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Apostila Educação Especial para Concursos Públicos

Apostila Educação Especial para Concursos Públicos


Apostila de Educação Especial para Concursos

APOSTILA ESSENCIAL

Educação Especial para Concursos Públicos

Dicas e conteúdos frequentes em provas

Sumário

  • Capítulo 1: Legislação e Marcos Legais da Educação Especial
  • Capítulo 2: Fundamentos da Educação Inclusiva
  • Capítulo 3: Atendimento Educacional Especializado (AEE)
  • Capítulo 4: Tecnologia Assistiva e Recursos Pedagógicos

Introdução

Esta apostila foi desenvolvida especialmente para candidatos a concursos públicos na área de Educação Especial. Aqui você encontrará os principais tópicos cobrados com frequência nas provas, com destaque para os pontos que examinadores consideram essenciais.

Os conteúdos foram organizados de forma didática, com ênfase nos temas que estatisticamente mais aparecem em provas de concursos para Professor de Educação Especial em todo o Brasil.

ATENÇÃO!

Anote estes temas! São questões recorrentes em praticamente todos os concursos da área:

  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE)
  • Adaptações curriculares para alunos com deficiência

Capítulo 1: Legislação e Marcos Legais da Educação Especial

1.1 Constituição Federal e Educação Especial

A Constituição Federal de 1988 estabelece em seu artigo 208, inciso III, o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.

DICA DE CONCURSO!

Examinadores adoram perguntar sobre o termo “preferencialmente” do Art. 208 da CF. Ele não significa “facultativamente”. O Estado tem o dever de oferecer o AEE na rede regular, sendo exceção a oferta exclusiva em instituições especializadas.

1.2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

A LDB (Lei nº 9.394/1996) dedica o Capítulo V à Educação Especial, definindo-a como “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.

DICA DE CONCURSO!

Memorize o Art. 59 da LDB! É um dos mais cobrados em concursos. Ele estabelece que os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais: currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos; terminalidade específica; professores especializados; educação especial para o trabalho; e acesso igualitário aos benefícios sociais.

1.3 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)

Este documento orientador estabelece diretrizes para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos. Define o público-alvo da educação especial e estabelece o AEE como complementar ou suplementar à escolarização.

QUESTÃO FREQUENTE!

Saiba definir com precisão o público-alvo da Educação Especial segundo a Política Nacional:

  • Alunos com deficiência (física, intelectual, sensorial)
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (incluindo TEA)
  • Alunos com altas habilidades/superdotação

Atenção: Dificuldades de aprendizagem e TDAH não são, por si só, público-alvo da Educação Especial!

1.4 Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015)

Também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, esta lei representa um marco na garantia de direitos das pessoas com deficiência, incluindo o direito à educação inclusiva em todos os níveis.

DICA DE CONCURSO!

O Art. 28 da LBI é frequentemente cobrado! Ele estabelece que cabe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades. Memorize os principais incisos deste artigo!

Capítulo 2: Fundamentos da Educação Inclusiva

2.1 Conceitos Fundamentais

A educação inclusiva fundamenta-se no direito de todos à educação de qualidade, reconhecendo e valorizando a diversidade humana. Baseia-se na concepção de direitos humanos e no conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças.

DICA DE CONCURSO!

Saiba diferenciar os conceitos de integração e inclusão! Muitas bancas exploram essa diferença. Na integração, o aluno deve adaptar-se à escola; na inclusão, a escola se transforma para atender a todos os alunos.

2.2 Princípios da Educação Inclusiva

Os princípios que norteiam a educação inclusiva são: o respeito à diferença, a equiparação de oportunidades, a acessibilidade, o desenho universal e a valorização da diversidade humana.

QUESTÃO FREQUENTE!

Examinadores adoram perguntar sobre os princípios da Declaração de Salamanca (1994), considerada marco mundial na difusão da educação inclusiva. Memorize seus principais pontos:

  • Toda criança tem direito fundamental à educação
  • Cada criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem únicas
  • Sistemas educacionais devem ser designados e programas implementados considerando a diversidade
  • Escolas regulares com orientação inclusiva constituem o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias

2.3 Barreiras à Inclusão

As barreiras à inclusão podem ser arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais. A identificação e eliminação dessas barreiras é fundamental para garantir a participação plena dos alunos.

DICA DE CONCURSO!

As barreiras atitudinais são as mais difíceis de eliminar e frequentemente aparecem em questões de concurso. Elas se referem a preconceitos, estigmas e estereótipos que resultam em discriminação. Saiba exemplificar cada tipo de barreira!

2.4 Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

O DUA é uma abordagem pedagógica que busca eliminar barreiras no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo múltiplas formas de engajamento, representação e ação/expressão.

QUESTÃO FREQUENTE!

O Desenho Universal para a Aprendizagem tem aparecido com frequência em concursos recentes! Memorize seus três princípios:

  • Proporcionar múltiplos meios de envolvimento (o “porquê” da aprendizagem)
  • Proporcionar múltiplos meios de representação (o “quê” da aprendizagem)
  • Proporcionar múltiplos meios de ação e expressão (o “como” da aprendizagem)

Capítulo 3: Atendimento Educacional Especializado (AEE)

3.1 Definição e Objetivos do AEE

O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. É realizado, preferencialmente, nas salas de recursos multifuncionais.

DICA DE CONCURSO!

Memorize a definição exata do AEE conforme o Decreto nº 7.611/2011! É comum aparecer em questões de múltipla escolha com pequenas alterações no texto para confundir o candidato.

3.2 Público-Alvo do AEE

O AEE é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino.

QUESTÃO FREQUENTE!

Muitas bancas exploram a confusão entre o público-alvo do AEE e alunos com dificuldades de aprendizagem. Lembre-se: alunos com dislexia, TDAH ou dificuldades de aprendizagem não são, automaticamente, público-alvo do AEE, a menos que apresentem alguma das condições definidas na legislação.

3.3 Organização do AEE

O AEE é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou em centro especializado.

DICA DE CONCURSO!

O AEE não é reforço escolar! Esta é uma questão recorrente em concursos. O AEE complementa ou suplementa a formação do aluno, visando sua autonomia e independência na escola e fora dela, não substituindo as funções do professor da sala regular.

3.4 Plano de AEE

O Plano de AEE é um documento que registra os objetivos, as atividades e as estratégias a serem desenvolvidas a partir da avaliação das necessidades específicas do aluno.

QUESTÃO FREQUENTE!

Saiba os componentes essenciais de um Plano de AEE, pois são frequentemente cobrados:

  • Identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos
  • Definição dos recursos necessários
  • Atividades a serem desenvolvidas
  • Cronograma de atendimento
  • Formas de avaliação dos resultados
  • Articulação com os professores da sala comum

3.5 Sala de Recursos Multifuncionais

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o AEE. São organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos.

DICA DE CONCURSO!

Saiba diferenciar os tipos de Salas de Recursos Multifuncionais:

  • Tipo I: atendimento a diversos tipos de deficiência, TGD e altas habilidades
  • Tipo II: específica para deficiência visual, contendo recursos adicionais como impressora Braille, máquina Perkins, etc.

Capítulo 4: Tecnologia Assistiva e Recursos Pedagógicos

4.1 Conceito de Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade de pessoas com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

DICA DE CONCURSO!

A definição de Tecnologia Assistiva é frequentemente cobrada em concursos! Memorize-a e saiba que ela vai além de equipamentos e dispositivos, incluindo também serviços, estratégias e práticas.

4.2 Categorias de Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva pode ser classificada em diversas categorias, como auxílios para vida diária, comunicação aumentativa e alternativa (CAA), recursos de acessibilidade ao computador, sistemas de controle de ambiente, entre outros.

QUESTÃO FREQUENTE!

Saiba identificar e exemplificar as principais categorias de Tecnologia Assistiva utilizadas no contexto educacional:

  • Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas de comunicação, vocalizadores)
  • Recursos de acessibilidade ao computador (teclados adaptados, mouses alternativos)
  • Recursos para cegos (reglete, punção, soroban, impressora Braille)
  • Recursos para baixa visão (lupas, plano inclinado, materiais ampliados)
  • Mobiliário adaptado (mesas recortadas, cadeiras adaptadas)

4.3 Adaptações Curriculares

As adaptações curriculares são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional para favorecer a todos os alunos, possibilitando o acesso ao currículo, sua participação integral e o atendimento às necessidades educacionais especiais.

DICA DE CONCURSO!

Saiba diferenciar os tipos de adaptações curriculares:

  • Adaptações de Grande Porte: modificações que são da competência política e administrativa de instâncias superiores
  • Adaptações de Pequeno Porte: modificações realizadas no âmbito da sala de aula pelo professor

4.4 Estratégias para Diferentes Necessidades

Cada tipo de deficiência, transtorno ou altas habilidades requer estratégias específicas para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem do aluno.

QUESTÃO FREQUENTE!

Concursos frequentemente cobram estratégias específicas para cada público-alvo da educação especial. Estude especialmente:

  • Estratégias para alunos com Transtorno do Espectro Autista (estruturação do ambiente, comunicação visual, rotinas)
  • Estratégias para alunos com deficiência intelectual (instruções claras, sequenciamento de tarefas, aprendizagem concreta)
  • Estratégias para alunos com deficiência visual (descrição verbal, materiais táteis, audiodescrição)
  • Estratégias para alunos com surdez (Libras, recursos visuais, legendas)
  • Estratégias para alunos com altas habilidades (enriquecimento curricular, aceleração, projetos de pesquisa)

4.5 Avaliação na Perspectiva Inclusiva

A avaliação na perspectiva inclusiva deve ser processual, contínua e diversificada, considerando as especificidades de cada aluno e fornecendo subsídios para intervenções pedagógicas adequadas.

DICA DE CONCURSO!

Questões sobre avaliação na educação inclusiva são recorrentes! Lembre-se que a avaliação deve:

  • Ser formativa e não classificatória
  • Considerar o progresso individual do aluno em relação a si mesmo
  • Utilizar diferentes instrumentos e estratégias
  • Fornecer informações para o redirecionamento da prática pedagógica
  • Considerar as adaptações necessárias para cada aluno

Considerações Finais

Esta apostila apresentou os principais tópicos cobrados em concursos para Professor de Educação Especial. Lembre-se de que a legislação está em constante atualização, por isso é importante manter-se informado sobre as mudanças mais recentes.

Além dos conteúdos teóricos, é fundamental compreender a aplicação prática desses conhecimentos, pois muitas bancas têm privilegiado questões contextualizadas que avaliam a capacidade do candidato de resolver situações-problema.

DICA FINAL!

Ao estudar para concursos de Educação Especial, dê atenção especial a estes documentos:

  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)
  • Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015)
  • Resolução CNE/CEB nº 4/2009 (Diretrizes Operacionais para o AEE)
  • Decreto nº 7.611/2011 (Dispõe sobre o AEE)

Estes documentos são a base da maioria das questões em concursos da área!


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