descrição do desenvolvimento do estudante
• Indicadores de progresso: Avanços e necessidades identificadas
• Recuperação paralela: Atividades de reforço durante o período letivo
• Atendimento individualizado: Apoio específico conforme necessidades
• Reagrupamentos: Organização flexível de grupos de aprendizagem
• Materiais adaptados: Recursos adequados às necessidades específicas
• Parceria com famílias: Envolvimento das famílias no processo de recuperação
• Ampliar tempos e espaços: Mais oportunidades de aprendizagem
• Diversificar experiências: Atividades complementares variadas
• Promover equidade: Reduzir desigualdades educacionais
• Fortalecer vínculos: Maior permanência na escola
• Desenvolver talentos: Descobrir e cultivar potencialidades
• Integrar comunidade: Articular escola e território
• Turno Regular: 4h30min – Componentes curriculares obrigatórios
• Contraturno: 2h30min – Atividades complementares
• Alimentação: Café da manhã, almoço e lanche da tarde
• Descanso: Momentos de relaxamento e recreação
• Higiene: Cuidados pessoais e saúde
• Salas de aula: Ambiente para atividades curriculares
• Laboratórios: Ciências, informática, idiomas
• Biblioteca: Acervo e espaço de leitura
• Quadra esportiva: Atividades físicas e esportivas
• Refeitório: Alimentação adequada
• Área de descanso: Relaxamento e recreação
• Espaços externos: Pátios, jardins, hortas
• Professores regentes: Componentes curriculares obrigatórios
• Professores oficineiros: Atividades complementares
• Auxiliares de ensino: Apoio geral às atividades
• Monitores especializados: Atividades específicas
• Equipe gestora: Coordenação e organização
• Equipe de apoio: Alimentação, limpeza, segurança
• Planejamento individual: Preparação de aulas e atividades
• Planejamento coletivo: Trabalho em equipe e projetos integrados
• Formação continuada: Estudos, cursos e capacitações
• Avaliação: Correção de atividades e elaboração de relatórios
• Atendimento às famílias: Reuniões e orientações
• Atividades administrativas: Registros e documentação pedagógica
• Professores 40h: 8 horas semanais de hora-atividade
• Professores 20h: 4 horas semanais de hora-atividade
• Auxiliares de ensino: 2 horas semanais para planejamento e formação
• Coordenadores: Hora-atividade integrada à jornada de trabalho
• Diretores: Flexibilidade para organização conforme necessidades
• Elaboração de planos de aula: Planejamento detalhado das atividades
• Preparação de materiais: Confecção e organização de recursos didáticos
• Correção de atividades: Avaliação e feedback aos estudantes
• Estudos e pesquisas: Aprofundamento teórico e metodológico
• Reuniões pedagógicas: Discussão de casos e estratégias
• Atendimento individualizado: Orientação a estudantes e famílias
• Registro de atividades: Documentação das ações desenvolvidas
• Relatórios periódicos: Prestação de contas das atividades realizadas
• Acompanhamento pedagógico: Supervisão pela coordenação e direção
• Avaliação de resultados: Análise do impacto na qualidade educacional
• Formação continuada: Capacitação para melhor aproveitamento do tempo
• Centros de Educação Infantil (CEIs): Atendimento de 0 a 5 anos
• Escolas Básicas Municipais (EBMs): Ensino fundamental completo
• Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs): EJA
• Escolas de Tempo Integral: Jornada ampliada
• Centros de Atendimento Educacional Especializado: Educação especial
• Estudantes atendidos: Aproximadamente 25.000
• Unidades educacionais: Mais de 80
• Profissionais da educação: Cerca de 3.000
• Auxiliares de ensino: Aproximadamente 800
• Modalidades oferecidas: Educação infantil, ensino fundamental, EJA, educação especial
• Programas especiais: Tempo integral, educação bilíngue, educação ambiental
• São José Bilíngue: Ensino de inglês desde a educação infantil
• Tecnologia Educacional: Integração de recursos digitais
• Educação Ambiental: Sustentabilidade e preservação
• Cultura Açoriana: Valorização da herança cultural
• Esporte Educacional: Atividades esportivas e recreativas
• Arte e Cultura: Desenvolvimento artístico e cultural
• Conselho Municipal de Educação: Órgão normativo e consultivo
• Conselhos Escolares: Participação da comunidade nas escolas
• Grêmios Estudantis: Representação dos estudantes
• Associações de Pais: Envolvimento das famílias
• Fóruns de Educação: Discussão de políticas educacionais
• Conferências Municipais: Avaliação e planejamento participativo
• Cursos presenciais: Formações específicas por área
• Educação a distância: Cursos online e semipresenciais
• Seminários e congressos: Eventos de atualização
• Grupos de estudo: Formação colaborativa
• Oficinas práticas: Desenvolvimento de habilidades específicas
• Intercâmbios: Troca de experiências com outras redes
• Avaliação diagnóstica: Identificação de necessidades de aprendizagem
• Monitoramento contínuo: Acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes
• Avaliação institucional: Qualidade das unidades educacionais
• Pesquisas de satisfação: Opinião da comunidade escolar
• Indicadores de qualidade: Métricas específicas da rede municipal
• Relatórios periódicos: Prestação de contas à comunidade
A escola desenvolve um projeto sobre “Cultura Açoriana” integrando História (origem dos açorianos), Geografia (localização), Arte (artesanato típico), Língua Portuguesa (lendas e tradições) e Matemática (medidas nas receitas típicas). O auxiliar apoia organizando materiais, mediando grupos de trabalho e registrando o desenvolvimento das atividades.
Durante uma atividade na horta escolar, as crianças aprendem sobre plantas medicinais da região. O auxiliar ajuda na preparação do espaço, orienta o manuseio das ferramentas, registra as descobertas das crianças e conecta a atividade com conhecimentos de Ciências e Saúde.
Na aula de informática, os estudantes criam apresentações sobre pontos turísticos de São José. O auxiliar apoia tecnicamente, ajuda na pesquisa de informações, orienta o uso dos programas e medeia a apresentação dos trabalhos para outras turmas.
Durante as atividades diárias, o auxiliar observa e registra: “Maria demonstrou maior autonomia na resolução de conflitos hoje, mediando uma discussão entre colegas sem solicitar ajuda do adulto. Isso indica desenvolvimento das habilidades socioemocionais previstas no currículo.”
O auxiliar ajuda a organizar o portfólio de João, incluindo desenhos, fotos de atividades práticas, registros de falas significativas e observações sobre seu desenvolvimento. Este material será usado na reunião com a família para mostrar os progressos alcançados.
Ao final de um projeto, o auxiliar conduz uma roda de conversa onde as crianças refletem sobre suas aprendizagens: “O que vocês aprenderam?”, “Do que mais gostaram?”, “O que foi mais difícil?”, registrando as respostas para compor a avaliação formativa.
Na escola de tempo integral, o auxiliar ajuda na transição entre turno e contraturno, organizando o espaço para o almoço, orientando a higiene pessoal, preparando materiais para as oficinas da tarde e criando um ambiente acolhedor para o momento de descanso.
Durante a oficina de arte, o auxiliar prepara os materiais, orienta técnicas básicas, estimula a criatividade das crianças, documenta o processo criativo através de fotos e ajuda na organização da exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.
No contraturno, o auxiliar oferece apoio pedagógico individualizado para estudantes com dificuldades, usando jogos educativos, atividades lúdicas e materiais concretos para reforçar conceitos trabalhados no turno regular.
Para incluir Ana, que tem deficiência visual, o auxiliar prepara materiais táteis para a aula sobre formas geométricas, usando objetos concretos, texturas diferentes e descrições detalhadas, garantindo que ela participe plenamente da atividade junto com os colegas.
Quando surge um conflito relacionado a diferenças culturais, o auxiliar medeia a situação, promove o diálogo respeitoso, valoriza a diversidade presente na turma e transforma o momento em oportunidade de aprendizagem sobre respeito e tolerância.
• Fundamentação: Perspectiva histórico-crítica
• Princípios: Educação integral, inclusão, qualidade social, gestão democrática
• Metodologias: Ativas, projetos, pedagogia da pergunta, tecnologias
• Educação Infantil: Campos de experiências + especificidades locais
• Ensino Fundamental: Áreas de conhecimento + cultura açoriana
• Temas Transversais: Sustentabilidade, cultura açoriana, direitos humanos
• Princípios: Diagnóstica, formativa, somativa, inclusiva, participativa
• Instrumentos: Observação, portfólios, projetos, autoavaliação
• Educação Infantil: Apenas observação e registro, sem retenção
• Jornada: Mínimo 7 horas diárias
• Organização: Turno regular + contraturno
• Atividades: Oficinas, esportes, artes, apoio pedagógico
• Auxiliares: 2 horas semanais
• Atividades: Planejamento, formação, preparação de materiais
• Controle: Registro e acompanhamento das atividades
Apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, participar do processo educativo, contribuir com observações sistemáticas, mediar conflitos, apoiar a inclusão, participar de formações continuadas, colaborar na implementação do currículo josefense e das metodologias ativas.
APOSTILA 6
• Planejamento: Definição de objetivos, metas e estratégias educacionais
• Organização: Estruturação de tempos, espaços e recursos pedagógicos
• Coordenação: Articulação entre diferentes atores e ações educativas
• Acompanhamento: Monitoramento contínuo dos processos educativos
• Avaliação: Análise dos resultados e redirecionamento das ações
• Formação: Desenvolvimento profissional da equipe educativa
• Observação e registro: Acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes
• Apoio ao planejamento: Participação em reuniões pedagógicas
• Mediação de conflitos: Resolução de situações do cotidiano escolar
• Comunicação: Ponte entre diferentes atores educacionais
• Apoio individualizado: Atendimento às necessidades específicas dos alunos
• Organização de recursos: Preparação de materiais e espaços educativos
• Avaliação da aprendizagem: Acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes
• Avaliação do ensino: Análise das práticas pedagógicas
• Avaliação institucional: Qualidade dos processos educativos da escola
• Autoavaliação: Reflexão dos próprios profissionais sobre sua prática
• Avaliação externa: Indicadores de qualidade educacional
• Projeto Político Pedagógico (PPP): Documento orientador da escola
• Planos de ensino: Organização curricular por disciplina
• Planos de aula: Planejamento das atividades diárias
• Registros de classe: Acompanhamento da frequência e desempenho
• Portfólios: Compilação dos trabalhos dos estudantes
• Relatórios pedagógicos: Análise do desenvolvimento educacional
• Conselhos de classe: Avaliação coletiva dos estudantes
• Político: Define posicionamentos e compromissos da escola
• Pedagógico: Orienta as práticas educativas
• Coletivo: Construído com participação da comunidade escolar
• Dinâmico: Constantemente revisado e atualizado
• Contextualizado: Considera a realidade local
• Democrático: Promove a participação de todos os segmentos
• Transformador: Busca a melhoria da qualidade educacional
• Diagnóstico: Análise da realidade escolar e do contexto social
• Definição da identidade: Missão, visão e valores da escola
• Estabelecimento de objetivos: Metas educacionais a serem alcançadas
• Organização curricular: Estruturação dos conteúdos e metodologias
• Definição de estratégias: Ações para alcançar os objetivos
• Avaliação: Indicadores e instrumentos de acompanhamento
• Cronograma: Prazos e responsabilidades
• Identificação da escola: Dados básicos e histórico
• Diagnóstico: Análise da realidade escolar e comunitária
• Missão, visão e valores: Identidade e propósitos da escola
• Objetivos e metas: Resultados esperados
• Organização curricular: Estrutura dos cursos e disciplinas
• Metodologia: Práticas pedagógicas adotadas
• Avaliação: Critérios e instrumentos
• Gestão: Organização administrativa e pedagógica
• Recursos: Humanos, materiais e financeiros
• Cronograma: Prazos e etapas de implementação
• Formação continuada: Capacitação da equipe para implementar o PPP
• Planejamento coletivo: Articulação das ações pedagógicas
• Acompanhamento sistemático: Monitoramento dos indicadores
• Avaliação periódica: Análise dos resultados alcançados
• Revisão e ajustes: Adequações necessárias
• Comunicação: Divulgação das ações e resultados
• Cognitiva: Desenvolvimento intelectual e conhecimentos
• Afetiva: Emoções, sentimentos e relacionamentos
• Física: Saúde, movimento e cuidado corporal
• Social: Convivência, cidadania e participação
• Ética: Valores, princípios e responsabilidade
• Estética: Sensibilidade, criatividade e expressão artística
• Espiritual: Sentido de vida e transcendência
• Articulação curricular: Integração entre atividades regulares e complementares
• Gestão de espaços: Otimização dos ambientes educativos
• Coordenação de equipes: Trabalho colaborativo entre profissionais
• Gestão do tempo: Organização da jornada ampliada
• Recursos diversificados: Materiais e equipamentos variados
• Parcerias: Articulação com organizações da comunidade
• Participação: Envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar
• Transparência: Clareza nas informações e decisões
• Autonomia: Liberdade para tomar decisões pedagógicas
• Pluralidade: Respeito à diversidade de opiniões
• Responsabilidade: Compromisso com os resultados educacionais
• Ética: Conduta baseada em valores democráticos
• Conselhos escolares: Representação dos funcionários
• Reuniões pedagógicas: Contribuições sobre o desenvolvimento dos estudantes
• Construção do PPP: Participação nos grupos de trabalho
• Avaliação institucional: Fornecimento de informações sobre a escola
• Projetos educativos: Proposição e execução de ações
• Formação continuada: Participação em cursos e capacitações
• Integração: Articulação entre diferentes áreas do conhecimento
• Contextualização: Conhecimentos aplicados a situações reais
• Globalização: Visão ampla e conectada dos saberes
• Significação: Aprendizagens com sentido para os estudantes
• Colaboração: Trabalho conjunto entre professores
• Flexibilidade: Adaptação às necessidades educativas
• Criatividade: Inovação nas práticas pedagógicas
• Multidisciplinaridade: Várias disciplinas abordam o mesmo tema sem integração
• Pluridisciplinaridade: Disciplinas próximas trabalham em cooperação
• Interdisciplinaridade: Integração real entre diferentes áreas do conhecimento
• Transdisciplinaridade: Superação das fronteiras disciplinares
• Educação ambiental: Sustentabilidade e preservação
• Educação em direitos humanos: Cidadania e diversidade
• Educação para o trânsito: Segurança e responsabilidade
• Educação alimentar e nutricional: Saúde e hábitos alimentares
• Educação financeira: Consumo consciente e planejamento
• Educação fiscal: Cidadania e função social dos tributos
• Trabalho, ciência e tecnologia: Mundo do trabalho e inovação
• Planejamento coletivo: Professores de diferentes áreas planejam juntos
• Projetos temáticos: Desenvolvimento de projetos que integrem disciplinas
• Sequências didáticas: Atividades articuladas entre diferentes áreas
• Estudos do meio: Atividades externas que mobilizem vários conhecimentos
• Resolução de problemas: Situações-problema que exijam conhecimentos integrados
• Uso de tecnologias: Ferramentas digitais que facilitem a integração
• Tecnologias analógicas: Quadro, livros, materiais impressos
• Tecnologias audiovisuais: TV, vídeo, projetores, som
• Tecnologias digitais: Computadores, tablets, smartphones
• Tecnologias de rede: Internet, plataformas online, redes sociais
• Tecnologias móveis: Dispositivos portáteis e aplicativos
• Tecnologias emergentes: IA, realidade virtual, robótica educacional
• Substituição: Tecnologia substitui métodos tradicionais sem mudança funcional
• Ampliação: Tecnologia melhora métodos existentes
• Modificação: Tecnologia permite redesenhar atividades
• Redefinição: Tecnologia possibilita novas formas de aprendizagem
• Softwares educativos: Programas específicos para aprendizagem
• Plataformas de ensino: Ambientes virtuais de aprendizagem
• Aplicativos móveis: Apps educacionais para dispositivos móveis
• Jogos educativos: Gamificação da aprendizagem
• Simuladores: Reprodução virtual de situações reais
• Recursos multimídia: Vídeos, áudios, animações interativas
• Ferramentas colaborativas: Plataformas para trabalho em equipe
• Personalização: Adaptação às necessidades individuais
• Interatividade: Participação ativa dos estudantes
• Colaboração: Trabalho em equipe e compartilhamento
• Acesso à informação: Recursos ilimitados de pesquisa
• Motivação: Engajamento através de recursos atrativos
• Inclusão: Tecnologias assistivas para necessidades especiais
• Infraestrutura: Necessidade de equipamentos e conectividade
• Formação: Capacitação dos profissionais
• Equidade: Garantia de acesso para todos os estudantes
• Segurança: Proteção de dados e navegação segura
• Dependência: Equilíbrio entre uso digital e outras experiências
• Qualidade: Seleção de recursos educacionalmente adequados
• Formal: Documentos oficiais, reuniões, relatórios
• Informal: Conversas cotidianas, interações espontâneas
• Vertical: Entre diferentes níveis hierárquicos
• Horizontal: Entre pares do mesmo nível
• Interna: Entre membros da equipe escolar
• Externa: Com famílias, comunidade e órgãos públicos
• Digital: Através de tecnologias e plataformas online
• Mediação: Facilitar a comunicação entre estudantes, professores e famílias
• Observação: Registrar e comunicar informações sobre os estudantes
• Tradução: Adaptar linguagens para diferentes públicos
• Escuta ativa: Acolher demandas e preocupações
• Feedback: Fornecer retorno sobre ações e resultados
• Divulgação: Compartilhar informações e conquistas da escola
• Educativa: Desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências
• Socializadora: Convivência, valores e normas sociais
• Democratizadora: Acesso ao conhecimento e oportunidades
• Transformadora: Mudança social e redução de desigualdades
• Cultural: Preservação e criação de cultura
• Política: Formação para a cidadania e participação democrática
• Projetos comunitários: Ações que beneficiem a comunidade local
• Parcerias: Colaboração com organizações e instituições
• Eventos culturais: Atividades que valorizem a cultura local
• Uso dos espaços: Abertura da escola para atividades comunitárias
• Pesquisa local: Estudos sobre a realidade da comunidade
• Voluntariado: Participação de membros da comunidade na escola
• Pedagogia Tradicional: Foco na transmissão de conhecimentos
• Pedagogia Nova (Escolanovismo): Centralidade no aluno
• Pedagogia Tecnicista: Eficiência e produtividade
• Pedagogias Críticas: Transformação social
• Pedagogias Pós-Críticas: Diversidade e diferença
• Pedagogias Contemporâneas: Integração e inovação
• Protagonismo estudantil: Aluno como centro do processo
• Aprendizagem significativa: Conexão com conhecimentos prévios
• Problematização: Uso de situações-problema
• Colaboração: Trabalho em equipe e cooperação
• Reflexão: Pensamento crítico e metacognição
• Contextualização: Articulação com a realidade
• Conectividade: Aprendizagem em rede e colaborativa
• Interatividade: Participação ativa e engajamento
• Personalização: Adaptação às necessidades individuais
• Multimodalidade: Diferentes linguagens e formatos
• Ubiquidade: Aprendizagem em qualquer lugar e tempo
• Criatividade: Produção e criação de conteúdos
• Autoconsciência: Conhecimento de si mesmo
• Autorregulação: Controle emocional e comportamental
• Consciência social: Empatia e compreensão dos outros
• Habilidades de relacionamento: Comunicação e colaboração
• Tomada de decisão responsável: Escolhas éticas e construtivas
• Universalidade: Educação para todos
• Equidade: Oportunidades iguais respeitando diferenças
• Diversidade: Valorização das diferenças
• Participação: Envolvimento de todos os estudantes
• Colaboração: Trabalho conjunto da comunidade escolar
• Flexibilidade: Adaptação às necessidades individuais
Durante o conselho de classe, o auxiliar apresenta observações sobre o desenvolvimento socioemocional dos estudantes: “Pedro tem mostrado maior autonomia nas atividades, mas ainda precisa de apoio na resolução de conflitos. Sugiro atividades em dupla para desenvolver suas habilidades sociais.”
Na reunião de planejamento, o auxiliar contribui com informações sobre as necessidades dos estudantes: “Observei que várias crianças têm dificuldade com conceitos matemáticos abstratos. Que tal usarmos materiais concretos e jogos para tornar a aprendizagem mais significativa?”
Durante a construção do PPP, o auxiliar participa do grupo de trabalho sobre “Convivência Escolar”, contribuindo com dados sobre conflitos no recreio e sugerindo a criação de um projeto de mediação de conflitos envolvendo os próprios estudantes.
Para executar o objetivo do PPP de “promover a leitura”, o auxiliar organiza um cantinho da leitura na sala, cria momentos de contação de histórias e registra o progresso das crianças no desenvolvimento do gosto pela leitura.
Durante uma atividade com tablets, o auxiliar circula pela sala ajudando estudantes com dificuldades técnicas, ensinando como usar o aplicativo educativo e garantindo que todos participem da atividade, adaptando quando necessário para crianças com necessidades especiais.
Para estudantes sem acesso à internet em casa, o auxiliar prepara versões impressas das atividades digitais, cria QR codes para facilitar o acesso aos recursos online na escola e organiza momentos de uso compartilhado dos equipamentos.
No projeto “Nossa Cidade”, o auxiliar apoia os grupos de estudantes na pesquisa sobre bairros, ajuda na organização das informações coletadas, medeia apresentações e registra o processo de aprendizagem através de fotos e observações.
Para tornar a aprendizagem mais atrativa, o auxiliar cria um sistema de “missões” matemáticas, onde os estudantes ganham pontos ao resolver problemas, trabalha em equipes e celebra conquistas, mantendo o engajamento e a motivação.
Quando Ana apresenta mudanças comportamentais, o auxiliar conversa com ela, identifica questões familiares, comunica à coordenação pedagógica e participa da reunião com a família, contribuindo com observações sobre a criança e sugestões de apoio.
No conselho escolar, o auxiliar representa os funcionários, apresenta demandas sobre melhorias na infraestrutura, sugere ações para reduzir o desperdício de merenda e contribui nas decisões sobre o uso dos recursos da escola.
• Foco: Processos de ensino e aprendizagem
• Dimensões: Planejamento, organização, coordenação, acompanhamento, avaliação
• Papel do Auxiliar: Observação, registro, apoio, mediação, comunicação
• Características: Político, pedagógico, coletivo, dinâmico, contextualizado
• Elaboração: Diagnóstico, identidade, objetivos, estratégias, avaliação
• Execução: Formação, planejamento, acompanhamento, revisão
• Educação Integral: Múltiplas dimensões do ser humano
• Gestão Democrática: Participação, transparência, autonomia, pluralidade
• Instrumentos: Conselhos, grêmios, associações, fóruns
• Interdisciplinaridade: Integração entre áreas do conhecimento
• Transversalidade: Temas que atravessam todas as disciplinas
• Estratégias: Projetos, sequências didáticas, resolução de problemas
• Integração: Alinhada aos objetivos educacionais
• Recursos: Softwares, plataformas, apps, jogos, simuladores
• Desafios: Infraestrutura, formação, equidade, segurança
• Metodologias Ativas: Protagonismo estudantil, colaboração, problematização
• Pedagogia Digital: Conectividade, interatividade, personalização
• Educação Socioemocional: Competências emocionais e sociais
• Educação Inclusiva: Universalidade, equidade, diversidade
Participar ativamente da gestão pedagógica, contribuir na construção e execução do PPP, apoiar metodologias ativas, mediar o uso de tecnologias, promover comunicação eficaz, defender a função social da escola pública e implementar práticas inclusivas e democráticas.
Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos
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