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Apostila Área Educação


Apostila para Concursos Públicos – Área de Professores

JR Dicas – jrdicas.com.br

APOSTILA PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Área de Professores

Temas mais cobrados pelas principais bancas

BNCC • ECA • PNE • LDB

Edição 2025

SUMÁRIO

Apresentação

03

1. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

04

2. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

07

3. Plano Nacional de Educação (PNE)

10

4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)

13

5. Questões Comentadas

16

6. Dicas para a Prova

19

APRESENTAÇÃO

Esta apostila foi desenvolvida especialmente para candidatos que estão se preparando para concursos públicos na área da Educação, com foco na carreira de Professor. O material aborda os temas mais frequentemente cobrados pelas principais bancas examinadoras do país.

Ao longo destas páginas, você encontrará conteúdos essenciais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Cada seção foi estruturada de forma objetiva, destacando os pontos mais importantes e frequentemente cobrados em provas. Além disso, incluímos questões comentadas para que você possa testar seus conhecimentos e se familiarizar com o estilo das perguntas que aparecem nos concursos.

Como utilizar esta apostila:

  • Leia atentamente cada seção, sublinhando os pontos que considerar mais importantes
  • Resolva as questões propostas e confira as respostas comentadas
  • Revise periodicamente o conteúdo para fixação
  • Utilize as dicas de estudo e de prova para otimizar sua preparação

Lembre-se que este material é um guia de estudos e deve ser complementado com outras fontes, como a legislação atualizada e bibliografia especializada. Bons estudos e sucesso em sua jornada!

1. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

1.1 Definição e Objetivos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Seu principal objetivo é garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

A BNCC foi homologada em dezembro de 2017 para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e em dezembro de 2018 para o Ensino Médio. O documento estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

1.2 Competências Gerais

A BNCC estabelece 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo de toda a Educação Básica:

  1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
  2. Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual
  3. Repertório cultural: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais
  4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens
  5. Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
  6. Trabalho e projeto de vida: Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências
  7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis
  8. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana
  9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo e a resolução de conflitos
  10. Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia

Atenção!

As 10 competências gerais da BNCC são frequentemente cobradas em concursos públicos para professores. Memorize-as e compreenda como elas se articulam com as áreas de conhecimento e componentes curriculares.

1.3 Estrutura da BNCC

A BNCC está organizada por etapas da Educação Básica:

Educação Infantil

Organizada em cinco campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Para cada campo de experiência, são definidos direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Ensino Fundamental

Organizado em cinco áreas do conhecimento:

  • Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa)
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas (Geografia e História)
  • Ensino Religioso

Cada área de conhecimento estabelece competências específicas que se desdobram em habilidades a serem desenvolvidas ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental.

Ensino Médio

Organizado em quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

1.4 Implementação da BNCC

A implementação da BNCC deve ser realizada pelos sistemas e redes de ensino, bem como pelas escolas, por meio da (re)elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas. Os currículos devem incluir a BNCC e a parte diversificada, considerando as características regionais e locais.

O prazo para implementação da BNCC foi até o início do ano letivo de 2020 para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e 2022 para o Ensino Médio.

Pontos frequentemente cobrados:

  • As 10 competências gerais
  • Os campos de experiência da Educação Infantil
  • A organização por áreas de conhecimento
  • A progressão das habilidades ao longo dos anos
  • A relação entre BNCC e currículo

2. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA)

2.1 Aspectos Gerais

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Trata-se de um conjunto de normas que visa à proteção integral da criança e do adolescente, considerando-os como sujeitos de direitos.

Para o ECA, considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. Em casos excepcionais, o Estatuto pode ser aplicado às pessoas entre 18 e 21 anos.

2.2 Princípios Fundamentais

O ECA baseia-se na Doutrina da Proteção Integral, que reconhece crianças e adolescentes como pessoas em desenvolvimento, sujeitos de direitos e destinatários de proteção integral. Os principais princípios são:

  • Prioridade absoluta: Primazia em receber proteção e socorro, precedência de atendimento, preferência na formulação de políticas públicas e destinação privilegiada de recursos.
  • Melhor interesse: Todas as ações relativas às crianças e adolescentes devem considerar os interesses destes como prioritários.
  • Condição peculiar de pessoa em desenvolvimento: Reconhecimento de que crianças e adolescentes estão em formação física, psíquica e moral.
  • Responsabilidade compartilhada: Família, sociedade e Estado são corresponsáveis pela proteção e garantia dos direitos.

2.3 Direitos Fundamentais

O ECA assegura diversos direitos fundamentais às crianças e adolescentes:

  • Direito à vida e à saúde: Garantia de nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso.
  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade: Inclui liberdade de opinião, expressão, crença, brincar, praticar esportes, etc.
  • Direito à convivência familiar e comunitária: Toda criança tem direito a ser criada no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta.
  • Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer: Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho: Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Importante!

O ECA estabelece que é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Qualquer caso de suspeita ou confirmação de maus-tratos deve ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar.

2.4 O ECA e a Educação

O Estatuto da Criança e do Adolescente dedica especial atenção ao direito à educação, estabelecendo:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
  • Direito de ser respeitado por seus educadores
  • Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores
  • Direito de organização e participação em entidades estudantis
  • Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência

O ECA também estabelece deveres do Estado em relação à educação:

  • Ensino fundamental, obrigatório e gratuito
  • Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio
  • Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência
  • Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade
  • Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística
  • Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador
  • Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde

2.5 Medidas de Proteção e Socioeducativas

O ECA prevê medidas de proteção para crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados ou violados:

  • Encaminhamento aos pais ou responsável
  • Orientação, apoio e acompanhamento temporários
  • Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino
  • Inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente
  • Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico
  • Acolhimento institucional ou familiar
  • Colocação em família substituta

Para adolescentes que cometem atos infracionais, o ECA prevê medidas socioeducativas:

  • Advertência
  • Obrigação de reparar o dano
  • Prestação de serviços à comunidade
  • Liberdade assistida
  • Inserção em regime de semiliberdade
  • Internação em estabelecimento educacional

Pontos frequentemente cobrados:

  • Definição de criança e adolescente
  • Princípio da proteção integral
  • Direitos fundamentais
  • Papel da escola e dos educadores na proteção dos direitos
  • Conselho Tutelar e suas atribuições
  • Medidas de proteção e socioeducativas

3. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

3.1 Definição e Base Legal

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira por um período de dez anos. O atual PNE foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, com vigência de 2014 a 2024.

A Constituição Federal, em seu artigo 214, determina que a lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino.

3.2 Diretrizes do PNE

O PNE 2014-2024 estabelece dez diretrizes:

  1. Erradicação do analfabetismo
  2. Universalização do atendimento escolar
  3. Superação das desigualdades educacionais
  4. Melhoria da qualidade da educação
  5. Formação para o trabalho e para a cidadania
  6. Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública
  7. Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país
  8. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB
  9. Valorização dos profissionais da educação
  10. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental

3.3 Metas do PNE

O PNE 2014-2024 estabelece 20 metas a serem alcançadas até 2024. Algumas das principais metas são:

  • Meta 1: Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches.
  • Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos.
  • Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.
  • Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado.
  • Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.
  • Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
  • Meta 7: Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

Atenção!

A Meta 20 do PNE estabelece a ampliação do investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do PIB do país no 5º ano de vigência da lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.

3.4 Metas para Valorização dos Profissionais da Educação

O PNE dedica especial atenção à valorização dos profissionais da educação, com metas específicas:

  • Meta 15: Garantir, em regime de colaboração, política nacional de formação dos profissionais da educação, assegurando que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.
  • Meta 16: Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da educação básica e garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação.
  • Meta 17: Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.
  • Meta 18: Assegurar, no prazo de 2 anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública e, para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional.

3.5 Monitoramento e Avaliação do PNE

A Lei do PNE estabelece que o cumprimento das metas será objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

  • Ministério da Educação (MEC)
  • Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
  • Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal
  • Conselho Nacional de Educação (CNE)
  • Fórum Nacional de Educação

A cada dois anos, ao longo do período de vigência do PNE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas.

3.6 Planos Estaduais e Municipais de Educação

A Lei do PNE determina que os estados, o Distrito Federal e os municípios devem elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE.

Os planos estaduais e municipais devem ser construídos e aprovados em consonância com o PNE, considerando as especificidades locais.

Pontos frequentemente cobrados:

  • As 10 diretrizes do PNE
  • As 20 metas, especialmente as relacionadas à universalização do ensino
  • Metas de valorização dos profissionais da educação
  • Meta de financiamento da educação (Meta 20)
  • Relação entre PNE, planos estaduais e municipais
  • Monitoramento e avaliação do PNE

4. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB)

4.1 Aspectos Gerais

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é a principal lei que regulamenta o sistema educacional brasileiro, tanto público quanto privado, da educação básica ao ensino superior.

A LDB reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal, e estabelece os princípios e fins da educação nacional, a organização da educação nacional, os níveis e modalidades de ensino, os profissionais da educação e o financiamento da educação.

4.2 Princípios e Fins da Educação Nacional

De acordo com a LDB, a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

  1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
  2. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber
  3. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas
  4. Respeito à liberdade e apreço à tolerância
  5. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
  6. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais
  7. Valorização do profissional da educação escolar
  8. Gestão democrática do ensino público
  9. Garantia de padrão de qualidade
  10. Valorização da experiência extraescolar
  11. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais
  12. Consideração com a diversidade étnico-racial
  13. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida

4.3 Organização da Educação Nacional

A LDB estabelece as competências e responsabilidades de cada ente federativo:

  • União: Coordenar a política nacional de educação, elaborar o Plano Nacional de Educação, prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios, estabelecer diretrizes curriculares, coletar e analisar dados sobre educação, etc.
  • Estados: Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio, elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes nacionais, etc.
  • Municípios: Oferecer a educação infantil e, com prioridade, o ensino fundamental, etc.
  • Estabelecimentos de ensino: Elaborar e executar sua proposta pedagógica, administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros, etc.
  • Docentes: Participar da elaboração da proposta pedagógica, elaborar e cumprir plano de trabalho, zelar pela aprendizagem dos alunos, etc.

Importante!

A LDB estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os princípios de participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

4.4 Níveis e Modalidades de Ensino

A LDB organiza a educação escolar em:

  1. Educação Básica, formada por:
    • Educação Infantil: Atende crianças de até 5 anos
    • Ensino Fundamental: Com duração de 9 anos
    • Ensino Médio: Etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 anos
  2. Educação Superior

A LDB também estabelece modalidades de ensino:

  • Educação de Jovens e Adultos: Destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria
  • Educação Profissional e Tecnológica: Integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia
  • Educação Especial: Modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação
  • Educação a Distância: Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação
  • Educação do Campo: Destinada às populações rurais
  • Educação Escolar Indígena: Oferecida em instituições próprias
  • Educação Escolar Quilombola: Oferecida em comunidades quilombolas

4.5 Profissionais da Educação

A LDB estabelece que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena. É admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

A lei também prevê a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes:

  • Ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos
  • Aperfeiçoamento profissional continuado
  • Piso salarial profissional
  • Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho
  • Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho
  • Condições adequadas de trabalho

4.6 Financiamento da Educação

A LDB estabelece que a União aplicará, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25%, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

Consideram-se despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis.

Pontos frequentemente cobrados:

  • Princípios e fins da educação nacional
  • Organização da educação nacional e competências dos entes federativos
  • Níveis e modalidades de ensino
  • Formação e valorização dos profissionais da educação
  • Gestão democrática do ensino público
  • Financiamento da educação

5. QUESTÕES COMENTADAS

Questão 1 – BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil está organizada em:

  1. Áreas de conhecimento, assim como o Ensino Fundamental
  2. Campos de experiências, que constituem um arranjo curricular adequado à educação da criança de 0 a 5 anos
  3. Disciplinas específicas, com conteúdos mínimos a serem trabalhados
  4. Eixos temáticos, que devem ser desenvolvidos de forma interdisciplinar
  5. Competências e habilidades específicas para cada faixa etária

Resposta: B

A BNCC organiza a Educação Infantil em cinco campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Essa organização é específica para a Educação Infantil, diferenciando-se do Ensino Fundamental, que é organizado por áreas de conhecimento.

Questão 2 – ECA

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever da instituição de ensino, em casos de maus-tratos envolvendo seus alunos:

  1. Comunicar apenas aos pais ou responsáveis, para que tomem as providências cabíveis
  2. Realizar uma investigação interna antes de qualquer comunicação externa
  3. Comunicar ao Conselho Tutelar os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos
  4. Encaminhar o aluno para atendimento psicológico na própria escola
  5. Aguardar que a própria criança ou adolescente denuncie a situação às autoridades competentes

Resposta: C

O artigo 13 do ECA estabelece que “os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais”. O artigo 245 reforça essa obrigação, prevendo multa para o professor ou responsável por estabelecimento de ensino que deixar de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento.

Questão 3 – PNE

A Meta 20 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) estabelece:

  1. Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos
  2. Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação
  3. Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas
  4. Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 10% do PIB ao final do decênio
  5. Garantir que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior

Resposta: D

A Meta 20 do PNE estabelece: “Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5º (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio”. Esta meta é considerada estruturante, pois o financiamento adequado é essencial para o cumprimento das demais metas.

Questão 4 – LDB

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação básica é composta por:

  1. Educação infantil e ensino fundamental
  2. Ensino fundamental e ensino médio
  3. Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
  4. Ensino fundamental, ensino médio e educação superior
  5. Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior

Resposta: C

Conforme o artigo 21 da LDB, “a educação escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior”. Portanto, a educação básica é composta por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Questão 5 – Integração dos Temas

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

  1. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
  2. O ECA estabelece que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  3. O PNE tem vigência de quatro anos e estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
  4. A LDB determina que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
  1. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  2. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  3. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  4. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
  5. Todas as afirmativas estão corretas

Resposta: B

A afirmativa I está correta, pois a BNCC é de fato um documento normativo que define as aprendizagens essenciais. A afirmativa II está correta, pois o ECA estabelece esse dever do Estado em seu artigo 54. A afirmativa III está incorreta, pois o PNE tem vigência de dez anos, não quatro. A afirmativa IV está correta, pois a LDB, em seu artigo 1º, § 2º, estabelece que “a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”.

6. DICAS PARA A PROVA

Antes da Prova

  • Estude a legislação atualizada, pois leis e normas podem sofrer alterações
  • Faça resumos dos principais pontos de cada tema
  • Resolva questões de provas anteriores da banca organizadora
  • Identifique os temas mais recorrentes em cada banca
  • Organize um cronograma de estudos, dedicando mais tempo aos temas com maior peso

Durante a Prova

  • Leia atentamente o enunciado e todas as alternativas
  • Identifique palavras-chave que podem indicar a resposta correta
  • Elimine as alternativas claramente incorretas
  • Administre bem o tempo, não ficando muito tempo em uma única questão
  • Marque para revisão as questões que tiver dúvida e volte a elas se houver tempo

Temas Prioritários por Banca

  • CESPE/CEBRASPE: Foco em interpretação da legislação e aplicação prática
  • FCC: Ênfase em aspectos conceituais e teóricos
  • VUNESP: Abordagem detalhada da legislação
  • FGV: Questões que relacionam diferentes legislações
  • IBFC: Foco na aplicação da legislação em situações práticas

Armadilhas Comuns

  • Alternativas com afirmações parcialmente corretas
  • Uso de termos absolutos como “sempre”, “nunca”, “todos”
  • Confusão entre competências dos diferentes entes federativos
  • Mistura de conceitos de diferentes legislações
  • Citações incompletas ou alteradas de artigos das leis

Lembre-se:

A preparação para concursos públicos na área da Educação exige conhecimento aprofundado da legislação educacional. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças e interpretações das leis e normas. A prática constante de questões é fundamental para familiarizar-se com o estilo das bancas e fixar o conteúdo.

APOSTILA PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Área de Professores

Material de estudo para concursos públicos na área da Educação

Contém os principais temas cobrados pelas bancas examinadoras

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Este material é apenas para fins educacionais


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Está se preparando para concursos públicos na área da educação? Seja para Educação Infantil, Anos Iniciais ou Ensino Fundamental, seguir uma estratégia bem definida faz toda a diferença na sua jornada até a aprovação. Confira abaixo 10 dicas essenciais que vão potencializar seus estudos:


1. Estude o edital com atenção total

O edital é o seu guia principal. Nele estão todas as regras do concurso, os conteúdos exigidos, o cronograma de provas e os critérios de avaliação. Antes de começar a estudar, leia o edital com calma, grife os tópicos mais importantes e monte seu plano de estudos com base nas exigências da banca organizadora.


2. Crie um cronograma de estudos realista

Organizar seu tempo é essencial para manter o foco e a disciplina. Elabore um cronograma semanal, distribuindo os conteúdos de acordo com sua rotina. Priorize os temas mais cobrados e intercale revisões periódicas. Não esqueça de incluir momentos de descanso — o equilíbrio é chave para a produtividade.


3. Foque nas legislações educacionais

As leis educacionais são presença certa em concursos da área. Dedique tempo para estudar profundamente a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e outras normativas específicas do seu estado ou município.


4. Entenda as práticas pedagógicas

Os concursos cobram muito mais do que teoria: é preciso demonstrar domínio das práticas pedagógicas. Estude temas como planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem, metodologias ativas, inclusão escolar, alfabetização e desenvolvimento infantil. Estar por dentro das tendências educacionais é um diferencial.


5. Use materiais atualizados e de qualidade

Evite estudar por materiais desatualizados. Prefira apostilas, livros, videoaulas e cursos preparatórios específicos para concursos da educação. Sites confiáveis e com boa reputação também são ótimas fontes. Aposte em conteúdos revisados por profissionais da área.


6. Resolva provas anteriores da banca

Uma das melhores formas de entender o estilo de cobrança da banca organizadora é resolvendo provas passadas. Isso ajuda a identificar padrões de perguntas, recorrência de temas e o nível de complexidade exigido. Faça isso com frequência e analise seus erros para evoluir.


7. Realize simulados completos com cronômetro

Fazer simulados ajuda você a controlar o tempo de prova, reduzir a ansiedade e testar seus conhecimentos na prática. Escolha simulados específicos para sua área (como Anos Iniciais, Educação Infantil, etc.) e simule as condições reais do concurso.


8. Reforce seus estudos com revisões periódicas

De nada adianta estudar um conteúdo e não revisá-lo depois. Separe ao menos um dia por semana para revisões. Utilize mapas mentais, resumos, flashcards ou técnicas como a revisão espaçada (Spaced Repetition) para reter melhor as informações.


9. Cuide da saúde física e emocional

Estudar para concurso é um desafio que exige equilíbrio. Pratique atividades físicas leves, mantenha uma alimentação saudável, durma bem e preserve momentos de lazer. Ansiedade, estresse e cansaço comprometem o aprendizado e devem ser gerenciados com carinho.


10. Mantenha a motivação e a constância

A caminhada pode ser longa, mas é possível! Lembre-se sempre do seu propósito: transformar vidas por meio da educação. Mantenha sua rotina, celebre pequenas conquistas e acredite no seu potencial. A aprovação é uma consequência da constância.


Conclusão

Seguir essas dicas pode ser o diferencial que faltava para conquistar sua vaga no serviço público. Estudar com inteligência, manter a disciplina e cuidar de si mesmo são atitudes que fazem toda a diferença. E lembre-se: cada simulado, cada leitura, cada exercício é um passo mais perto da sua nomeação.


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