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👶 Simulado Completo – Auxiliar de Sala Itapema/SC
Banca FURB – 25 Questões de Nível Avançado
Rotinas na Educação Infantil • Cuidados • Segurança • Inclusão • Trabalho em Equipe
📖 Gabarito: A
Justificativa: Apenas I e III estão corretas. A rotina deve ser flexível, respeitando os ritmos individuais das crianças e os imprevistos do cotidiano (I – correta). A organização temporal NÃO deve ser rígida – a flexibilidade é essencial para respeitar as necessidades infantis (II – INCORRETA). Os momentos de alimentação, higiene e repouso são pedagógicos e favorecem a construção da autonomia (III – correta). A rotina NÃO deve ser planejada exclusivamente pelo professor – as crianças devem participar de sua construção (IV – INCORRETA). Base legal: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: B
Justificativa: V-V-F-V. O período de adaptação deve ter tempo flexível, respeitando as necessidades de cada criança e família (VERDADEIRO). É recomendado que a permanência da criança seja gradual, aumentando progressivamente o tempo (VERDADEIRO). A presença de um familiar ou responsável NÃO deve ser desencorajada – pelo contrário, é recomendada para dar segurança à criança (FALSO). Objetos de apego podem auxiliar a criança na transição, proporcionando conforto emocional (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: C
Justificativa: I, II e IV apenas. A troca de fraldas deve ser realizada em local específico (fraldário), limpo e seguro, utilizando luvas descartáveis (I – correta). A escovação de dentes deve ser realizada após as refeições, sendo responsabilidade compartilhada entre adultos e crianças conforme a idade (II – correta). A lavagem de mãos NÃO deve ocorrer apenas antes das refeições – deve ocorrer também após o uso do banheiro, antes e após atividades, ao chegar e sair (III – INCORRETA). O banho deve respeitar a privacidade e o pudor das crianças (IV – correta). Base legal: ANVISA. Resolução RDC nº 216/2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília: ANVISA, 2004; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientação: Departamento Científico de Saúde Escolar. São Paulo: SBP, 2021.
📖 Gabarito: D
Justificativa: V-V-F-V. O auxiliar deve respeitar o ritmo de cada criança durante a alimentação, sem forçá-la a comer (VERDADEIRO – alimentação responsiva). Bebês devem ser alimentados no colo, em posição confortável, com contato visual e afetivo (VERDADEIRO). NÃO é adequado utilizar a alimentação como recompensa ou punição – isso pode gerar problemas alimentares (FALSO). A partir dos 6 meses, as crianças podem ser incentivadas a explorar os alimentos com as mãos, desenvolvendo autonomia (VERDADEIRO). Base técnica: BRASIL. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Alimentação na Primeira Infância. Departamento Científico de Nutrologia. São Paulo: SBP, 2023.
📖 Gabarito: E
Justificativa: II, III e IV apenas. Todas as crianças NÃO devem dormir no mesmo horário – é preciso respeitar as necessidades individuais de sono (I – INCORRETA). O ambiente para o sono deve ser tranquilo, com luminosidade reduzida, temperatura agradável e ventilação adequada (II – correta). Bebês devem ser colocados para dormir de barriga para cima (posição supina) para prevenir a SMSI (III – correta). Crianças que não dormem podem realizar atividades tranquilas em outro espaço, respeitando seu ritmo (IV – correta). Base científica: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Prevenção da Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Documento Científico. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. São Paulo: SBP, 2022; AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Sleep-Related Infant Deaths: Updated 2022 Recommendations for Reducing Infant Deaths in the Sleep Environment. Pediatrics, v. 150, n. 1, 2022.
📖 Gabarito: A
Justificativa: I, II e IV apenas. Produtos de limpeza e medicamentos devem ser armazenados em locais altos, trancados e fora do alcance (I – correta). Tomadas elétricas devem estar protegidas com protetores adequados (II – correta). O auxiliar NÃO deve permitir que crianças pequenas brinquem livremente com objetos pequenos – há risco de asfixia/engasgo (III – INCORRETA). Escadas, janelas e áreas elevadas devem ter proteções para evitar quedas (IV – correta). Base legal: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Prevenção de Acidentes e Violências. Manual de Orientação. Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente. São Paulo: SBP, 2021; ONG CRIANÇA SEGURA BRASIL. Dados de Acidentes – Relatório 2023. São Paulo: Criança Segura, 2023.
📖 Gabarito: B
Justificativa: V-F-V-V. Em caso de engasgo com obstrução total das vias aéreas em criança consciente maior de 1 ano, deve-se aplicar a manobra de Heimlich (VERDADEIRO). Em caso de convulsão, NÃO se deve segurar firmemente nem colocar objetos na boca – deve-se proteger a cabeça, afastar objetos perigosos e colocar em posição lateral após a crise (FALSO). Pequenos sangramentos podem ser controlados com compressão direta no local (VERDADEIRO). Em caso de suspeita de fratura, deve-se imobilizar o membro e acionar serviço médico (VERDADEIRO). Base técnica: AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das Diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. Dallas: AHA, 2020; BRASIL. Lei nº 13.722/2018 (Lei Lucas). Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros. Brasília, 2018; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Primeiros Socorros: Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. Manual de Orientação. São Paulo: SBP, 2021.
📖 Gabarito: C
Justificativa: I e III apenas. Brinquedos que vão à boca dos bebês devem ser higienizados diariamente com água e sabão ou solução desinfetante apropriada (I – correta). Pisos, mesas e cadeiras NÃO devem ser limpos apenas uma vez por semana – devem ser limpos diariamente, algumas superfícies mais de uma vez ao dia (II – INCORRETA). Trocadores de fraldas devem ser higienizados após cada uso com álcool 70% ou solução desinfetante (III – correta). Brinquedos de pelúcia NÃO podem ser utilizados livremente sem higienização regular – devem ser lavados periodicamente ou ter uso individual (IV – INCORRETA). Base legal: ANVISA. Resolução RDC nº 216/2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília: ANVISA, 2004; BRASIL. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 22/2020. Orientações sobre Prevenção e Controle de Infecções em Instituições de Longa Permanência e Similares. Brasília: ANVISA, 2020.
📖 Gabarito: D
Justificativa: V-F-V-V. O auxiliar deve preparar e organizar previamente os materiais necessários para as atividades planejadas pelo professor (VERDADEIRO). Durante as rodas de conversa, o auxiliar NÃO deve permanecer fora da sala – deve participar, apoiando as crianças e auxiliando o professor (FALSO). O auxiliar pode confeccionar materiais pedagógicos com sucata e recursos diversos, colaborando com o trabalho educativo (VERDADEIRO). O auxiliar deve apoiar as crianças durante brincadeiras e atividades, observando suas interações e necessidades (VERDADEIRO). Base teórica: BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Família: Auxiliares de educação infantil (CBO 3311). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: E
Justificativa: I, II e IV apenas. A construção de vínculos afetivos seguros entre adultos e crianças favorece o desenvolvimento emocional e a aprendizagem (I – correta). A escuta ativa das crianças exige que o adulto demonstre interesse genuíno, faça contato visual e valide os sentimentos infantis (II – correta). O adulto NÃO deve impor sua vontade sempre que houver conflito – deve mediar, escutar e promover a participação infantil nas decisões adequadas à idade (III – INCORRETA). A comunicação com as crianças deve ser adequada à faixa etária, utilizando linguagem clara, afetiva e respeitosa (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
📖 Gabarito: A
Justificativa: II e III apenas. O adulto NÃO deve intervir imediatamente em todos os conflitos – deve observar e permitir que crianças tentem resolver quando possível, intervindo apenas quando necessário (I – INCORRETA). A mediação de conflitos envolve ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos e compreenderem a perspectiva do outro (II – correta). O incentivo à cooperação e ao respeito mútuo deve ser constante nas interações cotidianas (III – correta). NÃO é importante identificar culpados e aplicar punições – o foco deve ser na compreensão, reparação e aprendizagem (IV – INCORRETA). Base teórica: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
📖 Gabarito: B
Justificativa: F-V-V-V. O auxiliar NÃO deve realizar todas as atividades pela criança com deficiência – deve apoiar e incentivar sua autonomia (FALSO). O apoio deve respeitar o ritmo e as possibilidades de cada criança, incentivando sua autonomia (VERDADEIRO). Adaptações de materiais e recursos podem favorecer a participação da criança com deficiência nas atividades pedagógicas (VERDADEIRO). O auxiliar deve apoiar a comunicação e interação social da criança com deficiência com seus pares (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015; BRASIL. Decreto nº 10.502/2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial. Brasília, 2020 (suspenso por decisão judicial, mas princípios mantidos); BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: C
Justificativa: I, III e IV apenas. CAA inclui recursos como pranchas de comunicação, PECS e aplicativos em tablets (I – correta). A CAA NÃO deve ser utilizada apenas quando a criança não apresenta nenhuma fala oral – pode ser utilizada para apoiar e ampliar a comunicação mesmo quando há alguma fala (II – INCORRETA). O uso de gestos, expressões faciais e comunicação por meio de objetos também são formas de CAA (III – correta). A CAA pode beneficiar não apenas crianças com deficiência, mas também aquelas em fase inicial de desenvolvimento da linguagem (IV – correta). Base técnica: SARTORETTO, M. L.; BERSCH, R. Comunicação Alternativa e Aumentativa. In: Assistiva – Tecnologia e Educação. Porto Alegre: edição dos autores, 2021; BRASIL. Nota Técnica nº 055/2013/MEC/SECADI/DPEE. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2013.
📖 Gabarito: D
Justificativa: V-V-F-V. Comportamentos desafiadores geralmente têm uma função comunicativa e expressam necessidades não atendidas (VERDADEIRO). A observação cuidadosa pode ajudar a identificar os gatilhos que desencadeiam comportamentos desafiadores (VERDADEIRO). Punições físicas NÃO são estratégias eficazes – são proibidas por lei e causam danos (FALSO – Lei 13.010/2014). Estabelecer rotinas previsíveis e comunicar mudanças antecipadamente pode prevenir comportamentos desafiadores (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Lei nº 13.010/2014 (Lei Menino Bernardo). Altera a Lei nº 8.069/1990 (ECA) para estabelecer o direito da criança de ser educada sem o uso de castigos físicos. Brasília, 2014; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: E
Justificativa: II, III e IV apenas. O auxiliar de sala NÃO deve trabalhar isoladamente – precisa de comunicação constante com o professor regente (I – INCORRETA). A integração entre auxiliar, professor, coordenação e demais profissionais favorece um atendimento coerente e integrado (II – correta). A participação em reuniões pedagógicas e formações continuadas faz parte das atribuições do auxiliar de sala (III – correta). Situações que requerem atenção especial devem ser comunicadas ao professor e à coordenação de forma adequada e oportuna (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Família: Auxiliares de educação infantil (CBO 3311). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: A
Justificativa: I, II e IV apenas. A comunicação com os responsáveis deve ser respeitosa, cordial e profissional em todos os momentos (I – correta). O auxiliar pode repassar informações sobre a rotina da criança aos responsáveis quando solicitado (II – correta). NÃO se deve julgar e criticar abertamente as escolhas familiares – deve-se respeitar a diversidade (III – INCORRETA). O respeito à diversidade familiar é fundamental na relação escola-família (IV – correta). Base legal: BRASIL. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Brasília, 1990; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: B
Justificativa: V-V-V-F. O auxiliar deve participar da organização dos espaços de forma que sejam seguros, acessíveis e convidativos (VERDADEIRO). A guarda e manutenção de materiais pedagógicos, brinquedos e equipamentos fazem parte das atribuições do auxiliar de sala (VERDADEIRO). O zelo pelo patrimônio público é dever de todos os servidores, incluindo o auxiliar de sala (VERDADEIRO). Brinquedos quebrados NÃO devem ser descartados imediatamente – devem ser avaliados para conserto ou reaproveitamento quando possível (FALSO). Base legal: BRASIL. Lei nº 8.112/1990. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. Brasília, 1990, Art. 116; BRASIL. Decreto nº 1.171/1994. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, 1994; BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 3311. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023.
📖 Gabarito: C
Justificativa: I, III e IV apenas. A observação atenta das crianças permite identificar suas necessidades, interesses, avanços e dificuldades (I – correta). O auxiliar NÃO deve registrar apenas comportamentos negativos – deve registrar também conquistas, interesses e avanços (II – INCORRETA). Registros de observação podem subsidiar o planejamento pedagógico e a avaliação do desenvolvimento infantil (III – correta). A observação deve ser objetiva, respeitosa e livre de julgamentos preconceituosos (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009, Art. 10; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: D
Justificativa: V-V-F-V. Sinais físicos como hematomas, queimaduras ou fraturas inexplicáveis podem indicar violência física (VERDADEIRO). Mudanças bruscas de comportamento, medo excessivo ou comportamento sexualizado inadequado para a idade podem ser sinais de violência (VERDADEIRO). Ao identificar suspeita de violência, o profissional NÃO deve investigar sozinho – deve comunicar imediatamente à coordenação e às autoridades competentes (FALSO – Art. 13 e 245 do ECA). O Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Rede de Proteção devem ser acionados em casos de suspeita ou confirmação (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Brasília, 1990, Art. 13, Art. 56 e Art. 245; BRASIL. Lei nº 13.431/2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Brasília, 2017; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. 3. ed. Brasília: CFM/SBP, 2021.
📖 Gabarito: E
Justificativa: I, II e IV apenas. O servidor público deve pautar sua conduta pela moralidade, impessoalidade, legalidade, eficiência e publicidade (I – correta – Art. 37 da CF/88). O sigilo profissional deve ser mantido em relação a informações confidenciais (II – correta – LGPD e Código de Ética). NÃO é permitido ao servidor receber presentes de alto valor – configura ato de improbidade administrativa (III – INCORRETA). A assiduidade, pontualidade e dedicação ao serviço são deveres éticos do servidor público (IV – correta). Base legal: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988, Art. 37; BRASIL. Lei nº 8.112/1990. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. Brasília, 1990; BRASIL. Decreto nº 1.171/1994. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, 1994; BRASIL. Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). Brasília, 2018.
📖 Gabarito: A
Justificativa: Todas as afirmativas estão corretas (I, II, III e IV). As DCNEI estabelecem três princípios fundamentais: éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum – I correta), políticos (direitos de cidadania, criticidade e democracia – II correta) e estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade de manifestações artísticas e culturais – III correta). As interações e a brincadeira são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil (IV correta – Art. 9º das DCNEI). Base legal: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009, Art. 6º e Art. 9º; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018, p. 35-36.
📖 Gabarito: B
Justificativa: V-F-V-V. O desenvolvimento infantil ocorre em múltiplas dimensões (física, cognitiva, social e emocional) que estão interligadas (VERDADEIRO). Nem todas as crianças seguem exatamente o mesmo ritmo de desenvolvimento – há variações individuais normais (FALSO). Os primeiros anos de vida (0 a 6 anos) são períodos críticos de desenvolvimento cerebral e aprendizagem (VERDADEIRO). As experiências vividas na primeira infância têm impactos duradouros no desenvolvimento ao longo da vida (VERDADEIRO). Base científica: FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Primeiríssima Infância: Primeira Infância do Jeito que Ela É. São Paulo: FMCSV, 2021; NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA (NCPI). Importância dos Vínculos Familiares na Primeira Infância. Estudo nº 3. São Paulo: NCPI, 2016; CENTER ON THE DEVELOPING CHILD AT HARVARD UNIVERSITY. The Science of Early Childhood Development. Cambridge: Harvard University, 2020.
📖 Gabarito: B
Justificativa: I, II e IV apenas. O momento de acolhida deve ser planejado, criando um ambiente acolhedor que favoreça a transição (I – correta). Recepcionar cada criança com atenção individualizada, chamando-a pelo nome e demonstrando alegria é uma boa prática de acolhimento (II – correta). O acolhimento NÃO se restringe ao momento de chegada – deve permear toda a jornada diária (III – INCORRETA). O acolhimento também se estende às famílias, que devem ser recebidas com cordialidade e respeito (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
📖 Gabarito: C
Justificativa: V-F-V-V. Autonomia refere-se à capacidade de realizar escolhas e ações de forma independente, adequadas à faixa etária (VERDADEIRO). Realizar todas as tarefas pelas crianças NÃO acelera o desenvolvimento da autonomia – pelo contrário, impede seu desenvolvimento (FALSO). Oferecer oportunidades para que crianças façam escolhas favorece o desenvolvimento da autonomia (VERDADEIRO). O incentivo à autonomia deve respeitar o tempo de cada criança, oferecendo apoio quando necessário mas permitindo tentativas e erros (VERDADEIRO). Base teórica: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018 – Campo de Experiências “O eu, o outro e o nós”; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
📖 Gabarito: D
Justificativa: I, III e IV apenas. O respeito, a empatia e a comunicação assertiva são elementos essenciais para boas relações interpessoais no trabalho (I – correta). Conflitos interpessoais NÃO são sempre negativos – quando bem gerenciados, podem promover crescimento e melhorias (II – INCORRETA). O trabalho colaborativo, baseado em respeito mútuo e objetivos comuns, contribui para a qualidade do atendimento às crianças (III – correta). A saúde mental e o bem-estar dos profissionais impactam diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 3311. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Diretrizes sobre Intervenções de Saúde Mental no Trabalho. Genebra: OMS, 2022.
Na Educação Infantil, cuidar e educar são inseparáveis. Até na troca de fralda você ensina (autonomia, respeito ao corpo, comunicação).
⚠️ MAS: Rotina flexível respeita ritmos e necessidades individuais!
🚪 ACOLHIDA – 5 S’s
Sorriso • Saudação • Segurança • Sintonia • Suavidade
😢 ADAPTAÇÃO
Gradual (1-4 semanas) • Família presente no início • Objeto transicional permitido • Validar sentimentos
- ANTES/DEPOIS: preparar alimentos, alimentação, troca fraldas
- APÓS: banheiro, contato com secreções, chegar/sair
- ⏱️ 40-60 segundos mínimo!
- Deixar criança sozinha no trocador (nem 1 segundo!)
- Limpar de trás para frente (meninas)
- Lavar mãos ANTES e DEPOIS
- Limpar frente → trás
- Conversar com a criança durante processo
- Higienizar trocador com álcool 70%
0-3 anos: Adulto escova • Pasta COM flúor • Tamanho grão arroz
3-5 anos: Criança inicia, adulto SEMPRE finaliza • Tamanho ervilha
REGRA DOS 3 Cs: Cortar Circulares • Cilíndricos • Casca dura
- UVA inteira → SEMPRE cortar ao meio
- SALSICHA redonda → Cortar TIRAS (não rodelinhas!)
- PIPOCA/AMENDOIM → NÃO para <4-5 anos
👶 0-2 ANOS
6-12m: Amassados (nunca liquidificar) • 1-2a: Come sozinha com supervisão • Aceitar sujeira = aprendizado
👧 3-5 ANOS
AUTONOMIA é objetivo! • Auxiliar SÓ se solicitar • Incentivar servir-se • Participar organização
- SEMPRE de barriga para cima
- SEM travesseiros, cobertores fofos, bichos no berço
- Vigilância CONSTANTE
BEBÊS <1 ano:
- Posicionar de bruços no antebraço (cabeça baixa)
- 5 palmadas firmes nas costas
- Virar: 5 compressões no peito (2 dedos)
- Repetir até sair OU desmaiar (RCP + SAMU 192)
CRIANÇAS >1 ano: Atrás da criança • Punho acima umbigo • Compressões rápidas dentro/cima
🩹 MACHUCADOS
Lavar água/sabão • Pressionar se sangrar (5min) • Curativo simples • Registrar
🤕 BATIDA CABEÇA
Compressa fria • Observar • SAMU se: vômito, sonolência, confusão, perda consciência
1° Limpar (água + sabão) → 2° Desinfetar (álcool 70%)
🧸 BRINQUEDOS: Plástico: água/detergente → hipoclorito diluído (10ml/1L) 15min → enxaguar → secar sol
🚽 ALTO CONTATO: Maçanetas, mesas, trocador (após CADA uso!), banheiro (mínimo 3x/dia)
- APOIAR professor no planejamento/execução
- AUXILIAR crianças individualmente
- ACOMPANHAR desenvolvimento de cada criança
- ANTECIPAR necessidades (materiais, apoios)
- ATENTAR detalhes, segurança, bem-estar
1. PARE tudo • 2. ABAIXE-SE (altura criança) • 3. OLHE nos olhos • 4. OUÇA sem interromper • 5. VALIDE sentimentos • 6. REFORMULE • 7. PERGUNTE como ajudar
- Intervir rapidamente (antes escalar)
- Acalmar se necessário
- Ouvir AMBOS lados (sem julgar)
- Validar sentimentos de cada um
- Promover empatia (“como ele se sentiu?”)
- Buscar soluções JUNTOS
- Implementar e elogiar resolução
🗣️ 0-1 ANO
Fale com bebê • Contato visual • Expressões faciais • Narre ações • Responda sons
🗣️ 1-2 ANOS
Frases curtas • Nomeie tudo • Perguntas simples • Expanda fala • Gestos + palavras
🗣️ 3-5 ANOS
Perguntas abertas • Explique regras • Histórias/metáforas • Vocabulário emocional • Estimule raciocínio
Deficiência NÃO está na pessoa, mas nas BARREIRAS da sociedade!
Nossa função: REMOVER barreiras • PROMOVER participação plena
- RESPEITO À AUTONOMIA (apoiar necessário, não mais!)
- INDIVIDUALIZAÇÃO (cada criança é única)
- PROTAGONISMO (criança participa ativamente)
- DIGNIDADE (privacidade, respeito)
- Conversar COM criança (não sobre ela)
Alta: Tablets, apps (Livox), vocalizadores
Baixa: PECS (troca figuras), Pranchas comunicação, LIBRAS, Gestos
DICA: MODELAR uso (você também aponta/usa!) • Disponibilizar sempre • DAR TEMPO para responder
TODO COMPORTAMENTO TEM FUNÇÃO! É comunicação, não maldade.
ANÁLISE A-B-C:
- Antecedente (o que aconteceu antes?)
- Behavior/Comportamento (o que fez?)
- Consequência (o que aconteceu depois?)
PREVENÇÃO: Rotina visual • Avisar transições • Ensinar alternativas • Reforçar positivo
- Garantir segurança (afastar perigos/crianças)
- Manter calma (voz baixa, tranquila)
- Reduzir estímulos (menos palavras, luz, som)
- Aguardar (crise passa com tempo)
- Acolher após (validar, ensinar alternativa)
- Gritar, ameaçar, punir fisicamente
- Contenção violenta • Isolamento punição
- Humilhar • Ceder durante crise
Papéis:
- PROFESSOR: Planeja, executa proposta, avalia, documenta
- AUXILIAR: Apoia professor, auxilia crianças, cuida, organiza, observa, comunica
- JUNTOS: Garantem bem-estar e desenvolvimento integral
🤝 COM EQUIPE
Proatividade • Comunicação clara • Respeito • Sigilo • Resolver internamente • Participar reuniões
👨👩👧 COM FAMÍLIAS
Acolhimento • Escuta ativa • Linguagem acessível • Foco no positivo • Respeito diversidade
- Materiais na altura das crianças (autonomia)
- Identificar tudo (etiquetas, fotos)
- Guardar após uso • Verificar estado
- Comunicar necessidade reposição/reparo
- Zelar pelo patrimônio público
FÍSICOS: Hematomas frequentes • Queimaduras • Fraturas • Marcas objetos • Higiene precária persistente
COMPORTAMENTAIS: Medo excessivo adultos • Comportamento sexual inadequado idade • Agressividade/apatia extrema • Fome excessiva
⚠️ AÇÃO OBRIGATÓRIA: Comunicar IMEDIATAMENTE coordenação → Conselho Tutelar (153) / Disque 100
- Observar DIARIAMENTE desenvolvimento
- Registrar: conquistas, dificuldades, interações
- Ser OBJETIVO (fatos, não julgamentos)
- Compartilhar observações com professor
- Respeitar privacidade (sigilo informações)
- SIGILO: Não expor vida criança/família
- RESPEITO: Todas crianças/famílias/colegas
- IMPARCIALIDADE: Não ter “favoritos”
- RESPONSABILIDADE: Pontualidade, assiduidade, compromisso
- POSTURA: Linguagem adequada, vestimenta apropriada
- ZELO: Patrimônio público, recursos, materiais
- ATUALIZAÇÃO: Participar formações continuadas
• ECA (Lei 8069/90) – Proteção integral criança
• LBI (Lei 13.146/15) – Inclusão pessoa com deficiência
• BNCC – Direitos aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se
• DCNEI – Interações e brincadeira como eixos estruturantes
- CUIDAR + EDUCAR são inseparáveis na Educação Infantil
- LAVAGEM DE MÃOS 40-60s é o procedimento mais importante
- ENGASGO: Cortar Circulares, Cilíndricos, Casca dura (3 Cs)
- ESCUTA ATIVA: Pare, abaixe-se, olhe, ouça, valide
- CONFLITO: Ouvir ambos → Validar → Empatia → Solução juntos
- INCLUSÃO: Remover barreiras, respeitar autonomia
- COMPORTAMENTO: É comunicação! Analisar A-B-C
- EQUIPE: Comunicação clara, proatividade, respeito
- VIOLÊNCIA: Suspeita = comunicar IMEDIATAMENTE
- ÉTICA: Sigilo, respeito, responsabilidade, zelo
Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos
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