👉 Acesse o edital oficial aqui
📚 Participe dos nossos Grupos e Acompanhe as Dicas!
Ferramentas Online, Concursos Públicos e Dicas!
Tudo gratuito.
👉 ‘Baixe Aqui’ Provas Anteriores de Concursos Públicos
Simulado Auxiliar de Apoio em Educação Especial
Banca: AVALIA
Cargo: Auxiliar de Apoio em Educação Especial – Balneário Camboriú/SC
Total de Questões: 40
📚 APOSTILA COMPLETA – AUXILIAR DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Auxiliar de Apoio em Educação Especial
Prefeitura de Balneário Camboriú/SC – 2025
📑 ÍNDICE COMPLETO
- 📖 MÓDULO 1: Língua Portuguesa
- 🌍 MÓDULO 2: Conhecimentos Gerais
- 🎓 MÓDULO 3: Temas Educacionais
- ♿ MÓDULO 4: Conhecimentos Específicos – Educação Especial
- 🏥 MÓDULO 5: Primeiros Socorros e Cuidados
- 🎯 MÓDULO 6: Rotinas e Práticas Escolares
- ✅ Resumo Final e Dicas de Prova
📖 MÓDULO 1: LÍNGUA PORTUGUESA
- ✅ Interpretação de texto: 40% das questões
- ✅ Gramática aplicada: 35% das questões
- ✅ Ortografia e acentuação: 15% das questões
- ✅ Semântica e figuras: 10% das questões
1.1 Interpretação de Texto
- 📌 Leia o texto 2 vezes: Primeira para entender o geral, segunda para detalhes
- 📌 Identifique o tema central: “Do que o texto fala?”
- 📌 Atenção aos conectivos: mas, porém, contudo (oposição); portanto, logo (conclusão)
- 📌 Cuidado com pegadinhas: Sempre, nunca, todo, nenhum (generalizações)
- 📌 Resposta no texto: Não invente, a resposta está escrita
Texto: “A inclusão escolar não se resume à presença física do aluno com deficiência na sala de aula. É necessário garantir sua participação efetiva nas atividades, respeitando suas especificidades e promovendo adaptações quando necessário.”
Pergunta: Segundo o texto, a inclusão escolar:
- a) Depende apenas da matrícula do aluno
- b) Exige participação ativa e adaptações ✅ (CORRETA)
- c) É impossível para alunos com deficiência
- d) Não precisa de adaptações
1.2 Nova Ortografia (Acordo Ortográfico)
1. HÍFEN – QUANDO USAR:
- ✅ Vogais iguais: anti-inflamatório, micro-ondas
- ✅ Com H: anti-higiênico, super-homem
- ✅ Prefixo terminado em vogal + R ou S: dobra a letra → antirracismo, ultrassom
2. ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU:
- ❌ Não se acentua mais: ideia, assembleia, heroico (ditongos abertos éi, ói em paroxítonas)
- ❌ Não se acentua mais: para (verbo), pelo, pera (perderam acento diferencial)
- ✅ Mantém acento: pôr (verbo) ≠ por (preposição), pôde (passado) ≠ pode (presente)
3. TREMA:
- ❌ Foi abolido: linguiça, frequente, tranquilo (antes: lingüiça, freqüente, tranqüilo)
- ✅ Exceção: Nomes próprios estrangeiros (Müller, Hübner)
1.3 Acentuação Gráfica
| REGRA | QUANDO ACENTUAR | EXEMPLOS |
|---|---|---|
| Oxítonas | Terminadas em A(S), E(S), O(S), EM, ENS | sofá, café, avô, também, parabéns |
| Paroxítonas | Terminadas em L, N, R, X, PS, Ã(S), ÃO(S), I(S), US, UM, UNS | fácil, hífen, caráter, tórax, bíceps, ímã, órfão |
| Proparoxítonas | TODAS são acentuadas | médico, lâmpada, público, psicológico |
| Hiatos I e U | Quando sozinhos na sílaba ou com S | saída, baú, país, egoísta |
1.4 Pontuação
VÍRGULA (,) – PRINCIPAIS USOS:
- ✅ Separar itens: Comprei lápis, borracha, caderno e livro.
- ✅ Isolar aposto: Maria, professora da escola, chegou cedo.
- ✅ Isolar vocativo: Crianças, prestem atenção!
- ✅ Deslocar adjunto adverbial: Ontem, estudei muito.
- ❌ NUNCA entre sujeito e verbo: Os alunos, estudaram. (ERRADO)
PONTO E VÍRGULA (;):
- ✅ Separar orações com vírgulas internas
- ✅ Separar itens de enumeração complexa
DOIS-PONTOS (:):
- ✅ Introduzir citação, enumeração ou explicação
- ✅ Exemplo: O professor disse: “Estudem para a prova.”
1.5 Concordância Verbal e Nominal
CONCORDÂNCIA VERBAL:
- ✅ Regra geral: Verbo concorda com o sujeito em número e pessoa
- ✅ “O aluno estuda” / “Os alunos estudam”
- ✅ Sujeito composto antes do verbo: Verbo no plural → “João e Maria chegaram”
- ✅ Sujeito composto depois do verbo: Pode concordar com o mais próximo → “Chegou João e Maria” OU “Chegaram João e Maria”
CONCORDÂNCIA NOMINAL:
- ✅ Adjetivo concorda com substantivo: “Menino bonito” / “Menina bonita”
- ✅ Vários substantivos + 1 adjetivo: Adjetivo concorda com o mais próximo ou vai para o plural
- ✅ “Comprei camisa e vestido novo” OU “novos”
1.6 Crase
Crase = A (preposição) + A (artigo)
TESTE PRÁTICO:
- 1️⃣ Substitua a palavra feminina por uma masculina
- 2️⃣ Se aparecer “AO”, use crase (à)
- 3️⃣ Se aparecer “A” ou “O”, não use crase
EXEMPLOS:
- ✅ “Fui à escola” → Fui AO colégio (tem crase!)
- ✅ “Refiro-me à professora” → Refiro-me AO professor (tem crase!)
- ❌ “Fui a pé” → Fui A cavalo (sem crase!)
CASOS OBRIGATÓRIOS:
- ✅ Horas: às 8h, às 14h30
- ✅ Locuções femininas: à noite, à tarde, às vezes, à vontade
- ✅ “À moda de”: bife à milanesa (à moda milanesa)
CASOS PROIBIDOS:
- ❌ Antes de verbo: Começou a chover
- ❌ Antes de masculino: Andar a cavalo
- ❌ Entre palavras repetidas: cara a cara, frente a frente
1.7 Figuras de Linguagem
| FIGURA | DEFINIÇÃO | EXEMPLO |
|---|---|---|
| Metáfora | Comparação implícita | “Meu coração é um balde despejado” |
| Comparação | Comparação explícita (como, tal qual) | “Ela é linda como uma flor” |
| Hipérbole | Exagero | “Já te disse um milhão de vezes” |
| Eufemismo | Suavizar expressão | “Ele partiu” (morreu) |
| Ironia | Dizer o contrário | “Que aluno estudioso!” (para quem não estuda) |
| Personificação | Atribuir características humanas | “O vento sussurrava” |
🌍 MÓDULO 2: CONHECIMENTOS GERAIS
- ✅ Atualidades: Últimos 12 meses
- ✅ Política brasileira: Estrutura e poderes
- ✅ Meio ambiente: Sustentabilidade e políticas
- ✅ Cultura brasileira: Manifestações artísticas
2.1 Estrutura Política Brasileira
PODER EXECUTIVO:
- 🇧🇷 Federal: Presidente da República (4 anos, reeleição permitida)
- 🏛️ Estadual: Governador
- 🏙️ Municipal: Prefeito
- ⚙️ Função: Administrar, executar leis, governar
PODER LEGISLATIVO:
- 🏛️ Federal: Congresso Nacional (Câmara dos Deputados + Senado Federal)
- 📜 Estadual: Assembleia Legislativa
- 🏙️ Municipal: Câmara de Vereadores
- ⚖️ Função: Criar leis, fiscalizar o Executivo
PODER JUDICIÁRIO:
- ⚖️ Supremo Tribunal Federal (STF): Guardião da Constituição
- ⚖️ Superior Tribunal de Justiça (STJ): Leis federais
- ⚖️ Tribunais Regionais: Justiça nos estados
- ⚖️ Função: Julgar, aplicar a lei, resolver conflitos
2.2 Meio Ambiente e Sustentabilidade
MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
- 🌡️ Aquecimento global: Aumento da temperatura média
- 💨 Efeito estufa: Gases (CO₂, metano) retêm calor
- 🌊 Consequências: Derretimento de geleiras, eventos extremos
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
- ♻️ Conceito: Suprir necessidades atuais sem comprometer gerações futuras
- 🎯 ODS (ONU): 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- 🌍 Agenda 2030: Metas globais de sustentabilidade
POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL:
- 🌳 Código Florestal: Proteção de vegetação nativa
- ♻️ Política Nacional de Resíduos Sólidos: Gestão de lixo
- 🏞️ Unidades de Conservação: Parques e reservas
2.3 Cultura Brasileira
LITERATURA:
- 📚 Machado de Assis: Maior escritor brasileiro, realismo
- 📚 Clarice Lispector: Prosa introspectiva
- 📚 Jorge Amado: Retrato da Bahia
MÚSICA:
- 🎵 Samba: Patrimônio cultural, origem afro-brasileira
- 🎵 Bossa Nova: Tom Jobim, João Gilberto
- 🎵 MPB: Chico Buarque, Caetano Veloso
FESTAS POPULARES:
- 🎉 Carnaval: Maior festa popular do Brasil
- 🎉 Festa Junina: Origem europeia, adaptada no Brasil
- 🎉 Bumba-meu-boi: Folclore nordestino
🎓 MÓDULO 3: TEMAS EDUCACIONAIS
- ✅ LDB 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases
- ✅ BNCC: Base Nacional Comum Curricular
- ✅ Lei 13.146/15: Estatuto da Pessoa com Deficiência
- ✅ Lei 10.639/03: História e cultura afro-brasileira
3.1 Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96)
ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
- 👶 Educação Infantil: 0 a 5 anos (creche e pré-escola)
- 📖 Ensino Fundamental: 9 anos (6 a 14 anos)
- 🎓 Ensino Médio: 3 anos (15 a 17 anos)
PRINCÍPIOS (Art. 3º):
- ⚖️ Igualdade: Acesso e permanência
- 🗣️ Liberdade: Aprender, ensinar, pesquisar
- 🌈 Pluralismo: Diversidade de ideias
- 🎯 Qualidade: Padrão de qualidade
- 🤝 Gestão democrática: Participação da comunidade
EDUCAÇÃO ESPECIAL (Art. 58):
- ♿ Modalidade: Perpassa todos os níveis
- 🏫 Preferencialmente na rede regular: Inclusão
- 👨🏫 Professores especializados: Formação adequada
- 🎯 Currículo adaptado: Quando necessário
3.2 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A BNCC estabelece 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica:
- Conhecimento: Valorizar e utilizar conhecimentos
- Pensamento científico: Curiosidade intelectual
- Repertório cultural: Valorizar as artes
- Comunicação: Utilizar diferentes linguagens
- Cultura digital: Compreender e usar tecnologias
- Trabalho e projeto de vida: Valorizar o trabalho
- Argumentação: Defender pontos de vista
- Autoconhecimento: Conhecer-se e cuidar de si
- Empatia e cooperação: Exercitar empatia e diálogo
- Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente
3.3 Educação Inclusiva
DIREITO À EDUCAÇÃO (Art. 27):
- ✅ Sistema educacional inclusivo: Todos os níveis
- ✅ Aprendizagem ao longo da vida: Desenvolvimento pleno
- ✅ Não exclusão: Proibido recusar matrícula
- ✅ Acessibilidade: Arquitetônica, comunicacional, pedagógica
INCUMBÊNCIAS DO PODER PÚBLICO (Art. 28):
- 🎯 Aprimoramento dos sistemas: Garantir inclusão
- 📚 Projeto pedagógico: Institucionalizar o AEE
- 👨🏫 Profissionais de apoio: Auxiliar nas atividades
- 🔤 Oferta de Libras, Braille: Comunicação alternativa
- ♿ Tecnologia assistiva: Recursos e serviços
3.4 Diversidade Étnico-Racial
LEI 10.639/2003:
- 📚 Obrigatoriedade: História e cultura afro-brasileira
- 🎯 Conteúdos: História da África, cultura negra, luta dos negros
- 📅 Datas: 20 de novembro – Dia da Consciência Negra
LEI 11.645/2008:
- 🏹 Inclusão: História e cultura indígena
- 🌳 Conteúdos: Povos originários, contribuições culturais
- 🎯 Objetivo: Valorizar a diversidade étnico-racial brasileira
IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA:
- 🤝 Combate ao racismo: Educação antirracista
- 🌈 Valorização da diversidade: Respeito às diferenças
- 📖 Representatividade: Todos se veem no currículo
3.5 Teorias da Aprendizagem
| TEÓRICO | TEORIA | PRINCIPAIS IDEIAS |
|---|---|---|
| Jean Piaget | Construtivismo | Criança constrói conhecimento através da interação com o meio. Estágios de desenvolvimento. |
| Lev Vygotsky | Sociointeracionismo | Aprendizagem é social. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Mediação. |
| Henri Wallon | Desenvolvimento integral | Afetividade, cognição e movimento são integrados. Emoção é fundamental. |
| Paulo Freire | Pedagogia libertadora | Educação como prática de liberdade. Diálogo. Conscientização crítica. |
♿ MÓDULO 4: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – EDUCAÇÃO ESPECIAL
- ✅ Apoiar o aluno: Nas atividades pedagógicas e de vida diária
- ✅ Auxiliar o professor: Na adaptação de materiais e atividades
- ✅ Promover autonomia: Estimular independência gradual
- ✅ Mediar relações: Facilitar interação com colegas
4.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
DIREITOS FUNDAMENTAIS:
- 🛡️ Art. 3º: Proteção integral – todos os direitos fundamentais
- ⚖️ Art. 4º: Dever da família, sociedade e Estado
- 🎯 Art. 5º: Nenhuma criança será objeto de negligência, discriminação ou violência
DIREITO À EDUCAÇÃO (Art. 53):
- 📚 Igualdade de condições: Acesso e permanência
- 🎓 Respeito: Por educadores
- 🗣️ Direito de contestar: Critérios avaliativos
- 🏫 Direito de organização: Participar de entidades estudantis
MEDIDAS DE PROTEÇÃO (Art. 101):
- 🏥 Encaminhamento: Saúde, educação, assistência
- 👨👩👧 Apoio à família: Orientação e acompanhamento
- 📋 Matrícula obrigatória: Escola ou programa educacional
4.2 Tipos de Deficiência e Apoios
| TIPO | CARACTERÍSTICAS | APOIOS NECESSÁRIOS |
|---|---|---|
| Deficiência Física | Alteração motora, paralisia, amputação | Acessibilidade arquitetônica, cadeira de rodas, adaptações posturais |
| Deficiência Visual | Cegueira ou baixa visão | Braille, audiodescrição, materiais ampliados, bengala |
| Deficiência Auditiva | Surdez ou perda auditiva | Libras, intérprete, legendas, aparelho auditivo |
| Deficiência Intelectual | Limitações cognitivas e adaptativas | Atividades adaptadas, rotinas visuais, tempo estendido |
| TEA (Autismo) | Dificuldades na comunicação e interação social | Rotinas estruturadas, comunicação alternativa, ambiente previsível |
4.3 Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)
O QUE É CAA:
Conjunto de ferramentas e estratégias para pessoas com dificuldades de comunicação oral, permitindo expressão e compreensão.
PRINCIPAIS SISTEMAS:
- 🖼️ PECS (Picture Exchange Communication System): Troca de figuras
- 📱 Aplicativos: Livox, Matraquinha, Proloquo2Go
- 📋 Pranchas de comunicação: Símbolos e imagens
- ✋ Libras: Língua Brasileira de Sinais
- 👁️ Comunicação por olhar: Tecnologia assistiva
PAPEL DO AUXILIAR:
- ✅ Conhecer o sistema usado pelo aluno
- ✅ Estimular o uso da CAA
- ✅ Interpretar as tentativas de comunicação
- ✅ Ensinar colegas a interagir usando a CAA
4.4 Tecnologia Assistiva
DEFINIÇÃO:
Produtos, recursos, metodologias e práticas que promovem funcionalidade e autonomia de pessoas com deficiência.
CATEGORIAS:
AUXÍLIOS PARA VIDA DIÁRIA:
- 🍴 Talheres adaptados, copos com alça
- 👕 Abotoadores, calçadeiras
- 🪥 Escovas de dente adaptadas
COMUNICAÇÃO:
- 📱 Tablets com aplicativos de CAA
- 🔊 Vocalizadores
- 📋 Pranchas de comunicação
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
- ✏️ Engrossadores de lápis
- 📏 Réguas e tesouras adaptadas
- 🔤 Alfabeto móvel, material dourado
- 📚 Livros em Braille, audiolivros
MOBILIDADE:
- ♿ Cadeiras de rodas, andadores
- 🦯 Bengalas, muletas
- 🚗 Adaptações veiculares
🏥 MÓDULO 5: PRIMEIROS SOCORROS E CUIDADOS
SEMPRE:
- 📞 Acione o SAMU (192) ou Bombeiros (193) em emergências graves
- 👨⚕️ Comunique imediatamente a direção da escola
- 📱 Entre em contato com os responsáveis
- 🛡️ Mantenha a calma e tranquilize a criança
5.1 Situações Comuns e Condutas
| SITUAÇÃO | O QUE FAZER | O QUE NÃO FAZER |
|---|---|---|
| Queda/Trauma | Avaliar consciência, imobilizar se necessário, aplicar gelo (com pano) | ❌ Movimentar se suspeita de fratura, aplicar gelo direto na pele |
| Sangramento | Lavar com água, pressionar com gaze limpa, elevar o membro | ❌ Usar algodão (gruda), fazer torniquete sem orientação |
| Engasgo | Manobra de Heimlich (compressões abdominais), acionar SAMU | ❌ Dar tapas nas costas com criança em pé, colocar dedo na boca |
| Convulsão | Proteger a cabeça, afastar objetos, deitar de lado após crise | ❌ Segurar a criança, colocar objetos na boca, jogar água |
| Febre | Comunicar responsáveis, manter hidratação, compressas mornas | ❌ Medicar sem autorização, compressas geladas |
| Desmaio | Deitar com pernas elevadas, afrouxar roupas, ventilar | ❌ Dar água se inconsciente, sacudir a criança |
5.2 Manobra de Heimlich (Engasgo)
- Fique atrás da criança
- Coloque os braços ao redor da cintura
- Feche uma mão em punho acima do umbigo
- Segure o punho com a outra mão
- Faça compressões rápidas para dentro e para cima
- Repita até o objeto sair ou a criança desmaiar
- Se desmaiar: inicie RCP e acione SAMU
BEBÊS (MENOS DE 1 ANO):
- Deite o bebê de bruços no seu antebraço
- Dê 5 palmadas firmes nas costas (entre as escápulas)
- Vire o bebê de barriga para cima
- Faça 5 compressões no peito (2 dedos no centro do tórax)
- Alterne até o objeto sair
5.3 Cuidados com Medicação
- ✅ Receita médica: Sempre exigir prescrição atualizada
- ✅ Autorização escrita: Dos responsáveis
- ✅ Horário correto: Seguir rigorosamente a prescrição
- ✅ Registro: Anotar data, hora, medicamento e quem administrou
- ✅ Armazenamento: Local seguro, fora do alcance das crianças
- ❌ NUNCA: Medicar por conta própria
- ❌ NUNCA: Dar medicamento de outra criança
🎯 MÓDULO 6: ROTINAS E PRÁTICAS ESCOLARES
6.1 Higiene e Limpeza do Ambiente
LIMPEZA DIÁRIA:
- 🧽 Pisos: Varrer e passar pano úmido 2x ao dia
- 🪟 Superfícies: Mesas, cadeiras, maçanetas (álcool 70%)
- 🧸 Brinquedos: Lavar com água e sabão semanalmente
- 📚 Livros: Limpar com pano seco, ventilar
- 🚽 Banheiros: Higienizar após cada uso
PRODUTOS ADEQUADOS:
- ✅ Água sanitária diluída (1:100)
- ✅ Álcool 70%
- ✅ Sabão neutro
- ❌ Produtos tóxicos ao alcance das crianças
VENTILAÇÃO:
- 🪟 Manter janelas abertas sempre que possível
- 🌬️ Circulação de ar constante
- ☀️ Entrada de luz solar (bactericida natural)
6.2 Alimentação Escolar
ANTES DA REFEIÇÃO:
- 🧼 Higiene das mãos: Lavar com água e sabão
- 🪑 Organização: Sentar adequadamente
- 🍴 Utensílios: Verificar se estão limpos
- 🌡️ Temperatura: Testar antes de servir
DURANTE A REFEIÇÃO:
- 👀 Supervisão: Observar engasgos e alergias
- ⏰ Tempo adequado: Não apressar
- 🤝 Autonomia: Estimular que comam sozinhas
- 💬 Ambiente tranquilo: Evitar correrias
RESTRIÇÕES ALIMENTARES:
- 📋 Conhecer: Alergias, intolerâncias, restrições religiosas
- ⚠️ Atenção redobrada: Não trocar alimentos
- 🏥 Protocolo de emergência: Saber o que fazer em caso de reação
APÓS A REFEIÇÃO:
- 🪥 Higiene bucal: Escovar os dentes
- 🧼 Lavar mãos e rosto: Remover resíduos
- 🗑️ Organização: Descartar restos adequadamente
6.3 Higiene Pessoal das Crianças
LAVAGEM DAS MÃOS (MOMENTOS OBRIGATÓRIOS):
- 🏫 Ao chegar na escola
- 🍽️ Antes e após as refeições
- 🚽 Após usar o banheiro
- 🤧 Após tossir, espirrar ou assoar o nariz
- 🎨 Após atividades com tinta, massinha
- 🏃 Após brincar no parque
TÉCNICA CORRETA DE LAVAGEM:
- Molhar as mãos com água
- Aplicar sabão
- Esfregar palmas, dorso, entre dedos, unhas (20 segundos)
- Enxaguar bem
- Secar com papel toalha ou toalha limpa
USO DO BANHEIRO:
- 🚽 Privacidade: Respeitar o momento da criança
- 🧻 Papel higiênico: Ensinar uso adequado
- 💧 Descarga: Orientar a dar descarga
- 🧼 Higiene: Sempre lavar as mãos após
- 👕 Vestuário: Auxiliar se necessário
TROCA DE FRALDAS (QUANDO APLICÁVEL):
- Usar luvas descartáveis
- Deitar a criança em local apropriado
- Limpar com lenço umedecido ou água e sabão
- Secar bem a região
- Aplicar pomada se necessário
- Colocar fralda limpa
- Descartar fralda em lixo apropriado
- Lavar as mãos (suas e da criança)
6.4 Hora do Repouso
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
- 🌙 Iluminação: Reduzir luminosidade
- 🔇 Som: Ambiente silencioso ou música suave
- 🌡️ Temperatura: Confortável (não muito quente/frio)
- 🛏️ Colchonetes: Limpos e organizados
- 🧸 Objetos de apego: Permitir naninha, chupeta
ROTINA DO SONO:
- Avisar com antecedência (“Daqui a pouco é hora de descansar”)
- Ir ao banheiro antes
- Tirar sapatos
- Deitar no colchonete
- Cobrir com lençol/manta
- Fazer carinho, cantar baixinho
- Respeitar quem não dorme (atividade tranquila)
SEGURANÇA DURANTE O SONO:
- 👀 Supervisão constante: Nunca deixar sozinhas
- 🛏️ Posição: Bebês de barriga para cima
- 🌡️ Observar: Febre, dificuldade respiratória
- ⏰ Respeitar o tempo: Não acordar bruscamente
DESPERTAR:
- 🌅 Aumentar luminosidade gradualmente
- 🎵 Música suave para acordar
- 💬 Falar baixinho, com carinho
- ⏰ Dar tempo para despertar completamente
- 🚽 Levar ao banheiro
- 💧 Oferecer água
6.5 Brinquedos e Brincadeiras
SELEÇÃO DE BRINQUEDOS:
- ✅ Adequados à idade: Verificar indicação etária
- ✅ Seguros: Sem peças pequenas (menores de 3 anos)
- ✅ Certificados: Selo do INMETRO
- ✅ Diversos: Estimular diferentes habilidades
- ✅ Inclusivos: Acessíveis a todos
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
- 📦 Caixas organizadoras: Por tipo de brinquedo
- 🏷️ Etiquetas: Com fotos ou desenhos
- 📏 Altura acessível: Crianças alcançam sozinhas
- 🧹 Rotina de organização: Guardar após brincar
HIGIENIZAÇÃO:
- 🧼 Plástico: Lavar com água e sabão
- 🧸 Pelúcia: Lavar na máquina semanalmente
- 📚 Livros: Limpar com pano seco
- 🎨 Materiais de arte: Verificar validade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- 🎭 Faz-de-conta: Casinha, médico, escola
- 🧩 Jogos de encaixe: Quebra-cabeças, blocos
- 🎨 Atividades artísticas: Pintura, desenho, massinha
- 🏃 Brincadeiras motoras: Correr, pular, dançar
- 📚 Contação de histórias: Livros, fantoches
- 🎵 Musicais: Cantar, tocar instrumentos
6.6 Materiais Pedagógicos
| MATERIAL | USO PEDAGÓGICO | CUIDADOS |
|---|---|---|
| Lápis de cor | Coordenação motora, criatividade, cores | Verificar pontas, repor quebrados |
| Massinha | Motricidade fina, criatividade, texturas | Manter tampada, não misturar cores |
| Tesoura | Coordenação motora, lateralidade | Ponta arredondada, supervisão constante |
| Cola | Colagem, criatividade, textura | Não tóxica, fechar bem, evitar desperdício |
| Tinta guache | Expressão artística, cores, misturas | Atóxica, proteger roupas, lavar pincéis |
| Livros | Linguagem, imaginação, conhecimento | Manusear com cuidado, não rasgar |
✅ RESUMO FINAL E DICAS DE PROVA
📖 LÍNGUA PORTUGUESA:
- ✅ Interpretação: Resposta sempre está no texto
- ✅ Acentuação: Proparoxítonas SEMPRE acentuadas
- ✅ Crase: Teste do “ao” (feminino → masculino)
- ✅ Concordância: Verbo concorda com sujeito
🌍 CONHECIMENTOS GERAIS:
- ✅ Três Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário
- ✅ Meio ambiente: Sustentabilidade e ODS
- ✅ Cultura: Principais manifestações brasileiras
🎓 TEMAS EDUCACIONAIS:
- ✅ LDB: Educação Especial preferencialmente na rede regular
- ✅ BNCC: 10 competências gerais
- ✅ Lei 13.146/15: Inclusão obrigatória
- ✅ Teorias: Piaget (construtivismo), Vygotsky (social)
♿ EDUCAÇÃO ESPECIAL:
- ✅ ECA: Proteção integral da criança
- ✅ Tipos de deficiência: Física, visual, auditiva, intelectual, TEA
- ✅ CAA: Comunicação alternativa e aumentativa
- ✅ Tecnologia assistiva: Recursos de autonomia
🏥 PRIMEIROS SOCORROS:
- ✅ Engasgo: Manobra de Heimlich
- ✅ Convulsão: Proteger, não segurar
- ✅ Medicação: Sempre com receita e autorização
- ✅ Emergência: SAMU 192, Bombeiros 193
🎯 ROTINAS ESCOLARES:
- ✅ Higiene: Lavar mãos antes/após refeições e banheiro
- ✅ Alimentação: Supervisão, respeitar restrições
- ✅ Sono: Ambiente tranquilo, supervisão constante
- ✅ Brinquedos: Adequados à idade, higienizados
- 📅 Véspera: Revise apenas resumos, não estude conteúdo novo
- 😴 Durma bem: Pelo menos 8 horas
- 🍽️ Alimentação: Café da manhã leve e nutritivo
- ⏰ Chegue cedo: 30 minutos antes
- 📝 Leia com atenção: Todas as alternativas
- ⏱️ Gestão do tempo: Não fique preso em uma questão
- ✅ Revise: Se sobrar tempo, confira as respostas
- 🧘 Mantenha a calma: Respire fundo se ficar nervoso
Esta apostila foi elaborada com todo o conteúdo essencial para sua aprovação.
Estude com dedicação, confie no seu potencial e vá com tudo!
🚀 Sua vaga está te esperando! Boa prova! 🎯
Apostila Completa – Auxiliar de Apoio em Educação Especial
Prefeitura de Balneário Camboriú/SC – 2025
📚 Material de estudo elaborado com foco na aprovação
Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos
Leia Mais
- -1. Desempenho para o dia dia com AMD Ryzen 5 7520U; 2. Tela Full HD antirreflexo de 15,6”; 3. Resistência e Durabilidad…
- -Para um melhor uso, certifique-se de não executar vários aplicativos em segundo plano, pois isso pode consumir mais rec…
- 12ª geração Intel Core i3-1215U (6-core, cache de 10MB, até 4.4GHz)
- SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
- 8GB DDR4 (1x8GB) 2666MT/s; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM)
- Full HD de 15.6″ (1920 x 1080), 120 Hz, WVA
- O IdeaPad 1i eleva sua categoria de notebooks com um processador Intel super eficiente de 12ª geração em um chassi fino …
- Otimize sua experiência de chamada de vídeo com uma câmera de 1MP que vem com um obturador de privacidade para afastar o…
- Com um processador Intel de 12ª geração em seu laptop, você pode, sem esforço, realizar multiplas tarefas simultaneament…
