👉 Acesse o edital oficial aqui
📚 Participe dos nossos Grupos e Acompanhe as Dicas!
Ferramentas Online, Concursos Públicos e Dicas!
Tudo gratuito.
👉 ‘Baixe Aqui’ Provas Anteriores de Concursos Públicos
👶 Concurso Público Itapema/SC – FURB
Professor de Educação Infantil
Banca: FURB • Prefeitura Municipal de Itapema/SC
Formato: 25 Questões • LDB • BNCC • ECA • Desenvolvimento Infantil • Ludicidade
II. A avaliação na Educação Infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A frequência mínima exigida é de 60% do total de horas, aplicando-se tanto para creches quanto para pré-escolas.
IV. A matrícula na Educação Infantil é obrigatória para crianças a partir de 4 anos de idade, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 59/2009.
Gabarito: A
Justificativa: A afirmativa III está incorreta. A LDB estabelece frequência mínima de 60% apenas para a pré-escola (art. 31, inciso IV). Para creches, não há exigência de frequência mínima obrigatória. As demais afirmativas estão corretas conforme arts. 29, 30 e 31 da LDB.
Referência: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Atualizada pela Lei nº 14.644/2023. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.
Gabarito: B
Justificativa: A atividade articula: “Traços, sons, cores e formas” (representações artísticas), “Escuta, fala, pensamento e imaginação” (descrição de sensações e comunicação) e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” (exploração de materiais naturais e suas origens). Essa integração promove experiências multidimensionais conforme preconiza a BNCC.
Referência: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Gabarito: C
Justificativa: O art. 56 do ECA estabelece que dirigentes de estabelecimentos de ensino têm o dever de comunicar ao Conselho Tutelar casos de maus-tratos, reiteração de faltas injustificadas e elevados níveis de repetência. A negligência configura violação de direitos e exige notificação imediata, sendo crime de omissão não comunicar (art. 245 do ECA).
Referência: BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualizada pela Lei nº 14.811/2024. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.
2ª. A participação das famílias na construção do PPP é fundamental, pois reconhece a complementaridade entre educação familiar e institucional prevista na LDB.
3ª. O PPP deve contemplar a concepção de criança como sujeito histórico e de direitos, orientando as práticas pedagógicas cotidianas.
4ª. A avaliação e revisão periódica do PPP são dispensáveis quando o documento está bem elaborado inicialmente.
5ª. O PPP deve articular-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e com a BNCC.
Gabarito: D
Justificativa: 1ª (F) – O PPP deve ser construído coletivamente com participação de toda comunidade escolar. 2ª (V) – A participação das famílias é essencial. 3ª (V) – A concepção de criança como sujeito de direitos deve fundamentar o PPP. 4ª (F) – O PPP requer avaliação e revisão contínuas. 5ª (V) – Deve articular-se com DCNEIs e BNCC.
Referência: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 17. ed. Campinas: Papirus, 2021.
Gabarito: E
Justificativa: A ZDP é definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real (o que a criança faz sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que faz com mediação). Para Vygotsky, a aprendizagem precede e impulsiona o desenvolvimento, sendo a mediação do professor e dos pares fundamental nesse processo. O planejamento pedagógico deve atuar na ZDP.
Referência: VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Gabarito: A
Justificativa: No nível pré-silábico, a criança não estabelece correspondência entre grafemas e fonemas. Usa letras de forma aleatória, embora já compreenda que a escrita representa a fala. A quantidade de letras não corresponde às sílabas e não há valor sonoro. É fundamental que o professor compreenda esses níveis para planejar intervenções adequadas.
Referência: FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999.
II. As culturas infantis são produções simbólicas das crianças, construídas nas interações entre pares e com adultos, constituindo-se como objeto legítimo de investigação.
III. O conceito de protagonismo infantil, derivado da Sociologia da Infância, implica reconhecer as crianças como sujeitos competentes e participativos nos processos educativos.
IV. A infância é compreendida como categoria geracional permanente na estrutura social, embora seus membros sejam continuamente renovados.
Gabarito: B
Justificativa: A afirmativa I está incorreta, pois a Sociologia da Infância reconhece as crianças como atores sociais ativos, produtores de cultura. As afirmativas II, III e IV estão corretas e representam pressupostos centrais desse campo teórico, fundamentais para práticas pedagógicas que reconheçam o protagonismo infantil.
Referência: SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, n. 25, p. 183-206, 2007. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc
Gabarito: C
Justificativa: Para Brougère, a cultura lúdica é um conjunto de regras e significações próprias do jogo que o jogador adquire e domina no contexto de seu jogo. Ela é construída socialmente e enriquecida pelas experiências. O professor tem papel fundamental em ampliar essa cultura oferecendo materiais, espaços e tempos que potencializem as brincadeiras.
Referência: BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. Revisão técnica e versão brasileira adaptada por Gisela Wajskop. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 20).
Gabarito: D
Justificativa: As DCNEIs estabelecem que educar e cuidar são dimensões indissociáveis. Os momentos de cuidado não são apenas necessidades biológicas, mas oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento da autonomia, construção de vínculos e exploração sensorial. A prática descrita exemplifica essa integração de forma pedagógica e respeitosa.
Referência: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Diário Oficial da União, 18 dez. 2009.
II. A emoção tem papel fundamental no desenvolvimento, sendo o primeiro sistema de comunicação da criança com o meio social.
III. O movimento é expressão da vida psíquica da criança, sendo meio de ação, expressão e relação com o mundo.
IV. A construção do esquema corporal ocorre através das experiências motoras e das interações sociais, sendo fundamental para a constituição da identidade.
V. As atividades psicomotoras na Educação Infantil devem focar exclusivamente no aperfeiçoamento técnico dos movimentos.
Gabarito: E
Justificativa: As proposições I e V estão incorretas. Para Wallon, o desenvolvimento motor tem importância própria e está integrado às dimensões afetiva e cognitiva. As atividades psicomotoras devem considerar a criança em sua totalidade, não apenas o aspecto técnico. As proposições II, III e IV estão corretas e representam conceitos centrais da teoria walloniana.
Referência: WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Tradução de Claudia Berliner e Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Gabarito: A
Justificativa: Magda Soares diferencia alfabetização (domínio do código alfabético) de letramento (uso social da leitura e escrita). Na Educação Infantil, conforme BNCC e DCNEIs, deve-se promover experiências de letramento sem antecipar a alfabetização formal, respeitando as especificidades dessa etapa e promovendo o contato significativo com a cultura escrita.
Referência: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2020. (Coleção Repensando a Língua Portuguesa).
II. A leitura literária deve priorizar a fruição estética e o prazer, sem necessariamente vincular-se a atividades pedagógicas posteriores.
III. A diversidade de gêneros literários (contos, poesias, fábulas, lendas) deve ser garantida no acervo e nas práticas de leitura.
IV. A contação de histórias deve ser realizada diariamente, constituindo-se como momento privilegiado de interação e desenvolvimento da linguagem oral.
V. Livros com temáticas complexas ou que abordam sentimentos difíceis devem ser evitados na Educação Infantil.
Gabarito: B
Justificativa: As afirmativas I e V estão incorretas. A literatura não deve ter necessariamente função didática explícita, priorizando a dimensão estética e o prazer. Livros com temáticas complexas são importantes para que crianças elaborem sentimentos e compreendam a diversidade humana. As afirmativas II, III e IV estão corretas e fundamentam práticas literárias de qualidade.
Referência: ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: PUCPRess, 2017.
Gabarito: C
Justificativa: A organização de espaços, tempos e materiais deve promover autonomia, interações e brincadeiras. A rotina oferece previsibilidade mas deve ser flexível. Os espaços devem ser diversificados e os materiais acessíveis. Essa organização constitui-se como currículo implícito que comunica valores e concepções sobre criança e educação.
Referência: BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
2ª. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) substitui a escolarização em classe comum para crianças com deficiências mais severas.
3ª. A adaptação curricular deve considerar as especificidades de cada criança, garantindo acessibilidade e participação plena nas atividades.
4ª. A presença de profissional de apoio escolar deve ser avaliada caso a caso, conforme necessidade da criança, não sendo automática para todas as deficiências.
5ª. A formação continuada dos professores em educação inclusiva é dispensável, bastando o conhecimento pedagógico geral.
Gabarito: D
Justificativa: 1ª (V) – A matrícula é obrigatória e a recusa é crime. 2ª (F) – O AEE é complementar, não substitutivo. 3ª (V) – Adaptações são necessárias para garantir participação. 4ª (V) – O apoio deve ser avaliado individualmente. 5ª (F) – A formação continuada é fundamental para práticas inclusivas de qualidade.
Referência: BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Atualizada pelo Decreto nº 10.502/2020 (suspenso por liminar do STF).
Gabarito: E
Justificativa: A educação para as relações étnico-raciais deve ser cotidiana, não pontual. Desde a Educação Infantil, é fundamental promover representatividade positiva, combater estereótipos e valorizar a diversidade. A construção da identidade racial inicia-se na primeira infância, exigindo intencionalidade pedagógica permanente.
Referência: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Diário Oficial da União, 2004.
II. A avaliação tem objetivo de promoção e classificação das crianças por níveis de desenvolvimento.
III. Os registros avaliativos devem considerar as crianças em suas singularidades, respeitando ritmos e processos individuais.
IV. A avaliação deve fornecer elementos para reorganização das práticas pedagógicas e dos planejamentos.
V. Provas e testes padronizados são instrumentos adequados para avaliar crianças pequenas.
Gabarito: A
Justificativa: As afirmativas II e V estão incorretas. A LDB (art. 31) estabelece que a avaliação na Educação Infantil não tem objetivo de promoção. Provas padronizadas são inadequadas para crianças pequenas. As afirmativas I, III e IV estão corretas e fundamentam uma avaliação formativa, processual e respeitosa das especificidades infantis.
Referência: HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
Gabarito: B
Justificativa: A BNCC reconhece as linguagens digitais como parte da cultura infantil contemporânea. O uso deve ser intencional, mediado, equilibrado e articulado com experiências concretas. As TDICs são ferramentas que ampliam possibilidades de criação e expressão, mas não substituem interações presenciais, brincadeiras e experiências sensoriais fundamentais na primeira infância.
Referência: BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade
II. O desenvolvimento socioemocional envolve reconhecimento e expressão de emoções, empatia, resolução de conflitos e construção de relações positivas.
III. Os conflitos entre crianças devem ser sempre evitados pelo professor, pois prejudicam o desenvolvimento socioemocional.
IV. A mediação de conflitos pelo professor constitui-se como oportunidade educativa para desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
V. O vínculo afetivo entre professor e crianças é fundamental para o desenvolvimento socioemocional saudável.
Gabarito: C
Justificativa: As proposições I e III estão incorretas. Competências socioemocionais não significam reprimir emoções, mas reconhecê-las e expressá-las adequadamente. Conflitos são naturais e constituem oportunidades de aprendizagem quando mediados adequadamente. As proposições II, IV e V estão corretas e fundamentam práticas que promovem desenvolvimento socioemocional saudável.
Referência: INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências socioemocionais: material de discussão. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br
Gabarito: D
Justificativa: A adaptação é processo delicado que envolve separação, construção de novos vínculos e familiarização com novo ambiente. Deve ser gradual, respeitando singularidades de cada criança e família. A teoria do apego (Bowlby) e estudos sobre primeira infância evidenciam a importância de acolher emoções e construir vínculos seguros para desenvolvimento saudável.
Referência: RAPOPORT, Andrea et al. A criança de 0 a 3 anos e o processo de adaptação ao ambiente escolar. Revista Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 125-132, maio/ago. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced
II. As experiências musicais devem incluir exploração sonora, criação, apreciação e expressão corporal através da música.
III. O repertório musical deve ser diversificado, incluindo músicas da cultura popular, erudita, de diferentes regiões e países.
IV. As crianças devem apenas ouvir músicas, sem participar ativamente de processos de criação sonora.
V. A exploração de instrumentos musicais e objetos sonoros contribui para o desenvolvimento da percepção auditiva e da criatividade.
Gabarito: E
Justificativa: As afirmativas I e IV estão incorretas. A música tem valor em si mesma, não apenas como recurso instrumental. As crianças devem participar ativamente de processos de criação, exploração e expressão musical. As afirmativas II, III e V estão corretas e fundamentam um trabalho musical significativo que respeita a criança como produtora de cultura.
Referência: BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2019.
Gabarito: A
Justificativa: A Meta 1 do PNE estabelece a universalização da pré-escola e a ampliação da oferta em creches para 50% das crianças até 3 anos. O plano também contempla estratégias relacionadas à formação docente, infraestrutura, qualidade e avaliação (não classificatória) da Educação Infantil, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento integral.
Referência: BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 26 jun. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br
II. As interações e brincadeiras são eixos estruturantes do currículo na Educação Infantil.
III. O currículo deve garantir experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo através de múltiplas linguagens.
IV. A organização curricular deve considerar os saberes e culturas das crianças e suas famílias.
V. O currículo deve priorizar a preparação para o Ensino Fundamental, focando em atividades de pré-alfabetização.
Gabarito: B
Justificativa: As proposições I e V estão incorretas. O currículo na Educação Infantil não se organiza por disciplinas, mas por campos de experiências. Não deve ter caráter preparatório, mas respeitar as especificidades dessa etapa. As proposições II, III e IV estão corretas e fundamentam uma concepção de currículo adequada à primeira infância.
Referência: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Diário Oficial da União, 18 dez. 2009, Seção 1, p. 18.
Gabarito: C
Justificativa: A LDB estabelece que a educação é dever da família e do Estado, em regime de colaboração. A relação deve ser de parceria, com diálogo, respeito à diversidade familiar e participação efetiva. A gestão democrática pressupõe participação das famílias em diferentes instâncias. Essa relação positiva beneficia o desenvolvimento infantil e fortalece a comunidade educativa.
Referência: BHERING, Eliana; SIRAJ-BLATCHFORD, Iram. A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 106, p. 191-216, mar. 1999. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp
II. Envolve observação atenta, registro (escrito, fotográfico, audiovisual), interpretação e reflexão sobre os processos de aprendizagem das crianças.
III. A documentação torna visíveis os processos de aprendizagem, permitindo que crianças, professores e famílias revisitem e reflitam sobre as experiências.
IV. Constitui-se como instrumento de avaliação formativa e de planejamento pedagógico.
V. Deve focar exclusivamente nos produtos finais das atividades, não nos processos.
Gabarito: D
Justificativa: As afirmativas I e V estão incorretas. A documentação pedagógica vai além da prestação de contas, constituindo-se como instrumento de reflexão e pesquisa. Deve focar nos processos, não apenas nos produtos. As afirmativas II, III e IV estão corretas e descrevem adequadamente essa prática que valoriza a escuta, a observação e a reflexão sobre os percursos de aprendizagem.
Referência: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Penso, 2016. v. 1.
Gabarito: E
Justificativa: A ética profissional docente envolve múltiplas dimensões: compromisso com aprendizagem e bem-estar das crianças, respeito à diversidade, sigilo profissional (com exceções legais como casos de maus-tratos), formação continuada, uso responsável de informações e imagens (respeitando LGPD e direitos de imagem), e relações profissionais respeitosas. Essas dimensões fundamentam uma atuação profissional responsável e comprometida.
Referência: RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 16).
📚 APOSTILA 1: LEGISLAÇÃO E FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS
Professor de Educação Infantil – Prefeitura de Itapema/SC
📋 Índice
- 1. Fundamentos da Legislação Educacional Brasileira
- 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
- 3. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
- 4. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- 5. Plano Nacional de Educação (PNE)
- 6. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
- 7. Gestão Democrática e Participação Escolar
- 8. Projeto Político Pedagógico (PPP)
- 9. Fundamentos Teóricos e Concepções Pedagógicas
- 10. Currículo: Histórico, Teorias e Tendências
- 11. Função e Competências do Professor
1. FUNDAMENTOS DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
- ✅ Hierarquia das leis: Constituição → LDB → Decretos → Resoluções
- ✅ Princípios constitucionais: Art. 205, 206 e 208 da CF/88
- ✅ Competências: União, Estados e Municípios
- ✅ Educação Infantil: Primeira etapa da Educação Básica
1.1 Constituição Federal de 1988
ART. 205 – EDUCAÇÃO COMO DIREITO:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
ART. 206 – PRINCÍPIOS DO ENSINO:
- I – Igualdade de condições para acesso e permanência
- II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar
- III – Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas
- IV – Gratuidade do ensino público
- VI – Gestão democrática do ensino público
- VII – Garantia de padrão de qualidade
ART. 208 – DEVER DO ESTADO:
- IV – Educação Infantil em creche e pré-escola às crianças até 5 anos
- III – Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência
1.2 Sistema Nacional de Educação
| ENTE FEDERATIVO | COMPETÊNCIAS | EDUCAÇÃO INFANTIL |
|---|---|---|
| UNIÃO | Coordenar política nacional, assistência técnica | Diretrizes nacionais, BNCC |
| ESTADOS | Ensino Fundamental e Médio, assistência aos municípios | Apoio técnico e financeiro |
| MUNICÍPIOS | Educação Infantil e Ensino Fundamental | Responsabilidade prioritária |
2. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB)
- ✅ Lei 9.394/96: Marco legal da educação brasileira
- ✅ Seção II: Artigos 29, 30 e 31 (Educação Infantil)
- ✅ Finalidades: Desenvolvimento integral da criança
- ✅ Avaliação: Sem objetivo de promoção
2.1 Educação Infantil na LDB
ART. 29 – FINALIDADE:
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”
ART. 30 – OFERTA:
- I – Creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade
- II – Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade
ART. 31 – REGRAS COMUNS:
- I – Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental
- II – Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional
- III – Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral
- IV – Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas
- V – Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança
2.2 Outros Artigos Relevantes
ART. 4º – DEVER DO ESTADO:
- II – Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade
ART. 11 – INCUMBÊNCIAS DOS MUNICÍPIOS:
- V – Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas
ART. 62 – FORMAÇÃO DE DOCENTES:
“A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.”
2.3 Exemplo Prático: Aplicação da LDB na Educação Infantil
📋 SITUAÇÃO:
O CMEI Pequenos Sonhos atende 120 crianças de 0 a 5 anos, seguindo rigorosamente a LDB. Vamos ver como cada artigo se aplica na prática:
🎯 APLICAÇÃO DO ART. 29 (Finalidade):
- 🧠 Desenvolvimento integral: Projeto pedagógico contempla todas as dimensões
- 🏃 Físico: Atividades motoras, alimentação saudável, higiene
- 😊 Psicológico: Acolhimento, vínculos afetivos, autoestima
- 🧩 Intelectual: Exploração, descobertas, linguagens
- 🤝 Social: Interação, regras de convivência, diversidade
🏢 APLICAÇÃO DO ART. 30 (Oferta):
- 👶 Creche (0-3 anos): 60 crianças em 6 turmas
- 🧒 Pré-escola (4-5 anos): 60 crianças em 3 turmas
📊 APLICAÇÃO DO ART. 31 (Regras):
- 📝 Avaliação: Portfólio individual, relatórios semestrais
- 📅 Carga horária: 800h anuais em 200 dias letivos
- ⏰ Jornada: Parcial (5h) e integral (10h)
- 📊 Frequência: Controle diário, mínimo 60%
- 📄 Documentação: Relatório de desenvolvimento
3. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
- ✅ Resolução CNE/CEB nº 5/2009: DCNEI
- ✅ Princípios: Éticos, políticos e estéticos
- ✅ Práticas pedagógicas: Experiências e saberes
- ✅ Proposta pedagógica: Obrigatória para todas as instituições
3.1 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)
PRINCÍPIOS ÉTICOS:
- 🤝 Autonomia: Desenvolvimento da capacidade de tomar decisões
- ⚖️ Responsabilidade: Cuidado consigo, com o outro e com o ambiente
- 🌍 Solidariedade: Respeito ao bem comum e ao meio ambiente
- 🎭 Respeito ao outro: Diferentes culturas, identidades e singularidades
PRINCÍPIOS POLÍTICOS:
- 👥 Direitos de cidadania: Exercício da criticidade e respeito à democracia
- 🗳️ Criticidade: Questionamento e transformação da realidade
- 🏛️ Respeito à democracia: Participação e decisões coletivas
PRINCÍPIOS ESTÉTICOS:
- 🎨 Sensibilidade: Apreciação e produção artística
- 💡 Criatividade: Expressão e criação em diferentes linguagens
- 🌈 Ludicidade: Brincadeira como forma de expressão
- 🔍 Liberdade de expressão: Manifestação de pensamentos e sentimentos
3.2 Práticas Pedagógicas
DEVEM GARANTIR EXPERIÊNCIAS QUE:
1. PROMOVAM O CONHECIMENTO DE SI E DO MUNDO:
- 🪞 Identidade pessoal: Nome, características, preferências
- 👨👩👧👦 Grupos de pertencimento: Família, escola, comunidade
- 🌍 Meio ambiente: Natureza, cultura, sociedade
2. FAVOREÇAM A IMERSÃO DAS CRIANÇAS NAS DIFERENTES LINGUAGENS:
- 🗣️ Linguagem oral: Conversas, histórias, cantigas
- ✏️ Linguagem escrita: Contato com textos diversos
- 🎵 Linguagem musical: Sons, ritmos, melodias
- 🎨 Linguagem plástica: Desenho, pintura, modelagem
- 🏃 Linguagem corporal: Movimento, dança, teatro
3. POSSIBILITEM ÀS CRIANÇAS EXPERIÊNCIAS DE NARRATIVAS:
- 📚 Histórias: Contos, fábulas, lendas
- 🎭 Dramatizações: Teatro, fantoches, encenações
- 🎬 Audiovisuais: Filmes, documentários adequados
4. PROMOVAM O RELACIONAMENTO E A INTERAÇÃO:
- 👫 Entre crianças: Brincadeiras, projetos coletivos
- 👨🏫 Com adultos: Diálogo, cuidado, orientação
- 🌿 Com o meio ambiente: Exploração, cuidado, preservação
4. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
- ✅ 5 Campos de Experiências: Estrutura curricular da EI
- ✅ Direitos de aprendizagem: 6 direitos fundamentais
- ✅ Objetivos de aprendizagem: Por faixa etária
- ✅ Transição: EI para Ensino Fundamental
4.1 Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
1. CONVIVER
Com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
2. BRINCAR
Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
3. PARTICIPAR
Ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
4. EXPLORAR
Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
5. EXPRESSAR
Como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
6. CONHECER-SE
E construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
4.2 Campos de Experiências
| CAMPO DE EXPERIÊNCIA | FOCO | EXEMPLOS DE ATIVIDADES |
|---|---|---|
| O eu, o outro e o nós | Identidade, alteridade, diversidade | Roda de conversa, jogos cooperativos |
| Corpo, gestos e movimentos | Expressão corporal, motricidade | Dança, circuitos motores, yoga |
| Traços, sons, cores e formas | Linguagens artísticas | Pintura, música, escultura |
| Escuta, fala, pensamento e imaginação | Linguagem oral e escrita | Contação de histórias, escrita espontânea |
| Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Conhecimento lógico-matemático | Experimentos, medições, classificações |
4.3 Exemplo Prático: Projeto “Minha Família” (4-5 anos)
🎯 OBJETIVO GERAL:
Conhecer e valorizar a diversidade familiar, desenvolvendo o respeito às diferenças e fortalecendo a identidade pessoal e social das crianças.
📚 CAMPO: O EU, O OUTRO E O NÓS
- 🗣️ Atividade: Roda de conversa sobre as famílias
- 🎯 Objetivo: (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros
- 📝 Desenvolvimento: Cada criança apresenta sua família
🎨 CAMPO: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- 🖼️ Atividade: Retrato da família
- 🎯 Objetivo: (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho
- 🎨 Desenvolvimento: Desenho livre com diferentes materiais
📖 CAMPO: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- 📚 Atividade: História “Famílias do mundo todo”
- 🎯 Objetivo: (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos
- 💭 Desenvolvimento: Discussão sobre diferentes tipos de família
🏃 CAMPO: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- 🎭 Atividade: Dramatização “Profissões da família”
- 🎯 Objetivo: (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais
- 🎪 Desenvolvimento: Imitação de gestos profissionais
🔢 CAMPO: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- 📊 Atividade: Gráfico “Quantas pessoas moram comigo”
- 🎯 Objetivo: (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades
- 📈 Desenvolvimento: Contagem e registro em gráfico coletivo
5. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)
- ✅ Lei 13.005/2014: PNE 2014-2024
- ✅ Meta 1: Universalizar a pré-escola
- ✅ 50% das crianças: Em creches até 2024
- ✅ Qualidade: Padrões nacionais
5.1 Meta 1 – Educação Infantil
📋 TEXTO DA META:
“Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.”
📊 PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS:
1.1 – EXPANSÃO DA REDE:
- 🏗️ Construção: Novas unidades de educação infantil
- 🔄 Reforma: Adequação de espaços existentes
- 🤝 Parcerias: Convênios com entidades privadas sem fins lucrativos
1.2 – QUALIDADE DO ATENDIMENTO:
- 📏 Padrões nacionais: Infraestrutura, equipamentos, mobiliário
- 👨🏫 Formação: Professores e demais profissionais
- 📚 Materiais pedagógicos: Adequados à faixa etária
1.3 – GESTÃO E FINANCIAMENTO:
- 💰 Custo-aluno: Definição de padrão nacional
- 📊 Monitoramento: Acesso e qualidade
- 🎯 Metas municipais: Adequação às realidades locais
1.4 – ARTICULAÇÃO COM OUTRAS POLÍTICAS:
- 🏥 Saúde: Ações integradas de cuidado
- 🛡️ Assistência social: Proteção à infância
- 👨👩👧👦 Família: Participação e orientação
5.2 Outras Metas Relacionadas
| META | DESCRIÇÃO | IMPACTO NA EI |
|---|---|---|
| Meta 4 | Educação especial/inclusiva | AEE na educação infantil |
| Meta 15 | Formação de professores | Licenciatura para EI |
| Meta 16 | Formação continuada | 50% com pós-graduação |
| Meta 17 | Valorização profissional | Piso salarial nacional |
6. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA)
- ✅ Lei 8.069/90: Proteção integral
- ✅ Direito à educação: Arts. 53 a 59
- ✅ Criança como sujeito: Direitos fundamentais
- ✅ Responsabilidades: Família, sociedade e Estado
6.1 Direito à Educação no ECA
ART. 53 – DIREITO À EDUCAÇÃO:
“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:”
- I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
- II – Direito de ser respeitado por seus educadores
- III – Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores
- IV – Direito de organização e participação em entidades estudantis
- V – Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência
ART. 54 – DEVER DO ESTADO:
- IV – Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade
- III – Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência
ART. 55 – RESPONSABILIDADE DOS PAIS:
“Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.”
ART. 56 – DIRIGENTES DE ESTABELECIMENTOS:
Devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:
- I – Maus-tratos envolvendo seus alunos
- II – Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar
- III – Elevados níveis de repetência
6.2 Proteção Integral na Educação Infantil
PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL:
- 👶 Pessoa em desenvolvimento: Necessidades específicas
- 🏆 Prioridade absoluta: Em todas as políticas públicas
- 🎯 Melhor interesse: Decisões sempre favoráveis à criança
DIREITOS FUNDAMENTAIS APLICADOS À EI:
- 🏥 Vida e saúde: Cuidados médicos, alimentação adequada
- 🔒 Liberdade e dignidade: Respeito à individualidade
- 🤝 Convivência familiar: Participação da família na escola
- 📚 Educação: Desenvolvimento integral
- 🎭 Cultura e lazer: Brincadeiras e atividades lúdicas
RESPONSABILIDADES COMPARTILHADAS:
- 👨👩👧👦 Família: Cuidado, educação, orientação
- 🏛️ Estado: Políticas públicas, financiamento
- 🌍 Sociedade: Participação, controle social
7. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO ESCOLAR
- ✅ Princípio constitucional: Art. 206, VI da CF/88
- ✅ Participação da comunidade: Conselhos e colegiados
- ✅ Transparência: Prestação de contas
- ✅ Autonomia: Pedagógica, administrativa e financeira
7.1 Princípios da Gestão Democrática
PARTICIPAÇÃO:
- 👥 Comunidade escolar: Professores, funcionários, pais, alunos
- 🗳️ Processos decisórios: Votação, consenso, diálogo
- 📋 Planejamento coletivo: Construção participativa
TRANSPARÊNCIA:
- 💰 Recursos financeiros: Prestação de contas pública
- 📊 Resultados educacionais: Divulgação de indicadores
- 📝 Decisões administrativas: Atas e registros acessíveis
AUTONOMIA:
- 📚 Pedagógica: Projeto pedagógico próprio
- 🏢 Administrativa: Organização interna
- 💳 Financeira: Gestão de recursos
RESPONSABILIZAÇÃO:
- 🎯 Metas educacionais: Compromisso com resultados
- 📈 Avaliação institucional: Autoavaliação e externa
- 🔄 Melhoria contínua: Planos de ação
7.2 Instâncias de Participação na Educação Infantil
| INSTÂNCIA | COMPOSIÇÃO | FUNÇÕES NA EI |
|---|---|---|
| Conselho Escolar | Professores, pais, funcionários, direção | Aprovar PPP, acompanhar recursos |
| APM/Caixa Escolar | Pais e responsáveis | Apoiar atividades, captar recursos |
| Conselho de Classe | Professores e coordenação | Avaliar desenvolvimento das crianças |
| Grêmio Estudantil | Não se aplica à EI | – |
7.3 Exemplo Prático: Gestão Democrática no CMEI
📋 SITUAÇÃO:
O CMEI Jardim Encantado implementou um modelo de gestão democrática que envolve toda a comunidade escolar nas decisões importantes.
🗳️ ELEIÇÃO DO DIRETOR:
- 📝 Processo: Candidatura com plano de gestão
- 🗳️ Votação: Professores, funcionários e pais
- ⏰ Mandato: 3 anos com possibilidade de reeleição
👥 CONSELHO ESCOLAR ATIVO:
- 📊 Composição: 12 membros (4 professores, 4 pais, 2 funcionários, 2 direção)
- 📅 Reuniões: Mensais com pauta prévia
- 💰 Decisões: Aplicação de recursos, aprovação de projetos
👨👩👧👦 PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS:
- 🗣️ Assembleias: Trimestrais para prestação de contas
- 📋 Pesquisas: Avaliação da satisfação
- 🎉 Eventos: Organização conjunta de festivais
📈 RESULTADOS ALCANÇADOS:
- ✅ Transparência: 100% dos recursos prestados em contas
- ✅ Participação: 80% dos pais em reuniões
- ✅ Qualidade: Melhoria nos indicadores de desenvolvimento
- ✅ Clima escolar: Ambiente colaborativo e acolhedor
8. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- ✅ Documento obrigatório: Toda escola deve ter
- ✅ Construção coletiva: Participação da comunidade
- ✅ Identidade da escola: Missão, visão, valores
- ✅ Revisão periódica: Avaliação e atualização
8.1 Conceito e Princípios do PPP
CONCEITO:
O PPP é um documento que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. É político porque reflete as opções e escolhas da escola, e pedagógico porque expressa as ações educativas.
DIMENSÃO POLÍTICA:
- 🎯 Intencionalidade: Formação do cidadão
- 🌍 Compromisso social: Transformação da realidade
- ⚖️ Democratização: Acesso e permanência
DIMENSÃO PEDAGÓGICA:
- 📚 Organização curricular: Conteúdos e metodologias
- 🎓 Formação integral: Desenvolvimento pleno
- 📊 Avaliação: Processos e resultados
PRINCÍPIOS NORTEADORES:
- 🤝 Igualdade: Condições para todos
- 🌈 Qualidade: Padrão de excelência
- 🗳️ Gestão democrática: Participação coletiva
- 🔄 Liberdade: Autonomia pedagógica
- 💰 Valorização: Profissionais da educação
8.2 Estrutura do PPP na Educação Infantil
| COMPONENTE | DESCRIÇÃO | ESPECÍFICO DA EI |
|---|---|---|
| Identificação | Dados da instituição | Modalidades: creche e pré-escola |
| Diagnóstico | Realidade da comunidade | Perfil das famílias e crianças |
| Marco referencial | Missão, visão, valores | Concepção de criança e infância |
| Proposta pedagógica | Currículo e metodologia | Campos de experiências da BNCC |
| Plano de ação | Metas e estratégias | Cuidar e educar integrados |
8.3 Exemplo: PPP do CMEI Arco-Íris
🎯 MISSÃO:
“Promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, respeitando suas singularidades e potencialidades, em parceria com as famílias e a comunidade.”
👁️ VISÃO:
“Ser referência em educação infantil de qualidade, formando cidadãos críticos, criativos e felizes.”
💎 VALORES:
- ❤️ Amor: Base de todas as relações
- 🤝 Respeito: À diversidade e individualidade
- 🌱 Responsabilidade: Social e ambiental
- 🎨 Criatividade: Estímulo à imaginação
👶 CONCEPÇÃO DE CRIANÇA:
“A criança é um sujeito histórico e de direitos, que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.”
📚 PROPOSTA CURRICULAR:
- 🌟 Base: BNCC – Campos de Experiências
- 🎮 Metodologia: Pedagogia de projetos e brincadeiras
- 🔄 Rotina: Flexível e acolhedora
- 🏠 Espaços: Ambientes educadores
🎯 METAS PARA 2025:
- 📈 Qualidade: 95% de satisfação das famílias
- 👨🏫 Formação: 100% dos professores com especialização
- 🌱 Sustentabilidade: Projeto de educação ambiental
- 📚 Inclusão: Atendimento a todas as crianças com NEE
✅ CONSTITUIÇÃO: Art. 205, 206 e 208 – Educação como direito
✅ LDB: Arts. 29, 30 e 31 – Educação Infantil específica
✅ DCNEI: Princípios éticos, políticos e estéticos
✅ BNCC: 6 direitos + 5 campos de experiências
✅ PNE: Meta 1 – Universalizar pré-escola, 50% creches
✅ ECA: Arts. 53-59 – Proteção integral na educação
✅ GESTÃO DEMOCRÁTICA: Participação, transparência, autonomia
✅ PPP: Identidade da escola, construção coletiva
🚀 FOCO: Desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos!
Apostila 1: Legislação e Fundamentos Educacionais
Professor de Educação Infantil – Prefeitura de Itapema/SC
Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos
🎯 APOSTILA 2: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS
Professor de Educação Infantil – Prefeitura de Itapema/SC
📋 Índice
- 1. Fundamentos Teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- 2. Didática e Metodologias de Ensino
- 3. Planejamento e Prática Pedagógica
- 4. Estratégias e Recursos Pedagógicos
- 5. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
- 6. Avaliação Escolar
- 7. Comunicação Assertiva
- 8. Tecnologias Digitais (TDICs)
- 9. Educação Inclusiva
- 10. Necessidades Educacionais Especiais
- 11. Direitos Humanos na Educação
- 12. Diversidade Étnico-racial, Gênero e Sexualidade
- 13. Competências e Desenvolvimento Socioemocionais
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
- ✅ Piaget: Estágios do desenvolvimento cognitivo
- ✅ Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
- ✅ Wallon: Desenvolvimento integral da pessoa
- ✅ Aplicação prática: Estratégias na Educação Infantil
1.1 Teoria de Jean Piaget
CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
ASSIMILAÇÃO:
Processo pelo qual a criança incorpora novas informações aos esquemas mentais já existentes.
ACOMODAÇÃO:
Modificação dos esquemas mentais para incorporar novas experiências que não se encaixam nos esquemas existentes.
EQUILIBRAÇÃO:
Processo de autorregulação que busca o equilíbrio entre assimilação e acomodação.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO:
1. SENSÓRIO-MOTOR (0-2 anos):
- 🤲 Características: Conhecimento através dos sentidos e movimentos
- 🎯 Conquistas: Permanência do objeto, imitação diferida
- 🏫 Na EI: Exploração sensorial, manipulação de objetos
2. PRÉ-OPERATÓRIO (2-7 anos):
- 🎭 Características: Pensamento simbólico, linguagem, jogo simbólico
- ⚠️ Limitações: Egocentrismo, centração, irreversibilidade
- 🏫 Na EI: Faz-de-conta, desenho, contação de histórias
1.2 Teoria de Lev Vygotsky
CONCEITOS CENTRAIS:
ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP):
“A distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”
MEDIAÇÃO:
- 🧑🏫 Mediação social: Interação com adultos e pares
- 🛠️ Mediação instrumental: Uso de ferramentas e signos
- 🗣️ Linguagem: Principal instrumento de mediação
DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES:
- 🧠 Atenção voluntária: Capacidade de focar intencionalmente
- 💭 Memória lógica: Lembrança organizada e significativa
- 🎯 Pensamento abstrato: Raciocínio conceitual
- 🎭 Imaginação criadora: Capacidade de criar e fantasiar
BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO:
“No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade.”
1.3 Teoria de Henri Wallon
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL:
- 🧠 Cognitivo: Inteligência e conhecimento
- ❤️ Afetivo: Emoções e sentimentos
- 🏃 Motor: Movimento e expressão corporal
- 👥 Social: Relações interpessoais
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO:
1. IMPULSIVO-EMOCIONAL (0-1 ano):
- 😊 Foco: Emoções e necessidades básicas
- 🤱 Relação: Simbiose com o adulto cuidador
2. SENSÓRIO-MOTOR E PROJETIVO (1-3 anos):
- 🚶 Conquistas: Marcha, linguagem, autonomia
- 🎯 Características: Exploração do mundo físico
3. PERSONALISMO (3-6 anos):
- 🪞 Construção do EU: Identidade pessoal
- 🙋 Fase de oposição: “Não” como afirmação
- 🎭 Imitação: Identificação com modelos
1.4 Exemplo Prático: Aplicação das Teorias
📋 SITUAÇÃO:
A professora Ana desenvolveu um projeto sobre a água, aplicando os conhecimentos das três teorias do desenvolvimento.
🧠 APLICAÇÃO DE PIAGET:
- 🔬 Experimentação: Crianças manipulam água em diferentes recipientes
- ⚖️ Conservação: Observam que a quantidade não muda ao trocar de recipiente
- 🤔 Conflito cognitivo: “Por que a água ‘desaparece’ quando evapora?”
- 🔄 Equilibração: Construção do conceito de evaporação
🤝 APLICAÇÃO DE VYGOTSKY:
- 👥 Trabalho colaborativo: Crianças em duplas nos experimentos
- 🧑🏫 Mediação docente: Perguntas que ampliam o pensamento
- 📚 Instrumentos: Livros, vídeos, lupas para observação
- 🗣️ Linguagem: Registro oral e gráfico das descobertas
👤 APLICAÇÃO DE WALLON:
- 🧠 Cognitivo: Compreensão dos estados da água
- 😍 Afetivo: Encantamento com as descobertas
- 🏃 Motor: Manipulação de materiais, gestos expressivos
- 🌍 Social: Consciência ambiental e cuidado com a água
📈 RESULTADOS:
- ✅ Aprendizagem significativa: Conceitos construídos ativamente
- ✅ Desenvolvimento integral: Todas as dimensões contempladas
- ✅ Protagonismo infantil: Crianças como pesquisadoras
2. DIDÁTICA E METODOLOGIAS DE ENSINO
- ✅ Metodologias ativas: Protagonismo da criança
- ✅ Pedagogia de projetos: Aprendizagem significativa
- ✅ Sequências didáticas: Organização temporal
- ✅ Centros de interesse: Decroly na prática
2.1 Metodologias Ativas na Educação Infantil
CONCEITO:
Estratégias pedagógicas que colocam a criança como protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo autonomia, criticidade e criatividade através da participação ativa no processo educativo.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- 👑 Protagonismo infantil: Criança como centro do processo
- 🔍 Aprendizagem por descoberta: Investigação e experimentação
- 🤝 Colaboração: Trabalho em equipe e cooperação
- 🌍 Contextualização: Conexão com a realidade
- 🎯 Significado: Aprendizagem com sentido
PRINCIPAIS METODOLOGIAS:
1. PEDAGOGIA DE PROJETOS:
- ❓ Origem: Curiosidades e interesses das crianças
- 🔬 Investigação: Pesquisa coletiva
- 🎨 Produção: Criações diversas
- 📢 Socialização: Compartilhamento dos resultados
2. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP):
- 🧩 Problema real: Situações do cotidiano infantil
- 💭 Hipóteses: Levantamento de possibilidades
- 🔍 Investigação: Busca por soluções
- ✅ Resolução: Aplicação das descobertas
3. ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES:
- 🎪 Estações diversas: Atividades variadas
- 🔄 Rotação: Grupos pequenos circulam
- ⏰ Tempo definido: Organização temporal
- 🎯 Objetivos específicos: Cada estação com foco
2.2 Sequências Didáticas
CONCEITO:
Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.
ESTRUTURA BÁSICA:
1. ATIVIDADES INICIAIS:
- 🎯 Apresentação: Contextualização do tema
- 🧠 Conhecimentos prévios: Levantamento do que sabem
- 💡 Motivação: Despertar interesse e curiosidade
2. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO:
- 🔍 Exploração: Investigação do tema
- 🎨 Experimentação: Vivências práticas
- 📝 Sistematização: Organização das aprendizagens
3. ATIVIDADES FINAIS:
- 🔄 Síntese: Consolidação dos conhecimentos
- 📊 Avaliação: Verificação das aprendizagens
- 🎉 Socialização: Compartilhamento dos resultados
2.3 Exemplo Prático: Sequência “Os Animais”
🎯 OBJETIVO GERAL:
Conhecer características dos animais domésticos e selvagens, desenvolvendo atitudes de cuidado e respeito pelos seres vivos.
👥 FAIXA ETÁRIA: 3-4 anos | ⏰ DURAÇÃO: 2 semanas
📅 ATIVIDADES INICIAIS (Dias 1-2):
- 🗣️ Roda de conversa: “Que animais vocês conhecem?”
- 🎵 Música: “A Galinha do Vizinho”
- 📚 História: “O Patinho Feio”
- 🖼️ Cartaz coletivo: Desenhos dos animais conhecidos
🔍 ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO (Dias 3-8):
- 🎭 Dramatização: Imitação de animais
- 🔊 Sons dos animais: Jogo de adivinhação
- 🏠 Habitats: Onde cada animal vive
- 🍎 Alimentação: O que cada animal come
- 🎨 Arte: Pintura com esponjas (texturas)
- 🧩 Quebra-cabeça: Animais em partes
🎉 ATIVIDADES FINAIS (Dias 9-10):
- 📖 Livro coletivo: “Nossos Animais Favoritos”
- 🎪 Apresentação: Teatro dos animais
- 🏆 Exposição: Trabalhos realizados
- 📊 Avaliação: O que aprendemos sobre os animais
📈 RESULTADOS ESPERADOS:
- ✅ Conhecimento: Características dos animais
- ✅ Linguagem: Ampliação do vocabulário
- ✅ Expressão: Múltiplas linguagens
- ✅ Valores: Cuidado com os seres vivos
3. PLANEJAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
- ✅ Tipos de planejamento: Anual, mensal, semanal, diário
- ✅ Elementos essenciais: Objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação
- ✅ Flexibilidade: Adaptação às necessidades das crianças
- ✅ Registro: Documentação pedagógica
3.1 Níveis de Planejamento
1. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL (MACRO):
- 🏛️ Âmbito: Sistema educacional nacional
- 📜 Documentos: LDB, BNCC, PNE
- ⏰ Duração: Longo prazo (10-20 anos)
2. PLANEJAMENTO CURRICULAR (MESO):
- 🏫 Âmbito: Instituição educacional
- 📋 Documentos: PPP, Proposta Pedagógica
- ⏰ Duração: Médio prazo (1-3 anos)
3. PLANEJAMENTO DE ENSINO (MICRO):
- 👨🏫 Âmbito: Sala de aula/turma
- 📝 Documentos: Planos de aula, projetos
- ⏰ Duração: Curto prazo (diário, semanal)
3.2 Elementos do Planejamento
| ELEMENTO | DESCRIÇÃO | EXEMPLO NA EI |
|---|---|---|
| Objetivos | O que se pretende alcançar | Desenvolver a coordenação motora fina |
| Conteúdos | Conhecimentos a serem trabalhados | Formas geométricas básicas |
| Metodologia | Como será desenvolvido | Brincadeiras com blocos lógicos |
| Recursos | Materiais necessários | Blocos, papel, tinta, pincéis |
| Tempo | Duração das atividades | 30 minutos por atividade |
| Avaliação | Como verificar os resultados | Observação e registro fotográfico |
3.3 Modelo de Plano de Aula
🏫 INSTITUIÇÃO: CMEI Arco-Íris
👥 TURMA: Pré II (4-5 anos) | 📅 DATA: 15/03/2025
👨🏫 PROFESSORA: Maria Silva | ⏰ DURAÇÃO: 4 horas
🎯 TEMA: “Descobrindo as Cores”
📚 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (BNCC):
- 🎨 Traços, sons, cores e formas
- 🗣️ Escuta, fala, pensamento e imaginação
🎯 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- 🌈 Identificar e nomear as cores primárias
- 🎨 Experimentar misturas de cores
- 🗣️ Ampliar o vocabulário relacionado às cores
- 🤝 Desenvolver a cooperação em atividades coletivas
📋 DESENVOLVIMENTO:
1ª ATIVIDADE – ACOLHIDA (8h-8h30):
- 🎵 Música: “Arco-íris” (Palavra Cantada)
- 🗣️ Roda de conversa: “Que cores vocês veem na sala?”
2ª ATIVIDADE – EXPLORAÇÃO (8h30-9h30):
- 🔬 Experimento: Mistura de tintas com água
- 👥 Organização: Grupos de 4 crianças
- 🎨 Material: Tintas primárias, pincéis, recipientes
3ª ATIVIDADE – CRIAÇÃO (10h-11h):
- 🖼️ Pintura livre: Usando as cores descobertas
- 📝 Registro: Ditado das descobertas para a professora
4ª ATIVIDADE – SOCIALIZAÇÃO (11h-11h30):
- 🎪 Exposição: Apresentação dos trabalhos
- 🗣️ Relato: Cada criança conta sua descoberta
📊 AVALIAÇÃO:
- 👁️ Observação: Participação e interesse
- 📸 Registro fotográfico: Processo e produtos
- 📝 Anotações: Falas e descobertas das crianças
4. ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS
- ✅ Materiais concretos: Manipuláveis e sensoriais
- ✅ Jogos educativos: Aprendizagem lúdica
- ✅ Recursos audiovisuais: Tecnologia na EI
- ✅ Ambientes educadores: Espaços como terceiro educador
4.1 Classificação dos Recursos Pedagógicos
1. RECURSOS HUMANOS:
- 👨🏫 Professor: Mediador principal
- 👥 Colegas: Aprendizagem colaborativa
- 👨👩👧👦 Família: Parceria educativa
- 🏘️ Comunidade: Saberes locais
2. RECURSOS MATERIAIS:
MATERIAIS ESTRUTURADOS:
- 🧩 Blocos lógicos: Formas, cores, tamanhos
- 📏 Material dourado: Conceitos matemáticos
- 🔤 Alfabeto móvel: Construção de palavras
- 🎲 Jogos didáticos: Regras e estratégias
MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS:
- 🌿 Elementos naturais: Folhas, pedras, sementes
- ♻️ Materiais recicláveis: Caixas, tampinhas, rolos
- 🎨 Materiais artísticos: Tintas, pincéis, argila
- 🧸 Objetos do cotidiano: Utensílios, tecidos
3. RECURSOS TECNOLÓGICOS:
- 📱 Tablets educativos: Apps apropriados
- 📺 TV/Projetor: Vídeos e apresentações
- 🎵 Sistema de som: Músicas e histórias
- 📷 Câmera digital: Registro e documentação
4. RECURSOS ESPACIAIS:
- 🏠 Cantos temáticos: Espaços organizados
- 🌳 Área externa: Contato com a natureza
- 📚 Biblioteca: Acesso aos livros
- 🎭 Ateliê: Criação artística
4.2 Estratégias Metodológicas Específicas
| ESTRATÉGIA | DESCRIÇÃO | EXEMPLO PRÁTICO |
|---|---|---|
| Contação de histórias | Narrativa envolvente e interativa | Uso de fantoches e cenários |
| Roda de conversa | Diálogo e troca de experiências | Discussão sobre o fim de semana |
| Brincadeiras dirigidas | Jogos com objetivos específicos | Amarelinha para coordenação |
| Experimentação | Investigação científica simples | Plantar feijão no algodão |
| Arte integrada | Múltiplas linguagens artísticas | Pintura com música de fundo |
| Culinária pedagógica | Aprendizagem através do cozinhar | Fazer salada de frutas |
4.3 Exemplo: Canto da Leitura
🎯 OBJETIVOS:
- 📖 Despertar o prazer pela leitura
- 🗣️ Desenvolver a linguagem oral
- 💭 Estimular a imaginação e criatividade
- 🤝 Promover momentos de interação
🏠 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
- 🛋️ Mobiliário: Almofadas, tapete macio, estante baixa
- 💡 Iluminação: Natural ou suave artificial
- 🔇 Acústica: Local mais reservado e silencioso
- 🎨 Decoração: Cartazes de personagens, varal de histórias
📚 ACERVO DIVERSIFICADO:
- 👶 Livros de pano: Para bebês e crianças pequenas
- 🖼️ Livros de imagem: Narrativa visual
- 📖 Contos clássicos: Adaptados para a idade
- 🌍 Livros informativos: Animais, natureza, profissões
- 🎵 Livros musicais: Com sons e melodias
🎭 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- 📚 Leitura livre: Exploração individual
- 👥 Leitura compartilhada: Crianças leem juntas
- 🧑🏫 Contação: Professor narra histórias
- 🎪 Dramatização: Representação das histórias
- 🎨 Reconto: Criação de novas versões
📊 RESULTADOS OBSERVADOS:
- ✅ Interesse crescente: Procura espontânea pelos livros
- ✅ Vocabulário ampliado: Uso de palavras novas
- ✅ Concentração: Maior tempo de atenção
- ✅ Criatividade: Invenção de histórias próprias
5. INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
- ✅ Conceitos: Diferenças entre multi, inter e transdisciplinaridade
- ✅ Aplicação na EI: Projetos integrados
- ✅ BNCC: Campos de experiências como integração
- ✅ Vantagens: Aprendizagem significativa e contextualizada
5.1 Conceitos e Diferenças
MULTIDISCIPLINARIDADE:
- 📚 Conceito: Várias disciplinas tratam do mesmo tema
- 🔀 Relação: Justaposição, sem integração
- 🏫 Na EI: Projeto sobre plantas (ciências + arte + matemática)
- ⚠️ Limitação: Cada área mantém sua especificidade
INTERDISCIPLINARIDADE:
- 🤝 Conceito: Interação e troca entre disciplinas
- 🔄 Relação: Reciprocidade e enriquecimento mútuo
- 🏫 Na EI: Culinária integrando matemática, ciências e linguagem
- ✅ Vantagem: Visão mais ampla e conectada
TRANSDISCIPLINARIDADE:
- 🌍 Conceito: Transcende as fronteiras disciplinares
- 🔮 Relação: Unidade do conhecimento
- 🏫 Na EI: Projeto sobre sustentabilidade (vida cotidiana)
- 🎯 Foco: Problemas complexos da realidade
5.2 Interdisciplinaridade na Educação Infantil
NATUREZA INTEGRADORA DA EI:
A Educação Infantil é naturalmente interdisciplinar, pois a criança pequena não fragmenta o conhecimento. Ela aprende de forma global e integrada, através de experiências significativas.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC:
Os cinco campos de experiências já representam uma organização interdisciplinar do currículo, superando a lógica disciplinar tradicional.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES:
- 🎯 Significado: Partir dos interesses das crianças
- 🌍 Contextualização: Conectar com a realidade
- 🔄 Flexibilidade: Adaptar conforme as necessidades
- 🤝 Colaboração: Trabalho em equipe
- 🎨 Criatividade: Múltiplas formas de expressão
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
- 📋 Projetos temáticos: Investigação coletiva
- 🎪 Centros de interesse: Organização por temas
- 📚 Sequências didáticas: Atividades articuladas
- 🎭 Situações-problema: Desafios reais
5.3 Exemplo: Projeto “Nossa Horta”
🎯 OBJETIVO GERAL:
Desenvolver conhecimentos sobre plantas, alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente através da construção e manutenção de uma horta escolar.
👥 PÚBLICO: Crianças de 4-5 anos | ⏰ DURAÇÃO: 3 meses
🌈 INTEGRAÇÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
🤝 O EU, O OUTRO E O NÓS:
- 👥 Cooperação: Trabalho em equipe no cuidado da horta
- 🌍 Responsabilidade: Cuidado com o meio ambiente
- 🤝 Solidariedade: Compartilhar a colheita
🏃 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:
- 🏃 Motricidade ampla: Cavar, plantar, regar
- ✋ Motricidade fina: Manusear sementes pequenas
- ⚖️ Equilíbrio: Caminhar entre os canteiros
🎨 TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:
- 🎨 Artes visuais: Desenho e pintura das plantas
- 🎵 Música: Canções sobre a natureza
- 🌈 Cores: Observação das diferentes tonalidades
🗣️ ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:
- 📚 Literatura: Histórias sobre plantas e jardins
- 📝 Escrita: Registro do crescimento das plantas
- 🗣️ Oralidade: Relatos das observações
🔢 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
- 📏 Medidas: Altura das plantas, espaçamento
- 📊 Quantidades: Contagem de sementes e frutos
- ⏰ Tempo: Ciclo de vida das plantas
- 🔬 Ciências: Necessidades das plantas (água, luz, terra)
📈 RESULTADOS ALCANÇADOS:
- ✅ Conhecimento integrado: Visão holística das plantas
- ✅ Hábitos saudáveis: Maior aceitação de verduras
- ✅ Consciência ambiental: Cuidado com a natureza
- ✅ Cooperação: Trabalho em equipe fortalecido
6. AVALIAÇÃO ESCOLAR
- ✅ Avaliação na EI: Sem caráter promocional
- ✅ Instrumentos: Observação, registro, portfólio
- ✅ Funções: Diagnóstica, formativa, somativa
- ✅ Documentação pedagógica: Registro das aprendizagens
6.1 Avaliação na Educação Infantil
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (LDB Art. 31):
“A avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- 🚫 Não promocional: Sem reprovação ou aprovação
- 📈 Processual: Acompanhamento contínuo
- 🎯 Qualitativa: Foco no desenvolvimento integral
- 👶 Individualizada: Respeita o ritmo de cada criança
- 🔄 Formativa: Orienta o planejamento pedagógico
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO:
- 👁️ Acompanhar: O desenvolvimento e aprendizagem
- 📝 Registrar: Progressos e conquistas
- 🎯 Replanejar: Ações pedagógicas
- 👨👩👧👦 Comunicar: Com as famílias
- 🔍 Identificar: Necessidades específicas
DIMENSÕES AVALIADAS:
- 🧠 Cognitiva: Pensamento, linguagem, conhecimentos
- ❤️ Socioafetiva: Emoções, relacionamentos, autoestima
- 🏃 Psicomotora: Coordenação, equilíbrio, lateralidade
- 🎨 Criativa: Imaginação, expressão, originalidade
6.2 Instrumentos de Avaliação
| INSTRUMENTO | DESCRIÇÃO | VANTAGENS |
|---|---|---|
| Observação sistemática | Acompanhamento planejado e intencional | Dados objetivos e contextualizados |
| Registro fotográfico | Documentação visual das atividades | Memória visual do processo |
| Portfólio | Coletânea de produções da criança | Mostra a evolução temporal |
| Relatório descritivo | Síntese qualitativa do desenvolvimento | Visão global e detalhada |
| Autoavaliação | Reflexão da própria criança | Desenvolve metacognição |
| Fichas de acompanhamento | Registro estruturado de competências | Organização sistemática |
6.3 Exemplo: Relatório de Desenvolvimento
🏫 INSTITUIÇÃO: CMEI Girassol
👶 CRIANÇA: João Pedro Silva | 🎂 IDADE: 4 anos e 3 meses
👥 TURMA: Pré I | 📅 PERÍODO: 1º Semestre 2025
👨🏫 PROFESSORA: Ana Carolina Santos
🤝 O EU, O OUTRO E O NÓS:
João Pedro demonstra grande facilidade para fazer amizades e se relacionar com os colegas. Participa ativamente das brincadeiras coletivas, mostrando capacidade de cooperação e compartilhamento. Tem desenvolvido gradualmente a habilidade de resolver pequenos conflitos através do diálogo, com mediação da professora. Demonstra empatia quando algum colega se machuca ou fica triste.
🏃 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:
Apresenta excelente coordenação motora ampla, correndo, saltando e equilibrando-se com segurança. Na motricidade fina, tem evoluído significativamente no uso da tesoura e no traçado de letras. Gosta muito das atividades de dança e expressão corporal, criando movimentos próprios ao som da música.
🎨 TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:
Demonstra grande interesse pelas atividades artísticas, especialmente pintura e desenho. Seus desenhos estão mais elaborados, com detalhes e cores variadas. Reconhece e nomeia as cores primárias e algumas secundárias. Na música, acompanha ritmos simples e canta as canções trabalhadas em sala.
🗣️ ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:
João Pedro tem um vocabulário rico para sua idade e se expressa com clareza. Adora ouvir histórias e frequentemente pede para recontar ou criar finais diferentes. Tem mostrado interesse pela escrita, tentando escrever seu nome e palavras significativas. Reconhece algumas letras do alfabeto.
🔢 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
Conta até 10 com facilidade e reconhece os numerais até 5. Compreende conceitos de maior/menor, muito/pouco. Demonstra curiosidade científica, fazendo perguntas sobre fenômenos naturais. Tem noção temporal básica (ontem, hoje, amanhã).
🎯 ASPECTOS A DESENVOLVER:
- ⏰ Paciência: Aguardar sua vez em atividades
- 🔇 Concentração: Manter foco por períodos mais longos
- ✋ Autonomia: Organizar seus materiais
💡 SUGESTÕES PARA A FAMÍLIA:
- 📚 Continuar lendo histórias em casa
- 🎨 Oferecer materiais artísticos variados
- 🎲 Jogos que desenvolvam a paciência
7. COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
- ✅ Conceito: Comunicação clara, respeitosa e eficaz
- ✅ Com crianças: Linguagem adequada à idade
- ✅ Com famílias: Parceria educativa
- ✅ Com equipe: Trabalho colaborativo
7.1 Fundamentos da Comunicação Assertiva
CONCEITO:
Habilidade de expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, honesta e respeitosa, considerando os direitos próprios e dos outros.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- 🎯 Clareza: Mensagem compreensível
- 🤝 Respeito: Consideração pelo outro
- 💯 Honestidade: Transparência nas intenções
- ⚖️ Equilíbrio: Nem passivo, nem agressivo
- 👂 Escuta ativa: Atenção ao interlocutor
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO:
- 🗣️ Verbal: Palavras, tom de voz
- 👁️ Não verbal: Gestos, expressões faciais
- 📍 Proxêmica: Uso do espaço
- ⏰ Cronêmica: Uso do tempo
BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:
- 🚫 Julgamentos: Críticas prematuras
- 🔇 Falta de escuta: Não prestar atenção
- 😤 Emoções intensas: Raiva, ansiedade
- 🏷️ Rótulos: Preconceitos e estereótipos
- 📱 Distrações: Interferências externas
7.2 Comunicação com Diferentes Públicos
| PÚBLICO | ESTRATÉGIAS | EXEMPLO PRÁTICO |
|---|---|---|
| Crianças | Linguagem simples, visual, lúdica | “Vamos guardar os brinquedos na casinha deles?” |
| Famílias | Acolhimento, transparência, parceria | Reunião para apresentar o desenvolvimento |
| Colegas | Colaboração, troca de experiências | Planejamento conjunto de projetos |
| Gestão | Profissionalismo, propostas fundamentadas | Apresentação de projeto pedagógico |
| Comunidade | Abertura, valorização dos saberes locais | Convite para participar de eventos |
7.3 Exemplo: Reunião com Pais
📋 SITUAÇÃO:
A professora Carla precisa conversar com os pais sobre o desenvolvimento das crianças no primeiro semestre, incluindo alguns aspectos que precisam de atenção.
🎯 PREPARAÇÃO:
- 📊 Dados organizados: Relatórios individuais prontos
- 📸 Evidências: Fotos e produções das crianças
- 🎯 Objetivos claros: O que comunicar e como
- 🏠 Ambiente acolhedor: Sala organizada e confortável
🗣️ ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO:
1. ACOLHIMENTO INICIAL:
- 😊 Recepção calorosa: “Que bom ter vocês aqui!”
- ☕ Ambiente descontraído: Café e biscoitos
- 🎯 Apresentação da pauta: Transparência nos objetivos
2. COMUNICAÇÃO DOS PROGRESSOS:
- ✅ Começar pelo positivo: Conquistas e avanços
- 📸 Mostrar evidências: Fotos das atividades
- 🎨 Valorizar produções: Desenhos e criações
3. ABORDAR DESAFIOS:
- 🤝 Linguagem parceira: “Vamos pensar juntos como ajudar…”
- 🎯 Foco no desenvolvimento: Não na comparação
- 💡 Sugestões práticas: Ações concretas para casa
4. ESCUTA ATIVA:
- 👂 Dar espaço: “Como vocês veem isso em casa?”
- 🔄 Reformular: “Se entendi bem, vocês percebem que…”
- ❓ Fazer perguntas: Esclarecer dúvidas
📈 RESULTADOS ALCANÇADOS:
- ✅ Confiança fortalecida: Pais se sentem acolhidos
- ✅ Parceria efetiva: Ações conjuntas definidas
- ✅ Transparência: Comunicação clara sobre o desenvolvimento
- ✅ Engajamento: Famílias mais participativas
8. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
- ✅ Uso pedagógico: Ferramenta de aprendizagem
- ✅ Idade apropriada: Limitações para EI
- ✅ Mediação docente: Orientação necessária
- ✅ Complementaridade: Não substitui outras experiências
8.1 TDICs na Educação Infantil
PRINCÍPIOS ORIENTADORES:
ADEQUAÇÃO À FAIXA ETÁRIA:
- 👶 0-2 anos: Uso muito limitado, priorizar interações humanas
- 🧒 3-4 anos: Uso esporádico e sempre mediado
- 👦 5-6 anos: Uso pedagógico com objetivos claros
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA:
- 👨🏫 Presença do professor: Orientação constante
- 🎯 Objetivos definidos: Intencionalidade pedagógica
- ⏰ Tempo limitado: Períodos curtos de uso
- 🤝 Uso colaborativo: Atividades em duplas/grupos
COMPLEMENTARIDADE:
- 🎨 Não substitui: Arte, movimento, natureza
- ➕ Complementa: Outras formas de aprender
- 🌍 Amplia: Possibilidades de exploração
- 🔗 Conecta: Com o mundo digital
8.2 Ferramentas e Aplicações
| FERRAMENTA | USO PEDAGÓGICO | EXEMPLO NA EI |
|---|---|---|
| Tablet educativo | Apps de desenho, jogos educativos | Desenho digital colaborativo |
| Projetor/TV | Vídeos educativos, apresentações | Documentário sobre animais |
| Câmera digital | Registro, documentação | Crianças fotografam a horta |
| Microscópio digital | Exploração científica | Observar folhas e insetos |
| Gravador de áudio | Registro de falas, músicas | Podcast das crianças |
| QR Code | Acesso a conteúdos extras | Histórias em áudio nos livros |
8.3 Exemplo: Projeto Digital “Nossos Animais”
🎯 OBJETIVO:
Conhecer diferentes animais utilizando recursos tecnológicos como ferramenta de pesquisa e criação, desenvolvendo habilidades digitais básicas.
👥 PÚBLICO: Crianças de 5-6 anos | ⏰ DURAÇÃO: 3 semanas
📱 RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS:
1ª SEMANA – PESQUISA E EXPLORAÇÃO:
- 📺 TV/Projetor: Documentários sobre animais da fazenda
- 📱 Tablet: App “Animal Sounds” para ouvir sons
- 🔍 Microscópio digital: Observar penas e pelos
- 📸 Câmera: Fotografar animais do entorno da escola
2ª SEMANA – CRIAÇÃO E PRODUÇÃO:
- 🎨 App de desenho: Criar animais digitais
- 🎵 Gravador: Imitar sons dos animais
- 📹 Vídeo: Dramatização “Um dia na fazenda”
- 💻 Apresentação: Slides com descobertas
3ª SEMANA – SOCIALIZAÇÃO:
- 📺 Exibição: Vídeo produzido pelas crianças
- 🔊 Áudio: Podcast “Curiosidades dos animais”
- 📱 QR Code: Acesso às produções digitais
- 🖼️ Exposição digital: Galeria virtual dos trabalhos
🎯 HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
- 🖱️ Coordenação: Uso do touch screen
- 🔍 Pesquisa: Buscar informações
- 🎨 Criatividade digital: Produção de conteúdo
- 🤝 Colaboração: Trabalho em equipe com tecnologia
⚠️ CUIDADOS OBSERVADOS:
- ⏰ Tempo limitado: Máximo 20 minutos por atividade
- 👨🏫 Mediação constante: Professor sempre presente
- 👥 Uso compartilhado: Duplas ou trios
- 🌍 Conexão com o real: Visita a uma fazenda
📈 RESULTADOS:
- ✅ Engajamento: Maior interesse pelo tema
- ✅ Habilidades digitais: Uso básico de tecnologias
- ✅ Criatividade: Produções originais
- ✅ Conhecimento: Aprendizagem sobre animais
✅ TEORIAS: Piaget (estágios), Vygotsky (ZDP), Wallon (integral)
✅ METODOLOGIAS: Ativas, projetos, sequências didáticas
✅ PLANEJAMENTO: Flexível, contextualizado, participativo
✅ RECURSOS: Materiais diversos, espaços educadores
✅ INTERDISCIPLINARIDADE: Campos de experiências integrados
✅ AVALIAÇÃO: Processual, qualitativa, sem promoção
✅ COMUNICAÇÃO: Assertiva, respeitosa, colaborativa
✅ TDICs: Mediadas, complementares, adequadas à idade
✅ INCLUSÃO: Acessibilidade, diversidade, equidade
🚀 FOCO: Desenvolvimento integral e aprendizagem significativa!
Apostila 2: Desenvolvimento, Aprendizagem e Metodologias
Professor de Educação Infantil – Prefeitura de Itapema/SC
Leia Mais
- -1. Desempenho para o dia dia com AMD Ryzen 5 7520U; 2. Tela Full HD antirreflexo de 15,6”; 3. Resistência e Durabilidad…
- -Para um melhor uso, certifique-se de não executar vários aplicativos em segundo plano, pois isso pode consumir mais rec…
- 12ª geração Intel Core i3-1215U (6-core, cache de 10MB, até 4.4GHz)
- SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
- 8GB DDR4 (1x8GB) 2666MT/s; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM)
- Full HD de 15.6″ (1920 x 1080), 120 Hz, WVA
- O IdeaPad 1i eleva sua categoria de notebooks com um processador Intel super eficiente de 12ª geração em um chassi fino …
- Otimize sua experiência de chamada de vídeo com uma câmera de 1MP que vem com um obturador de privacidade para afastar o…
- Com um processador Intel de 12ª geração em seu laptop, você pode, sem esforço, realizar multiplas tarefas simultaneament…

