Festa Junina na Educação Infantil
20 Atividades para crianças de 2 a 5 anos
JR Dicas – jrdicas.com.br
Introdução
Bem-vindo ao nosso E-book “Festa Junina na Educação Infantil”! Este material foi desenvolvido especialmente para educadores que trabalham com crianças de 2 a 5 anos, trazendo 20 atividades lúdicas e educativas relacionadas à tradicional Festa Junina brasileira.
A Festa Junina é uma excelente oportunidade para trabalhar diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como coordenação motora, expressão artística, linguagem, socialização e conhecimentos culturais. As atividades aqui propostas foram pensadas considerando as habilidades e interesses das crianças nessa faixa etária.
Cada atividade inclui:
- Objetivos pedagógicos
- Materiais necessários
- Passo a passo para execução
- Dicas para adaptação conforme a idade
Sinta-se à vontade para adaptar as atividades de acordo com a realidade da sua escola e as necessidades específicas dos seus alunos. O mais importante é proporcionar momentos de aprendizado significativo e diversão!
Vamos celebrar juntos essa rica tradição cultural brasileira!
Sumário
- Colagem de Bandeirinhas
- Chapéu de Caipira
- Pescaria Junina
- Pintura com Milho
- Dança das Cadeiras Junina
- Jogo da Memória Junino
- Quebra-cabeça de Festa Junina
- Balão Sensorial
- Fogueira de Papel
- Culinária: Bolo de Milho
- Corrida do Saco
- Carimbo de Milho
- Contação de História Junina
- Circuito Junino
- Fantoche de Caipira
- Brincadeira da Argola
- Música e Movimento
- Plantio de Feijão
- Quadrilha Adaptada
- Painel Coletivo
Atividade 1: Colagem de Bandeirinhas
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora fina
- Estimular a criatividade e senso estético
- Trabalhar cores e formas
- Introduzir elementos culturais da Festa Junina
Materiais:
- Papel colorido (várias cores)
- Tesoura (para uso do professor com crianças menores)
- Cola branca
- Barbante ou fita
- Cartolina
Passo a passo:
- Recorte previamente triângulos de papel colorido (para crianças de 2-3 anos) ou desenhe o contorno para que crianças de 4-5 anos recortem com supervisão.
- Converse com as crianças sobre as bandeirinhas nas festas juninas, mostrando imagens.
- Distribua os triângulos coloridos e a cola.
- Oriente as crianças a colarem os triângulos na cartolina ou ao longo do barbante/fita.
- Após secagem, pendure as bandeirinhas na sala de aula.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Forneça os triângulos já recortados e ajude na aplicação da cola.
- 4-5 anos: Permita que recortem os triângulos seguindo linhas guia e incentive padrões de cores.
Exemplo de bandeirinhas coloridas
Atividade 2: Chapéu de Caipira
Objetivos:
- Desenvolver habilidades manuais
- Estimular a criatividade
- Trabalhar elementos culturais da festa junina
- Promover o jogo simbólico
Materiais:
- Pratos de papel
- Tiras de papel crepom colorido
- Cola branca
- Tesoura (para uso do professor)
- Barbante ou elástico fino
- Materiais para decoração: retalhos de tecido, fitas, etc.
Passo a passo:
- Recorte previamente o centro dos pratos de papel, deixando apenas a borda (para formar a aba do chapéu).
- Corte tiras de papel crepom de várias cores.
- Mostre às crianças imagens de chapéus de caipira e explique sua importância na caracterização junina.
- Distribua os pratos recortados e oriente as crianças a colarem as tiras de papel crepom ao redor da borda.
- Ajude a fazer dois furinhos nas laterais do chapéu para passar o barbante ou elástico (para prender na cabeça).
- Permita que as crianças decorem seus chapéus com os materiais disponíveis.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Ofereça menos opções de decoração e auxilie na colagem das tiras.
- 4-5 anos: Permita maior autonomia na decoração e incentive a criação de padrões com as tiras coloridas.
Modelo de chapéu de caipira
Atividade 3: Pescaria Junina
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora
- Estimular a concentração
- Trabalhar cores e formas
- Apresentar brincadeiras tradicionais das festas juninas
Materiais:
- Papel colorido
- Tesoura (para uso do professor)
- Clipes de papel
- Palitos de churrasco ou varetas finas
- Barbante
- Ímãs pequenos
- Caixa grande ou piscina de plástico
- Tecido azul (para simular água)
Passo a passo:
- Recorte peixes de papel colorido em diferentes tamanhos.
- Prenda um clipe em cada peixe.
- Prepare as “varas de pescar” amarrando um barbante em um palito e prendendo um ímã na ponta do barbante.
- Forre a caixa ou piscina com o tecido azul e coloque os peixes dentro.
- Explique às crianças sobre a brincadeira da pescaria nas festas juninas.
- Organize as crianças em fila e permita que cada uma pesque um peixe usando a vara com ímã.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Use peixes maiores e ofereça mais tempo para cada criança pescar. Considere colocar números grandes nos peixes para praticar reconhecimento numérico.
- 4-5 anos: Adicione desafios, como pescar peixes de determinada cor ou com determinado número. Pode-se também colocar pequenas tarefas nos peixes (ex: “pule como um sapo”).
Brincadeira da pescaria junina
Atividade 4: Pintura com Milho
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora fina
- Estimular a criatividade e expressão artística
- Explorar texturas e materiais naturais
- Conhecer alimentos típicos da festa junina
Materiais:
- Espigas de milho (uma para cada criança)
- Tintas guache de várias cores
- Pratos descartáveis para as tintas
- Papel kraft ou cartolina
- Aventais ou camisetas velhas para proteger as roupas
- Toalhas úmidas para limpeza
Passo a passo:
- Converse com as crianças sobre o milho como alimento típico das festas juninas.
- Mostre a espiga de milho e deixe que as crianças a explorem, sentindo sua textura.
- Coloque as tintas em pratos descartáveis.
- Demonstre como mergulhar levemente a espiga na tinta e depois pressionar ou rolar sobre o papel para criar marcas e padrões.
- Permita que cada criança crie sua própria arte usando a espiga de milho como carimbo.
- Após secagem, exponha os trabalhos em um mural junino.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Ofereça apenas 2-3 cores de tinta e auxilie no manuseio da espiga. Use papel de tamanho menor.
- 4-5 anos: Disponibilize mais cores e incentive a criação de padrões ou desenhos específicos. Pode-se também usar papel maior para um trabalho coletivo.
Pintura com espiga de milho
Atividade 5: Dança das Cadeiras Junina
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora ampla
- Estimular a atenção e reflexos
- Trabalhar ritmo e musicalidade
- Promover socialização e respeito às regras
Materiais:
- Cadeiras (uma a menos que o número de crianças)
- Aparelho de som
- Músicas juninas (forró, quadrilha, etc.)
- Decoração junina para o espaço (opcional)
- Chapéus de caipira (opcional)
Passo a passo:
- Organize as cadeiras em círculo, com os assentos voltados para fora.
- Explique às crianças as regras da brincadeira: devem dançar ao redor das cadeiras enquanto a música toca e, quando a música parar, devem sentar em uma cadeira.
- Enfatize que a brincadeira é para se divertir e não para competir.
- Toque músicas juninas e pause em momentos aleatórios.
- Para crianças menores, em vez de eliminar quem não conseguiu sentar, apenas acrescente uma cadeira e continue a brincadeira.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Use o mesmo número de cadeiras que crianças para evitar frustrações. Faça rodadas curtas e ajude as crianças a se orientarem no espaço.
- 4-5 anos: Siga as regras tradicionais, mas enfatize o aspecto lúdico. Pode-se adicionar desafios como dançar de determinada forma (pulando, girando) enquanto a música toca.
Dica:
Para tornar a atividade mais inclusiva e evitar que crianças fiquem paradas, quem não conseguir sentar pode virar ajudante do professor, sendo responsável por pausar a música na próxima rodada.
Dança das cadeiras junina
Atividade 6: Jogo da Memória Junino
Objetivos:
- Desenvolver memória e concentração
- Estimular o reconhecimento visual
- Conhecer elementos da cultura junina
- Trabalhar habilidades sociais como esperar a vez
Materiais:
- Cartolina colorida
- Tesoura
- Cola
- Imagens de elementos juninos (milho, fogueira, bandeirinhas, balão, chapéu, etc.)
- Papel contact transparente (opcional, para plastificar)
Passo a passo:
- Recorte cartões de tamanho igual (aproximadamente 10x10cm).
- Selecione imagens de elementos juninos e faça pares idênticos.
- Cole as imagens nos cartões, deixando o verso igual para todos.
- Se possível, plastifique os cartões para maior durabilidade.
- Antes de jogar, mostre às crianças cada elemento junino e converse sobre seu significado na festa.
- Disponha os cartões virados para baixo em uma superfície plana.
- Cada criança, na sua vez, vira dois cartões tentando encontrar pares iguais.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Use apenas 4-6 pares (8-12 cartões) com imagens bem distintas e coloridas. Jogue em pequenos grupos com auxílio do professor.
- 4-5 anos: Use 8-10 pares (16-20 cartões) e incentive as crianças a nomearem os elementos encontrados. Pode-se jogar em grupos maiores.
Sugestão de elementos juninos para o jogo:
- Milho
- Fogueira
- Bandeirinhas
- Chapéu de palha
- Balão
- Espantalho
- Sanfona
- Quadrilha
- Pipoca
- Quentão (suco de maçã para as crianças)
Jogo da memória com tema junino
Atividade 7: Quebra-cabeça de Festa Junina
Objetivos:
- Desenvolver raciocínio lógico e percepção visual
- Estimular coordenação motora fina
- Trabalhar concentração e persistência
- Reconhecer elementos da festa junina
Materiais:
- Imagens coloridas de cenas juninas (podem ser impressas)
- Papelão fino ou cartolina grossa
- Cola
- Tesoura
- Régua
- Lápis
- Papel contact transparente (opcional)
- Caixas pequenas para guardar as peças
Passo a passo:
- Selecione imagens coloridas relacionadas à festa junina (fogueira, quadrilha, barraquinhas, etc.).
- Cole as imagens em papelão ou cartolina grossa.
- Após secar, desenhe no verso as linhas de corte para criar as peças do quebra-cabeça.
- Corte cuidadosamente seguindo as linhas.
- Se possível, plastifique as peças com papel contact para maior durabilidade.
- Guarde cada quebra-cabeça em uma caixa separada.
- Antes da atividade, converse com as crianças sobre a imagem completa e os elementos juninos presentes.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Crie quebra-cabeças com apenas 4-6 peças grandes. Use imagens simples com poucos elementos e cores vibrantes.
- 4-5 anos: Aumente para 8-12 peças. Pode-se usar imagens mais complexas com vários elementos juninos.
Dica:
Tire uma foto da imagem completa antes de recortar e imprima em tamanho pequeno para servir como referência para as crianças durante a montagem.
Quebra-cabeça com tema junino
Atividade 8: Balão Sensorial
Objetivos:
- Estimular os sentidos (tato)
- Desenvolver coordenação motora
- Trabalhar cores e texturas
- Introduzir o balão como elemento da festa junina
Materiais:
- Balões coloridos
- Funil
- Materiais para encher os balões: farinha, arroz, feijão, milho, etc.
- Canetinhas permanentes
- Fita adesiva colorida
Passo a passo:
- Converse com as crianças sobre os balões nas festas juninas, explicando que antigamente eram feitos de papel e soltos no céu, mas hoje sabemos que isso pode causar incêndios e poluição.
- Mostre os diferentes materiais que serão usados para encher os balões.
- Com ajuda do funil, encha cada balão com um material diferente (farinha, arroz, feijão, etc.).
- Amarre os balões e reforce com fita adesiva para garantir que não abram.
- Desenhe rostos ou decorações nos balões com canetinhas.
- Permita que as crianças explorem os diferentes balões, sentindo os pesos e texturas.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Prepare os balões antecipadamente e foque na exploração sensorial. Faça perguntas simples como “Este é pesado ou leve?”
- 4-5 anos: Permita que as crianças ajudem a encher os balões com supervisão. Proponha desafios como adivinhar o que há dentro de cada balão apenas pelo toque.
Dica de segurança:
Certifique-se de que os balões estão bem fechados e reforçados com fita para evitar que se rompam. Supervisione constantemente as crianças durante a atividade.
Balões sensoriais coloridos
Atividade 9: Fogueira de Papel
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora fina
- Estimular a criatividade
- Trabalhar cores e formas
- Conhecer a importância da fogueira nas festas juninas
Materiais:
- Papel crepom nas cores vermelho, laranja e amarelo
- Papel kraft ou cartolina marrom
- Tesoura (para uso do professor com crianças menores)
- Cola branca
- Palitos de picolé ou gravetos
- Papel cartão preto (para a base)
Passo a passo:
- Converse com as crianças sobre a fogueira como elemento central das festas juninas, explicando sua importância histórica e cultural.
- Recorte tiras de papel crepom nas cores vermelho, laranja e amarelo.
- Corte o papel kraft ou cartolina marrom em formato de gravetos ou troncos.
- No papel cartão preto (base), organize e cole os “troncos” de papel kraft em formato de fogueira (como uma pirâmide).
- Cole as tiras de papel crepom na parte superior dos troncos, simulando as chamas da fogueira.
- Para dar mais volume, amasse levemente as pontas do papel crepom.
- Opcionalmente, cole palitos de picolé ou gravetos ao redor da base para dar mais realismo.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Prepare os troncos previamente e deixe que as crianças colem apenas o papel crepom. Use pedaços maiores de papel para facilitar o manuseio.
- 4-5 anos: Permita que as crianças recortem (com supervisão) os troncos e as tiras de papel crepom. Incentive-as a criar diferentes tamanhos de chamas.
Extensão da atividade:
Após a confecção da fogueira, organize as crianças em círculo e conte histórias ou lendas relacionadas às festas juninas. Isso ajuda a contextualizar a importância da fogueira na tradição.
Fogueira de papel colorida
Atividade 10: Culinária: Bolo de Milho
Objetivos:
- Desenvolver noções de medidas e quantidades
- Estimular os sentidos (paladar, olfato, tato)
- Trabalhar sequência lógica
- Conhecer alimentos típicos da festa junina
- Promover trabalho em equipe
Materiais:
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa de fubá
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de manteiga
- Forminhas de papel para cupcake
- Liquidificador
- Tigela grande
- Colheres
- Forno (para uso exclusivo do professor)
Passo a passo:
- Antes da atividade, converse com as crianças sobre os alimentos típicos das festas juninas, destacando o milho e suas diversas preparações.
- Organize as crianças em grupos e distribua tarefas simples para cada um.
- Mostre os ingredientes e permita que as crianças os explorem com os sentidos (cheirar, tocar, observar).
- No liquidificador, coloque o milho, leite condensado, ovos e manteiga. Bata bem.
- Transfira para uma tigela e adicione o fubá e a farinha de trigo. Misture bem.
- Por último, adicione o fermento e misture delicadamente.
- Distribua a massa nas forminhas de cupcake.
- O professor deve levar ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos.
- Após esfriar, as crianças podem degustar seus bolinhos.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Permita que ajudem em tarefas simples como colocar ingredientes já medidos na tigela e misturar com auxílio.
- 4-5 anos: Podem ajudar a medir ingredientes, quebrar ovos (com supervisão) e distribuir a massa nas forminhas.
Dicas importantes:
- Verifique previamente se há crianças com alergias alimentares.
- Reforce a importância da higiene: lavar as mãos antes de manipular alimentos.
- O manuseio do forno deve ser feito exclusivamente pelo professor.
Preparando bolo de milho
Atividade 11: Corrida do Saco
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora ampla
- Estimular equilíbrio e noção espacial
- Trabalhar cooperação e respeito às regras
- Conhecer brincadeiras tradicionais das festas juninas
Materiais:
- Sacos de estopa ou sacos de lixo resistentes
- Fita crepe ou giz para marcar a linha de partida e chegada
- Apito
- Área livre e segura para a corrida
- Medalhas ou certificados simbólicos (opcional)
Passo a passo:
- Converse com as crianças sobre as brincadeiras tradicionais das festas juninas, destacando a corrida do saco.
- Escolha um espaço amplo e seguro, preferencialmente com piso macio (grama ou tatame).
- Marque a linha de partida e chegada com fita crepe ou giz.
- Demonstre como entrar no saco, segurá-lo na altura da cintura e pular.
- Divida as crianças em pequenos grupos para evitar tumulto.
- Explique que o objetivo não é chegar primeiro, mas conseguir completar o percurso.
- Dê o sinal de partida e incentive as crianças durante o percurso.
- Ao final, parabenize todas as crianças pela participação.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Reduza a distância do percurso. Permita que as crianças segurem o saco na altura dos joelhos, facilitando o movimento. Um adulto pode acompanhar cada criança.
- 4-5 anos: Aumente gradualmente a distância. Pode-se criar um percurso com pequenos obstáculos ou curvas. Incentive as crianças a torcerem umas pelas outras.
Dica de segurança:
Certifique-se de que o espaço está livre de objetos que possam causar acidentes. Tenha adultos suficientes para supervisionar a atividade. Em caso de crianças muito pequenas, considere fazer a atividade em duplas (criança e adulto).
Corrida do saco
Atividade 12: Carimbo de Milho
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora fina
- Estimular a criatividade e expressão artística
- Explorar texturas e padrões
- Conhecer alimentos típicos da festa junina
Materiais:
- Espigas de milho cortadas ao meio (no sentido do comprimento)
- Tintas guache de várias cores
- Pratos descartáveis para as tintas
- Papel sulfite, cartolina ou papel kraft
- Aventais ou camisetas velhas para proteger as roupas
- Toalhas úmidas para limpeza
Passo a passo:
- Antes da atividade, corte as espigas de milho ao meio no sentido do comprimento, expondo os grãos.
- Converse com as crianças sobre o milho como alimento típico das festas juninas e mostre a espiga cortada.
- Distribua os pratos com tintas de diferentes cores.
- Demonstre como pressionar levemente a parte cortada da espiga na tinta e depois no papel, criando um carimbo com o formato dos grãos de milho.
- Incentive as crianças a experimentarem diferentes cores e padrões.
- Após secagem, as obras podem ser expostas em um mural junino ou usadas para decorar a sala.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Ofereça apenas 2-3 cores de tinta e auxilie no manuseio da espiga. Use papel de tamanho menor.
- 4-5 anos: Disponibilize mais cores e incentive a criação de padrões ou formas específicas, como flores, sol ou até mesmo uma fogueira feita com carimbos de milho.
Variação da atividade:
Além da espiga de milho, outros vegetais podem ser usados como carimbo, como batata cortada com formatos juninos (bandeirinha, fogueira, chapéu) ou sabugo de milho sem os grãos, que cria uma textura interessante.
Carimbo com espiga de milho
Atividade 13: Contação de História Junina
Objetivos:
- Desenvolver linguagem oral e capacidade de escuta
- Estimular a imaginação e criatividade
- Conhecer aspectos culturais e históricos da festa junina
- Trabalhar atenção e concentração
Materiais:
- Livros infantis com temática junina
- Fantoches ou dedoches dos personagens da história
- Tapete ou almofadas para as crianças sentarem
- Elementos decorativos juninos (bandeirinhas, chapéu de palha, etc.)
- Instrumentos musicais simples (opcional)
Passo a passo:
- Organize um espaço aconchegante com tapete ou almofadas em círculo.
- Decore o ambiente com elementos juninos para criar atmosfera.
- Selecione uma história relacionada à festa junina, adequada à faixa etária.
- Antes de iniciar, converse com as crianças sobre o que elas já sabem sobre festa junina.
- Conte a história de forma expressiva, usando diferentes entonações de voz.
- Utilize fantoches ou dedoches para representar os personagens.
- Incentive a participação das crianças em momentos específicos da história (repetir frases, fazer sons, etc.).
- Após a história, converse sobre os elementos juninos presentes na narrativa.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Escolha histórias curtas com muitas imagens e poucos personagens. Use objetos concretos para ilustrar a narrativa.
- 4-5 anos: Histórias mais elaboradas, com sequências de eventos. Após a contação, as crianças podem recontar a história ou criar um final diferente.
Sugestões de histórias:
- “O Casamento na Roça” (adaptação)
- “A Festa no Céu” (adaptação com elementos juninos)
- “Pedro e o Pé de Milho” (criação própria)
- “A Fogueira Mágica” (criação própria)
- “São João e os Balões” (criação própria)
Contação de história junina
Atividade 14: Circuito Junino
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora ampla
- Estimular equilíbrio e noção espacial
- Trabalhar diferentes habilidades motoras
- Integrar elementos da festa junina em atividades físicas
Materiais:
- Bambolês
- Cones ou garrafas PET
- Cordas
- Sacos de estopa
- Bolas
- Baldes ou cestas
- Fitas coloridas
- Elementos decorativos juninos
Passo a passo:
- Monte um circuito com 4-6 estações, cada uma representando um elemento ou brincadeira junina:
- Estação 1: “Pular a fogueira” – Bambolês dispostos em sequência para pular.
- Estação 2: “Dança da quadrilha” – Ziguezague entre cones.
- Estação 3: “Corrida do saco” – Pequeno percurso com saco de estopa.
- Estação 4: “Pescaria” – Arremessar bolas em baldes ou cestas.
- Estação 5: “Túnel da barraca” – Passar por baixo de mesas ou arcos.
- Estação 6: “Dança da fita” – Correr segurando fitas coloridas.
- Decore cada estação com elementos juninos relacionados à atividade.
- Explique e demonstre cada estação antes de iniciar.
- Divida as crianças em pequenos grupos para evitar espera.
- Incentive as crianças durante o percurso, valorizando o esforço de cada uma.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Simplifique as estações, reduzindo a distância e a complexidade. Ofereça mais apoio físico e demonstrações. Use apenas 3-4 estações.
- 4-5 anos: Aumente gradualmente a dificuldade, incluindo pequenos desafios em cada estação. Pode-se cronometrar o tempo para tornar mais dinâmico.
Dica:
Coloque música junina de fundo durante a atividade para criar um ambiente mais festivo. Ao final do circuito, ofereça um pequeno prêmio simbólico para todas as crianças (como um adesivo ou carimbo de “participação especial”).
Circuito com estações juninas
Atividade 15: Fantoche de Caipira
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora fina
- Estimular a criatividade e expressão artística
- Conhecer personagens típicos da festa junina
- Incentivar a expressão oral e dramatização
- Valorizar elementos da cultura popular brasileira
Materiais:
- Sacos de papel kraft (tipo sacos de pão)
- Papel colorido
- Lã para cabelo
- Retalhos de tecido xadrez ou estampado
- Botões
- Cola branca
- Tesoura (uso do professor para crianças menores)
- Canetinhas coloridas
- Palitos de churrasco ou picolé
- Chapéu de palha em miniatura (opcional)
- Fitas coloridas
Passo a passo:
- Inicie com uma roda de conversa sobre os personagens típicos da festa junina, especialmente o caipira. Mostre imagens e converse sobre suas características.
- Distribua os sacos de papel kraft para cada criança.
- Oriente-as a colocar a mão dentro do saco para entender como será o movimento do fantoche.
- Com canetinhas, desenhe os olhos, nariz e boca do personagem. Incentive as crianças a criarem expressões diferentes (alegre, surpreso, etc.).
- Cole lã para fazer o cabelo do fantoche. Pode-se variar as cores e comprimentos.
- Recorte pedaços de tecido xadrez para fazer a roupa típica de caipira. As crianças podem colar na parte inferior do saco.
- Cole botões para decorar a roupa, criando detalhes como suspensórios ou bolsos.
- Para o chapéu, recorte um círculo de papel com um furo no meio e cole no topo do fantoche. Pode-se decorar com fitas coloridas.
- Opcional: cole palitos de picolé nas laterais do saco para facilitar o manuseio, especialmente para crianças menores.
- Deixe secar completamente antes de usar.
- Após a secagem, convide as crianças a apresentarem seus fantoches, criando pequenas histórias ou diálogos.
Adaptações por idade:
2-3 anos:
Prepare os sacos com o formato básico do rosto já desenhado. Ofereça pedaços de papel e tecido já recortados para colagem. Auxilie na colagem dos elementos. Foque mais na experiência sensorial dos materiais e menos no resultado final.
4-5 anos:
Permita maior autonomia na criação do personagem. Ofereça materiais diversos para que possam criar detalhes como remendos na roupa, chapéu mais elaborado, etc. Incentive a criação de histórias mais complexas com os fantoches, explorando o vocabulário relacionado à festa junina.
Dica especial:
Após a confecção dos fantoches, organize um pequeno teatro onde as crianças possam criar histórias sobre a festa junina. Monte um cenário simples com TNT e elementos juninos como fogueira de papel, bandeirinhas e balões. Grave pequenos vídeos das apresentações para compartilhar com as famílias.
Sugestão de temas para as histórias:
- A preparação da festa junina
- O casamento na roça
- A dança da quadrilha
- A colheita do milho
Conexão com campos de experiência da BNCC:
- Traços, sons, cores e formas: Exploração de materiais e criação artística
- O eu, o outro e o nós: Valorização da cultura popular
- Corpo, gestos e movimentos: Coordenação motora e expressão corporal
- Escuta, fala, pensamento e imaginação: Criação de narrativas e expressão oral
Fantoche de Caipira – Passo a passo
Variações da atividade:
- Fantoche de Casal Caipira: Criar pares de fantoches representando o casal da festa junina.
- Fantoche de Dedo: Versão menor usando dedeiras de papel ou feltro, ideal para crianças menores.
- Fantoche com Materiais Recicláveis: Usar caixas de leite ou garrafas PET como base para o fantoche.
- Fantoche de Vara: Fixar a figura do caipira em palitos de churrasco para manipulação diferente.
Atividade 16: Brincadeira da Argola
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora e noção espacial
- Estimular a concentração e precisão
- Trabalhar conceitos matemáticos (distância, contagem)
- Conhecer brincadeiras tradicionais das festas juninas
Materiais:
- Garrafas PET (vazias e limpas)
- Argolas feitas de papelão ou EVA
- Fita adesiva colorida
- Tinta guache para decorar as garrafas
- Areia ou água para dar peso às garrafas
- Papel colorido para decoração
- Fita crepe para marcar a linha de arremesso
Passo a passo:
- Antes da atividade, prepare as garrafas PET: lave-as, retire os rótulos e encha-as parcialmente com areia ou água para dar estabilidade.
- Decore as garrafas com tinta guache ou papel colorido, dando um aspecto festivo.
- Confeccione argolas com papelão ou EVA, decorando-as com fita adesiva colorida.
- Organize as garrafas em formato triangular ou circular.
- Marque com fita crepe a linha de arremesso, adequando a distância à faixa etária das crianças.
- Explique as regras: cada criança terá direito a três arremessos, tentando encaixar as argolas nos gargalos das garrafas.
- Demonstre como fazer o arremesso e permita que as crianças pratiquem.
- Incentive a contagem de pontos para as crianças mais velhas.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Reduza a distância do arremesso. Use argolas maiores e garrafas mais próximas umas das outras. Foque na experiência e não na pontuação.
- 4-5 anos: Aumente gradualmente a distância. Estabeleça pontuações diferentes para garrafas de cores diferentes. Incentive a contagem e o registro dos pontos.
Variação da atividade:
Para tornar a brincadeira mais temática, coloque pequenas imagens de elementos juninos (milho, fogueira, bandeirinha) nas garrafas. A criança pode ganhar um prêmio simbólico relacionado à imagem da garrafa em que conseguir encaixar a argola.
Brincadeira da argola
Atividade 17: Música e Movimento
Objetivos:
- Desenvolver ritmo e coordenação motora
- Estimular a expressão corporal
- Conhecer músicas tradicionais das festas juninas
- Trabalhar a socialização e interação em grupo
Materiais:
- Aparelho de som ou caixa de som
- Músicas juninas infantis
- Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores, triângulos)
- Lenços coloridos
- Chapéus de palha (opcional)
- Espaço amplo para movimentação
Passo a passo:
- Organize o espaço, afastando móveis para criar uma área livre.
- Selecione músicas juninas adequadas à faixa etária, preferencialmente com letras simples e ritmos marcados.
- Inicie com uma roda de conversa sobre as músicas e danças típicas das festas juninas.
- Distribua os lenços coloridos e/ou instrumentos musicais simples.
- Ensine movimentos básicos que podem ser realizados ao som da música:
- Balançar os lenços para cima e para baixo
- Bater palmas seguindo o ritmo
- Girar em círculos
- Movimentos de “plantar e colher”
- Passos simples para os lados
- Coloque as músicas e incentive as crianças a se movimentarem livremente.
- Intercale momentos de dança livre com momentos de movimentos dirigidos.
- Finalize com uma roda, onde cada criança pode mostrar um movimento para os colegas imitarem.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Movimentos mais simples e repetitivos. Músicas curtas com refrões fáceis. Maior ênfase na exploração livre dos movimentos.
- 4-5 anos: Sequências mais elaboradas de movimentos. Introdução de conceitos como “rápido/devagar”, “alto/baixo”. Possibilidade de criar pequenas coreografias em grupo.
Sugestões de músicas:
- “Capelinha de Melão” (versão infantil)
- “Pula a Fogueira” (adaptada)
- “Cai, Cai, Balão”
- “O Balão Vai Subindo”
- “Festa na Roça” (Palavra Cantada)
Música e movimento junino
Atividade 18: Plantio de Feijão
Objetivos:
- Desenvolver noções de ciências naturais
- Estimular a observação e registro
- Trabalhar conceitos de tempo e transformação
- Conhecer a importância da agricultura nas festas juninas
- Desenvolver responsabilidade e cuidado
Materiais:
- Grãos de feijão
- Algodão
- Copos transparentes descartáveis ou potinhos
- Água
- Etiquetas para identificação
- Papel e lápis para registro
- Borrifador de água
Passo a passo:
- Inicie com uma conversa sobre a importância da agricultura nas festas juninas, explicando que é uma celebração da colheita.
- Mostre os grãos de feijão e pergunte às crianças se sabem como eles crescem.
- Distribua os copos transparentes para cada criança.
- Oriente-as a colocar algodão umedecido no fundo do copo.
- Coloque 3-4 grãos de feijão sobre o algodão, mantendo-os visíveis na lateral do copo.
- Umedeça novamente o algodão com o borrifador.
- Identifique cada copo com o nome da criança.
- Coloque os copos em um local iluminado, mas sem sol direto.
- Crie uma rotina diária de observação e registro do crescimento:
- Para crianças menores: desenho simples do que observam
- Para crianças maiores: registro com desenhos mais detalhados e tentativas de escrita
- Mantenha o algodão sempre úmido, ensinando as crianças a cuidarem de sua plantinha.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Foco na observação e no cuidado diário. Registro coletivo com ajuda do professor. Uso de linguagem simples para descrever as transformações.
- 4-5 anos: Registro individual mais detalhado. Introdução de conceitos como germinação, raiz, caule. Comparação entre diferentes plantas (pode-se plantar também milho ou girassol).
Extensão da atividade:
Após algumas semanas, quando os feijões já estiverem bem desenvolvidos, pode-se transferi-los para pequenos vasos com terra. As crianças podem levar suas plantas para casa como lembrança da festa junina, ou podem ser plantadas em uma horta escolar.
Plantio e observação do feijão
Atividade 19: Quadrilha Adaptada
Objetivos:
- Desenvolver coordenação motora e noção espacial
- Estimular a socialização e trabalho em grupo
- Conhecer tradições culturais das festas juninas
- Trabalhar ritmo e expressão corporal
- Desenvolver atenção aos comandos
Materiais:
- Músicas juninas tradicionais
- Aparelho de som
- Espaço amplo
- Elementos para caracterização (opcional): chapéus de palha, lenços, vestidos, suspensórios
- Marcações no chão (fita crepe colorida)
Passo a passo:
- Converse com as crianças sobre a quadrilha como dança típica das festas juninas.
- Mostre vídeos curtos de quadrilhas tradicionais, adaptados à faixa etária.
- Organize o espaço, criando marcações no chão para facilitar o posicionamento.
- Ensine movimentos simples, um de cada vez:
- Cumprimentar o par (balançando a cabeça)
- Bater palmas no ritmo da música
- Girar em torno de si mesmo
- Dar as mãos e andar em círculo
- Formar túnel com os braços para os colegas passarem
- Pratique cada movimento separadamente, sem música.
- Introduza a música e combine os movimentos em uma sequência simples.
- Use comandos claros e curtos, como “roda”, “túnel”, “palmas”.
- Pratique várias vezes, sempre de forma lúdica e sem pressão.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Movimentos muito simples e repetitivos. Foco em bater palmas, girar e andar em roda. Adultos participam junto para guiar os movimentos.
- 4-5 anos: Sequência mais elaborada de movimentos. Introdução de formações como filas, círculos e túneis. Podem memorizar pequenas sequências de 3-4 movimentos.
Dica importante:
Evite a tradicional formação de pares menino-menina da quadrilha tradicional. Permita que as crianças formem pares livremente ou use outras estratégias como cores de camisetas ou números para formar os pares. O objetivo é a diversão e o aprendizado cultural, sem reforçar estereótipos de gênero.
Quadrilha adaptada para educação infantil
Atividade 20: Painel Coletivo
Objetivos:
- Desenvolver expressão artística e criatividade
- Estimular o trabalho em equipe
- Consolidar conhecimentos sobre a festa junina
- Trabalhar coordenação motora fina
- Valorizar a produção coletiva
Materiais:
- Papel kraft ou TNT grande
- Tintas guache de várias cores
- Pincéis de diferentes espessuras
- Materiais diversos para colagem: papel crepom, papel colorido, tecidos
- Cola branca
- Tesouras (para uso do professor com crianças menores)
- Canetinhas
- Elementos decorativos: lantejoulas, glitter, botões
- Fotos das atividades juninas realizadas (opcional)
Passo a passo:
- Estenda o papel kraft ou TNT em uma superfície ampla.
- Converse com as crianças sobre todas as atividades juninas que realizaram.
- Pergunte o que mais gostaram e o que aprenderam sobre a festa junina.
- Divida o painel em seções, cada uma representando um elemento da festa:
- Comidas típicas
- Brincadeiras
- Danças
- Decoração
- Personagens
- Organize as crianças em pequenos grupos, cada um responsável por uma seção.
- Disponibilize os materiais e incentive a criatividade.
- Circule entre os grupos, oferecendo suporte e sugestões.
- Ao final, reúna todos para apreciar o trabalho completo.
- Exponha o painel em local visível para compartilhar com familiares e outras turmas.
Adaptações por idade:
- 2-3 anos: Foco em técnicas simples como carimbos com as mãos, colagem de elementos maiores e pintura com pincéis grossos. Maior intervenção do professor.
- 4-5 anos: Maior autonomia na escolha e execução. Possibilidade de incluir tentativas de escrita, desenhos mais elaborados e composições mais complexas.
Dicas:
Este painel pode ser uma excelente atividade de encerramento do projeto de festa junina. Considere convidar as famílias para um momento de apreciação, onde as crianças possam explicar o que fizeram e aprenderam. O painel também pode ser fotografado e incluído no portfólio individual de cada criança como registro do projeto.
Painel coletivo sobre festa junina
Conclusão
Esperamos que este e-book tenha proporcionado ideias inspiradoras para trabalhar a temática da Festa Junina na Educação Infantil. As 20 atividades apresentadas foram pensadas para desenvolver diferentes habilidades e competências, sempre respeitando as características e necessidades de cada faixa etária.
Lembre-se de que as atividades podem e devem ser adaptadas de acordo com a realidade da sua turma, os materiais disponíveis e o contexto cultural da sua região. O mais importante é proporcionar experiências significativas, que permitam às crianças conhecer e valorizar esta importante manifestação cultural brasileira.
Ao trabalhar com a temática junina, estamos não apenas celebrando uma festa tradicional, mas também preservando nossa identidade cultural, estimulando o respeito à diversidade e promovendo aprendizagens em diferentes campos de experiência.
Desejamos a todos os educadores e crianças uma deliciosa e enriquecedora vivência junina!
Dicas finais:
- Registre as atividades com fotos e vídeos para compartilhar com as famílias.
- Crie um portfólio das produções das crianças relacionadas ao tema.
- Envolva as famílias no processo, solicitando contribuições ou convidando-as para participar de algumas atividades.
- Valorize os conhecimentos prévios das crianças e suas experiências culturais.
- Esteja atento às questões de segurança em todas as atividades, especialmente aquelas que envolvem movimento ou materiais específicos.
- Adapte as atividades para incluir todas as crianças, respeitando suas particularidades e necessidades.
Leia Também
60 Atividades para Educação Infantil
- NOVA INTERPRETAÇÃO DE IDÔLE. Além da tradicional Rosa de Idôle, esta nova fragrância incorpora notas de pipoca carameliz…
- TOQUE NEO-GOURMAND INOVADOR: Idôle Nectar é a primeira fragrância neo-gourmand disruptiva da Lancôme. Ela apresenta uma …
- SUSTENTABILIDADE EM DETALHES. A embalagem deste perfume é feita com materiais reciclados e tem detalhes holográficos que…
- UMA GERAÇÃO DE LÍDERES. Idôle é um perfume dourado, uma homenagem à geração de mulheres líderes que se destacam por suas…
- LANCÔME: SINÔNIMO DE ELEGÂNCIA. Fundada em 1935 por Armand Petitjean, em Paris, Lancôme é uma marca de renome mundial. S…
- Eau de Toilette
- Notas de topo de Pimenta Rosa e Raspberry
- Notas de corpo de Jasmim, Peônia e Heliotrópio
- Notas de fundo de Cedro e Ambergris
Leia Mais
Alfabeto Animal: O Jogo Que Une Diversão e Aprendizado Para Crianças!
Aprenda a Ler! jogo educativo para crianças
60 Atividades para Educação Infantil
50 Atividades Criativas para Educação Infantil
30 Atividades para Trabalhar com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil 🧩
Atividades para Educação Especial
Crie seus Bebês Reborn: Passo a Passo
Crie seus Bebês Reborn: Passo a Passo Capítulo 1: O que é um Bebê Reborn?…
Novas Regras do Ensino a Distância no Brasil em 2025: Decreto nº 12.456/2025
- -1. Desempenho para o dia dia com AMD Ryzen 5 7520U; 2. Tela Full HD antirreflexo de 15,6”; 3. Resistência e Durabilidad…
- -Para um melhor uso, certifique-se de não executar vários aplicativos em segundo plano, pois isso pode consumir mais rec…
- 12ª geração Intel Core i3-1215U (6-core, cache de 10MB, até 4.4GHz)
- SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
- 8GB DDR4 (1x8GB) 2666MT/s; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM)
- Full HD de 15.6″ (1920 x 1080), 120 Hz, WVA
- O IdeaPad 1i eleva sua categoria de notebooks com um processador Intel super eficiente de 12ª geração em um chassi fino …
- Otimize sua experiência de chamada de vídeo com uma câmera de 1MP que vem com um obturador de privacidade para afastar o…
- Com um processador Intel de 12ª geração em seu laptop, você pode, sem esforço, realizar multiplas tarefas simultaneament…