Simulado Educação Especial

FURB – 40 Questões (de Concursos Anteriores) com Gabarito Comentado

QUESTÃO 01

Considera-se público-alvo da Educação Especial:

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de curto prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

É correto o que se afirma em:

A II, apenas.
B III, apenas.
C I, II e III.
D II e III, apenas.
E I, apenas.

✓ Gabarito: D

Explicação: O item I está INCORRETO porque menciona “impedimentos de curto prazo”, quando na verdade a definição correta de deficiência se refere a impedimentos de LONGO PRAZO. Os itens II e III estão corretos, pois descrevem adequadamente os transtornos globais do desenvolvimento e as altas habilidades/superdotação, respectivamente.

Referência: BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

QUESTÃO 02

Analise a asserção a seguir:

As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado ____________ daquelas realizadas na sala de aula comum, _________ à escolarização.

Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:

A diferenciam-se / sendo substitutivas
B não se diferenciam / sendo iguais
C diferenciam-se / não sendo substitutivas
D não se diferenciam / não sendo substitutivas
E diferenciam-se / não sendo substitutivas.

✓ Gabarito: C

Explicação: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) possui atividades que se DIFERENCIAM daquelas realizadas na sala de aula comum, pois têm objetivos específicos relacionados às necessidades educacionais especiais dos estudantes. Além disso, essas atividades NÃO SÃO SUBSTITUTIVAS à escolarização, ou seja, o AEE complementa e suplementa o ensino regular, mas não o substitui.

Referência: BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

QUESTÃO 03

Durante seu trabalho no Atendimento Educacional Especializado, uma professora disponibilizou para o Estudante 1 o soroban, a reglete e o punção. Esses recursos são utilizados para estudantes com:

A Deficiência múltipla.
B Deficiência física.
C Deficiência auditiva.
D Deficiência visual.
E Surdocegueira.

✓ Gabarito: D

Explicação: O soroban é um ábaco adaptado para cálculos matemáticos utilizado por pessoas com deficiência visual. A reglete e o punção são instrumentos utilizados para a escrita em Braille (sistema de leitura e escrita tátil). Esses três recursos são específicos para estudantes com DEFICIÊNCIA VISUAL.

Referência: BRASIL. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

QUESTÃO 04

Com relação aos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Orientar os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.

(__) Garantir a escolarização dos estudantes público-alvo da educação infantil até o ensino fundamental.

(__) Formar professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

(__) Promover a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

A V – F – V – V
B V – V – F – F
C V – F – V – F
D F – V – F – V
E F – F – V – V

✓ Gabarito: A

Explicação: V – VERDADEIRO: Orientar os sistemas de ensino é um dos objetivos da Política. F – FALSO: A escolarização não se limita apenas até o ensino fundamental, mas abrange toda a educação básica. V – VERDADEIRO: A formação de professores para o AEE e demais profissionais para a inclusão é um objetivo central da Política. V – VERDADEIRO: A articulação intersetorial é fundamental para a implementação das políticas públicas de inclusão.

Referência: BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

QUESTÃO 05

Leia as afirmações a seguir acerca da Educação, Didática e Metodologia de ensino:

I. A Educação, sobretudo a educação escolar, é um fenômeno intencional, não neutro, sócio-histórico e cultural.

II. A Didática pode ser compreendida como resultado da ação mediadora entre os processos de ensino e aprendizagem.

III. Metodologias de ensino, na contemporaneidade, devem obrigatoriamente estar comprometidas com a transmissão do conhecimento, tomando o professor como única parte ativa no processo de ensinar e aprender.

É correto o que se afirma em:

A I e II, apenas.
B II, apenas.
C I, apenas.
D I, II e III.
E III, apenas.

✓ Gabarito: A

Explicação: I – CORRETO: A educação é um fenômeno intencional, não neutro, sócio-histórico e cultural. II – CORRETO: A Didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. III – INCORRETO: Na contemporaneidade, as metodologias valorizam o protagonismo do estudante, não tomam o professor como única parte ativa.

Referência: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

QUESTÃO 06

É fundamental ao profissional da educação realizar reflexões sobre a função social da escola pública na contemporaneidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Cabe à escola, na atualidade, promover a reflexão crítica sobre a sociedade e assumir um compromisso com: a educação integral; com a promoção da igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas; com a equidade.

II. Cabe à escola, na atualidade, privilegiar a memorização de conteúdos de ensino a partir do exercício mecânico e da repetição.

III. Dentre as funções sociais da escola está privilegiar o cuidado com a criança em detrimento dos processos de ensino e aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

A III, apenas.
B II e III, apenas.
C II, apenas.
D I, II e III.
E I, apenas.

✓ Gabarito: E

Explicação: I – CORRETO: A função social da escola contemporânea inclui reflexão crítica, educação integral, igualdade e equidade. II – INCORRETO: A memorização mecânica não é privilegiada na educação contemporânea. III – INCORRETO: O cuidado não deve ser privilegiado em detrimento do ensino.

Referência: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

QUESTÃO 07

Desde o fim da década de 1990, a educação inclusiva passa a fazer parte das discussões sobre políticas e direitos educacionais. Com relação aos conceitos de educação especial e educação inclusiva, assinale a alternativa correta:

A Educação Inclusiva é uma perspectiva educacional que busca garantir acesso, permanência, aprendizagem e participação a todos os estudantes. A Educação Especial é uma modalidade de ensino que assume uma perspectiva inclusiva voltada a um público específico.
B Educação Inclusiva e Educação Especial são sinônimos.
C Educação Inclusiva e Educação Especial se referem a estratégias e práticas pedagógicas desenvolvidas a partir das tecnologias assistivas.
D O conceito de Educação Inclusiva se opõe ao de Educação Especial.
E Educação Inclusiva é uma política educacional que busca garantir acesso, permanência, aprendizagem e participação aos estudantes público-alvo da Educação Especial.

✓ Gabarito: A

Explicação: A Educação Inclusiva é uma PERSPECTIVA ampla para TODOS os estudantes. A Educação Especial é uma MODALIDADE que atende especificamente estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Os conceitos não são sinônimos nem opostos, mas complementares.

Referência: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

QUESTÃO 08

Analise as asserções a seguir:

I. A Educação das Relações Étnico Raciais não é uma política somente para os negros ou para sujeito nenhum, se os negros não estiverem fisicamente presentes.

PORQUE

II. A Educação das Relações Étnico Raciais é para todos e traz centralidade em torno de um sujeito e seus conteúdos como forma de equilibrar as relações sociais e étnicas na escola.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposi��ões falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

✓ Gabarito: C

Explicação: Ambas as asserções são VERDADEIRAS e a segunda JUSTIFICA a primeira. A Educação das Relações Étnico-Raciais é para TODOS os estudantes, não apenas para negros. Ela busca equilibrar relações e formar cidadãos que compreendam a igualdade respeitando as identidades específicas.

Referência: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

QUESTÃO 09

Acerca da Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art. 75, há a afirmação de que a ação ___________________________ da União e dos Estados será exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padrão m��nimo de qualidade de ensino.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

A supletiva e redistributiva
B constitucional e governamental
C consuetudinária e integradora
D processual e complementar
E declaratória e subsidiária

✓ Gabarito: A

Explicação: Conforme o artigo 75 da LDB, a ação SUPLETIVA E REDISTRIBUTIVA da União e dos Estados tem como objetivo corrigir disparidades e garantir o padrão mínimo de qualidade. A ação SUPLETIVA complementa recursos onde há deficiências, e a REDISTRIBUTIVA redistribui recursos para promover equidade.

Referência: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art. 75.

QUESTÃO 10

Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000), podemos compreender o currículo como “processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos”. As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.

Leia as afirmações a seguir sobre currículo:

AFIRMAÇÃO 1: Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença.

AFIRMAÇÃO 2: Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional.

A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:

A A afirmação 1 se relaciona às teorias pós-críticas, enquanto a afirmação 2 se relaciona às teorias críticas.
B A afirmação 1 se relaciona às teorias críticas, enquanto a afirmação 2 se relaciona às teorias pós-críticas.
C A afirmação 1 se relaciona às teorias pós-críticas, enquanto a afirmação 2 se relaciona às teorias tradicionais.
D A afirmação 1 se relaciona às teorias críticas, enquanto a afirmação 2 se relaciona às teorias tradicionais.
E Ambas as afirmações se relacionam às teorias críticas.

✓ Gabarito: C

Explicação: AFIRMAÇÃO 1 – Teorias PÓS-CRÍTICAS: enfatizam identidade, diferença, alteridade, pluralidade cultural. AFIRMAÇÃO 2 – Teorias TRADICIONAIS: focam em questões técnicas, perspectiva fabril, eficiência e controle.

Referência: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

QUESTÃO 11

Os princípios de gestão escolar democrática e participativa, defendidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolvem uma série de questões. Uma delas é apresentada a seguir:

É um documento no qual são expressos objetivos, metas e diretrizes e no qual se expressa a autonomia da gestão administrativa e pedagógica da escola, por meio do planejamento de ações que estejam alicerçadas nas demandas e particularidades pedagógicas e identitárias de toda a comunidade escolar. Deve ser um documento vivo e elaborado de forma participativa.

O texto apresentado se refere ao seguinte elemento da gestão escolar democrática e participativa:

A Contrato didático.
B Conselho escolar.
C Plano de ensino.
D Projeto Político Pedagógico – PPP.
E Currículo.

✓ Gabarito: D

Explicação: O texto descreve claramente o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), que expressa objetivos, metas e diretrizes da escola, manifesta autonomia administrativa e pedagógica, é construído coletivamente pela comunidade escolar e deve ser um “documento vivo” em constante revisão.

Referência: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2013.

QUESTÃO 12

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) delineia o currículo com o(s) seguinte(s) entendimento(s):

I. Situa o currículo como atemporal.

II. Compreende o currículo como processo.

III. Delineia o currículo com a concepção de currículo prescrito.

É correto o que se afirma em:

A III, apenas.
B I, II e III.
C I, apenas.
D II, apenas.
E I e II, apenas.

✓ Gabarito: D

Explicação: I – INCORRETO: A Proposta NÃO situa o currículo como atemporal, mas como histórico e contextualizado. II – CORRETO: COMPREENDE O CURRÍCULO COMO PROCESSO, dinâmico e em construção permanente. III – INCORRETO: NÃO adota currículo prescrito, mas uma perspectiva crítica e processual.

Referência: FLORIANÓPOLIS. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis: SME, 2016.

QUESTÃO 13

A história da educação escolar no contexto ocidental é marcada, desde as suas origens na Antiguidade Clássica, pela maneira como se organizaram e se organizam as sociedades.

A esse respeito, analise as afirmações a seguir:

I. Na Antiguidade Clássica, os modos de ensinar e aprender foram profundamente influenciados pela educação grega e pela educação romana.

II. Durante a Idade Média, a educação foi profundamente influenciada pela Reforma Protestante.

III. A Educação escolar no Brasil Colônia foi profundamente influenciada pela Igreja Católica, sobretudo pelos educadores jesuítas.

IV. No contexto pós-Revolução Industrial, surgem discussões sobre princípios educacionais que viriam a resultar na Escola Nova.

É correto o que se afirma em:

A II, apenas.
B II e III, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, III e IV, apenas.
E I e IV, apenas.

✓ Gabarito: D

Explicação: I – CORRETO: A educação na Antiguidade Clássica foi influenciada pela educação grega e romana. II – INCORRETO: A Reforma Protestante ocorreu no século XVI, não durante a Idade Média. III – CORRETO: A educação no Brasil Colônia foi marcada pelos jesuítas. IV – CORRETO: A Escola Nova surgiu no contexto pós-Revolução Industrial.

Referência: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

QUESTÃO 14

Ao que compete às Diretrizes Curriculares para a Educa��ão Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis – SC (2015), analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Na organização de novos tempos e experiências educativas, os grupos geracionais têm um espaço de aprendizados assegurado, por isso a hierarquização entre as gerações é necessária.

(__) Um trabalho pedagógico que toma a problematização como ponto de partida enriquece as experiências e permite aos estudantes atribuírem sentido aos conhecimentos.

(__) A instituição-comunidade tem se revelado central. Esse elemento relacional pode consolidar a proposta de educação omnilateral.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

A V − F − V
B V − V ��� F
C V − F − F
D F − V − F
E F − F − V

✓ Gabarito: E

Explicação: F – FALSO: A hierarquização entre gerações NÃO é necessária. As Diretrizes defendem relações não hierarquizadas. F – FALSO: Os núcleos devem ser contemplados de modo INTEGRADO, não fragmentado. V – VERDADEIRO: A relação instituição-comunidade é central para a educação omnilateral.

Referência: FLORIANÓPOLIS. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis: SME, 2015.

QUESTÃO 15

Ao longo da história da educação, esta foi marcada pela influência de diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento. Analise as duas afirmações a seguir:

TEORIA 1 – Também denominado comportamentalismo, relaciona a aprendizagem do ser humano ao ambiente em que se encontra.

TEORIA 2 – Baseia-se nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento humano e vincula a aprendizagem ao acionamento de dois mecanismos: a assimilação e a equilibração ou acomodação.

A TEORIA 1 – Inatismo / TEORIA 2 – Interacionismo
B TEORIA 1 – Sociointeracionismo / TEORIA 2 – Conexionismo
C TEORIA 1 – Inatismo / TEORIA 2 – Behaviorismo
D TEORIA 1 – Behaviorismo / TEORIA 2 – Teoria Cognitivista
E TEORIA 1 – Conexionismo / TEORIA 2 – Teoria Cognitivista

✓ Gabarito: D

Explicação: TEORIA 1 – BEHAVIORISMO: comportamentalismo, estímulo-resposta, comportamento relacionado ao ambiente. TEORIA 2 – TEORIA COGNITIVISTA: Piaget, assimilação e acomodação/equilibração, desenvolvimento cognitivo através de estágios.

Referência: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

QUESTÃO 16

Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes concepções e tendências pedagógicas nortearam o processo de ensino e aprendizagem. A respeito dessas tendências, assinale a alternativa correta:

A A tendência pedagógica libertadora é inspirada nas discussões freirianas e se situa somente no âmbito da alfabetização de adultos.
B Libâneo (1989) utiliza a expressão progressista para se referir a tendências pedagógicas que se eximem de realizar uma análise crítica das realidades sociais.
C Conforme Libâneo (1989), tendências pedagógicas que marcam a educação no Brasil podem ser divididas em dois grandes grupos: Tendências pedagógicas liberais e Tendências pedagógicas progressistas.
D A Tendência pedagógica crítico-social tem como seu principal representante Paulo Freire.
E As tendências pedagógicas liberais surgem em defesa da democracia e da relev��ncia de se adotar posturas pedagógicas em favor do respeito às singularidades humanas.

✓ Gabarito: C

Explicação: Libâneo (1989) divide as tendências pedagógicas brasileiras em: TENDÊNCIAS LIBERAIS (Tradicional, Renovadora Progressivista, Renovadora Não-Diretiva, Tecnicista) e TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS (Libertadora, Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos).

Referência: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1989.

QUESTÃO 17

O planejamento docente é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma coerente. No seu planejamento, o professor mobiliza uma série de elementos. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

Primeira coluna: 1. Recursos didáticos / 2. Avaliação / 3. Objetivos / 4. Metodologia / 5. Conteúdos de ensino

Segunda coluna:
(__) materiais físicos ou digitais utilizados para a mediação do processo de ensino e aprendizagem.
(__) metas traçadas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem.
(__) momento de reflexão sobre todo o processo de ensino e aprendizagem.
(__) saberes sistematizados numa dada área do conhecimento.
(__) conjunto de métodos, processos, procedimentos utilizados na mediação da construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação:

A 5 − 4 − 3 − 1 − 2
B 4 − 5 − 1 − 2 − 3
C 1 − 3 − 2 − 5 − 4
D 2 − 1 − 4 − 3 − 5
E 3 − 2 − 5 − 4 − 1

✓ Gabarito: C (1 − 3 − 2 − 5 − 4)

Explicação: 1. Recursos didáticos: materiais físicos ou digitais. 3. Objetivos: metas traçadas. 2. Avaliação: momento de reflexão. 5. Conteúdos de ensino: saberes sistematizados. 4. Metodologia: conjunto de métodos e procedimentos.

Referência: VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

QUESTÃO 18

Analise as afirmações a seguir sobre avaliação escolar:

I. De acordo com a BNCC (2017), é fundamental que as redes de ensino e os professores adotem a avaliação formativa de processos ou de resultados.

II. A avaliação formativa se baseia em três pilares: ela é contínua, cumulativa e sistemática.

III. A avaliação diagnóstica busca compreender os conhecimentos que os estudantes já possuem, de forma a se traçar o seu histórico de construção de saberes.

É correto o que se afirma em:

A I, II e III.
B I e II, apenas.
C II, apenas.
D III, apenas.
E I, apenas.

✓ Gabarito: A

Explicação: I – CORRETO: A BNCC preconiza a avaliação formativa. II – CORRETO: A avaliação formativa é CONTÍNUA, CUMULATIVA e SISTEMÁTICA. III – CORRETO: A avaliação diagnóstica identifica conhecimentos prévios dos estudantes.

Referência: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. / HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

QUESTÃO 19

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.

Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a:

A educação inovadora.
B educação formativa.
C educação colaborativa.
D educação integral.
E educação integrativa.

✓ Gabarito: D

Explicação: A BNCC afirma seu compromisso com a EDUCAÇÃO INTEGRAL – desenvolvimento integral do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional, cultural, ética e cidadã. As 10 Competências Gerais da BNCC orientam essa educação integral.

Referência: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

QUESTÃO 20

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona termos a notas explicativas:

Primeira coluna: 1. Disciplinaridade / 2. Interdisciplinaridade / 3. Transdisciplinaridade

Segunda coluna:
(__) Gestado por Piaget, o termo se refere à busca por uma abordagem de ensino em que se supere a lógica disciplinar.
(__) Exploração científica, didática e metodológica especializada de um determinado domínio de estudo.
(__) Método de pesquisa e de ensino em que duas ou mais disciplinas são colocadas em interação.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação:

A 1 − 2 − 3
B 3 − 2 − 1
C 1 − 3 − 2
D 3 − 1 − 2
E 2 − 3 − 1

✓ Gabarito: D (3 − 1 − 2)

Explicação: 3. Transdisciplinaridade: supera a lógica disciplinar, rompe fronteiras. 1. Disciplinaridade: trabalho dentro de uma única disciplina. 2. Interdisciplinaridade: diálogo e integração entre duas ou mais disciplinas.

Referência: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2012.

QUESTÃO 21

Para que a escola brasileira cumpra sua função social, é fundamental que o professor exerça papéis diversos. Nesse sentido, é fundamental que reconheça a importância da interação social na construção dos sujeitos; que supere a lógica de transmissão de conhecimentos; que atue com intencionalidade pedagógica e que incentive os alunos no desenvolvimento de autonomia.

A reflexão apresentada tem relação com qual conceito pedagógico:

A professor pesquisador.
B professor controlador.
C professor avaliador.
D professor mediador.
E professor cuidador.

✓ Gabarito: D

Explicação: O texto descreve o conceito de PROFESSOR MEDIADOR, que reconhece a interação social, supera a transmissão, promove diálogo, atua com intencionalidade, auxilia conexões e desenvolve autonomia. Fundamentado na teoria sociointeracionista de Vygotsky.

Referência: VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

QUESTÃO 22

Normalmente, em qualquer empreendimento em equipe, tudo se inicia com um contrato de expectativas e responsabilidades. No momento em que algu��m quebra um item do que foi acordado, inicia-se o processo de conflitos.

Para as relações humanas, o conflito:

I. É um fator natural.

II. É algo inevitável.

III. Pode ser construtivo.

É correto o que se afirma em:

A I, II e III.
B I, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas.
E II, apenas.

✓ Gabarito: A

Explicação: I – CORRETO: É um fator NATURAL. II – CORRETO: É algo INEVITÁVEL. III – CORRETO: Pode ser CONSTRUTIVO. Na perspectiva contemporânea, conflitos são naturais, inevitáveis em qualquer grupo, e quando bem gerenciados podem levar a melhorias, inovações e crescimento.

Referência: CHRISPINO, Álvaro. Gestão do Conflito Escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007.

QUESTÃO 23

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), pode-se afirmar que é objetivo da Educação Especial:

A Garantir a matrícula de todos os estudantes com deficiência intelectual na Educação Básica.
B Assegurar a inclusão escolar de todos os estudantes público-alvo da Educação Especial nas salas de recurso multifuncional.
C Garantir a inclusão escolar de todos os estudantes público-alvo da Educação Especial.
D Assegurar a inclusão escolar de todos os estudantes público-alvo da Educação Especial, exclusivamente na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
E Fornecer os serviços de reabilitação e medicalização aos estudantes público-alvo da Educação Especial.

✓ Gabarito: C

Explicação: A alternativa C expressa corretamente o objetivo central: GARANTIR A INCLUSÃO ESCOLAR DE TODOS OS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Abrange todos os estudantes público-alvo, foca na inclusão escolar, é amplo sem limitações indevidas e reflete o princípio fundamental da política.

Referência: BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

QUESTÃO 24

O documento intitulado Reedição das Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2022) aborda acerca da documentação pedagógica. Analise as assertivas e assinale a correta:

A A documentação pedagógica envolve todo o processo educativo e é uma lista de planos de ação junto às crianças. Trata-se de um conjunto dividido em dois eixos estruturantes: planejamento e avaliação.
B A documentação pedagógica envolve todo o processo educativo e vai além de um mero registro. Trata-se de um conjunto dividido em quatro eixos estruturantes: observação, registro, planejamento e avaliação.
C A documentação pedagógica envolve todo o processo educativo e é um registro. Trata-se de um conjunto dividido em dois eixos estruturantes: observação e registro.
D A documentação pedagógica envolve todo o processo educativo e é um registro. Trata-se de um elemento dividido em um eixo estruturante: observação.
E A documentação pedagógica envolve todo o processo educativo e vai além de um mero registro. Trata-se de um conjunto dividido em três eixos estruturantes: observação, registro e avaliação.

✓ Gabarito: B

Explicação: A alternativa B está CORRETA pois apresenta os QUATRO EIXOS ESTRUTURANTES: OBSERVAÇÃO, REGISTRO, PLANEJAMENTO e AVALIAÇÃO. Vai além de mero registro, os quatro eixos estão interrelacionados em um ciclo contínuo e reflexivo.

Referência: FLORIANÓPOLIS. Reedição das Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis: SME, 2022.

QUESTÃO 25

Analise e assinale a correta apropriação da reflexão de Souza (2018, adaptado) sobre ética:

A Existe ética profissional com o conhecimento do outro, uma vez que ela é universal, mas está diretamente relacionada às pessoas e suas culturas.
B Não existe ética profissional sem o conhecimento do outro, uma vez que ela é universal, mas está indiretamente relacionada às pessoas e suas culturas.
C Existe ética profissional sem o conhecimento do outro, uma vez que ela é universal, mas está diretamente relacionada às pessoas e suas culturas.
D Não existe ética profissional sem o conhecimento do outro, uma vez que ela não é universal, mas está diretamente relacionada às pessoas e suas culturas.
E Não existe ética profissional com o conhecimento do outro, uma vez que ela não é universal, mas está indiretamente relacionada às pessoas e suas culturas.

✓ Gabarito: D

Explicação: NÃO existe ética profissional SEM o conhecimento do outro. Ela NÃO é universal. Está DIRETAMENTE relacionada às pessoas e suas culturas. A ética se fundamenta no reconhecimento do outro e é construída social e culturalmente.

Referência: SOUZA, Paulo Renato. Ética e educação. In: Série Debates, 2018 (adaptado).

QUESTÃO 26

Conforme a Portaria n.º 122/2016, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, são princípios da Política de Educação Especial:

I. O direito à educação.

II. O direito à diferença na igualdade de direitos.

III. O direito ao benefício da assistência social.

IV. O direito à acessibilidade.

É correto o que se afirma em:

A III e IV, apenas.
B I, II e IV, apenas.
C I e II, apenas.
D III, apenas.
E I, II, III e IV.

✓ Gabarito: B

Explicação: Princípios CORRETOS: I – Direito à educação, II – Direito à diferença na igualdade de direitos, IV – Direito à acessibilidade. III – INCORRETO: Benefício da assistência social NÃO é princípio da Política de EDUCAÇÃO Especial.

Referência: FLORIANÓPOLIS. Portaria nº 122/2016 da Secretaria Municipal de Educação. Política de Educação Especial.

QUESTÃO 27

Considerando que a educação é um direito de todos e que a educação especial assume uma perspectiva inclusiva, podemos afirmar que:

A O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado apenas para estudantes com deficiências sensoriais em centros especializados de ensino.
B O Atendimento Educacional Especializado deve ser ofertado de forma domiciliar.
C O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado no contraturno do período escolar, na rede regular de ensino, sempre que possível.
D O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado preferencialmente em centros especializados de ensino.
E O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado na escola do aluno em qualquer turno.

✓ Gabarito: C

Explicação: O AEE deve ser realizado NO CONTRATURNO (não substitui a sala regular), NA REDE REGULAR DE ENSINO (preferencialmente na própria escola ou em outra escola regular), SEMPRE QUE POSSÍVEL (reconhece situações excepcionais).

Referência: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

QUESTÃO 28

Acerca da inclusão escolar de estudantes com deficiência física, é correto afirmar que:

A Todos os estudantes com deficiência física têm as mesmas necessidades educacionais.
B Recursos como Comunicação Aumentativa e Alternativa, adequação dos materiais didático pedagógicos, desenvolvimentos de projetos arquitetônicos e adequação do mobiliário escolar contribuem para a inclusão escolar de estudantes com deficiência física.
C A prática pedagógica deve considerar formas de proporcionar a inclusão escolar levando-se em conta apenas as barreiras arquitetônicas.
D Estudantes com deficiência física necessitam apenas de adaptações relacionadas à sua mobilidade.
E As adaptações curriculares são fundamentais para suprir as limitações cognitivas advindas da deficiência física.

✓ Gabarito: B

Explicação: A alternativa B está CORRETA pois apresenta os diversos recursos: CAA, adequação de materiais, projetos arquitetônicos e mobiliário adaptado. IMPORTANTE: Deficiência física NÃO implica limitações cognitivas.

Referência: BRASIL. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência física/neuromotora. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

QUESTÃO 29

Associe as deficiências da segunda coluna aos seus respectivos recursos oferecidos pelo AEE:

Primeira coluna: 1. Comunicação Alternativa e Aumentativa / 2. Libras / 3. Braille / 4. Tadoma

Segunda coluna:
(__) Deficiência Visual
(__) Surdocegueira
(__) Deficiência Física
(__) Deficiência Auditiva

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação:

A 2 − 1 �� 3 − 4
B 2 − 3 − 4 − 1
C 3 − 4 − 1 − 2
D 4 − 2 − 1 − 3
E 1 − 4 − 2 − 3

✓ Gabarito: C (3 − 4 − 1 − 2)

Explicação: 3. Braille → Deficiência Visual. 4. Tadoma → Surdocegueira. 1. CAA → Deficiência Física. 2. Libras → Deficiência Auditiva.

Referência: BRASIL. Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com Surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. / SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita. Assistiva: Tecnologia e Educação, 2021.

QUESTÃO 30

Com relação à educação especial e suas práticas pedagógicas no contexto da inclusão, é correto afirmar:

A A educação especial se organiza exclusivamente a partir do atendimento educacional especializado.
B Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, são funções do atendimento educacional especializado.
C Educação inclusiva é uma modalidade de ensino voltada às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
D A educação especial promove o atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes, independentemente do ensino comum.
E As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado não se diferenciam daquelas realizadas na sala de aula comum, podendo ser substitutivas à escolarização.

✓ Gabarito: B

Explicação: A alternativa B está CORRETA pois descreve as funções do AEE: IDENTIFICAR, ELABORAR, ORGANIZAR recursos e ELIMINAR BARREIRAS para a PLENA PARTICIPAÇÃO dos estudantes.

Referência: BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado.

QUESTÃO 31

Com relação às práticas pedagógicas para os estudantes com deficiência intelectual, é correto afirmar que:

A As práticas pedagógicas contribuem para a autonomia mas não são suficientes para promover as habilidades de leitura e escrita.
B As estratégias devem ser organizadas prioritariamente a partir de atividades lúdicas, tendo como foco os cuidados diários e a socialização.
C As práticas pedagógicas realizadas em sala de aula comum e no AEE devem priorizar o desenvolvimento de suas funções intelectuais, por meio de estratégias pedagógicas diversificadas.
D As estratégias devem ter como fundamento o desenvolvimento das funções inferiores de pensamento por meio de treinamento e repetição.
E As práticas pedagógicas devem ser realizadas exclusivamente no AEE, cabendo ao professor garantir apenas seu bem-estar e proteção em sala de aula.

✓ Gabarito: C

Explicação: A alternativa C está CORRETA: trabalho articulado sala comum + AEE, desenvolvimento das FUNÇÕES INTELECTUAIS (não apenas cuidados), estratégias DIVERSIFICADAS. Baseado na teoria histórico-cultural de Vygotsky.

Referência: VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997. / BRASIL. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

QUESTÃO 32

Analise as afirmativas a seguir:

I. Considera-se público-alvo da Educação Especial pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

ALÉM DISSO,

II. Com a publicação do DSM-5 (APA, 2013), o conjunto de transtornos globais do desenvolvimento passou a ser chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, pessoas com TEA fazem parte do PAEE.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
B As asserções I e II são falsas.
C As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma complementação correta da I.
D A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma complementação correta da I.

✓ Gabarito: C

Explicação: Ambas são VERDADEIRAS e a II COMPLEMENTA a I. A Política de 2008 define o PAEE (deficiência, TGD, altas habilidades). O DSM-5 (2013) atualizou a nomenclatura de TGD para TEA. Pessoas com TEA continuam sendo público-alvo da Educação Especial.

Referência: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2013.

QUESTÃO 33

Com relação à educação de estudantes com deficiência auditiva, é correto afirmar:

A As estratégias educacionais para estudantes com deficiência auditiva ou surdos serão sempre as mesmas.
B O melhor enfoque tanto para estudantes surdos como para estudantes com deficiência auditiva é a comunicação total.
C O AEE para estudantes com deficiência auditiva que utilizam aparelho auditivo deve privilegiar o ensino de LIBRAS, em detrimento de outras formas de comunicação.
D O AEE para estudantes com deficiência auditiva que utilizam aparelho auditivo e fazem uso da linguagem oral deve considerar sua linguagem, efetivando um trabalho voltado para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
E No caso de estudantes com deficiência auditiva que se comunicam pela linguagem oral, é importante o acompanhamento sistemático para uma imersão no ensino da LIBRAS.

✓ Gabarito: D

Explicação: A alternativa D está CORRETA: respeita a linguagem do estudante (oral), trabalha com linguagem oral e escrita, considera acessibilidade e múltiplas possibilidades, foca em aprendizagem significativa. Não impõe Libras para quem usa comunicação oral.

Referência: BRASIL. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Auditiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

QUESTÃO 34

Com relação ao atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência visual, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Materiais em relevo são recursos didáticos que permitem às pessoas com deficiência visual acesso às informações disponibilizadas visualmente.

(__) A confecção de recursos didáticos deve se basear em critérios como: a fidelidade da representação, a atratividade para a visão e a agradabilidade ao tato, a adequação e pertinência em relação ao conteúdo.

(__) Os recursos didáticos devem privilegiar outros sentidos como o tato e o olfato de forma a estimular a compensação da visão. Não há preocupação com a visibilidade do objeto tampouco do tamanho.

(__) Os recursos didáticos devem considerar as dimensões e o tamanho dos objetos ou desenhos em relevo, pois quando muito pequenos não ressaltam detalhes. O exagero no tamanho pode prejudicar a percepção global.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

A V − F − F − V
B F − V − V − V
C F − F − V − F
D V − V − F − F
E V − V − F − V

✓ Gabarito: E (V − V − F − V)

Explicação: V – Materiais em relevo permitem acesso tátil. V – Critérios: fidelidade, atratividade visual, agradabilidade tátil, adequação. F – FALSO: visibilidade e tamanho SÃO importantes. V – Tamanho adequado é fundamental para percepção tátil.

Referência: BRASIL. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília: MEC/SEESP, 2007. / SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília: SEESP/SEED/MEC, 2007.

QUESTÃO 35

A organização do tempo e do espaço físico na escola é importante para a superação de desafios. Analise as afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Os vínculos entre os tempos/espaços escolares e ações pedagógicas são evidentes, mas nem sempre são reconhecidos. A disposição física dos materiais influencia diretamente as possibilidades de sua mobilização nos processos de ensino.

(__) Tempo e espaço são elementos fundamentais do processo educativo, assim, não há como falar em escola inclusiva sem que se garanta a acessibilidade arquitetônica.

(__) A organização de tempo e espaço por si só é elemento suficiente para que se garanta a inclusão escolar.

(__) A organização de tempos e espaços escolares não deve levar em consideração as particularidades da comunidade escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A V − V − F − F
B F − V − V − F
C F − F − V − V
D V − F − V − V
E V − F − F − F

✓ Gabarito: A (V − V − F − F)

Explicação: V – Vínculos evidentes, disposição física influencia. V – Tempo, espaço e acessibilidade são fundamentais. F – FALSO: organização é necessária mas não suficiente. F – FALSO: DEVE considerar particularidades locais.

Referência: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

QUESTÃO 36

Com relação à escolarização de estudantes surdos, é correto afirmar que:

A A inclusão escolar deve ser realizada apenas por professores surdos, durante o AEE, em LIBRAS.
B A educação do estudante surdo deve ser desenvolvida em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua Brasileira de Sinais, como primeira língua, e a Língua Portuguesa, como segunda língua.
C O trabalho pedagógico deve ser desenvolvido em três momentos: o AEE para o ensino de Libras; o AEE em Libras; e o AEE para o ensino da Matemática.
D A inclusão escolar deve garantir o ensino de Língua Portuguesa por métodos específicos desenvolvidos no AEE.
E A escolarização deve se dar exclusivamente em escolas especializadas e ser desenvolvido por meio da LIBRAS pela mediação do intérprete.

✓ Gabarito: B

Explicação: A educação bilíngue para surdos: LIBRAS como PRIMEIRA LÍNGUA (L1) e PORTUGUÊS como SEGUNDA LÍNGUA (L2). Ambiente bilíngue significa uso efetivo de LIBRAS em sala de aula, ensino de conteúdos em LIBRAS, ensino de LIBRAS como disciplina, ensino de Português como L2, valorização da cultura surda.

Referência: BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

QUESTÃO 37

Com relação ao papel da família no processo de inclusão escolar, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A participação da família é obrigatória no cotidiano escolar apenas em casos de deficiência severa.

(__) A relação família-escola é fundamental para a inclusão educacional, que deve ocorrer por meio de uma valorização e participação ativa dos pais/responsáveis.

(__) A participação da família na escola deve se limitar às questões burocráticas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

A F − F − V
B F − V − F
C V − V − F
D F − V − V
E V − F − F

✓ Gabarito: B (F − V − F)

Explicação: F – FALSO: A participação familiar é importante para TODOS os estudantes. V – VERDADEIRO: A relação família-escola é fundamental, com valorização, participação ativa, trabalho colaborativo e comunicação eficaz. F – FALSO: A participação NÃO se limita ao burocrático, vai muito além.

Referência: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art. 12, inciso VI. / PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

QUESTÃO 38

Considerando-se a Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, analise as afirmações a seguir:

I. O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos.

II. O AEE tem função de apoiar o desenvolvimento dos estudantes com deficiência, sendo obrigatório apenas no Ensino Fundamental da rede pública.

III. O AEE deve ser realizado no turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado.

É correto o que se afirma em:

A I, II e III.
B I, apenas.
C II, apenas.
D I e II, apenas.
E III, apenas.

✓ Gabarito: B

Explicação: I – CORRETO: Funções do AEE – identificar, elaborar, organizar, eliminar barreiras. II – INCORRETO: NÃO é obrigatório “apenas” no Ensino Fundamental público – é obrigatório em TODA a Educação Básica (infantil, fundamental, médio) e também em redes privadas. III – INCORRETO: Deve ser NO CONTRATURNO, não no turno da classe comum, e preferencialmente na escola regular, não em centros especializados.

Referência: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica.

QUESTÃO 39

O público-alvo da Educação Especial é formado por:

I. Estudantes com deficiência, que são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II. Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, que são todos aqueles que têm algum tipo de transtorno neurológico ou psíquico, como o transtorno opositor desafiador e a Síndrome de Asperger.

III. Estudantes com deficiência, que são todos aqueles que têm impedimentos de curto prazo, de natureza física ou sensorial.

IV. Estudantes com altas habilidades/superdotação, que são aqueles que apresentam um potencial elevado e alto envolvimento com áreas do conhecimento humano.

É correto o que se afirma em:

A I, III e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C II e III, apenas.
D I e IV, apenas.
E II, apenas.

✓ Gabarito: D

Explicação: I – CORRETO: Impedimentos de LONGO PRAZO. II – INCORRETO: TOD NÃO faz parte dos TGD. III – INCORRETO: Deficiência = impedimentos de LONGO PRAZO, não curto prazo. IV – CORRETO: Altas habilidades/superdotação com potencial elevado e alto envolvimento.

Referência: BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

QUESTÃO 40

O documento BNCC e os Documentos Curriculares Municipais da Educação Infantil de Florianópolis (2021) é a materialização de um processo formativo. Um dos seus propósitos é fundamentado e explicitado na seguinte citação:

A O MEC deve fomentar as inovações e a disseminação de casos de sucesso.
B O Brasil naturalizou desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola.
C No Brasil, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais.
D A implementação da BNCC requer o monitoramento pelo MEC em colaboração com os organismos nacionais da área.
E A permanência e a sustentabilidade de um projeto como a BNCC dependem da criação e do fortalecimento de instâncias técnico-pedagógicas nas redes de ensino.

✓ Gabarito: C

Explicação: A alternativa C expressa o PROPÓSITO CENTRAL da Recontextualização Curricular de Florianópolis: considerar as especificidades locais, necessidades dos estudantes, possibilidades, interesses, identidades linguísticas, étnicas e culturais. Este é exatamente o propósito da RECONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR: adaptar a BNCC à realidade específica de Florianópolis.

Referência: FLORIANÓPOLIS. BNCC e os Documentos Curriculares Municipais da Educação Infantil de Florianópolis. Florianópolis: SME, 2021. / BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

0/40
Questões respondidas corretamente