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Simulado Auxiliar de Sala: Itapema/SC

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Simulado Auxiliar de Sala: Itapema/SC

👶 Simulado Completo – Auxiliar de Sala Itapema/SC

Banca FURB – 25 Questões de Nível Avançado
Rotinas na Educação Infantil • Cuidados • Segurança • Inclusão • Trabalho em Equipe

Questão 1
Rotinas na Educação Infantil
A organização de tempos e espaços na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Sobre as rotinas na Educação Infantil, analise as afirmativas:
I. A rotina deve ser flexível, respeitando os ritmos individuais das crianças e os imprevistos do cotidiano.
II. A organização temporal rígida e invariável proporciona maior segurança emocional às crianças.
III. Os momentos de alimentação, higiene e repouso são pedagógicos e favorecem a autonomia infantil.
IV. A rotina deve ser planejada exclusivamente pelo professor, sem participação das crianças.
A
I e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
II e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: A

Justificativa: Apenas I e III estão corretas. A rotina deve ser flexível, respeitando os ritmos individuais das crianças e os imprevistos do cotidiano (I – correta). A organização temporal NÃO deve ser rígida – a flexibilidade é essencial para respeitar as necessidades infantis (II – INCORRETA). Os momentos de alimentação, higiene e repouso são pedagógicos e favorecem a construção da autonomia (III – correta). A rotina NÃO deve ser planejada exclusivamente pelo professor – as crianças devem participar de sua construção (IV – INCORRETA). Base legal: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 2
Período de Adaptação
O período de adaptação é um momento delicado para crianças, famílias e profissionais da Educação Infantil. Sobre esse processo, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(__) O período de adaptação deve ter tempo flexível, respeitando as necessidades de cada criança e família.
(__) É recomendado que a permanência da criança na instituição seja gradual, aumentando progressivamente.
(__) A presença de um familiar ou responsável deve ser desencorajada, pois dificulta o processo de adaptação.
(__) Objetos de apego (brinquedos, paninhos, chupetas) podem auxiliar a criança na transição para o ambiente institucional.
A
V – F – V – F.
B
V – V – F – V.
C
F – V – F – V.
D
V – V – V – F.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: B

Justificativa: V-V-F-V. O período de adaptação deve ter tempo flexível, respeitando as necessidades de cada criança e família (VERDADEIRO). É recomendado que a permanência da criança seja gradual, aumentando progressivamente o tempo (VERDADEIRO). A presença de um familiar ou responsável NÃO deve ser desencorajada – pelo contrário, é recomendada para dar segurança à criança (FALSO). Objetos de apego podem auxiliar a criança na transição, proporcionando conforto emocional (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 3
Cuidados com Higiene
Os cuidados com a higiene pessoal das crianças de 0 a 5 anos são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento da autonomia. Sobre esses cuidados, analise:
I. A troca de fraldas deve ser realizada em local específico, limpo e seguro, utilizando luvas descartáveis.
II. A escovação de dentes deve ser realizada após as refeições, sendo responsabilidade compartilhada entre adultos e crianças conforme a faixa etária.
III. A lavagem de mãos das crianças deve ocorrer apenas antes das refeições principais.
IV. O banho na instituição, quando necessário, deve respeitar a privacidade e o pudor das crianças.
A
I, III e IV, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
I, II e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: C

Justificativa: I, II e IV apenas. A troca de fraldas deve ser realizada em local específico (fraldário), limpo e seguro, utilizando luvas descartáveis (I – correta). A escovação de dentes deve ser realizada após as refeições, sendo responsabilidade compartilhada entre adultos e crianças conforme a idade (II – correta). A lavagem de mãos NÃO deve ocorrer apenas antes das refeições – deve ocorrer também após o uso do banheiro, antes e após atividades, ao chegar e sair (III – INCORRETA). O banho deve respeitar a privacidade e o pudor das crianças (IV – correta). Base legal: ANVISA. Resolução RDC nº 216/2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília: ANVISA, 2004; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientação: Departamento Científico de Saúde Escolar. São Paulo: SBP, 2021.

Questão 4
Alimentação na Educação Infantil
O momento da alimentação na Educação Infantil é repleto de aprendizagens e cuidados específicos. Sobre o auxílio na alimentação, marque V ou F:
(__) O auxiliar deve respeitar o ritmo de cada criança durante a alimentação, sem forçá-la a comer.
(__) Bebês devem ser alimentados no colo, em posição confortável, com contato visual e afetivo.
(__) É adequado utilizar a alimentação como recompensa ou punição no contexto educativo.
(__) A partir dos 6 meses, as crianças podem ser incentivadas a explorar os alimentos com as mãos, desenvolvendo autonomia.
A
V – F – V – F.
B
F – V – F – V.
C
V – V – V – F.
D
V – V – F – V.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: D

Justificativa: V-V-F-V. O auxiliar deve respeitar o ritmo de cada criança durante a alimentação, sem forçá-la a comer (VERDADEIRO – alimentação responsiva). Bebês devem ser alimentados no colo, em posição confortável, com contato visual e afetivo (VERDADEIRO). NÃO é adequado utilizar a alimentação como recompensa ou punição – isso pode gerar problemas alimentares (FALSO). A partir dos 6 meses, as crianças podem ser incentivadas a explorar os alimentos com as mãos, desenvolvendo autonomia (VERDADEIRO). Base técnica: BRASIL. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Alimentação na Primeira Infância. Departamento Científico de Nutrologia. São Paulo: SBP, 2023.

Questão 5
Sono e Repouso
Os momentos de sono e repouso na Educação Infantil devem ser planejados e organizados adequadamente. Sobre esse tema, analise:
I. Todas as crianças devem dormir no mesmo horário, independentemente de suas necessidades individuais.
II. O ambiente para o sono deve ser tranquilo, com luminosidade reduzida, temperatura agradável e ventilação adequada.
III. Bebês devem ser colocados para dormir de barriga para cima (posição supina) para prevenir a Síndrome da Morte Súbita Infantil.
IV. Crianças que não dormem podem realizar atividades tranquilas em outro espaço, respeitando seu ritmo.
A
I e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: E

Justificativa: II, III e IV apenas. Todas as crianças NÃO devem dormir no mesmo horário – é preciso respeitar as necessidades individuais de sono (I – INCORRETA). O ambiente para o sono deve ser tranquilo, com luminosidade reduzida, temperatura agradável e ventilação adequada (II – correta). Bebês devem ser colocados para dormir de barriga para cima (posição supina) para prevenir a SMSI (III – correta). Crianças que não dormem podem realizar atividades tranquilas em outro espaço, respeitando seu ritmo (IV – correta). Base científica: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Prevenção da Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Documento Científico. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. São Paulo: SBP, 2022; AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Sleep-Related Infant Deaths: Updated 2022 Recommendations for Reducing Infant Deaths in the Sleep Environment. Pediatrics, v. 150, n. 1, 2022.

Questão 6
Segurança e Prevenção de Acidentes
A segurança das crianças na Educação Infantil exige vigilância constante e conhecimento de situações de risco. Sobre prevenção de acidentes, analise:
I. Produtos de limpeza e medicamentos devem ser armazenados em locais altos, trancados e fora do alcance das crianças.
II. Tomadas elétricas devem estar protegidas com protetores adequados em todos os espaços acessíveis às crianças.
III. O auxiliar deve permitir que crianças pequenas brinquem livremente com objetos pequenos para desenvolver a coordenação motora fina.
IV. Escadas, janelas e áreas elevadas devem ter proteções (grades, portões) para evitar quedas.
A
I, II e IV, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
I e IV, apenas.

📖 Gabarito: A

Justificativa: I, II e IV apenas. Produtos de limpeza e medicamentos devem ser armazenados em locais altos, trancados e fora do alcance (I – correta). Tomadas elétricas devem estar protegidas com protetores adequados (II – correta). O auxiliar NÃO deve permitir que crianças pequenas brinquem livremente com objetos pequenos – há risco de asfixia/engasgo (III – INCORRETA). Escadas, janelas e áreas elevadas devem ter proteções para evitar quedas (IV – correta). Base legal: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Prevenção de Acidentes e Violências. Manual de Orientação. Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente. São Paulo: SBP, 2021; ONG CRIANÇA SEGURA BRASIL. Dados de Acidentes – Relatório 2023. São Paulo: Criança Segura, 2023.

Questão 7
Primeiros Socorros
O conhecimento básico de primeiros socorros é essencial para auxiliares de sala. Sobre situações de emergência com crianças, marque V ou F:
(__) Em caso de engasgo com obstrução total das vias aéreas em criança consciente maior de 1 ano, deve-se aplicar a manobra de Heimlich.
(__) Em caso de convulsão, deve-se segurar firmemente a criança e colocar objetos na boca para evitar que morda a língua.
(__) Pequenos sangramentos podem ser controlados com compressão direta no local com gaze ou pano limpo.
(__) Em caso de queda com suspeita de fratura, deve-se imobilizar o membro afetado e acionar serviço médico.
A
V – V – F – F.
B
V – F – V – V.
C
F – V – F – V.
D
V – V – V – F.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: B

Justificativa: V-F-V-V. Em caso de engasgo com obstrução total das vias aéreas em criança consciente maior de 1 ano, deve-se aplicar a manobra de Heimlich (VERDADEIRO). Em caso de convulsão, NÃO se deve segurar firmemente nem colocar objetos na boca – deve-se proteger a cabeça, afastar objetos perigosos e colocar em posição lateral após a crise (FALSO). Pequenos sangramentos podem ser controlados com compressão direta no local (VERDADEIRO). Em caso de suspeita de fratura, deve-se imobilizar o membro e acionar serviço médico (VERDADEIRO). Base técnica: AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das Diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. Dallas: AHA, 2020; BRASIL. Lei nº 13.722/2018 (Lei Lucas). Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros. Brasília, 2018; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Primeiros Socorros: Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. Manual de Orientação. São Paulo: SBP, 2021.

Questão 8
Higienização de Ambientes
A higienização adequada de ambientes, brinquedos e materiais é fundamental para prevenir doenças. Sobre as práticas de limpeza na Educação Infantil, analise:
I. Brinquedos que vão à boca dos bebês devem ser higienizados diariamente com água e sabão ou solução desinfetante apropriada.
II. Pisos, mesas e cadeiras devem ser limpos apenas uma vez por semana para não interferir nas atividades.
III. Trocadores de fraldas devem ser higienizados após cada uso com álcool 70% ou solução desinfetante.
IV. Brinquedos de pelúcia podem ser utilizados livremente por todas as crianças sem necessidade de higienização regular.
A
I, II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
I e III, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: C

Justificativa: I e III apenas. Brinquedos que vão à boca dos bebês devem ser higienizados diariamente com água e sabão ou solução desinfetante apropriada (I – correta). Pisos, mesas e cadeiras NÃO devem ser limpos apenas uma vez por semana – devem ser limpos diariamente, algumas superfícies mais de uma vez ao dia (II – INCORRETA). Trocadores de fraldas devem ser higienizados após cada uso com álcool 70% ou solução desinfetante (III – correta). Brinquedos de pelúcia NÃO podem ser utilizados livremente sem higienização regular – devem ser lavados periodicamente ou ter uso individual (IV – INCORRETA). Base legal: ANVISA. Resolução RDC nº 216/2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília: ANVISA, 2004; BRASIL. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 22/2020. Orientações sobre Prevenção e Controle de Infecções em Instituições de Longa Permanência e Similares. Brasília: ANVISA, 2020.

Questão 9
Apoio às Atividades Pedagógicas
O auxiliar de sala tem papel fundamental no apoio às atividades pedagógicas. Sobre essa atuação, marque V ou F:
(__) O auxiliar deve preparar e organizar previamente os materiais necessários para as atividades planejadas pelo professor.
(__) Durante as rodas de conversa, o auxiliar deve permanecer fora da sala para não interferir na atividade do professor.
(__) O auxiliar pode confeccionar materiais pedagógicos com sucata e recursos diversos, colaborando com o trabalho educativo.
(__) O auxiliar deve apoiar as crianças durante brincadeiras e atividades, observando suas interações e necessidades.
A
V – V – F – F.
B
F – V – F – V.
C
V – V – V – F.
D
V – F – V – V.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: D

Justificativa: V-F-V-V. O auxiliar deve preparar e organizar previamente os materiais necessários para as atividades planejadas pelo professor (VERDADEIRO). Durante as rodas de conversa, o auxiliar NÃO deve permanecer fora da sala – deve participar, apoiando as crianças e auxiliando o professor (FALSO). O auxiliar pode confeccionar materiais pedagógicos com sucata e recursos diversos, colaborando com o trabalho educativo (VERDADEIRO). O auxiliar deve apoiar as crianças durante brincadeiras e atividades, observando suas interações e necessidades (VERDADEIRO). Base teórica: BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Família: Auxiliares de educação infantil (CBO 3311). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 10
Interação com as Crianças
A qualidade da interação entre adultos e crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil. Sobre as interações na Educação Infantil, analise:
I. A construção de vínculos afetivos seguros entre adultos e crianças favorece o desenvolvimento emocional e a aprendizagem.
II. A escuta ativa das crianças exige que o adulto demonstre interesse genuíno, faça contato visual e valide os sentimentos infantis.
III. O adulto deve impor sua vontade sempre que houver conflito, pois as crianças ainda não têm capacidade de decisão.
IV. A comunicação com as crianças deve ser adequada à faixa etária, utilizando linguagem clara, afetiva e respeitosa.
A
I e III, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
I, II e IV, apenas.

📖 Gabarito: E

Justificativa: I, II e IV apenas. A construção de vínculos afetivos seguros entre adultos e crianças favorece o desenvolvimento emocional e a aprendizagem (I – correta). A escuta ativa das crianças exige que o adulto demonstre interesse genuíno, faça contato visual e valide os sentimentos infantis (II – correta). O adulto NÃO deve impor sua vontade sempre que houver conflito – deve mediar, escutar e promover a participação infantil nas decisões adequadas à idade (III – INCORRETA). A comunicação com as crianças deve ser adequada à faixa etária, utilizando linguagem clara, afetiva e respeitosa (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

Questão 11
Mediação de Conflitos
Os conflitos entre crianças são naturais e oportunidades de aprendizagem. Sobre a mediação de conflitos na Educação Infantil, analise:
I. O adulto deve intervir imediatamente em todos os conflitos, impedindo que as crianças tentem resolver sozinhas.
II. A mediação de conflitos envolve ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos e compreenderem a perspectiva do outro.
III. O incentivo à cooperação e ao respeito mútuo deve ser constante nas interações cotidianas.
IV. É importante identificar culpados e aplicar punições para que as crianças aprendam sobre consequências.
A
II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
I e IV, apenas.

📖 Gabarito: A

Justificativa: II e III apenas. O adulto NÃO deve intervir imediatamente em todos os conflitos – deve observar e permitir que crianças tentem resolver quando possível, intervindo apenas quando necessário (I – INCORRETA). A mediação de conflitos envolve ajudar as crianças a expressarem seus sentimentos e compreenderem a perspectiva do outro (II – correta). O incentivo à cooperação e ao respeito mútuo deve ser constante nas interações cotidianas (III – correta). NÃO é importante identificar culpados e aplicar punições – o foco deve ser na compreensão, reparação e aprendizagem (IV – INCORRETA). Base teórica: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

Questão 12
Atendimento a Crianças com Deficiência
O apoio às crianças com deficiência nas atividades de vida diária é fundamental para sua autonomia. Sobre esse atendimento, marque V ou F:
(__) O auxiliar deve realizar todas as atividades pela criança com deficiência para poupar seu esforço e tempo.
(__) O apoio na alimentação, higiene e locomoção deve respeitar o ritmo e as possibilidades de cada criança, incentivando sua autonomia.
(__) Adaptações de materiais e recursos podem favorecer a participação da criança com deficiência nas atividades pedagógicas.
(__) O auxiliar deve apoiar a comunicação e interação social da criança com deficiência com seus pares.
A
V – V – F – F.
B
F – V – V – V.
C
F – F – V – V.
D
V – V – V – F.
E
F – V – F – V.

📖 Gabarito: B

Justificativa: F-V-V-V. O auxiliar NÃO deve realizar todas as atividades pela criança com deficiência – deve apoiar e incentivar sua autonomia (FALSO). O apoio deve respeitar o ritmo e as possibilidades de cada criança, incentivando sua autonomia (VERDADEIRO). Adaptações de materiais e recursos podem favorecer a participação da criança com deficiência nas atividades pedagógicas (VERDADEIRO). O auxiliar deve apoiar a comunicação e interação social da criança com deficiência com seus pares (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015; BRASIL. Decreto nº 10.502/2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial. Brasília, 2020 (suspenso por decisão judicial, mas princípios mantidos); BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 13
Comunicação Alternativa e Aumentativa
A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) é um recurso importante para crianças com dificuldades de comunicação. Sobre CAA, analise:
I. CAA inclui recursos como pranchas de comunicação, PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) e aplicativos em tablets.
II. A CAA deve ser utilizada apenas quando a criança não apresenta nenhuma fala oral.
III. O uso de gestos, expressões faciais e comunicação por meio de objetos também são formas de CAA.
IV. A CAA pode beneficiar não apenas crianças com deficiência, mas também aquelas em fase inicial de desenvolvimento da linguagem.
A
I, II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
I, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: C

Justificativa: I, III e IV apenas. CAA inclui recursos como pranchas de comunicação, PECS e aplicativos em tablets (I – correta). A CAA NÃO deve ser utilizada apenas quando a criança não apresenta nenhuma fala oral – pode ser utilizada para apoiar e ampliar a comunicação mesmo quando há alguma fala (II – INCORRETA). O uso de gestos, expressões faciais e comunicação por meio de objetos também são formas de CAA (III – correta). A CAA pode beneficiar não apenas crianças com deficiência, mas também aquelas em fase inicial de desenvolvimento da linguagem (IV – correta). Base técnica: SARTORETTO, M. L.; BERSCH, R. Comunicação Alternativa e Aumentativa. In: Assistiva – Tecnologia e Educação. Porto Alegre: edição dos autores, 2021; BRASIL. Nota Técnica nº 055/2013/MEC/SECADI/DPEE. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2013.

Questão 14
Manejo de Comportamentos Desafiadores
Algumas crianças podem apresentar comportamentos desafiadores que requerem estratégias adequadas de manejo. Sobre esse tema, marque V ou F:
(__) Comportamentos desafiadores geralmente têm uma função comunicativa e expressam necessidades não atendidas da criança.
(__) A observação cuidadosa pode ajudar a identificar os gatilhos (antecedentes) que desencadeiam comportamentos desafiadores.
(__) Punições físicas são estratégias eficazes para eliminar comportamentos inadequados rapidamente.
(__) Estabelecer rotinas previsíveis e comunicar mudanças antecipadamente pode prevenir comportamentos desafiadores.
A
V – F – V – F.
B
F – V – F – V.
C
V – V – V – F.
D
V – V – F – V.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: D

Justificativa: V-V-F-V. Comportamentos desafiadores geralmente têm uma função comunicativa e expressam necessidades não atendidas (VERDADEIRO). A observação cuidadosa pode ajudar a identificar os gatilhos que desencadeiam comportamentos desafiadores (VERDADEIRO). Punições físicas NÃO são estratégias eficazes – são proibidas por lei e causam danos (FALSO – Lei 13.010/2014). Estabelecer rotinas previsíveis e comunicar mudanças antecipadamente pode prevenir comportamentos desafiadores (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Lei nº 13.010/2014 (Lei Menino Bernardo). Altera a Lei nº 8.069/1990 (ECA) para estabelecer o direito da criança de ser educada sem o uso de castigos físicos. Brasília, 2014; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 15
Trabalho em Equipe
O trabalho em equipe na Educação Infantil é essencial para a qualidade do atendimento às crianças. Sobre o trabalho colaborativo, analise:
I. O auxiliar de sala deve trabalhar isoladamente, sem necessidade de comunicação constante com o professor regente.
II. A integração entre auxiliar, professor, coordenação e demais profissionais favorece um atendimento coerente e integrado às crianças.
III. A participação em reuniões pedagógicas e formações continuadas faz parte das atribuições do auxiliar de sala.
IV. Situações que requerem atenção especial devem ser comunicadas ao professor e à coordenação de forma adequada e oportuna.
A
I e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: E

Justificativa: II, III e IV apenas. O auxiliar de sala NÃO deve trabalhar isoladamente – precisa de comunicação constante com o professor regente (I – INCORRETA). A integração entre auxiliar, professor, coordenação e demais profissionais favorece um atendimento coerente e integrado (II – correta). A participação em reuniões pedagógicas e formações continuadas faz parte das atribuições do auxiliar de sala (III – correta). Situações que requerem atenção especial devem ser comunicadas ao professor e à coordenação de forma adequada e oportuna (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Família: Auxiliares de educação infantil (CBO 3311). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 16
Relação com Famílias
A relação entre a instituição de Educação Infantil e as famílias deve ser pautada pelo respeito e pela parceria. Sobre essa relação, analise:
I. A comunicação com os responsáveis deve ser respeitosa, cordial e profissional em todos os momentos.
II. O auxiliar pode repassar informações sobre a rotina da criança (alimentação, sono, atividades) aos responsáveis quando solicitado.
III. Deve-se julgar e criticar abertamente as escolhas e a organização familiar quando diferem dos valores da instituição.
IV. O respeito à diversidade familiar (diferentes configurações, culturas, religiões) é fundamental na relação escola-família.
A
I, II e IV, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
I e IV, apenas.

📖 Gabarito: A

Justificativa: I, II e IV apenas. A comunicação com os responsáveis deve ser respeitosa, cordial e profissional em todos os momentos (I – correta). O auxiliar pode repassar informações sobre a rotina da criança aos responsáveis quando solicitado (II – correta). NÃO se deve julgar e criticar abertamente as escolhas familiares – deve-se respeitar a diversidade (III – INCORRETA). O respeito à diversidade familiar é fundamental na relação escola-família (IV – correta). Base legal: BRASIL. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Brasília, 1990; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 17
Organização e Conservação
A organização e conservação dos espaços e materiais na Educação Infantil são responsabilidades compartilhadas. Sobre esse tema, marque V ou F:
(__) O auxiliar deve participar da organização dos espaços de forma que sejam seguros, acessíveis e convidativos para as crianças.
(__) A guarda e manutenção de materiais pedagógicos, brinquedos e equipamentos fazem parte das atribuições do auxiliar de sala.
(__) O zelo pelo patrimônio público é dever de todos os servidores, incluindo o auxiliar de sala.
(__) Brinquedos quebrados devem ser descartados imediatamente, sem possibilidade de conserto ou reaproveitamento.
A
V – V – F – F.
B
V – V – V – F.
C
F – V – F – V.
D
V – V – V – V.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: B

Justificativa: V-V-V-F. O auxiliar deve participar da organização dos espaços de forma que sejam seguros, acessíveis e convidativos (VERDADEIRO). A guarda e manutenção de materiais pedagógicos, brinquedos e equipamentos fazem parte das atribuições do auxiliar de sala (VERDADEIRO). O zelo pelo patrimônio público é dever de todos os servidores, incluindo o auxiliar de sala (VERDADEIRO). Brinquedos quebrados NÃO devem ser descartados imediatamente – devem ser avaliados para conserto ou reaproveitamento quando possível (FALSO). Base legal: BRASIL. Lei nº 8.112/1990. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. Brasília, 1990, Art. 116; BRASIL. Decreto nº 1.171/1994. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, 1994; BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 3311. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023.

Questão 18
Observação e Registro
A observação e o registro são instrumentos importantes para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Sobre esse tema, analise:
I. A observação atenta das crianças permite identificar suas necessidades, interesses, avanços e dificuldades.
II. O auxiliar deve registrar apenas comportamentos negativos das crianças para comunicar aos responsáveis.
III. Registros de observação podem subsidiar o planejamento pedagógico e a avaliação do desenvolvimento infantil.
IV. A observação deve ser objetiva, respeitosa e livre de julgamentos preconceituosos sobre as crianças e suas famílias.
A
I, II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
I, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
II, III e IV, apenas.

📖 Gabarito: C

Justificativa: I, III e IV apenas. A observação atenta das crianças permite identificar suas necessidades, interesses, avanços e dificuldades (I – correta). O auxiliar NÃO deve registrar apenas comportamentos negativos – deve registrar também conquistas, interesses e avanços (II – INCORRETA). Registros de observação podem subsidiar o planejamento pedagógico e a avaliação do desenvolvimento infantil (III – correta). A observação deve ser objetiva, respeitosa e livre de julgamentos preconceituosos (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009, Art. 10; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 19
Identificação de Violações de Direitos
A identificação de sinais de violência, negligência ou violação de direitos das crianças é responsabilidade de todos os profissionais da educação. Sobre esse tema, marque V ou F:
(__) Sinais físicos como hematomas, queimaduras ou fraturas inexplicáveis podem indicar violência física contra a criança.
(__) Mudanças bruscas de comportamento, medo excessivo ou comportamento sexualizado inadequado para a idade podem ser sinais de violência.
(__) Ao identificar suspeita de violência ou negligência, o profissional deve investigar sozinho antes de comunicar às autoridades.
(__) O Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Rede de Proteção são instâncias que devem ser acionadas em casos de suspeita ou confirmação de violação de direitos.
A
V – F – V – F.
B
F – V – F – V.
C
V – V – V – F.
D
V – V – F – V.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: D

Justificativa: V-V-F-V. Sinais físicos como hematomas, queimaduras ou fraturas inexplicáveis podem indicar violência física (VERDADEIRO). Mudanças bruscas de comportamento, medo excessivo ou comportamento sexualizado inadequado para a idade podem ser sinais de violência (VERDADEIRO). Ao identificar suspeita de violência, o profissional NÃO deve investigar sozinho – deve comunicar imediatamente à coordenação e às autoridades competentes (FALSO – Art. 13 e 245 do ECA). O Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Rede de Proteção devem ser acionados em casos de suspeita ou confirmação (VERDADEIRO). Base legal: BRASIL. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Brasília, 1990, Art. 13, Art. 56 e Art. 245; BRASIL. Lei nº 13.431/2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Brasília, 2017; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. 3. ed. Brasília: CFM/SBP, 2021.

Questão 20
Ética Profissional no Serviço Público
A ética profissional no serviço público orienta a conduta dos servidores. Sobre os princípios éticos, analise:
I. O servidor público deve pautar sua conduta pela moralidade, impessoalidade, legalidade, eficiência e publicidade.
II. O sigilo profissional deve ser mantido em relação a informações confidenciais sobre crianças e famílias.
III. É permitido ao servidor receber presentes de alto valor de famílias de alunos como forma de gratidão.
IV. A assiduidade, pontualidade e dedicação ao serviço são deveres éticos do servidor público.
A
I e III, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
I, II e IV, apenas.

📖 Gabarito: E

Justificativa: I, II e IV apenas. O servidor público deve pautar sua conduta pela moralidade, impessoalidade, legalidade, eficiência e publicidade (I – correta – Art. 37 da CF/88). O sigilo profissional deve ser mantido em relação a informações confidenciais (II – correta – LGPD e Código de Ética). NÃO é permitido ao servidor receber presentes de alto valor – configura ato de improbidade administrativa (III – INCORRETA). A assiduidade, pontualidade e dedicação ao serviço são deveres éticos do servidor público (IV – correta). Base legal: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988, Art. 37; BRASIL. Lei nº 8.112/1990. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. Brasília, 1990; BRASIL. Decreto nº 1.171/1994. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília, 1994; BRASIL. Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). Brasília, 2018.

Questão 21
Diretrizes Curriculares para Educação Infantil
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem princípios fundamentais para a Educação Infantil. Sobre esses princípios, analise:
I. Os princípios éticos referem-se à autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.
II. Os princípios políticos dizem respeito aos direitos de cidadania, criticidade e democracia.
III. Os princípios estéticos referem-se à sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.
IV. As interações e a brincadeira são consideradas eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
A
I, II, III e IV.
B
I, II e III, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II e IV, apenas.
E
I e IV, apenas.

📖 Gabarito: A

Justificativa: Todas as afirmativas estão corretas (I, II, III e IV). As DCNEI estabelecem três princípios fundamentais: éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum – I correta), políticos (direitos de cidadania, criticidade e democracia – II correta) e estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade de manifestações artísticas e culturais – III correta). As interações e a brincadeira são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil (IV correta – Art. 9º das DCNEI). Base legal: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009, Art. 6º e Art. 9º; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018, p. 35-36.

Questão 22
Desenvolvimento Infantil
O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil é fundamental para os profissionais da Educação Infantil. Sobre o desenvolvimento na primeira infância, marque V ou F:
(__) O desenvolvimento infantil ocorre em múltiplas dimensões: física, cognitiva, social e emocional, que estão interligadas.
(__) Todas as crianças seguem exatamente o mesmo ritmo de desenvolvimento, alcançando marcos nas mesmas idades.
(__) Os primeiros anos de vida (0 a 6 anos) são períodos críticos de desenvolvimento cerebral e aprendizagem.
(__) As experiências vividas na primeira infância têm impactos duradouros no desenvolvimento ao longo da vida.
A
V – V – F – F.
B
V – F – V – V.
C
F – V – F – V.
D
V – V – V – F.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: B

Justificativa: V-F-V-V. O desenvolvimento infantil ocorre em múltiplas dimensões (física, cognitiva, social e emocional) que estão interligadas (VERDADEIRO). Nem todas as crianças seguem exatamente o mesmo ritmo de desenvolvimento – há variações individuais normais (FALSO). Os primeiros anos de vida (0 a 6 anos) são períodos críticos de desenvolvimento cerebral e aprendizagem (VERDADEIRO). As experiências vividas na primeira infância têm impactos duradouros no desenvolvimento ao longo da vida (VERDADEIRO). Base científica: FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Primeiríssima Infância: Primeira Infância do Jeito que Ela É. São Paulo: FMCSV, 2021; NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA (NCPI). Importância dos Vínculos Familiares na Primeira Infância. Estudo nº 3. São Paulo: NCPI, 2016; CENTER ON THE DEVELOPING CHILD AT HARVARD UNIVERSITY. The Science of Early Childhood Development. Cambridge: Harvard University, 2020.

Questão 23
Acolhimento na Educação Infantil
O acolhimento é um momento fundamental no cotidiano da Educação Infantil. Sobre as práticas de acolhimento, analise:
I. O momento de acolhida deve ser planejado, criando um ambiente acolhedor que favoreça a transição de casa para a instituição.
II. Recepcionar cada criança com atenção individualizada, chamando-a pelo nome e demonstrando alegria em vê-la é uma boa prática de acolhimento.
III. O acolhimento se restringe ao momento de chegada das crianças, não sendo necessário ao longo do dia.
IV. O acolhimento também se estende às famílias, que devem ser recebidas com cordialidade e respeito.
A
I, II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, II, III e IV.
E
I e IV, apenas.

📖 Gabarito: B

Justificativa: I, II e IV apenas. O momento de acolhida deve ser planejado, criando um ambiente acolhedor que favoreça a transição (I – correta). Recepcionar cada criança com atenção individualizada, chamando-a pelo nome e demonstrando alegria é uma boa prática de acolhimento (II – correta). O acolhimento NÃO se restringe ao momento de chegada – deve permear toda a jornada diária (III – INCORRETA). O acolhimento também se estende às famílias, que devem ser recebidas com cordialidade e respeito (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

Questão 24
Promoção da Autonomia
A promoção da autonomia infantil é um dos objetivos fundamentais da Educação Infantil. Sobre esse tema, marque V ou F:
(__) Autonomia refere-se à capacidade de realizar escolhas e ações de forma independente, adequadas à faixa etária.
(__) Realizar todas as tarefas pelas crianças acelera o desenvolvimento da autonomia.
(__) Oferecer oportunidades para que crianças façam escolhas (brinquedos, atividades, alimentos) favorece o desenvolvimento da autonomia.
(__) O incentivo à autonomia deve respeitar o tempo de cada criança, oferecendo apoio quando necessário mas permitindo tentativas e erros.
A
V – V – F – F.
B
F – V – F – V.
C
V – F – V – V.
D
V – V – V – F.
E
F – F – V – V.

📖 Gabarito: C

Justificativa: V-F-V-V. Autonomia refere-se à capacidade de realizar escolhas e ações de forma independente, adequadas à faixa etária (VERDADEIRO). Realizar todas as tarefas pelas crianças NÃO acelera o desenvolvimento da autonomia – pelo contrário, impede seu desenvolvimento (FALSO). Oferecer oportunidades para que crianças façam escolhas favorece o desenvolvimento da autonomia (VERDADEIRO). O incentivo à autonomia deve respeitar o tempo de cada criança, oferecendo apoio quando necessário mas permitindo tentativas e erros (VERDADEIRO). Base teórica: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018 – Campo de Experiências “O eu, o outro e o nós”; BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

Questão 25
Relações Humanas no Trabalho
As relações humanas no ambiente de trabalho são fundamentais para um clima organizacional saudável. Sobre as relações humanas no trabalho, analise:
I. O respeito, a empatia e a comunicação assertiva são elementos essenciais para boas relações interpessoais no trabalho.
II. Conflitos interpessoais são sempre negativos e devem ser evitados a todo custo no ambiente de trabalho.
III. O trabalho colaborativo, baseado em respeito mútuo e objetivos comuns, contribui para a qualidade do atendimento às crianças.
IV. A saúde mental e o bem-estar dos profissionais impactam diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido.
A
I e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
I, III e IV, apenas.
E
I, II, III e IV.

📖 Gabarito: D

Justificativa: I, III e IV apenas. O respeito, a empatia e a comunicação assertiva são elementos essenciais para boas relações interpessoais no trabalho (I – correta). Conflitos interpessoais NÃO são sempre negativos – quando bem gerenciados, podem promover crescimento e melhorias (II – INCORRETA). O trabalho colaborativo, baseado em respeito mútuo e objetivos comuns, contribui para a qualidade do atendimento às crianças (III – correta). A saúde mental e o bem-estar dos profissionais impactam diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido (IV – correta). Base teórica: BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 3311. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2023; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Diretrizes sobre Intervenções de Saúde Mental no Trabalho. Genebra: OMS, 2022.

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Questões Respondidas


Simulado Auxiliar de Sala: Itapema/SC
⚡ GUIA RÁPIDO AUXILIAR DE SALA
FURB 2025 – Itapema/SC
📌 DICAS + MACETES OBJETIVOS | TODO EDITAL RESUMIDO
👶 ROTINAS & CUIDADOS
⚡ MACETE: CUIDAR = EDUCAR

Na Educação Infantil, cuidar e educar são inseparáveis. Até na troca de fralda você ensina (autonomia, respeito ao corpo, comunicação).

🕐 ROTINA DÁ: Segurança emocional • Noção de tempo • Autonomia • Organização interna
⚠️ MAS: Rotina flexível respeita ritmos e necessidades individuais!

🚪 ACOLHIDA – 5 S’s

Sorriso • Saudação • Segurança • Sintonia • Suavidade

😢 ADAPTAÇÃO

Gradual (1-4 semanas) • Família presente no início • Objeto transicional permitido • Validar sentimentos

🧼 LAVAGEM DE MÃOS – QUANDO?
  • ANTES/DEPOIS: preparar alimentos, alimentação, troca fraldas
  • APÓS: banheiro, contato com secreções, chegar/sair
  • ⏱️ 40-60 segundos mínimo!
⚡ TROCA DE FRALDAS – NUNCA/SEMPRE
  • Deixar criança sozinha no trocador (nem 1 segundo!)
  • Limpar de trás para frente (meninas)
  • Lavar mãos ANTES e DEPOIS
  • Limpar frente → trás
  • Conversar com a criança durante processo
  • Higienizar trocador com álcool 70%
🦷 ESCOVAÇÃO:
0-3 anos: Adulto escova • Pasta COM flúor • Tamanho grão arroz
3-5 anos: Criança inicia, adulto SEMPRE finaliza • Tamanho ervilha
🍽️ ALIMENTAÇÃO & SEGURANÇA
🚨 PREVENÇÃO DE ENGASGOS

REGRA DOS 3 Cs: Cortar Circulares • Cilíndricos • Casca dura

  • UVA inteira → SEMPRE cortar ao meio
  • SALSICHA redonda → Cortar TIRAS (não rodelinhas!)
  • PIPOCA/AMENDOIM → NÃO para <4-5 anos

👶 0-2 ANOS

6-12m: Amassados (nunca liquidificar) • 1-2a: Come sozinha com supervisão • Aceitar sujeira = aprendizado

👧 3-5 ANOS

AUTONOMIA é objetivo! • Auxiliar SÓ se solicitar • Incentivar servir-se • Participar organização

⚡ SONO SEGURO (BEBÊS)
  • SEMPRE de barriga para cima
  • SEM travesseiros, cobertores fofos, bichos no berço
  • Vigilância CONSTANTE
🚨 PRIMEIROS SOCORROS & HIGIENIZAÇÃO
🚑 ENGASGO – MANOBRA HEIMLICH

BEBÊS <1 ano:

  1. Posicionar de bruços no antebraço (cabeça baixa)
  2. 5 palmadas firmes nas costas
  3. Virar: 5 compressões no peito (2 dedos)
  4. Repetir até sair OU desmaiar (RCP + SAMU 192)

CRIANÇAS >1 ano: Atrás da criança • Punho acima umbigo • Compressões rápidas dentro/cima

🩹 MACHUCADOS

Lavar água/sabão • Pressionar se sangrar (5min) • Curativo simples • Registrar

🤕 BATIDA CABEÇA

Compressa fria • Observar • SAMU se: vômito, sonolência, confusão, perda consciência

⚡ HIGIENIZAÇÃO = LIMPAR + DESINFETAR

Limpar (água + sabão) → Desinfetar (álcool 70%)

🧸 BRINQUEDOS: Plástico: água/detergente → hipoclorito diluído (10ml/1L) 15min → enxaguar → secar sol

🚽 ALTO CONTATO: Maçanetas, mesas, trocador (após CADA uso!), banheiro (mínimo 3x/dia)

🎨 APOIO PEDAGÓGICO & INTERAÇÃO
⚡ OS 5 A’s DO AUXILIAR
  • APOIAR professor no planejamento/execução
  • AUXILIAR crianças individualmente
  • ACOMPANHAR desenvolvimento de cada criança
  • ANTECIPAR necessidades (materiais, apoios)
  • ATENTAR detalhes, segurança, bem-estar
🗣️ ESCUTA ATIVA – 7 PASSOS:
1. PARE tudo • 2. ABAIXE-SE (altura criança) • 3. OLHE nos olhos • 4. OUÇA sem interromper • 5. VALIDE sentimentos • 6. REFORMULE • 7. PERGUNTE como ajudar
🤝 MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
  1. Intervir rapidamente (antes escalar)
  2. Acalmar se necessário
  3. Ouvir AMBOS lados (sem julgar)
  4. Validar sentimentos de cada um
  5. Promover empatia (“como ele se sentiu?”)
  6. Buscar soluções JUNTOS
  7. Implementar e elogiar resolução

🗣️ 0-1 ANO

Fale com bebê • Contato visual • Expressões faciais • Narre ações • Responda sons

🗣️ 1-2 ANOS

Frases curtas • Nomeie tudo • Perguntas simples • Expanda fala • Gestos + palavras

🗣️ 3-5 ANOS

Perguntas abertas • Explique regras • Histórias/metáforas • Vocabulário emocional • Estimule raciocínio

♿ INCLUSÃO & DIVERSIDADE
⚡ MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA

Deficiência NÃO está na pessoa, mas nas BARREIRAS da sociedade!
Nossa função: REMOVER barreiras • PROMOVER participação plena

🤝 PRINCÍPIOS NO APOIO
  • RESPEITO À AUTONOMIA (apoiar necessário, não mais!)
  • INDIVIDUALIZAÇÃO (cada criança é única)
  • PROTAGONISMO (criança participa ativamente)
  • DIGNIDADE (privacidade, respeito)
  • Conversar COM criança (não sobre ela)
🗣️ CAA (Comunicação Alternativa):
Alta: Tablets, apps (Livox), vocalizadores
Baixa: PECS (troca figuras), Pranchas comunicação, LIBRAS, Gestos
DICA: MODELAR uso (você também aponta/usa!) • Disponibilizar sempre • DAR TEMPO para responder
⚡ COMPORTAMENTOS DESAFIADORES

TODO COMPORTAMENTO TEM FUNÇÃO! É comunicação, não maldade.

ANÁLISE A-B-C:

  • Antecedente (o que aconteceu antes?)
  • Behavior/Comportamento (o que fez?)
  • Consequência (o que aconteceu depois?)

PREVENÇÃO: Rotina visual • Avisar transições • Ensinar alternativas • Reforçar positivo

🚨 DURANTE CRISE
  1. Garantir segurança (afastar perigos/crianças)
  2. Manter calma (voz baixa, tranquila)
  3. Reduzir estímulos (menos palavras, luz, som)
  4. Aguardar (crise passa com tempo)
  5. Acolher após (validar, ensinar alternativa)
  • Gritar, ameaçar, punir fisicamente
  • Contenção violenta • Isolamento punição
  • Humilhar • Ceder durante crise
👥 TRABALHO EM EQUIPE & FAMÍLIAS
⚡ EDUCAÇÃO = TRABALHO COLETIVO

Papéis:

  • PROFESSOR: Planeja, executa proposta, avalia, documenta
  • AUXILIAR: Apoia professor, auxilia crianças, cuida, organiza, observa, comunica
  • JUNTOS: Garantem bem-estar e desenvolvimento integral

🤝 COM EQUIPE

Proatividade • Comunicação clara • Respeito • Sigilo • Resolver internamente • Participar reuniões

👨‍👩‍👧 COM FAMÍLIAS

Acolhimento • Escuta ativa • Linguagem acessível • Foco no positivo • Respeito diversidade

📞 COMUNICAR IMEDIATAMENTE: Acidentes • Comportamentos atípicos • Sinais doença • Conflitos graves • Recusa alimentação persistente • Sinais violência/negligência
📋 ORGANIZAÇÃO & CONSERVAÇÃO
  • Materiais na altura das crianças (autonomia)
  • Identificar tudo (etiquetas, fotos)
  • Guardar após uso • Verificar estado
  • Comunicar necessidade reposição/reparo
  • Zelar pelo patrimônio público
📋 OBSERVAÇÃO, REGISTRO & ÉTICA
🚨 SINAIS VIOLÊNCIA/NEGLIGÊNCIA

FÍSICOS: Hematomas frequentes • Queimaduras • Fraturas • Marcas objetos • Higiene precária persistente

COMPORTAMENTAIS: Medo excessivo adultos • Comportamento sexual inadequado idade • Agressividade/apatia extrema • Fome excessiva

⚠️ AÇÃO OBRIGATÓRIA: Comunicar IMEDIATAMENTE coordenação → Conselho Tutelar (153) / Disque 100

⚡ OBSERVAÇÃO & REGISTRO
  • Observar DIARIAMENTE desenvolvimento
  • Registrar: conquistas, dificuldades, interações
  • Ser OBJETIVO (fatos, não julgamentos)
  • Compartilhar observações com professor
  • Respeitar privacidade (sigilo informações)
🎯 ÉTICA PROFISSIONAL
  • SIGILO: Não expor vida criança/família
  • RESPEITO: Todas crianças/famílias/colegas
  • IMPARCIALIDADE: Não ter “favoritos”
  • RESPONSABILIDADE: Pontualidade, assiduidade, compromisso
  • POSTURA: Linguagem adequada, vestimenta apropriada
  • ZELO: Patrimônio público, recursos, materiais
  • ATUALIZAÇÃO: Participar formações continuadas
📚 BASES LEGAIS PRINCIPAIS:
• ECA (Lei 8069/90) – Proteção integral criança
• LBI (Lei 13.146/15) – Inclusão pessoa com deficiência
• BNCC – Direitos aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se
• DCNEI – Interações e brincadeira como eixos estruturantes
🎯 RESUMO PARA MEMORIZAR
⚡ AS 10 DICAS DE OURO
  1. CUIDAR + EDUCAR são inseparáveis na Educação Infantil
  2. LAVAGEM DE MÃOS 40-60s é o procedimento mais importante
  3. ENGASGO: Cortar Circulares, Cilíndricos, Casca dura (3 Cs)
  4. ESCUTA ATIVA: Pare, abaixe-se, olhe, ouça, valide
  5. CONFLITO: Ouvir ambos → Validar → Empatia → Solução juntos
  6. INCLUSÃO: Remover barreiras, respeitar autonomia
  7. COMPORTAMENTO: É comunicação! Analisar A-B-C
  8. EQUIPE: Comunicação clara, proatividade, respeito
  9. VIOLÊNCIA: Suspeita = comunicar IMEDIATAMENTE
  10. ÉTICA: Sigilo, respeito, responsabilidade, zelo

Apostila Educação (Professor) para Concursos A Apostila Educação (Professor) para Concursos foi elaborada por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos. O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem. Características: – Material; – Conteúdo atualizado; – Apostila elaborada por professores especializados em concursos. Matérias da Apostila: Conhecimentos Pedagógicos





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