Simulado e Apostila para Concursos na Área da Educação. 100% Gratuito
Simulado para Concursos na Área da Educação
50 questões baseadas nas bancas IBAM e FEPESE
Instruções do Simulado
Sobre o simulado:
- Este simulado contém 50 questões de múltipla escolha
- Cada questão possui 4 alternativas (a, b, c, d)
- Apenas uma alternativa é correta
- Tempo total: 3 horas (180 minutos)
Como responder:
- Clique na alternativa que você considera correta
- Use os botões de navegação ou os números para alternar entre as questões
- Você pode marcar questões para revisão
- Ao finalizar, clique em “Finalizar Simulado” para ver seu resultado
Dicas:
- Administre bem seu tempo
- Leia atentamente cada questão antes de responder
- Se não souber uma resposta, marque para revisão e siga em frente
Navegação de Questões:
Apostila Completa
Concursos na Área da Educação
Introdução aos Concursos na Área da Educação
Esta apostila foi desenvolvida para auxiliar candidatos que desejam ingressar na carreira pública na área da educação. Aqui você encontrará os principais temas cobrados em concursos, exemplos de questões e dicas estratégicas para maximizar seu desempenho.
Principais Cargos em Concursos Educacionais:
- Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio)
- Coordenador Pedagógico
- Diretor Escolar
- Supervisor Educacional
- Orientador Educacional
- Técnico em Assuntos Educacionais
Como Utilizar Esta Apostila
Recomendamos que você:
- Estude cada seção com atenção, destacando os pontos principais
- Resolva as questões propostas para fixar o conteúdo
- Consulte as dicas quentes regularmente durante sua preparação
- Crie resumos próprios a partir do conteúdo apresentado
Dica Importante!
Mantenha-se atualizado sobre as últimas alterações na legislação educacional. Muitas bancas exploram mudanças recentes nas leis e diretrizes.
Legislação Educacional
1. Constituição Federal de 1988
Artigos 205 a 214 – Tratam especificamente da educação:
- Art. 205: Educação como direito de todos e dever do Estado e da família
- Art. 206: Princípios do ensino
- Art. 208: Garantias do dever do Estado com a educação
- Art. 211: Organização dos sistemas de ensino
- Art. 212: Financiamento da educação
2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei nº 9.394/1996
Principais pontos:
- Organização da educação nacional
- Níveis e modalidades de educação e ensino
- Profissionais da educação
- Recursos financeiros
- Disposições gerais e transitórias
Atenção!
A LDB é o tema mais cobrado em concursos da área educacional. Foque especialmente nos artigos 1º ao 42.
3. Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei nº 13.005/2014
Estabelece 20 metas para a educação brasileira até 2024:
- Universalização da educação
- Alfabetização
- Educação integral
- Qualidade da educação básica
- Formação e valorização dos profissionais
- Ensino superior
- Financiamento da educação
4. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990
Principais artigos relacionados à educação:
- Art. 53 a 59: Direito à educação, cultura, esporte e lazer
- Art. 136: Atribuições do Conselho Tutelar
5. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Documento normativo que define:
- Conjunto de aprendizagens essenciais
- Competências gerais da educação básica
- Competências específicas de cada área do conhecimento
- Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos
Teorias Pedagógicas
1. Principais Teóricos da Educação
Jean Piaget
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
- Estágios do desenvolvimento: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal
- Conceitos de assimilação, acomodação e equilibração
Lev Vygotsky
Teoria Sociocultural
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
- Mediação e interação social
- Linguagem como instrumento do pensamento
Paulo Freire
Pedagogia Libertadora
- Educação bancária x Educação problematizadora
- Diálogo como prática de liberdade
- Conscientização e autonomia
Henri Wallon
Teoria Psicogenética
- Integração afetiva, motora e cognitiva
- Estágios do desenvolvimento: impulsivo-emocional, sensório-motor, personalismo, categorial e adolescência
2. Tendências Pedagógicas
Tendência | Características | Papel do Professor |
---|---|---|
Tradicional | Centrada no professor, conteudista, memorização | Transmissor do conhecimento |
Renovada/Escola Nova | Centrada no aluno, aprender a aprender | Facilitador da aprendizagem |
Tecnicista | Eficiência, objetivos operacionais, instrução programada | Executor de objetivos instrucionais |
Libertadora | Diálogo, problematização, conscientização | Mediador do conhecimento |
Crítico-Social | Conteúdos contextualizados, transformação social | Articulador entre prática social e conteúdos |
Dica Quente!
As bancas adoram questões que comparam diferentes tendências pedagógicas. Estude bem as características de cada uma e seus principais representantes.
3. Teorias de Aprendizagem
Behaviorismo
- Condicionamento operante (Skinner)
- Estímulo-resposta-reforço
- Aprendizagem por repetição
Cognitivismo
- Processamento de informações
- Estruturas cognitivas
- Aprendizagem significativa (Ausubel)
Construtivismo
- Construção ativa do conhecimento
- Interação com o meio
- Erro como parte do processo
Sociointeracionismo
- Aprendizagem como processo social
- Mediação cultural
- Internalização de conceitos
Didática e Práticas Pedagógicas
1. Planejamento Educacional
Níveis de Planejamento
- Planejamento Educacional: Nível macro, sistema educacional
- Planejamento Curricular: Organização do currículo escolar
- Planejamento de Ensino: Atividades docentes (anual, semestral)
- Plano de Aula: Operacionalização das aulas
Elementos do Planejamento
- Objetivos (gerais e específicos)
- Conteúdos
- Procedimentos metodológicos
- Recursos didáticos
- Avaliação
- Cronograma
Projeto Político-Pedagógico (PPP)
Documento que define a identidade da escola e indica caminhos para um ensino de qualidade.
Características:
- Construção coletiva
- Autonomia da escola
- Contextualização
- Flexibilidade
- Avaliação contínua
2. Metodologias de Ensino
Metodologias Ativas
- Aprendizagem baseada em problemas
- Aprendizagem baseada em projetos
- Sala de aula invertida
- Gamificação
- Estudo de caso
Estratégias Didáticas
- Aula expositiva dialogada
- Trabalho em grupo
- Seminários
- Debates
- Oficinas pedagógicas
Dica Quente!
As metodologias ativas são um tema recorrente em concursos recentes. Estude bem suas características e diferenças.
3. Avaliação da Aprendizagem
Funções da Avaliação
- Diagnóstica: Identifica conhecimentos prévios
- Formativa: Acompanha o processo de aprendizagem
- Somativa: Classifica ao final de um período
Instrumentos de Avaliação
- Provas escritas
- Trabalhos em grupo
- Seminários
- Portfólios
- Autoavaliação
- Observação sistemática
Avaliação na Perspectiva Formativa
Características:
- Contínua e processual
- Inclusiva
- Diversificada
- Participativa
- Reflexiva
4. Tecnologias na Educação
Recursos Tecnológicos
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
- Objetos de aprendizagem digitais
- Aplicativos educacionais
- Redes sociais na educação
- Recursos audiovisuais
Competências Digitais
- Letramento digital
- Pensamento computacional
- Cultura digital
- Cidadania digital
Exemplos de Questões
Legislação Educacional
1. (CESPE) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a educação básica tem por finalidades:
a) Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
b) Garantir a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da profissão técnica e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho.
c) Desenvolver o educando exclusivamente para o mercado de trabalho, garantindo-lhe a formação técnica indispensável.
d) Assegurar a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades.
e) Preparar o educando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, exclusivamente.
Resposta: A
Justificativa: Conforme o Art. 22 da LDB, “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”
2. (FCC) Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), o direito à liberdade de crianças e adolescentes compreende os seguintes aspectos, EXCETO:
a) Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
b) Opinião e expressão.
c) Crença e culto religioso.
d) Participar da vida política, na forma da lei.
e) Trabalhar em período noturno a partir dos 14 anos de idade.
Resposta: E
Justificativa: O Art. 16 do ECA estabelece os aspectos do direito à liberdade, e não inclui o trabalho noturno. Pelo contrário, o ECA proíbe o trabalho noturno para menores de 18 anos.
Teorias Pedagógicas
3. (VUNESP) Na teoria de Vygotsky, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se:
a) À distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
b) Ao estágio de desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra.
c) À capacidade inata de aprendizagem que todo ser humano possui.
d) Ao processo de equilibração entre assimilação e acomodação.
e) À sequência universal de estágios de desenvolvimento.
Resposta: A
Justificativa: Vygotsky define a ZDP como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com pares mais capazes.
4. (CESPE) Em relação às tendências pedagógicas, julgue o item a seguir:
Na pedagogia libertadora de Paulo Freire, a educação é vista como um ato político, e o diálogo é considerado fundamental para o processo de conscientização.
a) Certo
b) Errado
Resposta: A
Justificativa: Para Paulo Freire, a educação é um ato político e o diálogo é essencial para o processo de conscientização, permitindo que os educandos se reconheçam como sujeitos históricos capazes de transformar sua realidade.
Didática e Avaliação
5. (FGV) Sobre a avaliação formativa, é correto afirmar que:
a) Ocorre ao final do processo de ensino-aprendizagem para verificar se os objetivos foram alcançados.
b) Tem como objetivo principal classificar os alunos de acordo com seu desempenho.
c) É realizada no início do processo educativo para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
d) Acontece durante todo o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo feedback contínuo.
e) Deve ser aplicada apenas através de provas escritas para garantir a objetividade.
Resposta: D
Justificativa: A avaliação formativa ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de fornecer feedback contínuo tanto para o professor quanto para o aluno, permitindo ajustes nas estratégias de ensino e aprendizagem.
6. (IBFC) O planejamento é um processo fundamental na prática educativa. Sobre o plano de aula, assinale a alternativa correta:
a) É um documento rígido que não pode ser modificado durante o ano letivo.
b) Deve ser elaborado apenas pela equipe gestora da escola.
c) É a previsão detalhada das ações que serão desenvolvidas em sala de aula.
d) Substitui o Projeto Político-Pedagógico da escola.
e) Deve contemplar apenas os conteúdos conceituais a serem trabalhados.
Resposta: C
Justificativa: O plano de aula é um documento que detalha as ações que serão desenvolvidas em sala de aula, incluindo objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação. É um instrumento flexível que orienta o trabalho docente.
Dicas Quentes para Concursos na Educação
Temas Mais Cobrados
1. LDB (Lei nº 9.394/1996)
Foque especialmente nos artigos:
- Art. 1º ao 7º: Princípios e fins da educação
- Art. 8º ao 20: Organização da educação nacional
- Art. 21 ao 60: Níveis e modalidades de educação
- Art. 61 ao 67: Profissionais da educação
2. BNCC
Estude com atenção:
- As 10 competências gerais
- Estrutura por etapas (Ed. Infantil, Ens. Fundamental, Ens. Médio)
- Campos de experiência (Ed. Infantil)
- Áreas do conhecimento e componentes curriculares
3. Teorias de Aprendizagem
Principais teóricos:
- Piaget: estágios do desenvolvimento
- Vygotsky: ZDP, mediação, interação social
- Paulo Freire: educação bancária x problematizadora
- Wallon: afetividade e desenvolvimento
4. Avaliação
Pontos-chave:
- Tipos: diagnóstica, formativa, somativa
- Instrumentos diversificados
- Avaliação como processo contínuo
- Erro como parte do processo de aprendizagem
Estratégias de Estudo
1. Organize seu tempo
Crie um cronograma realista, dividindo os temas por grau de dificuldade e importância.
Sugestão: dedique 60% do tempo aos temas mais cobrados e 40% aos demais.
2. Estude a legislação atualizada
Verifique sempre as últimas alterações nas leis educacionais.
Sites confiáveis: Portal do MEC, Planalto (legislação), Portal da BNCC.
3. Resolva questões anteriores
Pratique com questões de concursos anteriores da mesma banca.
Identifique padrões de cobrança e estilo das questões.
4. Faça resumos e mapas mentais
Sintetize os conteúdos em formatos visuais para facilitar a memorização.
Revise seus resumos periodicamente para fixação.
Dicas para o Dia da Prova
Antes da Prova
- Dormir bem na noite anterior
- Fazer uma refeição leve
- Chegar com antecedência ao local
- Levar todos os documentos necessários
- Revisar mentalmente os tópicos principais
Durante a Prova
- Ler atentamente as instruções
- Começar pelas questões que você domina
- Administrar bem o tempo
- Marcar para revisão as questões duvidosas
- Verificar se não deixou questões em branco
Dicas Extras (Quentes!)
1. Acompanhe as tendências atuais em educação
Temas que estão em alta nas provas recentes:
- Educação inclusiva e acessibilidade
- Metodologias ativas
- Competências socioemocionais
- Tecnologias educacionais
- Educação antirracista e diversidade
2. Estude o perfil da banca examinadora
Cada banca tem seu estilo próprio:
- CESPE/CEBRASPE: Questões de certo ou errado, interpretação de texto
- FCC: Questões conceituais, legislação detalhada
- VUNESP: Questões práticas, situações-problema
- FGV: Questões que exigem análise crítica
3. Não negligencie a redação/dissertação
Muitos concursos incluem prova discursiva. Prepare-se:
- Pratique a escrita regularmente
- Estude a estrutura de diferentes tipos de texto
- Mantenha-se informado sobre temas educacionais atuais
- Cuide da norma culta da língua portuguesa
SIMULADOS EDUCAÇÃO: LDB, BNCC, ECA, PNE.
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